Biblioteca Pe. Moreau

Início » Aulas de Biblioteca » Encantamento, imaginação e encenação!

Encantamento, imaginação e encenação!

As aulas de Biblioteca dos alunos do 1º ao 3º ano do Fundamental encantaram a todos com muitas magia, aventura, imaginação, criatividade e encenações! Confiram algumas dessas aulas especiais:

 

2º e 3º ano EF – A Fada dos Brinquedos Abandonados – Didier Lévy
O conto “A Fada dos Brinquedos Abandonados”, retirado do livro “Nove contos de fadas e de princesas”, foi encenado para as turmas do 2º e 3º ano do Fundamental!
Na história, todas as noites, um mendigo vestindo um casaco velho, um comprido cachecol no pescoço e um chapelão na cabeça, anda pelas ruas da cidade com seu carrinho de feira procurando no lixo brinquedos, bichinhos de pelúcia e instrumentos musicais que as pessoas jogavam fora. Qual seria sua intenção?
A contação dessa história foi feita de forma encenada, sem falas, com o objetivo de desenvolver no aluno a capacidade de interpretar textos não verbais, e usar de sua criatividade e imaginação para se envolver com a história. Além disso, a narrativa buscou despertar nas crianças o sentimento de solidariedade, partilha e a crença na verdadeira magia do Natal.
No vídeo abaixo é possível assistir a encenação narrada com a fala e interpretação de alguns alunos!

 

 

2º ano EF – O homem, a onça e o jabuti – Manoela Pamplona
O conto de esperteza, citado acima, traz as façanhas de um homem e um jabuti para conseguirem se livrar de serem o almoço da dona onça. A história foi encenada e trouxe ao conhecimento dos alunos um conto do folclore brasileiro com personagens que utilizam de artimanhas para garantirem sua sobrevivência.
As crianças se divertiram com a encenação e, ao final, fizeram reflexões acerca da história.

 

 

2º ano EF – Feito gato e cachorro – Maria Schule
A contação dessa história foi encenada e trouxe um gato e um cachorro como personagens. Na narrativa, os animais vivem em harmonia até que ouvem dizer que gatos e cachorros não podem ser amigos. Depois de um tempo separados, e de perceberem que diferenças fazem parte da vida e a enriquecem, eles voltam a serem amigos.
Com o objetivo de mostrar que uma amizade é muito mais valiosa do que qualquer diferença, a história reflete sobre o respeito à diversidade e que não precisamos ser iguais para sermos amigos ou conviver harmoniosamente.

 

 

1º ano EF – Conto: O Enigma – Livro: Histórias de princesas
Este conto maravilhoso traz uma história de aventura, sabedoria e encantamento. Em um reino distante, o rei morava com seus quatro filhos, três rapazes e uma moça, que por sinal, era muito bela e inteligente. A princesa passava muito tempo na biblioteca do palácio lendo e aprendia tudo que seu pai lhe ensinava, e o rei a admirava por isso. Um dia, o rei foi sequestrado por um dragão. Quando encontrado, o dragão lançou um desafio: somente libertaria o rei se seu enigma fosse decifrado. Quem será que conseguirá  libertar o rei?
A história foi encenada pelos alunos e teve por objetivo mostrar que o verdadeiro tesouro de uma pessoa está na sabedoria e conhecimento adquirido ao longo de sua vida, utilizando-o para a resolução de seus problemas e para ajudar ao próximo.

 

 

Leitura e escrita no 1º ano EF
Nas aulas de Biblioteca, a leitura e escrita são incentivadas de diversas formas, dentre elas, através da leitura compartilhada e da construção de um pequeno livro.
Na leitura compartilhada, os alunos são estimulados a realizarem leituras em parceria com os colegas. Juntos, eles escolhem o livro que desejam ler e fazem a leitura em voz alta um para o outro, tendo a oportunidade de comentar os acontecimentos da história durante a leitura.

 

 

No projeto Meu Pequeno Livro, os alunos são instigados a criarem suas próprias histórias a partir das ideias e narrativas trabalhadas nas aulas. Cada criança recebe seu livro em branco, e no decorrer do ano, vão criando, escrevendo e ilustrando seu próprio livro. O projeto busca auxiliar no desenvolvimento da escrita, além da imaginação e criatividade.
No vídeo abaixo, algumas crianças fizeram comentários sobre a criação do Pequeno Livro e enviaram recados para os alunos do Pré!

 

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: