Biblioteca Pe. Moreau

Início » Aulas de Biblioteca » 4º e 5º ano – Aulas de Biblioteca

4º e 5º ano – Aulas de Biblioteca

As turmas do 4º e 5º ano do Fundamental participaram de diferentes Aulas de Biblioteca no decorrer do 2º semestre. As histórias apresentadas trouxeram diferentes temáticas para serem discutidas e instigaram a leitura de diferentes gêneros. Fotos e vídeos de algumas dessas aulas estão expostos a seguir.

 

4º ano – “O caso do espelho” – Ricardo Azevedo
O caso do espelhoA obra “Vou-me embora desta terra, é mentira não vou não” de Ricardo Azevedo, nos apresenta no conto “O caso do espelho” uma história de vida muito simples e engraçada, a qual nos leva a refletir em valores importantes que realmente fazem a diferença na vida de todo ser humano.
Neste conto popular, uma família simples se depara pela primeira vez com um espelho e muitas confusões são geradas por não saberem que aquele objeto apresenta o reflexo de quem o olha.
A história foi encenada de modo cômico, porém, após a contação, os alunos foram instigados a refletir sobre o modo como cada pessoa está propensa a ver aquilo que quer, de acordo com o que lhe é conveniente, e que jamais devemos julgar pelas aparências. Além disso, participaram de uma atividade na qual foram colocados em frente a um espelho para que descrevessem o que vêem em si, além da aparência (pontos positivos e negativos), e apontarem algo que aprenderam a partir da aula.

 

 

4º ano – “A cor da fome” – Jonas Ribeiro
7006913Este livro toca em um dos temas mais discutidos no mundo: a fome e seus resultados nefastos à nossa sociedade. O autor põe voz nessa fome na figura de um migrante que se comunica com a família deixada na terra natal, na tentativa de uma vida melhor. A narrativa foi encenada com o objetivo de despertar no aluno uma postura crítica frente a problemas sociais, sensibilizar o olhar humano para os mais necessitados, e fomentar o desejo e a esperança de um mundo transformado por meio da educação.
Após a contação, foi exibido um vídeo com situações reais sobre a temática e algumas ações que são realizadas para amenizar o problema de quem passa fome no Brasil, mostrando que, apesar dos problemas, devemos ter esperanças e agir para mudarmos a realidade que nos cerca.

 

 

4º e 5º ano – “A eleição da criançada” – Pedro Bandeira
51YscKG+EdLO livro de Pedro Bandeira traz uma interessante história sobre democracia e eleições em um ambiente escolar. As crianças da história se candidatam para representar os interesses dos alunos, porém, nem todos agem corretamente e um deles passa a imitar os maus políticos. Ao final, o candidato adversário tem uma ideia muito inteligente e a escola consegue solucionar o problema.
Com base na narrativa, as turmas foram colocadas para simular uma eleição. Alguns alunos foram escolhidos como candidatos e colocados em um debate para apresentar propostas de melhorias para problemas que se apresentam dentro da comunidade escolar. 
A estratégia funcionou muito bem, dando a possibilidade dos alunos se expressarem e entenderem um pouco acerca de um processo eleitoral, conscientizando-os de sua importância na escolha daqueles que nos representarão politicamente para dar “voz” ao povo.
Assistam ao vídeo abaixo para conhecer algumas das propostas e temas debatidos entre os candidatos:

 

 

 

5º ano – “Cada bicho em seu lugar” – Jonas Ribeiro
3252713O livro apresenta duas famílias com hábitos bem diferentes. A família dos porcos era um exemplo de educação, higiene e limpeza. A família dos humanos, por sua vez, nem tanto. A casa da fazenda era uma bagunça só, faltava comida, o mato crescia sem parar e nada estava no devido lugar. O chiqueiro, ao contrário, era o símbolo da organização e do asseio.
A história mostra como as aparências enganam e que sempre podemos aprender novos hábitos a partir de novas perspectivas, mesmo convivendo com pessoas extremamente diferentes. Além disso, reflete sobre a importância de cuidar bem do ambiente em que se vive, e que o hábito da boa higiene e limpeza traz benefícios em todos os sentidos, inclusive na prevenção contra doenças.
Os alunos expressaram o entendimento sobre a história e alguns desses depoimentos podem ser conferidos no vídeo abaixo:

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: