Biblioteca Pe. Moreau

Início » Aulas de Biblioteca » 4º e 5º ano – Gênero notícia nos contos modificados!

4º e 5º ano – Gênero notícia nos contos modificados!

O gênero notícia foi o escolhido como metodologia para a contação de história de contos clássicos modificados aos alunos do 4º e 5º do Ensino Fundamental!
Em formato de jornal televisivo, a contação foi feita pelo apresentador que noticiava os fatos e passava a palavra ao repórter que entrevistava os advogados de defesa e acusação sobre o caso em questão. Ao final, o júri popular deveria decidir se o personagem do conto era culpado ou inocente.
Confiram abaixo o enredo de cada uma dessas histórias, as fotos e os vídeos com o que aconteceu durante as aulas!

 

4º ano – Livro: “A verdadeira história dos três porquinhos!” – Jon Scieszka
A verdadeira história dos três porquinhosSerá que a história dos três porquinhos ocorreu daquele jeito mesmo? Dando a palavra ao lobo, que naturalmente narra os acontecimentos do seu ponto de vista, o conto tradicional ganha uma nova versão, fazendo com que todos se questionem: seria mesmo mau esse lobo da história?

 

Após a reconstituição dos fatos na versão do Lobo, os alunos desenvolveram os papeis de advogados de defesa, acusação, júri popular e juiz, nos quais tiveram que exercitar a argumentação e analisar os fatos de acordo com as versões apresentadas, para então, tomarem sua decisão.

 

 

5º ano – Livro: “Contos Express” – David Nordon
contos-expressNos fatos noticiados pelo jornal,  os personagens clássicos da literatura infantil se envolvem em uma grande enrascada. Coisas estranhas acontecem em uma festa organizada pela Branca de Neve e, agora, os convidados têm até que responder à sérios processos criminais. Um dos que está em julgamento é o João, que cortou um pé de feijão raríssimo, roubou um saco de moedas e supostamente sumiu com o gigante!
Nesse julgamento ao vivo, os alunos assumiram a posição dos advogados, juiz e júri popular, definindo ao final qual seria o destino de João. Ele é culpado ou inocente?
Esse formato de contação, levou os alunos a perceberam as inúmeras possibilidades de recriar, reinventar histórias e ainda adaptá-las para os dias atuais de forma criativa e diferente. Além de trabalhar o gênero notícia com diversos temas, sejam eles reais ou fictícios.

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: