Biblioteca Pe. Moreau

Início » Indicações Santa Leitura

Indicações Santa Leitura

Indicações Literárias dos alunos do Fundamental II:

Romeu e Julieta – William Shakespeare – Adaptação de Andrew Matthews e Tony Ross
Indicação da biblioteca: 7º ano
Romeu e JulietaO romance é o mais famoso, ou um dos, entre dois jovens cujas famílias são rivais.  É muito interessante, pois você irá observar o que o ódio e o amor fazem com uma pessoa levando-a a agir sem pensar – o que não é uma coisa boa. Um livro muito bom para sentir como é uma vida louca por amor, o que um rapaz pode fazer para conquistar o coração de uma moça. A persistência e a resistência irão contribuir muito para que Romeu tente diminuir a rivalidade entre as famílias Capuleto e Montecchio.
Será que ele conseguirá? Será que o amor a tudo supera?
Leia o livro e veja o que acontecerá nessa linda história de amor entre dois jovens italianos, Romeu e Julieta.
Matheus CrystalMatheus Crystal – 9ºA
Chiclete: Super-herói do Sistema Solar Megan McDonald
Indicação da biblioteca: 6º ano
ChicleteNo livro, o garoto Chiclete, que adora o Sistema Solar, quer provar para sua professora e para seus amigos que Plutão ainda pode ser considerado um planeta. Porém, o que ele não esperava é que uma menina de sua classe, chamada Riley Ruderríspida faria de tudo para provar o contrário. Eu recomendaria este livro, pois é bem suave, interessante e um bom lazer .
Matheus TurcoMatheus Turco – 9°D
Aventuras do lobisomem banana Tim Collins
Indicação da biblioteca: 6º ano.
Aventura do Lobisomem bananaO livro que, no começo, eu julgava ser provavelmente infantil (em termos de enredo e complexidade) na verdade me surpreendeu com um história variada, imprevisível e divertida. Sou um assumido fã de seres míticos e fantásticos, tais como lobisomens e vampiros, criaturas que são mencionadas e desenvolvidas na trama. Assim sendo, já tinha visto anteriormente filmes e outros tipos de vídeo sobre lobisomens, como humanos que são transformados passando pela experiência de mudar sua natureza e adquirir grandes poderes, o que na maioria das vezes ocorre com essa pessoa sem saber direito o que está acontecendo, como no caso de Luke Torpe, o protagonista do livro. Foi uma ótima primeira vez para mim lendo um livro sobre os licantropos que tanto adoro. Acho interessante também mencionar que, no livro, aparece uma personagem que tem seus próprios diários como um livro, como o Luke, que faz uma diferença significativa.
Bryan de Paula MoraesBryan de Paula Moraes –  9ºA
A invenção de Hugo Cabret – Brian Selznick
A invenção de Hugo CabretEsse livro conta a história Hugo Cabret, um menino órfão que vive em uma estação de trem escondido. Tentando  não ser visto, Hugo anda por estreitas passagem secretas, onde cuida dos grandes relógios do lugar, escutando, observando e cuidando para que todas as máquinas funcionem. Ele sobrevive escondido e tenta se manter invisível. O garoto guarda um grande segredo que pode ser revelado quando o dono da loja de brinquedo, seu Severo, e sua afilhada  esbarram em Hugo. Um desenho importante e valioso em seu caderno mudará sua vida no futuro.
O livro é bem divertido é formado por muitas imagens e textos oferecendo uma diferente leitura.
Lara DaroqueLara Daroque – 9ºA
Os primeiros casos de Poirot – Agatha Christie
Os primeiros casos de PoirotO livro Os primeiros caso de Poirot, da autora Agatha Christie, retrata a vida dos detetives particulares Hastings e Poirot desvendando misteriosos casos na Inglaterra. Em cada capítulo, há um caso em que os detetives necessitam desvendar uma incógnita. Em um dos mistérios (particularmente o meu favorito), uma mulher que, supostamente estaria sendo envenenada por seu marido, procura a ajuda dos detetives para desvendar este enigma. Porém, no fim do capítulo, há uma reviravolta surpreendente.
É um ótimo livro de suspense e as pessoas que gostam das histórias de Sherlock Holmes irão amar, pois ele é bem similar aos casos de Watson e Holmes. O que você acha de tentar desvendar as charadas de cada capítulo?
Gabriela Cruz CortezGabriela Cruz Cortez – 9°A

 

 

O Ladrão de raios Rick Riordan
Ladrão de raiosNo livro, O Ladrão de raios e em toda a coleção de Percy Jackson e os Olimpianos, Rick Riordan traz informações e histórias sobre a mitologia grega, mas no século XXI, de uma forma descontraída, que dá vontade de continuar a leitura para poder descobrir o que vem a seguir, bem diferente dos livros de história e mitologia. O primeiro, de uma série de cinco livros, faz o leitor imaginar o mundo de uma maneira diferente: “e se realmente existissem deuses, semideuses e monstros?”.
Na história, os deuses do Olimpo continuam vivos e tendo casos com mortais, dando origem a semideuses que, marcados pelo destino, dificilmente passam da adolescência. Um deles é Percy Jackson, um menino de doze anos, com dislexia, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade possui um diagnóstico perfeito para ser um garoto-problema. E logo após descobrir que faz parte de tudo isso, Percy já precisa partir em uma missão, pois foi acusado de roubar um importante artefato do Monte Olimpo, cumprindo a profecia, mas descobrindo uma traição mais perigosa que a fúria dos deuses.
Certamente o remédio para curar a curiosidade, a vontade de conhecer novas coisas é a leitura. O livro O ladrão de raios é indicado para alunos a partir do 7ºano.
Camila Hosoe TakaseCamila Hosoe Takase  – 9ºC

 

Jogos Vorazes – Suzanne Collins
Jogos Vorazes, ou originalmente Hunger Games, é um livro escrito pela autora Suzanne Collins classificado como de ação e aventura. A nossa biblioteca móvel indica o livro a partir do 7º ano.
Jogos vorazesAchei a leitura e o modo que a autora escreve bem fácil e tranquila de se entender, pois é bem suave. A história nos prende de um jeito que não se consegue parar de ler. Chega a ser viciante! A trama é muito bem elaborada e mostra o que houve depois da guerra, depois da reconstrução, depois dos eventos que destruíram os Estados Unidos que conhecemos (nele se passa a história). Outro ponto bem interessante é que a personagem principal da história, Katinss, é uma mulher completamente independente.
Ela, sua irmã mais nova e sua mãe vivem no distrito 12, onde há um governo opressor. Desde sempre, Katniss era uma ótima caçadora e possuía boas táticas de sobrevivência e usava isso para ajudar a sustentar a família. Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes.
As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito. A irmã mais nova de Katniss, Prim, é escolhida para ser levada aos jogos, mas, para poupar sua irmã, Katniss vai no lugar dela. Outro garoto chamado Peeta, de mesma idade e escola de Katniss, também é escolhido. Os momentos de táticas para sobrevivência e momentos de tensão e felicidade que Katniss passa são muito bem descritos. Chega-se a suar frio ou abrir aquele sorriso de orelha a orelha.
Realmente recomendo muito que leiam esse livro, muito legal e viciante, garanto que vão gostar.
Gabriel Gomes MercanteGabriel Mercante – 9ºC

 

Diário de uma garota nada popular – Rachel Renée Russell
Diário de uma garota nada popularEu li o livro Diário de uma garota nada popular. Já conhecia essa coleção e tenho vários dos livros, porém encontrei no Santa Leitura um volume que não havia lido antes.A protagonista do livro se chama Nikki, e é uma adolescente de 13 anos que é superinteligente, tem duas amigas chamadas Chloe e Zoey (por incrível que pareça, não são gêmeas), quase sempre tira boas notas na escola e é superdivertida, porém nunca teve o que sempre quis: ser popular. Nikki muda de escola porque seu pai, que é dedetizador, ganha um novo emprego em um colégio particular (e em troca ganha uma bolsa de estudos).
A menina pensava que o único mal que existia no mundo era sua irmãzinha Brianna e a Biccuda (boneca pintada em sua mão) até conhecer Mackenzie Hollister, uma menina rica e popular e sua amiga Jéssica! Elas estão determinadas a estragar a vida escolar da aluna nova no colégio.
Será que isso vai acabar bem? Além de tudo, Nikki participa de um show de talentos, aparece na TV, monta uma banda e se apaixona.
Beatriz NicolelisBeatriz Nicolelis – 6º ano A

 

A Menina que Roubava Livros – Markus Zusak
Indicação da biblioteca: 9º ano
A menina que roubava livrosA história do livro A Menina que Roubava Livros desenrola-se na Alemanha nazista, dando foco à Liesel Meminger, cuja mãe a envia e a seu irmão para pais adotivos, porém o menino morre no caminho e, após seu enterro, Liesel pega um livro que, acidentalmente, o coveiro deixara cair ao chão. Esse será o começo de várias leituras. Todo o livro é narrado pela Morte, que mostra um ponto de vista particular de ver a vida e os humanos. A Morte acompanha e conta toda a trajetória da menina, desde quando começou a aperfeiçoar sua leitura com a ajuda de seu pai adotivo, passando pelo surgimento de fortes amizades de Liesel com Rudy (que vivia na mesma rua e acompanhava a garota quando esta levava roupas lavadas para certas famílias) e Max (um judeu cujos pais adotivos escondiam no porão), até os maiores sofrimentos da menina. Liesel começa de fato a roubar livros na casa do prefeito, quando seus serviços de lavar roupa são desnecessários, e ela passa a invadir o local frequentemente para que assim pudesse continuar lendo.
Recomendo o livro A Menina que Roubava Livros, pois retrata a vida sofrida de uma garota durante a Segunda Grande Guerra, mostrando que, mesmo no meio de tanto caos, ela conseguiu achar estabilidade, conforto e paz na leitura.
Camila BarrosCamila Barros – 9º ano C
Harry Potter e o Enigma do Príncipe – J. K. Rowling
Indicação da biblioteca: 7º ano
Harry Potter e o Enigma do PríncipeNessa emocionante história, entramos em um universo mágico, muito diferente do que estamos acostumados a ver. Um bruxo chamado Harry Potter (também conhecido por o menino que sobreviveu), está iniciando o seu sexto ano na escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Com dezesseis anos, ele passa por muitas situações comuns de um adolescente bruxo. Joga quadribol, faz milhares de tarefas, tem aulas. Mas também, passa por um mistério e uma tarefa que assombram o seu passado, presente e futuro… Nessa história, bruxos de todo o universo mágico passam por tempos assombrados por um bruxo, tão mal, que muitos temem dizer o seu nome. Voldemort. Ele e seus seguidores (conhecidos como os Comensais da Morte), estão dispostos a achar e matar o menino que sobreviveu. Esse medo não assombra somente os bruxos, mas também os “trouxas” (como são chamados os que não possuem magia).
Dumbleodore, um dos melhores bruxos de toda a história e, também, diretor de Hogwarts, misteriosamente contrata um professor que guarda muitos segredos valiosos para descobrir como deter Voldemort. Ele e Harry farão de tudo para desvendá-los.
Além de tudo, há o grande mistério em torno do Enigma do Príncipe. Quem será o príncipe mestiço?
Esse livro é muito emocionante e criativo. Durante toda a história você se sente dentro do castelo, com muita vontade de desvendar o enigma e ajudar Harry. Recomendo-o, não somente para os adolescentes, mas para todos os leitores de qualquer idade. Acredito que todos se apaixonariam por ele.
Isabela Maria Codo Costa BarraIsabela Maria Codo Costa Barra – 9º ano E
Fazendo meu filme em quadrinhos 1 e 2 – Paula Pimenta
Fazendo meu filmeEu gostei dos livros  Fazendo meu filme em quadrinhos 1 e 2 porque eu li a coleção Fazendo meu filme (que inclusive também tem no Santa Leitura) e os livros não tinham imagem.  Com a versão em quadrinhos, eu pude também visualizar melhor as personagens, e imaginar melhor a história dos livros.
A história basicamente é o que aconteceu com as personagens antes da história do livro realmente começar, como para nós vermos, por exemplo, alguns fatos que a protagonista cita que aconteceu há uns meses, etc., e isso acaba fazendo a história ficar mais completa e com mais detalhes.
Bruna LivreriBruna Livreri – 6º ano A  
 A Seleção Kiera Cass
Indicação da biblioteca: 7º ano
“Não queria ser da realeza. Não queria ser Um. Não queria nem tentar.”
A seleção“A Seleção”, escrito por Kiera Cass, conta a história de America Singer, uma menina de 17 anos que vive em Illéa, país dividido em oito castas. Ela é uma cinco, tem um talento inigualável e toca violino como ninguém. Lá, o príncipe escolhe com quem vai se casar através de uma espécie de reality show, onde 35 garotas são escolhidas entre todas as oito castas para competir pelo cargo de futura rainha. A mãe de America quer que a filha participe para conseguir dinheiro para a família, mas a garota é completamente contra, acha isso um absurdo, não gosta do príncipe e se recusa a fazer a inscrição, pensando em seu namorado secreto e seu grande amor, Aspen Leger. Depois de muita insistência, ela faz a inscrição e espera, não tão ansiosamente, pelo resultado. Ela será aceita e terá de deixar o amor de sua vida? Ela terá coragem de abrir mão da sua paixão por Aspen por causa de um concurso para princesa?
O livro é maravilhoso, conta uma história que instiga o leitor a se perguntar: “Mas e aí, o que acontece com ela?” ou “Meu Deus, o que acontecerá com o príncipe?”. A cada palavra lida, o leitor vai se conectando com a história e querendo ler cada vez mais e mais, pois cria uma relação com os personagens parecendo ser amigos de longa data. Com certeza, você irá A-M-A-R.
Ana ReisAna Reis – 9º ano D
A Elite, segundo livro de A Seleção Kiera Cass
Indicação da biblioteca: 8º ano
A eliteA Elite é o segundo livro da trilogia A Seleção que conta a história de 35 meninas de diferentes castas que são escolhidas para irem ao palácio, onde o príncipe escolherá que vai ser a sua esposa. Na elite, o príncipe Maxon já eliminou 29 garotas, restando somente seis: Celeste, Kriss, Elise, Natalie, Marlee, e a personagem principal América. Ela se aproxima ainda mais do príncipe e, o que era uma relação de amizade, vira algo a mais. Porém, seu primeiro amor, que ela tinha conhecido antes da entrada na seleção, é contratado para trabalhar no palácio como guarda.
Quando isso acontece, todos os sentimentos de América voltam e ela precisa decidir se vai ficar com Aspen, o guarda, ou Maxon, o príncipe. No começo, achei que não fosse gostar muito do livro por se tratar de uma história de princesas e de disputa pela coroa, mas os dramas, os personagens e o desenrolar da história são muito criativos.
Vale muito a pena ler!
Maria Luiza CavalcantiMaria Luiza Cavalcanti – 9º ano F
A escolha, terceiro livro de A seleção – Kiera Cass
Indicação da biblioteca: 7º ano
A escolhaO Príncipe Maxon parece ter-se finalmente decidido por América. Mas, em conflito, ela ainda não se decidiu sobre ele ou seu primeiro amor, Aspen. A decisão fica mais difícil, pois o príncipe tem garotas tentando se casar com ele, e Aspen tem as serventes de America aos seus pés. América precisa reconquistar a confiança do povo, portanto, precisa dar seu xeque-mate para conseguir ser a favorita. E como sempre, esforçada, ela consegue. Agora só resta saber… qual dos rapazes ela escolhe? E eles ainda a aceitam? O livro é realmente muito interessante, de leitura cativante que aborda romance dentro da ficção. Conta em detalhes imperdíveis tudo e todos que America enfrenta para chegar ao topo. Um livro bom para quem gosta de leituras diferenciadas e estrangeiras. Passatempo produtivo e diversificado em minha opinião que vale realmente muito a pena, com final genial e admirável.
Nathalia Naves MiguelNathalia Naves Miguel – 9º ano E 
 
Sherlock Holmes: Casos Extraordinários – Arthur Conan Doyle
Indicação da biblioteca: 7º ano
Sherlock HolmesA obra de Arthur Conan Doyle com o famoso detetive Sherlock Holmes é uma narrativa muito interessante. O livro é dividido em quatro capítulos. Cada um contendo um conto sobre os grandes casos resolvidos pelo detetive, narrados por seu parceiro dr. Watson. As histórias são excelentes, sempre acabam surpreendendo. Nunca se sabe como os mistérios vão terminar. Em “A face amarela”, nem mesmo Holmes, com suas incríveis habilidades de dedução, acerta o mistério por trás do comportamento estranho da esposa de Grant Munro, um de seus clientes. “O ritual Musgrave” é o segundo conto, no qual o protagonista tenta desvendar o desaparecimento de um mordomo que servia há muito tempo a família Musgrave. “A Liga dos Cabeças-Vermelhas” apresenta um homem abismado com uma estranha organização que antes lhe oferecia 4 libras semanais por um simples trabalho, foi dissolvida de repente. No último capítulo, “O diamante azul”, o detetive tenta entender o furto de um ganso que pertencia a um sujeito simples.
Eduardo Lucas FelippaEduardo Lucas Felippa – 9º ano D
O diário da princesa – Meg Cabot
Diário da princesaO diário da Princesa conta a história de Mia, uma típica adolescente americana que está crescendo e se descobrindo. Infelizmente, sofre bullying de seus colegas de escola por não ser considerada aquela garota “perfeita”. Acontece que Mia descobre uma coisa que pode mudar sua vida completamente: ela é uma princesa, de verdade! Como ela vai lidar com isso e qual será o seu futuro, você só descobrirá lendo a história, e eu garanto que vale à pena! O livro de Meg Cabot é indicado para os alunos do 7º ano e eu o recomendo muito, pois a linguagem é fácil e interessante. Com um vocabulário mais coloquial, a história vai  surpreender você.
Christine M. GaraboskyChristine M. Garabosky – 9º ano D
Deixe a Neve Cair – Maureen Johnson, John Green, Lauren Myracle
Deixe a neve cairO livro Deixe a Neve Cair (indicado ao 8ºano) é composto por três histórias distintas, mas que se entrelaçam: “O Expresso Jubileu”, por Maureen Johnson, “O Milagre da Torcida de Natal”,  por John Green e “O Santo Padroeiro dos Porcos”, por Lauren Myracle. As três histórias possuem características em comum: passam-se na noite de Natal e os personagens principais irão encontrar o amor. Mas, sobretudo, o livro tenta passar a ideia do milagre do Natal, porque tudo pode ocorrer nessa data tão especial. Os personagens são muito bem elaborados, com características distintas, enfrentando sérios problemas como término de namoro, traição, egoísmo etc. No meu ponto de vista, esse livro é um daqueles capazes de envolver o leitor, pois é leve quanto ao enredo e com uma linguagem de fácil compreensão. Esse livro passou a ser um dos meus favoritos e, com certeza, vou relê-lo em um futuro próximo.
Larissa Fujii MiamotoLarissa Fujii Miamoto – 9º ano E
O Clã dos Magos – Trudi Canavan
Clã dos magosEsse é o primeiro livro da trilogia que conta a história de Sonea, uma garota de bairro pobre da cidade de Imradir que se descobre com poder para dominar a magia. Porém, sua primeira demonstração desse dom é contra um membro do Clã dos Magos, uma instituição ligada ao rei que detém o monopólio da Magia. A partir daí começa uma caçada à garota no intuito de treiná-la para se redimirem de um assassinato acidental cometido por eles, tentando impedir que a menina (que acha que os magos querem executá-la) escapasse após sua primeira experiência com a magia. O livro consegue ser divertido e excitante até nas partes mais descritivas, mas ainda falta algo para ser realmente um excelente livro: a leitura do segundo e do terceiro volumes!
Acredite: a leitura é empolgante!
Felipe NevesFelipe Neves – 9º ano D
Sonhos, Grilos e Paixões – Carlos Queiroz Telles
Indicação da biblioteca: 8º ano
Sonhos, Grilos e PaixõesSonhos Grilos e paixões é um livro muito interessante, e nos fala um pouco de tudo: a vida dos adolescentes, os pensamentos, o primeiro beijo, o primeiro namoro, até mesmo a alteração da relação com os pais no entusiasmo da descoberta da vida. O leitor pode, sem dúvida, identificar-se com ele, pois com sua escrita em poemas nos convida a viajar pelas páginas, mostrando muitas situações vividas pelos jovens. As lustrações contribuem para deixá-lo ainda mais legal e divertido. Dá vontade de ler várias e várias vezes. Recomendo, principalmente, àqueles jovens que dizem não gostar de ler. Eles vão se apaixonar!
Katherine ScavoneKatherine Scavone – 9º ano F
 
Sherlock Holmes & os Irregulares de Baker Street: A queda dos Incríveis Zalindas – Tracy Mack e Michael Citrin
 Indicação da biblioteca: 7º ano
Sherlock Holmes & os Irregulares de Baker StreetNo livro narra-se a resolução de um mistério que Sherlock Holmes e várias crianças, os Irregulares, tentam descobrir quem é o responsável pelo assassinato de três irmãos acrobatas, os Zalindas, que caíram do alto de uma corda bamba. Os Irregulares são crianças órfãs que moram na rua e, quando há um mistério a ser resolvido, o Mestre (Sherlock Holmes) os chama para ajudar, dando de recompensa algumas moedas. Eu recomendaria esse livro, pois, com o desenrolar da história, são destacados vários suspeitos que acabam fazendo com que o leitor se envolva na história, tentando juntar pistas para descobrir quem é o verdadeiro assassino. A leitura é muito divertida! É uma leitura a todos que gostam de muito suspense e mistério da melhor qualidade.
Vitória Luiz MorseliVitória Luiz Morseli – 9º ano F
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: