Biblioteca Pe. Moreau

Início » Ensino Fundamental II » Encontro virtual com escritores!

Encontro virtual com escritores!

Devido à pandemia de COVID-19, os encontros promovidos pela Biblioteca entre alunos e escritores não pôde acontecer presencialmente, entretanto, a tecnologia tem nos ajudado nesse momento e os autores aceitaram realizar encontros virtuais com nossos estudantes. Confiram abaixo:

6º ANO – Fernando Nuno

Os alunos do 6º ano do Fundamental participaram de uma live com o escritor e jornalista Fernando Nuno, o qual traduziu e adaptou o clássico “Robinson Crusóe”, lido e trabalhado pelos estudantes durante as aulas.

Para o encontro, os alunos prepararam um ‘padlet’, mural virtual colaborativo, com perguntas para o autor. Dentre elas haviam questões sobre os desafios de se adaptar uma obra clássica para a linguagem atual, os processos de criação e publicação de uma obra, as inspirações ao escrever um livro e sobre as preferências literárias do autor.

Fernando Nuno, sempre muito atencioso, respondeu às perguntas e contou aos alunos sobre seu processo de estudo e tradução da obra original antes de adaptá-la, procurando manter-se sempre fiel aos eventos do texto original, porém, trazendo-os para uma linguagem clara e acessível a todos os leitores. Nuno apresentou também alguns de seus outros livros publicados, tanto originais quanto traduções e adaptações. Momento rico em troca de conhecimento para todos os participantes!

7º ANO – Christian Piana e Luana Chnaiderman

O livro “Contos de Moçambique”, adotado no 7º ano do Fundamental, traz diversos contos de tradição oral do interior de Moçambique, os quais foram coletados por Christian Piana e adaptados por Luana Chnaiderman.

Christian, que mora na Itália, participou da live junto com sua amiga e escritora Luana. Durante o encontro, Christian relatou a experiência que teve durante sua estada em Moçambique onde registrou através de vídeos, fotos e gravações de áudio, alguns contos, mitos e lendas daquela região, mantidos vivos pela tradição oral.

Ao retornar ao Brasil, onde morava na época, Christian entregou todo esse material à Luana que se encarregou de adaptar essas narrativas orais para textos escritos, dando origem ao livro em questão.

O encontro trouxe informações ricas aos alunos, pois, além de contar o que vivenciou, Christian mostrou alguns de seus registros fotográficos e em vídeo que trazem os próprios moradores daquela região de Moçambique contando as histórias em sua língua original.

9º ANO – Elisabeth Loibl

Os alunos do 9º ano do Fundamental conversaram com Elisabeth Loibl, autora do livro “Memórias de um adolescente brasileiro na Alemanha nazista”. O livro contra a história de Rudolf, irmão de Elisabeth, que viveu sua adolescência na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

Na conversa, Elisabeth contou que durante muitos anos seu irmão sofreu com os traumas deixados por esse período, e que relatar tudo isso a ela foi uma forma de “colocar para fora” todos esses sentimentos e memórias que o atormentavam. Para a escritora, o livro apresenta a oportunidade de discutir temas universais como a intolerância e a falta de respeito ao próximo, principalmente com os jovens, alertando-os sobre as consequências desses pensamentos e comportamentos para a humanidade.

Apesar da distância, Elisabeth expressou estar muito feliz em poder conversar com os estudantes e deixou-lhes uma mensagem de esperança para esse momento tão difícil pelo qual estamos passando.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: