Biblioteca Pe. Moreau

Início » Novas Aquisições » Biblioteca Central » Aquisições 2015

Aquisições 2015

OUTUBRO / 2015

Literatura Infantojuvenil

Carmen: a grande pequena notável – Heloisa Seixas – Edições de Janeiro
CarmenResumo: Esta biografia com ritmo e cores que revela a história de Carmen Miranda, apresentando de maneira inédita um grande símbolo nacional. Carmen Miranda está até hoje entre as maiores representantes da identidade brasileira no exterior. Poucos brasileiros, porém, conhecem sua importância no cenário nacional, bem como sua trajetória. Este livro traz sua biografia com leveza ao público infantil, com músicas da intérprete, cantaroladas por gerações, integradas na narrativa, em diálogo com imagens que trazem a linguagem visual da rica época de J. Carlos, e de outros grandes ilustradores brasileiros.
O avô mais louco do mundo – Roy Berocay – Autêntica
O avô mais louco do mundoResumo: O avô Felipe era magro, careca, tinha uma cara engraçada e vivia na praia, numa casa que ele mesmo construíra. Diziam que era meio louco, porque fumava muito, escutava o dia inteiro uma música esquisita para um avô e estava sempre inventando máquinas que não funcionavam. Além disso, como leitor de livros policiais, bancava o detetive e adorava buscar soluções para todo tipo de problema. Como seus pais iam viajar durante quinze dias, foi com o avô que Marcos teve de ficar ? e foi com ele que viveu uma grande aventura ao encontrar estranhas manchas no mar… e também conhecer Gabriela.
Bem bolado – Fátima Mesquita – Panda Books
Bem boladoResumo: O futebol é o esporte mais amado pelos brasileiros. Bater uma bolinha com os amigos e torcer pelo time do coração é algo bastante divertido, não é mesmo? Mas você sabia que o futebol é muito mais do que 11 jogadores correndo atrás de uma bola? Neste livro, você irá fazer um passeio pelos campinhos improvisados da história do futebol, viajando por vários países e descortinando a geografia desse esporte. Além disso, vai descobrir a matemática e as ciências escondidas no bate-bola e as questões éticas e sociais que devem pautar a vida de todo boleiro. Prepare-se para entrar em campo!
Choro e música caipira – Carla Gullo – Moderna
Choro e música caipiraResumo: O choro nasceu no Rio de Janeiro. A música caipira, no interior de São Paulo. Encontraram-se muito tempo atrás, nas rádios do Brasil, e logo se tornaram dois estilos muito admirados que estão aí até hoje. Neste livro você vai conhecer a origem do choro, primeiro gênero genuinamente brasileiro, e da música caipira, que surgiu na roça e conquistou as cidades. As melhores histórias, os grandes sucessos e os principais compositores e intérpretes acompanharão o leitor durante todo o livro.
Como se constrói a paz? – Luis Henrique Beust – Cortez
Como se constrói a pazResumo: Este livro foi escrito pelo francês Antoine Saint-Exupéry, que, além de escritor, foi um aviador apaixonado pelos céus, num tempo em que aviões não passavam de engenhocas e pilotar era uma espécie de hobby de gente rica ou trabalho perigoso demais. Antoine trabalhou para a primeira empresa a entregar correspondência por via aérea, a Aéropostale, e viveu grandes aventuras nos quatro cantos do globo: passou até pelo Brasil, onde ficou por quase três anos implantando novas escalas e ganhou o apelido de ‘Zé Perri’. Essas experiências marcaram as suas obras – inclusive O pequeno príncipe. É por isso que, nesta edição, depois de ler a história do piloto que encontra um menino de cachos dourados no deserto do Saara, o leitor é convidado a fazer um mergulho na vida do autor e nos detalhes e curiosidades que envolvem a obra, em um posfácio recheado de fotos inéditas e informações imprescindíveis.
Contos fantasmagóricos – Joff Brown – Ciranda Cultural
Contos fantasmagóricosResumo: Fantasmas assustadores estão reunidos neste livro de histórias de arrepiar. Escolha entre uma variedade de contos que se passam em porões cheios de teias de aranhas, navios mal assombrados e pântanos pegajosos. O pequeno leitor poderá descobrir o que se esconde nas sombras noturnas e sentir as emoções que poderão causar calafrios.
Curta o menino maluquinho 3 – Ziraldo – Globo
Curta o menino maluquinhoResumo: O terceiro livro de histórias curtinhas do personagem mais famoso de Ziraldo, ‘Curta o Menino Maluquinho 3 – Páginas da minha vida!’ traz o Menino Maluquinho e toda a sua Turma em incríveis aventuras de uma página. São 60 historinhas bem-humoradas que os leitores vão poder ler de trás pra frente ou do jeito mais maluquinho que inventar! Está imperdível!
Deuses do Olimpo: pra gente pequena e gente grande também – Dad Squarisi – Geração Editorial
Deuses do OlimpoResumo: No monte Olimpo, a mais alta montanha da Grécia, moram os deuses! Lindíssimos e imortais, eles governam o mundo e decidem o destino dos homens. Zeus é o deus supremo, dono do raio; Atena, é a deusa da sabedoria; Hermes, o deus da comunicação… Eles e outros poderosos da família participam das guerras e fofocas humanas, ora lançam maldições, ora presenteiam com a fortuna, definem as estações do ano, espalham o amor, mas também a discórdia no mundo antigo. É um agito que só vendo! Mas como surgiram esses deuses? Houve um antes? Explore o universo mágico da Grécia Antiga e conheça as histórias dos personagens mais famosos da mitologia! 
Diário de classe – Bartolomeu Campos de Queirós – Moderna
Diário de classeResumo: São 21 poemas, circulando o fazer poético em torno de nomes próprios, desdobrando-se em descobertas. Alguns nomes remetem a menções românticas, outros a brincadeiras verbais, jogos de palavra-puxa-palavra. Para ler e fazer poema com o próprio nome – a poesia mora em todos nós. Leitura e redação de poemas com sensibilidade, em nomes próprios.
Diário de um banana 9: caindo na estrada – Jeff Kinney – Vergara & Riba
Diário de um banana - caindo na estradaResumo: As férias do Greg tinham tudo para serem perfeitas, até que sua mãe vem com a bomba – eles farão uma viagem de carro em família. Bem, uma viagem desse tipo tem tudo para ser algo muito divertido… ou não, ainda mais se for a família do Greg. A jornada começa cheia de promessas, mas logo sofre reviravoltas dramáticas. Banheiros de posto de gasolina, gaivotas ensandecidas, malas perdidas, um porco faminto… Mas até a viagem mais desastrosa pode virar uma grande aventura – e desta os Heffley não vão se esquecer tão cedo.
Dinossauros: o cotidiano dos dinos como você nunca viu – Luiz Eduardo Anelli – Panda Books
DinossaurosResumo: Os dinossauros habitaram o nosso planeta 230 milhões de anos atrás. Mas você sabia que eles não eram tão malvados? Os dinos, como os bichos de hoje, brincavam, subiam nas árvores, nadavam e alguns eram bem desengonçados. Você vai conhecer as regiões em que eles viviam, como era o relacionamento entre os filhotes e seus pais, por que eles têm nomes esquisitos e até como o xixi e o cocô deles ajudam os cientistas a descobrirem mais sobre a vida desses animais incríveis. E não pense que os dinossauros foram extintos. Pode ter um dentro da geladeira da sua casa! Não acredita? Então abra as páginas deste livro e embarque em uma viagem no tempo para conhecer o cotidiano dos dinos como você nunca viu.
O direito de ser criança: como vivem as crianças do mundo – David J. Smith – Melhoramentos
O direito de ser criançaResumo: O Direito de Ser Criança mostra aos jovens leitores que as crianças são, essencialmente, iguais e têm as mesmas necessidades, não importando onde moram. O livro também destaca as diferentes realidades da vida na infância. Com sugestões de atividades e discussões, estimula os jovens e suas famílias a trabalhar para que todas as crianças do mundo tenham as mesmas oportunidades de se desenvolver.
Energia – Lucília Garcez e Cristina Garcez – Callis
EnergiaResumo: Neste livro, as autoras Lucília e Cristina Garcez abordam temas ligados com a energia, e mostram – as diferentes formas de se produzir energia, o que são fontes de energia renováveis e não renováveis, dicas para diminuir o consumo de energia e mais. Com imagens e ilustrações, este livro apresenta as informações em uma linguagem que busca ser direta e didática.
A família do Sol – Tae Sook Kang – Callis
A família do SolResumo: O que é um satélite? Qual é a distância entre a Terra e o Sol? Em Mercúrio, faz frio ou faz calor? Com ‘A família do Sol’, vamos viajar pelo espaço e descobrir um monte de coisas legais sobre o sistema solar. Você nunca mais vai olhar para o céu do mesmo jeito.
A família mais rica do mundo – Jonas Ribeiro – Mais Ativos
A família mais rica do mundoResumo: Os Albuquerque Querque são bilionários. Moram numa mansão deslumbrante que emprega cerca de noventa funcionários. Os sete membros da família possuem dinheiro para realizar todos os seus sonhos, no entanto, quando completa setenta anos, a vó Adelina Adelaide Albuquerque Querque faz várias perguntas para si e para seus familiares: será que precisamos de tudo isto? Será que somos felizes? Será que saberíamos ser felizes com pouco dinheiro? Adelina faz, então, um curioso pedido. Um pedido que vai mexer profundamente com cada Albuquerque Querque.
Filosofia para crianças – Carme Martín – Ciranda Cultural
Filosofia para criançasResumo: Convidamos você a entrar no maravilhoso e complexo mundo da filosofia, mas não como espectador, e sim como um explorador corajoso com senso de admiração pela vida. este é um livro interativo, perfeito para pequenos curiosos com muita vontade de investigar e se impressionar com tudo o que existe à sua volta. as páginas deste livro são um convite constante a filosofar. agindo assim, seremos pessoas capazes de pensar por nós mesmas, com espírito crítico, recursos, habilidades e ferramentas que nos tornarão felizes nesta aventura pessoal que, para cada um, é a própria vida.
A força dos ímãs – Ho Sun Yoo – Callis
A força dos ímãsResumo: Você sabe como funcioana um imã? Para que ele serve? Quais tipos de imã? Como ele foi descoberto? Para responder a essas e outras perguntas, Chuckie e seu cachorro de estimação desbravam o fantástico mundo do magnetismo. ‘A Força dos Ímãs’ traz uma série de experiências e curiosidades e mostra que ‘a melhor forma de ensinar ciências é começar pelo ensino sobre a vida’ (Hee Baek Kim).
O gigante monstruoso do lixo – Patrícia Engel Secco – Melhoramentos
O gigante monstruoso do lixoResumo: As gêmeas Lelê e Trix estão presas a garrafas plásticas e latinhas de alumínio, no meio de um lixão. Elas precisam sair logo desse lugar e impedir que o Gigante Monstruoso do Lixo abra o alçapão que liga o Mundo Imundo à Terra e transforme o planeta num verdadeiro caos. Este livro sugere ao pequeno leitor a importância de reduzir, reutilizar e reciclar o lixo.
O grande livro das parlendas – Paulo Netho – Ciranda Cultural
O grande livro das parlendasResumo: Uni, dune, tê Salamê, minguê Um sorvete colorê O escolhido foi você. Você já ouviu isso em algum lugar? Já cantarolou alguma vez? Sabia que essas palavras engraçadas reunidas formam parlendas? Vire as páginas e conheça várias outras. Solte a imaginação, divirta-se e até mesmo crie suas próprias rimas! 
Grimble: e também Grimble no Natal – Clement Freud – Pequena Zahar
GrimbleResumo: Grimble é um menino bem comum com pais bem incomuns. Grimble é organizado, mas seus pais são imprevisíveis, aluados, daquele tipo com quem não se pode contar muito. Houve um dia em que Grimble voltou da escola e encontrou bilhetes dos pais avisando que tinham ido para o Peru. E teve também o Natal… mesmo com Grimble cantarolando músicas natalinas seus esquecidos pais não davam nenhum sinal de que estivessem pensando em ceia ou presentes – e Grimble teve que bolar um plano para salvar o Natal.
O incrível Pipoca – Gustavo Luiz – Melhoramentos
O incrivel pipocaResumo: Pedro Paulo era um menino pequeno, magrinho, muito gente boa. Ele estava sempre alegre e feliz. Depois de ter um encontro misterioso com uma nave de Extraterrestres, tudo mudou na vida de Pepê e seus amigos, pois ele começou a se transformar em um herói – Incrível Pipoca.
Jumanji – Chris Van Allsburg – Cosac Naify
JumanjiResumo: ‘Jumanji’ é um clássico que marcou gerações, seja em livro ou na adaptação para o cinema, de 1995. Para se distrair enquanto os pais estão na ópera, os irmãos Peter e Judy decidem brincar no parque, onde se deparam com um jogo misterioso que contém o aviso: “Leia as instruções com muita atenção”. Ao rolar os dados tem início uma fantástica aventura, com macacos, leão e até uma pessoa saindo de dentro do tabuleiro. Os irmãos Peter e Judy precisam chegar à cidade dourada de Jumanji para terminar a partida e conseguir reverter os estragos antes que seus pais voltem para casa.
O livro de Gaia: uma pequena lição de amor – Patrícia Engel Secco – Melhoramentos
O livro de GaiaResumo: Gaia é uma menina de doze anos, louca por reciclagem, que não se contenta em ver todo tipo de lixo se acumulando ao redor do nosso querido planeta Terra. Afinal, todo esse lixo não é lixo de verdade: pode e deve ser reciclado! Junto com seu amigo, um cachorro chamado Eco, Gaia ensina importantes lições de amor, reciclagem e preservação do meio ambiente.
O livro horripilante de Zé do Caixão – Zé do Caixão – Panda Books
O livro horripilante do zé do caixãoResumo: Este livro traz uma reunião de contos de terror criados por Zé do Caixão para a molecada. Mas nem só de terror se faz um conto. Atrás de cada susto, vem sempre uma lição a ser aprendida sobre amizade, preconceito, solidariedade e até sobre a origem do próprio medo. As ‘horripilantes’ ilustrações são do francês Laurent Cardon.
Mateus, esse boi é seu – Marco Haurélio – DCL
Mateus, esse boi é meuResumo: Uma das belas manifestações da cultura brasileira, o bumba meu boi é um espetáculo popular que, ao longo dos séculos, emociona multidões, irradiando de Pernambuco para várias regiões do país. Escrito por Marco Haurélio, poeta e estudioso de nosso folclore, e ilustrado por Jô Oliveira, artista que busca sempre valorizar a cultura popular no que ela tem de plural, Mateus, esse boi é seu é uma homenagem ao Brasil de tantas e tão ricas tradições.
O menino mágico – Rachel de Queiroz – Caramelo
O menino mágicoResumo: Daniel era um menino diferente – com uma imaginação fértil e seus poderes mágicos, ele conseguia viajar durante o sono para os mais incríveis lugares e fazer coisas que um menino normal nem sonharia. Por causa da inteligência incomum de seu primo – e melhor amigo – Jorge, um dia os dois inventam de ir sozinhos a um programa de TV, com a intenção de conseguir um prêmio. Só que eles não imaginavam que aquelas mágicas e mentirinhas inocentes pudessem arrumar tanta confusão… E isso era só o começo!
Por que caio quando paro de repente? – Ji Hyun Lee – Callis
Por que caio quando paro de repenteResumo: Com quem você se parece? Sua mãe diz que, com certeza, é com ela Já seu pai diz que você é a cara dele! Por mais que eles briguem e não concordem, o fato é que você é a mistura exata dos dois Descubra como isso acontece!
Que faz a Lua à noite? – Anne Herbauts – DCL
Que faz a lua a noiteResumo: A tocante poesia, ilustrada e escrita pela francesa Anne Herbauts, nos revela o que faz a Lua quando anoitece. 
O que é DNA? – Hyuk Lim – Callis
O que é DNAResumo: Com quem você se parece? Sua mãe diz que, com certeza, é com ela Já seu pai diz que você é a cara dele! Por mais que eles briguem e não concordem, o fato é que você é a mistura exata dos dois Descubra como isso acontece!
Três histórias pantaneiras – Fábio Sombra – Moderna
Três histórias pantaneirasResumo: Em sua juventude, Sebastião foi um boiadeiro respeitado e cruzou a região do Pantanal de ponta a ponta, vivendo e ouvindo causos espantosos. Agora, em seus dias de velhice, ganha a vida como violeiro e contador de histórias. Este livro reúne três causos contados pelo velho peão pantaneiro. Três narrativas que nos farão viajar por um universo repleto de magia e encantamento. A primeira delas é a história de um misterioso boi preto que se recusa a ser domado. Na segunda, encontraremos um caçador de jacarés que aprende uma dura lição. Por fim, vamos conhecer o causo de um feitiço que acabou não dando certo. Para criar estas histórias, o autor, Fábio Sombra, viajou diversas vezes ao Pantanal, num trabalho sério de pesquisa sobre o folclore e a rica cultura popular da região.
A vizinha antipática que sabia matemática – Eliana Martins – Melhoramentos
A vizinha antipática que sabia matemáticaResumo: Theo não gostava nem um pouco de matemática. Das outras matérias que estudava na escola até gostava, mas de matemática não tinha jeito… ele sentia calafrios só de ouvir falar. Dona Malu Quete, a nova vizinha de Theo, descobriu esse pavor que ele tinha da matéria e, como boa professora de matemática que era, contou-lhe sobre o Manual do Sábio Matemático. A única maneira de Theo ter acesso ao manual, porém, seria passar pelos Testes Rachacucalógicos. Intrigado, Theo acaba aceitando o desafio e resolve encarar a matemática.
Agente Amélia: vacas zumbis! – Michael Broad – Gutenberg
Agente Amélia vacas zumbisResumo: Com disfarces criativos, a garota Amélia desvenda os mais complicados mistérios de sua escola e de seu bairro, e agora até quando está de férias, evitando que “terríveis vilões dominem o mundo”. Nesta obra, Amélia Kidd desvenda três casos: o das Vacas Zumbis, na fazenda em que ficou hospedada nas férias; o da Flauta Peralta, na escola; e o dos Bolinhos do mal, na padaria de seu bairro. A série, que também conta com Agente Amélia – O Diamante Fantasma! explora de maneira divertida a vida de uma criança imaginativa e inteligente e instiga a curiosidade dos jovens leitores.
Agência de fantasmas: Uma família… arrepiante! – Pierdomenico Baccalario – Fundamento
Agencia fantasmas2_capa.inddResumo: ‘Nós, os Moogley, sempre achamos um modo de resolver os problemas. Bom, quase sempre. Desta vez, o jovem Will Moogley está envolvido em um caso às avessas – é um fantasma que precisa de ajuda! Jerrold Plum, o espectro de um velho vigia noturno, está desesperado. Desde que passou desta para melhor, tudo que ele mais quer é dormir! Mas os Cliffords, uma família barulhenta e encrenqueira, se mudaram para sua antiga casa e estão tirando o sono da pobre alma. E a missão de Will é espantá-los de lá. Só que os Cliffords são osso duro e nem mesmo os piores fantasmas da agência (aqueles com curriculum mortis de arrepiar!) conseguem assustá-los. E agora? Como expulsar os vivos da casa de um morto? Will e seu amigo Tupper precisam urgentemente de um plano! Tempos difíceis exigem medidas drásticas. Vale até trapacear. Será que Will conseguirá se livrar desse bando de encarnados e dar ao seu cliente do além o tão esperado descanso eterno?’
Calvin e Haroldo: e foi assim que tudo começou – Bill Watterson – Conrad
Calvin e Haroldo - e foi assim que tudo começouResumo: As tirinhas reunidas neste livro contam a história de Calvin, um hiperativo garoto de seis anos cujo maior amigo é o tigre de pelúcia Haroldo – que ganha vida quando não existe nenhum adulto por perto. Ao lado das fantasias e brincadeiras da dupla, surgem questões sobre política, cultura, sociedade e a relação de Calvin com seus pais, colegas e professores, com a sabedoria que os tolos adultos só conseguem traduzir como ingenuidade.
Clarice Bean tem um problema – Lauren Child – Ática
Clarice bean tem um problemaResumo: Olha só quem está de volta: Clarice Bean, com mais uma historinha repleta de aventuras e muito divertida. Agora, Clarice quer saber por que ‘Que’ não se escreve só Q, descobre que abrir a boca na hora errada pode causar uma tremenda confusão, e o pior de tudo para essa garotinha simpática, é a maratona de ortografia da Dona Clotilde, pois ela não é nada boa em ortografia (o que pode lhe causar um problemão). Leia, aprenda e divirta-se! 
O clube dos caçadores de código 2: o farol mal-assombrado – Penny Warner – Escarlate
O clube dos caçadores de código 2Resumo: Cody, Quinn, Luke e M.E. adoram brincar com códigos. Na verdade, eles gostam tanto de códigos, que têm seu próprio clube particular, com um esconderijo secreto e senhas que mudam a cada dia. Quando Cody recebe um e-mail misterioso, que faz alusão a um tesouro na ilha de Alcatraz, o clube mal pode esperar para começar uma verdadeira caçada às pistas. E desvendar enigmas é o que os Caçadores de Códigos fazem melhor!
Clube dos detetives: Um copo de veneno – Pierdomenico Baccalario – Fundamento
Clube dos detetives - um copo de venenoResumo: Seja bem-vindo ao Clube dos Detetives! Entre pela chaminé e participe da nossa reunião. Os moradores do número 12 do Beco Voltaire têm uma grande paixão por livros policiais e um faro de verdadeiros investigadores. Por isso eles fundaram o Clube dos Detetives! E, graças aos irmãos Annette e Fabrice, eles têm em mãos seu primeiro caso: o sr. Deloffre é acusado de duplo assassinato, porém os jovens não acreditam que ele seja culpado. Ainda mais quando o sr. Deloffre escapa por pouco de ser atropelado por um automóvel desgovernado. Sorte, azar ou MUITA coincidência? Com direito a altas doses de veneno, uma condessa misteriosa e reviravoltas para lá de inusitadas. Nossos detetives amadores precisam estar atentos aos detalhes, às pistas e aos perigos para desvendar esse caso antes que algum inocente seja a próxima vítima! Mas será que eles têm o que é preciso para serem detetives de verdade? 
Clube dos detetives: O estranho caso do retrato roubado – Pierdomenico Baccalario – Fundamento
Sem título-1Resumo: Um audacioso ladrão invade uma importante galeria de arte em Paris e rouba um dos quadros sem deixar rastro. O crime perfeito, certo? Só tem um detalhe – o que foi roubado é um pequeno retrato sem valor. O ladrão teria se enganado ou havia algo mais naquela história? Para Annette, Fabrice e os amigos do Clube dos Detetives, aquele era um novo e intrigante caso a ser resolvido. E assim, após uma visita ao local do crime, eles começam uma minuciosa investigação que os colocará no encalço de um perigoso assassino. Quanto mais investigam, mais complicações aparecem, e será preciso agir rápido para impedir que o criminoso escape. As únicas pistas que eles têm são uma tira de seda negra, uma abotoadura de camisa e um estranho perfume que ficou no ar. Que segredos guarda o pequeno retrato flamengo? Eles conseguirão resolver o mistério e pegar o criminoso? 
Diário de Pilar na África – Flávia Lins e Silva – Pequena Zahar
arte_PilarNaAfrica_f.inddResumo: Pilar, Breno e o gato Samba embarcam na rede mágica e vão parar do outro lado do Atlântico, na África, onde conhecem Fummi, uma princesa iorubá. Juntos, eles tentarão salvar sua família e seu povo, capturados por comerciantes de escravos. Percorrendo muitas regiões africanas, de Nigéria a Angola, os quatro aventureiros contam com a ajuda de um elefante para atravessar florestas, enfrentam o mar bravio num pequeno veleiro, galopam na perigosa savana montados em uma zebra, descem o rio Congo ao lado da poderosa rainha Jinga e enfrentam os donos dos navios negreiros. Na luta pela liberdade e contra a injustiça, Pilar e seus amigos vivem experiências inesquecíveis. Se você quer saber mais sobre a África e aprender de onde vêm a sitatunga, o musaranho-elefante, o acarajé e o berimbau, não perca esta viagem!
Os dias estão todos ocupados: As aventuras de Calvin e Haroldo – Bill Waterson – Conrad
Os dias estão todos ocupadosResumo: Um garoto hiperativo tem como melhor amigo um tigre de pelúcia que ganha vida quando não existe nenhum adulto por perto. Ao lado das fantasias e brincadeiras da dupla, surgem questões sobre política, cultura, sociedade e a relação de Calvin com seus pais, colegas e professores.
A família Pântano: o principal suspeito – Colin Thompson – Brinque-Book
A família pantano - o principal suspeitoResumo: Um assassinato movimenta o Colégio Gosmento. Para resolver o intrigante caso, foi chamado o experiente perito criminal Gil Gosma, com sua lanterna azul e seus feijões. Guigo Correia Pântano, o aluno mais inteligente do colégio, está ligado em tudo e, junto com seus quatro irmãos, Merlinmaria, Satanela e os gêmeos Mórbido e Calado, não quer ficar de fora deste caso.
Otolina e a gata amarela – Chris Riddell – Galera Record
Otolina e a gata amarelaResumo: Criaturas cabeludas que vieram de um pântano na Noruega são os encarregados de tomar conta da casa enquanto os pais de Otolina viajam para abastecer suas coleções de coisas exóticas. Mas os dois gostam mesmo é de uma boa investigação, e logo percebem que há algo de errado em uma recente e ousada onda de assaltos na cidade – madames da alta sociedade estão perdendo suas jóias – e seus amados cachorrinhos. Otolina e seu melhor amigo precisarão usar toda a inteligência e elaborar um plano bem esperto para desmascarar o gênio do crime por trás destes assaltos.
Otolina na escola – Chris Ridell – Galera Record
Otolina na escolaResumo: Otolina Brown está de volta para solucionar mais um caso muito estranho. Depois de conhecer uma menina muito fina, Otolina resolve se juntar a ela em uma escola muito especial – a Escola Alice B. Smith para Pessoas com Dons Especiais. Mas Otolina ainda não sabe o que a torna especial, e nem o Sr. Munroe sabe o que fazer. Será que os fantasmas da escola vão ajudar Otolina a descobrir seu dom especial?
Parábolas da bíblia – Recontadas por Walcyr Carrasco – Moderna
Parábolas da bíbliaResumo: Neste livro, Walcyr Carrasco reconta algumas parábolas do Novo Testamento, por meio das quais Jesus costumava levar seus ensinamentos ao povo da Palestina, pregando a compaixão e a obediência e condenando a soberba e a hipocrisia. Ao final de cada uma das narrativas, Walcyr Carrasco introduz um ou dois parágrafos que servem de ‘moral da história’, procurando esclarecer ao leitor o sentido do texto que acabou de ler. 
O pequeno príncipe: Turma da Mônica – Antoine de Saint-Exupéry – Girassol
O pequeno principeResumo: ‘O Pequeno Principe’ devolve o misterio da infancia, faz renascer os sonhos, traz de volta ao coração recordações escondidas. Revive as incertezas de outrorainquieta, questiona. Propõe um encontro entre o homem e o menino contido em um mesmo ser. Em uma grande homenagem a O Pequeno Principe, do francês Antoine de Saint-Exupéry, o maior clássico da literatura infantil.
Coleção: A sociedade secreta dos Sete – Enid Blyton – Fundamento
Resumo: 7 vezes mais confusão. A Janet, o Peter, o Jack, a Pam, o Colin, a Bárbara e o George formam a SSS, Sociedade Secreta dos Sete – um grupo que está à procura de altos mistérios para solucionar!

Sociedade secreta dos Sete na trilha dos ladrões Muito bem, sociedade secreta dos sete Adiante, sociedade secreta dos sete A sociedade secreta dos sete

Coleção Go Girl! – Editora Fundamento

Go girl! Toda história tem dois lados - Dupla confusão Go girl! Angels – Fazendo gol Go girl toda história tem dois lados - medo de palco Go girl angels - desafio na água Go girl angels - confusão na equipe Go girl - Férias Go girl - a monitora da turma Go girl - A grande separação

Literatura Juvenil

Diálogos de Samira: por dentro da Guerra Síria – Marcia Camargos e Carla Caruso – Moderna
Diálogos de SamiraResumo: Nestas páginas você vai descobrir a história do encontro entre Samira e Karim. Nascidos em países tão distantes entre si, quanto Brasil e Síria, eles envolvem-se em uma experiência que vai mudar suas visões de mundo. Por meio da troca de mensagens, os dois vivenciam uma das mais importantes propostas do ser humano: o desafio de conhecer e aceitar o outro, suas culturas e tradições, seus temores e sonhos, por mais estranhos e diferentes que possam parecer à primeira vista. Aqui, veremos como a aventura criadora estabelecida pelo diálogo, pela palavra, representa o principal caminho para a construção de uma sociedade mais integrada e tolerante.
O avarento – Escala Educacional – Moliére
O avarentoResumo: Originado de um texto teatral de 1668, de Molière, O avarento apresenta a história de Harpagon, um homem abcecado por adquirir e acumular dinheiro, que trata sua família como a extensão de seus negócios. Para ele, o mais importante e crucial na vida são seus tostões. Numa crise, decide casar o filho com uma viúva rica e a filha com um homem igualmente rico, embora ela esteja apaixonada por um rapaz, a princípio pobretão.
Chico, Edu e o nono ano – Lino de Albergaria – Saraiva
Chico, edu e o nono anoResumo: Enfim o nono ano! Chega ao final uma trajetória que começou no sexto com as aventuras de Miguel, passou pela busca de (auto)conhecimento de Lia no sétimo e continuou no oitavo ano através dos olhos estrangeiros de Márika. Dessa vez, são os gêmeos Chico e Edu que narram suas peripécias. Esses simpáticos rapazes contam como é seu convívio com os colegas de escolae com sua família. Convívio que nem sempre é tranquilo. Desavenças com as irmãs (também gêmeas) e desentendimentos com o pai “general” atribulam suas vidas.Mas o maior problema desses irmãos é viverem o drama de serem apaixonados pela mesma garota, Sandra, uma menina cega que vai ensinar muito a eles: coisas sobre a vida e sobre eles próprios. 
Corações na rede – Telma Guimarães Castro Andrade – Atual
Corações na redeResumo: Malu está convencida de que não tem afinidade com seu namorado Marcos, e então aceita a sugestão da amiga Monique: procurar um relacionamento novo num site da internet destinado a promover encontros, o ”Todo o Mundo Junto”. Depois de receber várias mensagens, ela se interessa por um rapaz de sua cidade, com quem inicia correspondência sob o pseudônimo de “Coração Solitário”. Seu namoro com Marcos vai esfriando a cada encontro, ao passo  que ganha intensidade o relacionamento com “Desesperado”, o amigo da internet com quem Malu troca confidências sobre problemas sentimentais. Ao mesmo tempo, Monique lhe apresenta Daniel, namorado que arranjou pela mesma via e cujos amigos são assíduos frequentadores da rede. Uma série de coincidências faz com que Malu suspeite de que o “Desesperado” seja Daniel. Então, no dia marcado para “Coração Solitário” e “Desesperado” se conhecerem pessoalmente…
O corcunda de Notre-Dame – Victor Hugo – Escala Educacional
O corcunda de notre dameResumo: Um rapaz sensível, enjeitado por ser extremamente feio; uma linda e encantadora jovem cigana, uma autoridade religiosa e uma desesperada mãe em busca da filha raptada vivem seus dramas publicamente e têm um encontro marcado com a fatalidade. A dificuldade que o ser humano tem de conviver com as diferenças, seja na Paris medieval ou nos dias atuais, é o ponto principal da narrativa de O corcunda de Notre-Dame.
Drácula – Bram Stoker – Paulinas
DráculaResumo: Nesta adaptação de Eduardo Maretti do célebre clássico Drácula, de Bram Stoker, um mistério envolve cinco amigos brasileiros. Um deles, jornalista, vai à Romênia investigar o histórico castelo de Vlad III, a pedido do jornal em que trabalha. Cercado por mistérios e em um ambiente aterrorizante, ele se dá conta de que está em presença de uma criatura diabólica, o proprietário do castelo. Ao mesmo tempo, em São Paulo, seus amigos vivenciam acontecimentos sobrenaturais e perturbadores, intensificados com a chegada da criatura ao Brasil. Interessado pelo assunto, um professor estrangeiro, a convite de um dos amigos, vem em socorro do grupo para descobrir o mistério que os atormenta e perceber a coincidência e ligação entre os fatos que os afetam.
A fabulosa morte do professor de português – Lourenço Cazarré – Autêntica
A fabulosa morte do professor de portuguêsResumo: Mariana e Teodoro recebem a incumbência de escrever uma reportagem para o jornal do colégio. Teriam de cobrir a inauguração da livraria Esquina das Palavras, onde estariam vários intelectuais e artistas da cidade. Durante o evento, ocorrem diversos fatos que culminam com a morte do professor de Português (e crítico de literatura) mais odiado da cidade. Começam, então, as especulações – quem matou? Por quê? Como? As hipóteses se sucedem, hilariantes, numa mistura de narrativa policial e de humor, até o desfecho.
A face oculta: uma história de bullying e cyberbulling – Maria Tereza Maldonado – Saraiva
A face ocultaResumo: Humilhação, hostilidade, ataque, difamação e covardia é uma fórmula que tem nome – bullying e cyberbullying. Luciana sabe bem o que é isso. Ela fica até altas horas em seu computador, trocando mensagens com muitos amigos de sua rede de relacionamentos e interagindo com outros usuários de jogos online. Acha a realidade virtual muito mais interessante do que o ‘mundo real’. No entanto, quando Marcelo a escolhe como alvo e começa a bombardeá-la com mensagens ofensivas pelo celular e pelo computador, Luciana fica transtornada, sem saber como agir com esse inimigo desconhecido. A situação se agrava no colégio quando Leonardo envolve Marcelo na prática do cyberbullying para difamar Henry, outra vítima desse tipo de afronta. Luciana e Henry são as vítimas. Leonardo e Marcelo, os agressores. Quem vai tomar uma atitude para coibir essa guerra?
Fernando Pessoa e outros pessoas – Guazzelli – Saraiva
Fernando Pessoa e outros pessoasResumo: Como primeiro volume da nova Coleção HQ Saraiva, Fernando Pessoa e outros pessoas busca conduzir o jovem leitor à obra intrincada e complexa desse escritor maior da língua portuguesa. Ao adotar a cidade de Lisboa como um dos personagens, a obra é repleta de ruas e avenidas que se revelam a cada nova página, a cada novo encontro do olhar com o traço do premiado Guazzelli. Se Lisboa pode ser um tabuleiro para Pessoa e para seus leitores, a partir dos versos e da prosa de seus heterônimos principais (os outros pessoas Álvaro de Campos, Ricardo Reis, Alberto Caeiro, Bernardo Soares), a linguagem das HQs pode gerar ainda outros espaços. Novas viagens para novos viajantes ou para velhos marinheiros saudosos dos atracadouros do Tejo, sedentos por revisitar Lisboa.
O garoto da novela – Walcyr Carrasco – Moderna
O garoto da novelaResumo: A televisão sempre foi um verdadeiro carrossel de sons e cores. O leitor vai conhecer os bastidores dessa caixa mágica por intermédio de Jaime, um garoto que, de repente, descobre o sucesso e a fama e o quanto isso, às vezes, pode ser um problema.
Uma história só pra mim – Moacyr Scliar – Atual
Uma história só pra mimResumo: João é um adolescente estranho. Usa roupas esquisitas, anda sempre sozinho, não cumprimenta ninguém, não procura fazer amigos e vive apenas com a mãe. Mas ele tem seus motivos: não vê o pai, um excêntrico escritor, há muitos anos. Porém, graças à curiosidade de Rafael e à solidariedade de Rodrigo, seus vizinhos, torna-se possível a aproximação entre pai e filho. Os dois se reencontram escrevendo um livro a quatro mãos, e João tem, enfim, uma história só para ele.
Irmão é tudo igual – Luís Fernando Pereira – Escala Educacional
Irmão é tudo igualResumo: Júlio só pensa em futebol, é o capitão do time, o grande artilheiro, o destaque do colégio, o garoto popular e um fracasso nos estudos. Por isso mesmo repetiu o ano e, por azar, caiu justamente na classe de sua irmã, Alessandra, a maior CDF do colégio e inimiga número um dos esportes. Os dois já tinham motivos de sobra para desentendimentos, mas esse foi o estopim para uma verdadeira guerra. A única saída seria cada um ceder um pouco e tentar compreender o lado do outro, mas isso parecia impossível.
Labirinto – Ivan Jaf – Saraiva
LabirintoResumo: O labirinto é um ”convite à imaginação”. É a história de Henrique, um adolescente que coleciona barbantes de forma compulsiva, amarrando e enrolando-os em uma gigantesca e fétida bola. Preocupados com essa tão estranha coleção, os pais o levam a um psicólogo, que tenta desvendar o que está por trás da mania do garoto. Num passeio com os pais, acontece um acidente. Em busca do seu tesouro, Henrique viverá loucas e vibrantes aventuras através da sua imaginação.
Leo na corda bamba – Tânia Alexandre Martinelli – Saraiva
Leo na corda bambaResumo: Não, não, este não é um livro sobre circo. A corda bamba é outra. E tem nome: insegurança. Com autoestima abalada pelo bullying sofrido em Perseguição, Leo se depara com vários dilemas agora no Ensino Médio. O que fazer para se sentir aceito? Até onde ir por uma amizade? Será que a necessidade de ter uma turma justifica atitudes que antes ele condenava? O que é preciso para ser um cara legal e para ser notado pelas garotas mais bonitas da escola? Ah, tudo é tão complicado! Sempre existem dois lados, dois pesos e duas medidas, duas caras e algumas alternativas. E agora, CABUM!, a coisa explode, Será que é o mesmo questão de escolha? 
Lia e o sétimo ano – Lino de Albergaria – Saraiva
Lia e o sétimo anoResumo: Depois de muitas novidades encontradas no sexto ano, chega a vez de encarar o sétimo. A turma toda está lá – Miguel, Patrícia, Roberta, Renato, Leo, Ronaldo e a heroína da vez, Lia. Essa garota irá levar os leitores aos desbravamentos dos caminhos, nem sempre agradáveis, do amadurecimento. Rivalizando com sua irmã, aprendendo com seus colegas e pensando muito sobre a vida, ela irá descobrir as amarguras e as doçuras dessa fase complexa que é a adolescência. Este é o segundo de uma série de quatro livros, cujos personagens vão crescendo e se confrontando com novidades, os conflitos e as surpresas trazidas pela vida.
Mistérios da XV de Novembro – Marcio Poletto – Prumo
Mistérios da XV de NovembroResumo: Caio e Ju descobrem que existe mesmo outra dimensão, bem parecida com a São Paulo em que eles vivem, e que eles podem viajar até lá. Porém, Ju vai parar lá sozinha e sem o cristal que a faria voltar – e o pior é que em breve ela se desintegrará. Caio então resolve enfrentar seus medos e ir ao encontro dela no outro lado. Correndo contra o tempo, eles viverão uma aventura de outra dimensão, fazendo um passeio pelas ruas centrais da maior cidade do Brasil.
Pai? Eu? – Tânia Alexandre Martinelli – Atual
Pai EuResumo: Aos 17 anos, Luca está prestes a definir sua carreira e prestar vestibular, quando, por uma atitude impensada, acaba engravidando Cláudia, de 16 anos, com quem ‘ficou’ algumas vezes. Diante dessa inesperada situação, Luca se vê obrigado a rever seus planos e assumir novas responsabilidades. 
Qual é a senha? – Dênio Maués – Escala Educacional
Qual é a senhaResumo: Cássia odeia quando a mãe liga para o celular para saber onde ela está ou quando o pai pergunta sobre os sites que visita. Para ela, isso é invasão de privacidade. Bel acha que, quando o assunto é independência, a amiga passa dos limites, afinal os pais têm razão em se preocupar com os filhos. Ricardo, por sua vez, concorda inteiramente com Cássia e acha que os adultos não respeitam os direitos dos jovens. Os conflitos familiares só estão começando e a situação promete se complicar ainda mais quando Cássia passa a mentir, faltar às aulas, ir a festas proibidas e tirar notas cada vez mais baixas. 
Quero ser belo – Tânia Alexandre Martinelli – Saraiva
Quero ser beloResumo: Priscila é uma garota descolada, uma verdadeira gata. André é um cara saudável, bonito e bem-disposto. Obcecados pela beleza física, pelo corpo perfeito, eles estão seguindo um desvio em seu caminho natural; um desvio que pode não ter retorno. Clara tinha prioridades em sua vida diferentes das de Priscila e André, que buscavam a perfeição física acima de tudo. O que faz o padrão de beleza mudar de tempos em tempos? O que faz uma pessoa gostar ou não do corpo que tem? Priscila é uma garota descolada, uma verdadeira gata. André é um cara saudável, bonito e bem-disposto. Obcecados pela beleza física, pelo corpo perfeito, eles estão seguindo um desvio em seu caminho natural; um desvio que pode não ter retorno. Clara tinha prioridades em sua vida diferentes das de Priscila e André, que buscavam a perfeição física acima de tudo. O que faz o padrão de beleza mudar de tempos em tempos? O que faz uma pessoa gostar ou não do corpo que tem?
O que é que eu posso fazer? – Tânia Alexandre Martinelli – Atual
O que é que eu posso fazerResumo: Naquela noite, o ônibus em que Thiago se encontra é assaltado por dois jovens. Um deles é morto por um policial à paisana que estava entre os passageiros e o outro é preso. Após presenciar tanta violência, Thiago passa a se questionar sobre o que poderia ser feito para que outros meninos não tivessem o mesmo destino dos dois assaltantes.
Três fantasmas: O capote, A volta do parafuso e Alavasto ou morrer não é bonito – Atual
Três fantasmasResumo: A cidade russa de São Petersburgo, com seu clima gelado e ruas enevoadas, é o ambiente perfeito para a primeira história, O Capote, de Nikolai Gógol. Nela acompanhamos os percalços vividos pelo funcionário público Akaki Akakiévitch e os surpreendentes fatos que, após sua morte, transformaram-no em uma figura mais interessante do que em vida.O que há de verdade no manuscrito deixado por uma governanta que narra os fatos sobrenaturais vividos em um casarão de campo inglês quando cuidava de duas crianças? Essa e a pergunta que provavelmente o leitor fará ao terminar a adaptação A volta do parafuso, de Henry James, escrito em 1898, no qual se mesclam realidade e loucura, bondade e maldade, luz e sombra. Na São Paulo contemporânea, estranhos acontecimentos marcam a vida de Gabriel Alavasto, narrador e protagonista de Alavasto ou morrer não é bonito. Perseguido por fatos inexplicáveis por mais de trinta anos, a princípio Alavasto reluta em aceitar o inaceitável. No entanto, já mais velho, resigna-se à convivência com o sobrenatural – contra o qual não consegue lutar.
Três terrores: Drácula, O médico e o monstro e O morto-vivo da colina verde – Atual
Três terroresResumo: A coleção três por três apresenta uma inovadora proposta editorial. Cada livro parte de um único eixo temático e reúne, em um só volume, dois clássicos universais – adaptados de maneira envolvente e criativa por um autor contemporâneo brasileiro – , que dialogam com um texto inédito desse mesmo autor. Temas eternos como amor, amizade , aventura, mistério são o mote e o ponto de partida desses ‘encontros notáveis’ entre escritores de diferentes épocas e cultura. Eis os enredos de ‘Três Terrores’, o quinto volume da coleção três por três. A obra é composta pela adaptação dos clássicos Dracula, de Bram Stoker, O médico e o monstro, de Robert L…, além do inédito O morto vivo da colina verde, de Leo Cunha.
Três vinganças: Moby Dick, O Conde de Monte Cristo e Olho por olho – Atual
Três vingançasResumo: É justo querer vingar-se de quem provoca um grande mal? Para os protagonistas destas histórias, a resposta é afirmativa. Em Moby Dick, de Herman Melville, Ahab, o comandante do navio Pequod, se lança ao mar em louca perseguição para matar a enorme baleia branca que lhe arrancou uma das pernas. Em O Conde de Monte Cristo, escrito por Alexandre Dumas, Edmond Dantés executa um plano arquitetado em detalhes para se vingar dos que lhe fizeram passar treze anos injustamente preso. Além dessas obras consagradas universalmente, há também Olho por olho, de Sylvio Gonçalves, história em que ficção científica e suspense se mesclam em uma trama na qual o jovem Artur se vê traído por seu próprio pai. Por mares, continentes e ilhas, em diversos tempos e lugares, acompanhamos os acontecimentos que marcam a vida de personagens em busca de resposta para os males que as acometem, colocando o leitor frente a questões éticas essenciais.
A vida no escuro – Tânia Alexandre Martinelli – Saraiva
A vida no escuroResumo: A cegueira que se instala com o vício das drogas.A história de Fabiano, um garoto que, levado pela curiosidade, experimenta um cigarro de maconha que seu primo lhe oferece e vai aos poucos entrando no mundo das drogas, arrastando sua família para o escuro. Com belíssimas ilustrações que dialogam com o texto, A vida no escuro mostra o tatear de um jovem no mundo sombrio dos entorpecentes e as terríveis consequências que se espalham no meio familiar, escolar, social e – o mais grave – dentro do próprio adolescente: a devastação emocional, que varre e transforma tudo.
Contos da mamãe gansa ou histórias do tempo antigo – Charles Perrault – Cosac Naify
Contos da mamãe gansaResumo: Quem disse que o caçador abre a barriga do lobo para tirar vovó e netinha no final de Chapeuzinho Vermelho ? Aliás, quem disse que há um caçador na história? Assim como em Contos maravilhosos infantis e domésticos, clássico dos irmãos Grimm, a Cosac Naify lança na íntegra, da forma como publicado originalmente, em 1697, Contos da Mamãe Gansa ou histórias do tempo antigo, obra-prima do francês Charles Perrault. Os leitores poderão revisitar histórias como O Gato de Botas e Cinderela ou A Gata Borralheira – em versões um tanto diferentes das que se perpetuaram até nossos dias – e ainda se surpreender com contos menos familiares, como Riquet, o Topetudo , e Pele de Asno . As ilustrações do estúdio espanhol Milimbo trazem uma técnica diferente para cada um dos nove contos. 
De volta aos sonhos – Bruna Vieira – Gutenberg
De volta aos sonhosResumo: Em ‘De volta aos sonhos’, segundo volume da trilogia Meu Primeiro Blog, Anita viaja no tempo acidentalmente e acaba mudando seu destino mais uma vez. As consequências são inevitáveis e fazem com que ela repense suas prioridades. Vale a pena trocar tudo por um amor? Ela terá que descobrir a resposta enquanto decide o que cursar na faculdade e arruma as malas para trabalhar em um outro país, no meio do turbilhão de sentimentos por Joel, cada vez mais presente em sua vida, e Henrique, agora uma estrela em ascensão no mundo da música. Além de buscar o controle sobre seu próprio destino, Anita deverá lidar com escolhas erradas e problemas certos, na tentativa de desvendar de uma vez por todas o mistério das viagens no tempo.
A garota dragão: A árvore de Idhunn – Licia Troisi – Rocco
A garota dragão - a árvore de IdhunnResumo: Depois de ser adotada por um professor de antropologia e descobrir-se herdeira de uma antiga estirpe de dragões que devem defender o mundo, Sofia se vê longe de casa e atormentada por sonhos e premonições. Nesta nova aventura, ela precisa aprender a acreditar nos próprios poderes e acertar as contas com o seu coração, mas a descoberta do amor pode trazer ainda mais perigos para a sua jornada.
A garota dragão: A herança de Thuban – Licia Troisi – Rocco
A garota dragão - a herança de thubanResumo: A italiana Licia Troisi conta, em sua série ‘A Garota do Dragão’, a história de Sofia. Criada num orfanato, a jovem não tem mais esperança de mudar de vida, até que um professor de antropologia resolve adotá-la, e lhe revela que o sinal que ela possui em sua testa encerra o espírito do dragão Thuban.
A menina que colecionava borboletas – Bruna Vieira – Gutenberg
A menina que colecionava borboletasResumo: Bruna Vieira está cada vez mais longe dos quinze, e sabe que crescer nunca é tão simples. Considerada uma das blogueiras mais influentes do mundo, mais uma vez ela dá vazão ao seu talento como escritora com este seu novo livro de crônicas e pensamentos, em que mostra o quanto amadurecer e conquistar a independência é maravilhoso, mas tem seus desafios e poréns. Para ela, as páginas deste livro significam o bater de asas das borboletas que colecionou dentro do peito por algum tempo e que agora, finalmente, pode deixar que voem livres por aí.

 

 

 

 

Literatura para adultos

Bilac vê estrelas – Ruy Castro – Companhia das Letras
Bilac vê estrelasResumo: No começo desta história, que se passa no Rio de Janeiro, no início do século XX, Olavo Bilac está em seu posto de observação na calçada da célebre Confeitaria Colombo. De repente, uma manchete gritada por um jornaleiro interrompe os seus pensamentos: um negro encontrado morto em Paquetá pode ser o jornalista da Abolição José do Patrocínio, grande amigo de Bilac. Por causa disso, ele se mete numa trama envolvendo um fabuloso dirigível, inventado por Patrocínio e objeto da cobiça de dois aeronautas franceses e de uma traiçoeira espiã portuguesa.O cenário e a época de Bilac vê estrelas são reais: boa parte da história se passa nas ruas do Rio durante a agitada Belle Époque carioca, e os personagens também são de carne e osso. Mas o documentário é só o pano de fundo para a ficção. Em meio aos arranca-rabos desse caso hilariante de espionagem industrial, Ruy Castro faz Bilac ser atacado na cama pela bela e tórrida portuguesa, deixa-o para morrer desacordado num hangar em chamas, obriga os bandidos a fugir numa charrete em disparada pela rua do Ouvidor, e tudo isso durante a vinda de Santos-Dumont ao Brasil.Bilac vê estrelas é quase uma chanchada, quase uma comédia-pastelão à brasileira. Em sua estréia na literatura, Ruy Castro revela-se um ficcionista que, como seus leitores já sabiam, é um especialista em bom humor. 
O casamento – Nicholas Sparks – Arqueiro
O casamentoResumo: Após quase 30 anos de casamento, Wilson Lewis é obrigado a encarar uma dolorosa verdade: sua esposa, Jane, parece ter deixado de amá-lo, e ele é o único culpado disso. Viciado em trabalho, Wilson costumava passar mais tempo no escritório do que com a família. Além disso, nunca conseguiu ser romântico como o sogro era com a própria mulher. A história de amor dos pais de Jane,contada em Diário de uma paixão, sempre foi um exemplo para os filhos de como um casamento deveria ser. Diante da incapacidade do marido de expressar suas emoções, Jane começa a duvidar de que tenha feito a escolha certa ao se casar com ele. Wilson, porém, sente que seu amor pela esposa só cresceu ao longo dos anos. Agora que seu relacionamento está ameaçado, ele vai fazer o que for necessário para se tornar o homem que Jane sempre desejou que ele fosse. Em ‘O casamento’, Nicholas Sparks faz os leitores relembrarem a alegria de se apaixonar e o desafio de se manterem apaixonados.
Cilada – Harlan Coben – Sextante
CiladaResumo: Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior.. Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida.
Desaparecido para sempre – Harlan Coben – Sextante
Desaparecido para sempreResumo: No leito de morte, a mãe de Will Klein lhe faz uma revelação: seu irmão mais velho, Ken, desaparecido há 11 anos e acusado do assassinato de sua vizinha Julie Miller, estaria vivo. Embora a polícia o considere um fugitivo, a família sempre acreditou em sua inocência. Ainda aturdido por essa descoberta e tentando entender o que realmente aconteceu com seu irmão, Will se depara com outro mistério: Sheila, seu grande amor, some de repente, e o FBI suspeita do envolvimento dela no assassinato de dois homens. Apesar de estarem juntos há quase um ano, Sheila nunca revelou muito sobre o seu passado.
Era no tempo do rei:  um romance da chegada da Corte – Ruy Castro – Objetiva
Era no tempo do reiResumo: O cenário é o Rio de Janeiro de 1810, dois anos depois da chegada da Família Real portuguesa, com as ruas vivendo uma agitação jamais vista em uma cidade das Américas. Os personagens são nobres e plebeus que existiram de verdade e outros saídos da mais delirante imaginação. Em ‘Era no tempo do rei’, nem tudo o que se lê aconteceu. Os heróis do romance são o príncipe D. Pedro e seu amigo Leonardo, um menino de rua, ambos com 12 anos. Os dois garotos endiabrados tomam a cidade de assalto, envolvendo-se nas mais empolgantes cabriolas.
Fallen – Lauren Kate – Galera Record
FallenResumo: Algo parece estranhamente familiar em relação a Daniel Grigori. Solitário e enigmático, ele chama a atenção de Luce logo no seu primeiro dia de aula no reformatório. A mudança de escola foi difícil para a jovem, mas encontrar Daniel parece aliviar o peso das sombras que atormentam seu passado – um incêndio misterioso que provocou a morte de seu namorado levou Luce até ali. Atraída por Daniel, ela quer descobrir qual é o segredo que ele precisa tanto esconder – uma verdade que poderia matá-la. Algo que, em suas vidas passadas, Daniel não conseguiu evitar.
O melhor de mim – Nicholas Sparks – Arqueiro
download (2)Resumo: Na primavera de 1984, os estudantes Amanda Collier e Dawson Cole se apaixonaram perdidamente. Embora vivessem em mundos muito diferentes, o amor que sentiam um pelo outro parecia forte o bastante para desafiar todas as convenções de Oriental, a pequena cidade em que moravam. Nascido em uma família de criminosos, o solitário Dawson acreditava que seu sentimento por Amanda lhe daria a força necessária para fugir do destino sombrio que parecia traçado para ele. Ela, uma garota bonita e de família tradicional, que sonhava entrar para uma universidade de renome, via no namorado um porto seguro para toda a sua paixão e seu espírito livre. Infelizmente, quando o verão do último ano de escola chegou ao fim, a realidade os separou de maneira cruel e implacável. Vinte e cinco anos depois, eles estão de volta a Oriental para o velório de Tuck Hostetler, o homem que um dia abrigou Dawson, acobertou o namoro do casal e acabou se tornando o melhor amigo dos dois.

 

 

Um dia – David Nicholls – Intrínseca
download (1)Resumo: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro. Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois. Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.

 

O colecionador de lágrimas: Holocausto nunca mais – Augusto Cury – Planeta
O colecionador de lágrimasResumo: Um professor especialista em nazismo e II Guerra Mundial começa a ter insônias e pesadelos, como se estivesse vivendo as atrocidades ocorridas durante o Nazismo. Em um ponto de desatino, diz que os alunos são parceiros de Hitler. Sua intenção é provocar a sensibilidade e a curiosidade de seus alunos. Bem quisto por alguns, mas criticado e processado por outros, sua fama coloca os holofotes sobre ele, ainda mais quando um complô nazista parece persiguí-lo.
Ilíada: a guerra de Troia – Menelaos Stephanides – Odysseus
ÍliadaResumo: A guerra de Tróia foi a mais terrível daqueles tempos antigos. Durou mais de dez anos, contou com a intervenção dos deuses olímpios e com a participação de heróis lendários como Odisseu, Agamêmnon, Aquiles, Heitor, entre outros. Essa guerra, cheia de sofrimento e beleza, que começa pelo rapto de uma linda mulher, é o cenário da Ilíada de Homero, um clássico da literatura universal.
Não conte a ninguém – Harlan Coben – Sextante
Não conte a ninguémResumo: Há oito anos, enquanto comemoravam o aniversário de seu primeiro beijo, o Dr. David Beck e sua esposa, Elizabeth, sofreram um terrível ataque. Ele foi golpeado e caiu no lago, inconsciente. Ela foi raptada e brutalmente assassinada por um serial killer. O caso volta à tona quando a polícia encontra dois corpos enterrados perto do local do crime, junto com o taco de beisebol usado para nocautear David. Ao mesmo tempo, o médico recebe um misterioso e-mail, que, aparentemente, só pode ter siso enviado por sua esposa. Esses novos fatos fazem ressurgir inúmeras perguntas sem resposta: Como David conseguiu sair do lago? Elizabeth está viva? E, se estiver, de quem era o corpo enterrado oito anos antes? Por que ela demorou tanto para entrar em contato com o marido?
Noites de tormenta – Nicholas Sparks – Novo Conceito
Noites de tormentaResumo: Noites de Tormenta’ acompanha as vidas de Adrianne Willis e Paul Flanner. Ela, uma mulher de 60 anos que dedicou a vida aos filhos, netos e ao trabalho, e que ainda acredita no amor como condição essencial para uma vida plena. Ele, um médico conceituado, com problemas de relacionamento com o filho. Ela busca refúgio em Rodanthe, pequena cidade na Carolina do Norte, indo passar um fim de semana na pousada de uma amiga. Ali espera encontrar a tranquilidade de que precisa desesperadamente para refletir sobre os conflitos que a angustiam- seu marido pediu para voltar para casa e sua filha adolescente critica todas as suas decisões. Pouco depois de sua chegada à pousada, houve a previsão de uma grande tempestade, e o Dr. Flanner chega à cidade. Único hóspede da pousada, ele não está atrás de um final de semana de descanso, e sim enfrentando uma crise de consciência. Agora, com a tempestade se aproximando, eles procuram consolo um no outro e, em dois dias, iniciam um romance que trará mudanças para ambos.

 

Uma pequena casa de chá em Cabul – Deborah Rodriguez – LeYa
Uma pequena casa de chá em CabulResumo: Sunny é a orgulhosa proprietária de uma pequena casa de chá no coração do Afeganistão e precisa de um plano genial – e rápido – para manter o local e os clientes seguros. Yasmina, uma jovem grávida que fora roubada de seu distante vilarejo e abandonada nas ruas violentas de Cabul. Candace, uma americana rica que finalmente trocou o marido pelo amante afegão, o enigmático Wakil. Isabel, uma jornalista determinada com um segredo que pode privá-la da maior reportagem de sua vida. Halajan, a ‘mãe’ do grupo, uma idosa cujo antigo caso de amor vai contra todas as regras. Essa pequena casa de chá em Cabul atende homens e mulheres, expatriados, funcionários da ONU e mercenários; todos em busca de um momento de paz em uma região onde a tensão paira no ar e uma bomba pode explodir a qualquer momento, mas também se torna o cenário para o encontro dessas cinco mulheres que, mesmo tão diferentes entre si, compartilham segredos e tornam-se amigas com uma relação extraordinária. 
Refúgio – Harlan Coben – Arqueiro
RefúgioResumo: Apresentado ao público pela primeira vez no suspense ‘Alta tensão’, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe numa clínica de reabilitação.
Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio. Para sua sorte, ele logo arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente. Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada. Para piorar, uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que o levará a questionar a vida que acreditava ter. Perspicaz e esperto como o tio Myron, Mickey está disposto a fazer tudo o que for preciso para salvar as pessoas que ama.
Vida: Cruz e Souza, Bashô, Jesus e Trótski: 4 biografias – Paulo Leminski – Companhia das Letras
VidaResumo: Quando a Companhia das Letras lançou ‘Toda poesia’, em fevereiro de 2013, alguns dos livros ali reunidos – como ‘Caprichos & relaxos’ e ‘Distraídos venceremos’ – estavam fora de catálogo e vinham sendo procurados pelo amplo público leitor de Paulo Leminski há mais de dez anos. Fenômeno semelhante ocorre com as quatro biografias que Leminski escreveu para a Coleção Encanto Radical ao longo da década de 1980; livros como ‘Bashô – a lágrima do peixe’ são raridades, e voltam ao mercado com a reedição de um volume único. Sob o olhar poético e apaixonado de um mesmo admirador, essas quatro trajetórias aparentemente desconexas ganham novas dimensões, criam elos e se complementam, em comunicação permanente com a vida e a obra de seu biógrafo. Trótski é visto como um homem de letras, autor do ‘mais extraordinário livro sobre literatura’ já escrito por um político. Cruz e Sousa é personagem central de um movimento que Leminski chama de ‘underground’ e que muito o influenciaria; o simbolismo. Bashô, antes de se tornar pai do haikai, foi membro da classe samurai. E Jesus é um ‘superpoeta’. Enquanto traz à tona lados de quatro de seus heróis, Leminski revela muito de si mesmo, tão múltiplo e fascinante quanto os biografados, e fornece a seus fãs, em narrativas aliciantes e cheias de estilo, uma gênese de suas principais influências.
Candido, ou uma história sonhada na Sicília – Leonardo Sciascia – Berlendis & Vertecchia
Candido, ou uma história sonhada na SicíliaResumo: Diz Montesquieu que uma obra original quase sempre faz nascer outras quinhentas ou seiscentas, servindo-se estas da primeira mais ou menos como os geômetras se servem das suas fórmulas. Não sei se Candide serviu de fórmula a outros quinhentos ou seiscentos livros. Creio que não, infelizmente, pois certamente teríamos nos entediado menos com tanta literatura. Contudo, seja esta minha narrativa a primeira ou seiscentésima, foi dessa fórmula que tentei me servir.’
Um conto do destino – Mark Helprin – Novo Conceito
Um conto do destinoResumo: É possível amar alguém tão plenamente que a pessoa não pode morrer? Entre o amor e o destino, entre a luz e a escuridão, milagres podem acontecer! Em uma noite especialmente fria, o mecânico Peter Lake consegue invadir uma mansão do Upper West Side que mais parece uma fortaleza. Ele pensa que não há ninguém em casa, mas a filha do dono o surpreende em plena ação. Assim começa o romance entre o ladrão de meia-idade e Beverly Penn, uma jovem que tem pouco tempo de vida. O amor que os une é tão poderoso que levará Peter Lake, um homem simples e sem instrução, a desejar parar o tempo e trazer os mortos de volta. O livro nos transporta do século 19 ao final do século 20, na virada do milênio. Os personagens se encontram e se perdem ao sabor do destino, que insiste em brincar com aqueles que encontra pelo caminho.
Contos fantásticos do século XIX – Organização de Italo Calvino – Companhia das Letras
Contos fantásticos do século XIXResumo: Os ‘Contos fantásticos do século XIX’ foram selecionados pelo escritor Italo Calvino para uma série da televisão italiana, em 1983. Aqui estão as várias faces do sobrenatural – são histórias de fantasmas e de horror, do onírico, do macabro, do exótico e do misterioso. Os contos foram escritos por 26 autores do século XIX, de tradições literárias as mais diversas – de Hoffmann e Walter Scott a Kipling e H. G. Wells, passando, por Gogol, Poe e Andersen, entre outros, além de autores considerados ‘realistas’, como Balzac, Dickens, Maupassant e Henry James. Todos procuram, atrás da aparência cotidiana dos fatos, um mundo encantado ou infernal que, mais do que assustar o leitor, o deixe perplexo.
Desculpa se te chamo de amor – Federico Moccia – Planeta
Desculpa se te chamo de amorResumo: Niki é uma bela garota, é divertida, é inteligente. Tem 17 anos. Alex é um ‘garoto’ de quase 37. Separou-se há pouco, e sem uma razão clara, de sua noiva. Publicitário com grandes responsabilidades vê-se em crise no trabalho. Os dois se cruzam casualmente num pequeno acidente de trânsito. Niki gosta de Alex, Alex acha Niki divertida. A relação fica cada vez mais intensa. Não querem deixar a diferença de idade atrapalhar… O mundo dos adolescentes se choca com o dos adultos. Mas a vida dos dois nunca mais será a mesma. Este romance é a vontade de reencontrar a própria liberdade, a vontade de ter sentimentos verdadeiros, de amar sem convenções e sem muitos porquês. É o cotidiano, mas também o sonho.
O dia da tempestade – Rosamunde Pilcher – Bertrand Brasil
O dia da tempestadeResumo: Rebecca Bayliss é uma jovem londrina que vive longe da mãe e nunca soube do paradeiro do pai – até o dia em que recebe uma carta de um amigo da mãe pedindo-lhe que vá imediatamente a seu encontro. Rebecca, então, passa a saber de sua família, dos acontecimentos que culminaram com o rompimento de sua mãe com o pai – um talentoso pintor e ex-oficial da Marinha. Buscando reencontrar o passado, Rebecca partirá para Boscarva, onde conhecerá pessoas ambíguas que se revelarão aos poucos. Grenville Bayliss, seu avô irascível e teimoso; Joss Gardner, o carpinteiro habilidoso por quem Rebecca nutre sentimentos conflitantes; Andréa, uma jovem instável apaixonada por Joss; Eliot, seu primo ambicioso, envolvido em negócios escusos; e Pettifer, o criado leal a Grenville Bayliss.
Euclidianas – Eugène Guillevic – Berlendis & Vertecchia
EuclidianasResumo: Neste livro, o poeta se reconcilia com o geométrica – e assim surge um inteligente e bem-humorado experimento, que contrapõe a fria ciência dos bancos escolares a alternativa de uma geometria humanizada. Ganham voz os planos, linhas e figuras, e poeticamente discorrem de suas alegrias, suas angustias, suas singularidades.
As filhas da princesa – Jean P. Sasson – BestSeller
As filhas da princesaResumo: ‘As Filhas da Princesa’ revela as dificuldades da princesa Sultana em criar filhas num mundo dominado por fanáticos religiosos e políticos. Sasson volta a emocionar os leitores com revelações fantásticas de mulheres que são, ao mesmo, tempo princesas e escravas.
A ilha misteriosa – Jules Verne – Zahar
A ilha misteriosaResumo: Cinco náufragos do ar , arrastados em seu balão por um furacão, aterrissam numa ilha deserta do Pacífico Sul, em 24 de março de 1865. Contando somente com a roupa do corpo, porém enérgicos e determinados, o pequeno núcleo de colonos irá refazer toda a longa trajetória da civilização- da pré-história aos tempos modernos, do domínio do fogo à fabricação de nitroglicerina, dos primeiros artefatos à pilha elé- trica, da cerâmica rudimentar à instalação de um elevador e de um telégrafo, sem deixar de passar pelo advento da agricultura e da pecuária. Mas logo perceberão, escondida na ilha, uma presen- ça misteriosa, cujas intervenções eles constatam, sem no entanto descobrirem sua origem… Sucesso desde o lançamento, A ilha misteriosa é uma viagem extraordinária, e também uma reflexão sobre a humanidade, sua definição e seus limites. Um clássico incontestável, e uma obra especial para os amantes de 20 mil léguas submarinas e do Capitão Nemo. Essa edição traz o texto integral, copiosas notas e ilustrações, glossário de termos náuticos, cronologia de vida e obra de Jules Verne e um revelador texto de apresentação.
Memórias inventadas: as infâncias de Manoel de Barros – Manoel de Barros – Planeta
Memórias inventadasResumo: Em ´Memórias Inventadas – a Infância´, o autor, Manoel de Barros, opta, pela primeira vez, quase totalmente pela prosa para falar de sua infância ou, melhor dizendo, reinventá-la. Seus pequenos contos transportam o leitor para o tempo em que as crianças construíam seus próprios brinquedos; apresenta personagens que o ajudaram a ver o mundo de uma forma diferente; revela como o poeta foi sendo forjado nas histórias que viveu com seus pais, avós e amigos e na sua singular relação com a palavra. O livro traz um outro ingrediente que o torna ainda mais especial – a prosa de Manoel de Barros tem como companhia as iluminuras de Martha Barros, pintora e filha do poeta. Texto e imagem se completam, compondo um cenário único e surpreendente.
A terra da bruma – Arthur Conan Doyle – Zahar
A terra da brumaResumo: Em ‘A terra da bruma’, o professor Challenger e sua paixão pela observação e pelas evidências científicas são desafiados por fenômenos sobrenaturais, que escapam à compreensão do raciocínio, questionam os limites entre razão e religião, materialismo e crença. Instigado por sua corajosa filha e pelo amigo constante, Edward Malone o cético e irritadiço professor, vê-se prestes a ter de aceitar que a morte pode não ser a fronteira final. Seu contato com o espiritismo desafia todas as suas convicções anteriores.
O vendedor de sonhos e a revolução dos anônimos – Augusto Cury – Academia de Inteligencia
O vendedor de sonhos e a revolução dos anônimosResumo: No novo livro da saga O Vendedor de Sonhos, o Mestre continua virando a sociedade de cabeça para baixo. Depois de sofrer perdas irreparáveis e ver seu mundo desmoronar, esse misterioso homem procura reconstruir sua vida vendendo sonhos. Seus discursos são cortantes como lâminas; suas ideias, arrebatadoras. Seus discípulos são baderneiros e revolucionários que transformam drama em comédia e colocam grandes ideias num circo social. O Vendedor de Sonhos e A revolução dos anônimos mostra como a trajetória de cada ser humano é admiravelmente complexa, escrita com lágrimas e júbilo, tranquilidade e ansiedade, sanidade e loucura.

 

 

 

 

________________________________________________________________

SETEMBRO / 2015

Literatura Infantojuvenil
1, 2, 3 de repente no Brasil – Cristina Falcón – Ciranda Cultural
1, 2, 3 de repente no BrasilResumo: Martim encontra-se no meio de uma confusão envolvendo seu dragão Lee, seu gato Fichu e um visitante que precisa ser resgatado urgentemente. Com a ajuda do diário de viagens do seu avô, ele descobre que um pássaro exótico está ameaçado de extinção e que sua missão é levá-lo de volta para casa o mais breve possível. Sem demora, Martim vai para o Brasil. Mas, assim que chega lá, algo inesperado acontece, que o leva a viajar por todo o país, do Rio de Janeiro para a Bahia, Belém e para a Floresta Amazônica… em uma aventura por cavernas, dunas, rios e cachoeiras, seguindo o rastro dos fugitivos.
1, 2, 3 de repente na China – Cristina Falcón – Ciranda Cultural
1,2,3 De Repente Na ChinaResumo: Depois de decifrar códigos secretos, Martin vai à China, onde recebe as boas vindas da maneira mais inesperada: dentro de um dragão!
1, 2, 3 de repente no México – Cristina Falcón – Ciranda Cultural
1, 2, 3 de repente no MéxicoResumo: Um encontro com o forte e misterioso animal desperta em Martim emoções que ele não conhecia e o encoraja a descobrir tudo o que for possível sobre essa criatura. Um bilhete encontrado no diário de viagens do seu avô guia Martin à ‘terra dos deuses’ e o teletransportoscópio o leva a uma inesperada jornada, no México! Na terra dos antigos astecas e maias, Martim tem maravilhosos encontros, descobertas e aventuras em lugares sagrados, pirâmides e florestas, e ainda encontra tesouros do passado e do presente. Em Teotihuacán, na Cidade do México, em Guadalajara, em Puebla e Cancún ele descobre um país mágico e pistas que revelarão qual é o seu espírito protetor. 
A bruxa Jezibaba e a menina bordadeira – Fábio Sombra – Compor
A bruxa Jezibaba e a menina bordadeiraResumo: Usando a técnica do cordel, Fábio Sombra apresenta ao leitor uma história sobre a origem da verruga na ponta do nariz da bruxa e sobre a cor cinzenta das corujas. Com agilidade e humor, ele narra as artimanhas da bruxa Jezibaba para atender aos apelos insistentes da coruja, que desejava ter muitas cores. O jeito foi valer-se da camponesa Vilemina, bordadeira de coração puro, limpo e imaculado, que enquanto bordava (com a agulha enfeitiçada) o risco de coruja fornecido pela bruxa, ia consumindo as cores das flores, das frutas e das folhagens. O que fazer para reverter quadro tão desastroso? Vilemina soube resolver o impasse com honestidade e inteligência. E ainda ‘enfeitiçou’ o nariz de Jezibaba.
Angélica – Lygia Bojunga
8589020061Resumo: Quando você não quer mais ser o que você é – dá pra mudar de pele? Quando você não se conforma com o jeito que a sua família vive – dá pra mudar o jeito? E quando você não arranja emprego – dá pra inventar um? Se você tem que vender um pedaço de você mesmo pra sobreviver – dá pra ficar de bom humor? E se você fica velho e sozinho no mundo – dá pra dar a volta por cima? Os personagens que levantam estas dúvidas (e outras mais) se encontram aqui neste livro. Juntos, criam uma peça de teatro chamada Angélica A criatividade faz de cada um deles um ser mais feliz.
Os colegas – Lygia Bojunga
lygiaResumo: Em ‘Os colegas’, o ursíssimo Voz de Cristal, o coelho Cara-de-pau, e os vira-latas Virinha e Latinha – seres abandonados, vivendo à margem da vida – descobrem a amizade, a solidariedade e uma intensa alegria de viver.
Bruxilda e a pirâmide dos alimentos – Arlette Piai – Elementar
Bruxilda e a pirâmide dos alimentosResumo: O gato da Bruxilda come de tudo, especialmente doces. Na escola, as crianças discutem o que é uma alimentação saudável e resolvem chamar o gato para uma entrevista. Mas como Bruxilda reagirá ao saber que as crianças estão conversando com o gato e que rendo mudar os hábitos alimentares dele?
Clarinha e Berenice e o dicionário do inesperado – Carolina Mondin – Kapulana
Clarinha e Berenice e o dicionário do inesperadoResumo: Em um dia chuvoso, Clarinha ganha uma boneca muito especial, Berenice. Como não podem ‘brincar lá fora’ porque está chovendo, as inseparáveis amigas se transportam para o universo das letrinhas em busca do Sol. Durante essa aventura misteriosa, com a ajuda do ‘Dicionário do Inesperado’ e da mochila azul de Clarinha, elas enfrentam desafios e um adversário poderoso, o Sr. Caos!
Cordel da terra e do céu – Simone de Pádua Thomaz – Lê
Cordel da terra e do céuResumo: Em forma de cordel, os autores contam a história da busca da humanidade para compreender  os céus, a Terra, o universo. Diferentes povos –  fenícios, chineses, indianos – apresentavam suas variadas conclusões sobre o planeta, até que os sábios gregos resolveram exigir que qualquer ideia proposta  deveria  se assentar em argumentos sólidos. A partir de então, os conhecimentos se desenvolveram e se expandiram, até que Fernão de Magalhães, no início do século XVI, conseguiu mostrar que a Terra era redonda, ou melhor, “redondinha como se ela fosse feita com um compasso – e azul”, segundo o famoso astronauta.  
É tudo família! – Alexandra Maxeiner – L&PM
É tudo famíliaResumo: De vez em quando, Lucas briga com a irmã Elisa. Júlia não tem irmãos, mas tem tudo em dobro. Davi tem um três-quartos-de-pai que ele adora. Carla e Maurício têm duas mães e dois pais. Carolina está muito triste e não quer ter outra mãe. Paula ganha duas festas por ano- a de aniversário e a de dia da chegada. O pai de Maurício chama-o de pituquinho. Lucinha tem a voz igualzinha à da mãe. Porém, todos têm algo em comum- pertencem a uma família, e toda família é única!
Corda bamba – Lygia Bojunga
download (11)Resumo: Neste livro a autora ´Lygia Bojunga´ se aventura pelas veredas da imaginação infanto-juvenil e arma sobre o jovem e respeitável público a lona de seu circo de surpresas e encantamento, apresentando-lhe esta ´Corda Bamba´, através da qual Maria, filha de equilibristas, e ela mesma artista de circo, resolve viajar para dentro de si mesma. Viver na corda bamba – é como o imaginário popular define a existência de quem tem que enfrentar desafios diários para sobreviver. Assim caminha Maria em busca de seu próprio equilíbrio, abrindo as portas do passado e recompondo-se dos dramas que marcaram sua infância circense.
O sofá estampado – Lygia Bojunga
O_SOFA_ESTAMPADO_1234638501BResumo: ‘O sofá estampado’ conta uma história aparentemente singela (a paixão de um tatu por uma gata angorá), abrindo em suas páginas um leque de personagens pitorescos, que pincelam com suas ações e diálogos um quadro divertido e emocionante de crítica social.

 

 

 

 

A galinha da vizinha chegou ao fim da linha – Lilian Sypriano – Formato
A galinha da vizinha chegou ao fim da linhaResumo: Na casa grande e amarela acontece cada coisa que só você vendo para acreditar. Crimes, sequestros, moradores misteriosos, fantasmas, gatos, ratos e um montão de gente aprontando a maior confusão. Você também participa, brinca de detetive, desvenda mistérios e descobre mil coisas com a turma da Casa Amarela. 
A infância de Mauricio de Sousa – Audálio Dantas – Callis
A infância de Mauricio de SousaResumo: Neste livro Audálio Dantas conta a infância de Mauricio de Souza, o criador da tão querida turma da Mônica. Mauricio foi um menino alegre e muito esperto, que tinha uma família carinhosa e um monte de amigos especiais. Aprendeu a ler, é claro, em um gibi. Desde pequeno já adorava desenhar e contar histórias! As histórinhas que ele escreveu espalharam-se por todo o mundo.
Seis vezes Lucas – Lygia Bojunga
lygiResumo: Seis Vezes Lucas – Dividido em seis momentos marcantes na vida do personagem Lucas, o livro retrata conflitos presentes na maioria das famílias, tais com oo medo da solidão, a frustração por não ter um cachorrinho, as brigas entre os pais etc.
Jabuti e Tartaruga – Marco Coiatelli – Elementar
Jabuti e tartarugaResumo: Num reino distante, um rei e uma rainha bem velhinhos tinham um Jabuti e uma Tartaruga de estimação. Um dia, os reis são invadidos por uma profunda tristeza. Jabuti e Tartaruga saem pelo mundo para encontrar uma solução que ponha fim ao sofrimento d os reis. Viajam pelos três reinos – dos sonhos, da ilusão e da realidade – e fazem uma descoberta muito importante.
Kalimba – Maria Celestina Fernandes – Kapulana
KalimbaResumo: Em Kalimba, Maria Celestina Fernandes conta com graça e leveza a história do menino angolano Kababo e de seu pássaro Kalimba. Acompanhe as aventuras desses dois amigos por aldeias angolanas, algures no continente africano. As ilustrações da brasileira Brunna Mancuso convidam o leitor a conhecer um mundo mágico em que a criança e o pássaro vencem desafios e ajudam uma comunidade em momentos de dificuldade. 
O leão tem dor de garganta – Livia Garcia-Roza – Companhia das Letrinhas
O leão tem dor de gargantaResumo: De uma hora para a outra, a floresta se encheu de rugidos e ninguém mais conseguia dormir. Um som daqueles só podia vir da garganta do grande rei. Mas desta vez ele não estava bravo; o coitado estava doente, com muita dor de garganta. Entre os animais, não se falava em outra coisa. O que fazer? Quem iria ajudá-lo? Onde estava a mãe dele? Encarar aquele bocão aberto não era tarefa das mais fáceis, e a bicharada se juntou para achar uma solução. Sobrou para a velha Tartaruga, eleita por todos como a mais experiente. Só ela mesmo para amansar a fera. Assim, munida de sua bengala e de algumas gotinhas medicinais, dona Tartaruga vai até a toca do Leão. Será que vai dar certo?
Os nada-a-ver – Jean-Claude R. Alphen – Companhia das Letrinhas
Os nada a verResumo: Era uma vez uma cidade particular. Nela viviam seres especiais, todos diferentes um do outro. Cada um tinha o seu jeito e a sua turma, e não se misturavam com qualquer um. O-que-sorri era parente próximo d’O-que-assobia, que por sua vez era amigo d’O-que-quer-ficar-livre e d’O-que-cata-borboletas. Mas eles não podiam chegar perto de tipos como O-que-olha-o-relógio, O-que-conta-dinheiro, O-que-espera-pelo-pior, O-que-sempre-diz-não etc. (E muitos se identificavam com esse último tipo.) Acontece que um belo dia O-que-olha-o-espelho olhou um pouco mais para o lado e se deu conta de que existia outro tipo de beleza além da sua própria: era O-que-tem-cabelos-lisos. Foi paixão à primeira “olhada”, e também um escândalo, pois os dois não pertenciam ao mesmo grupo, de jei-to ne-nhum! Esse incidente se espalhou como fogo na floresta e logo a cidade estava transformada, e a encrenca, armada — O-que-acha-que-vai-dar-tudo-errado que o diga.
Pochê: a tartaruga que viveu a vida – Florence Seyvos – Martins Fontes
PochêResumo: Pochê é uma jovem tartaruga que sai de casa para viver sua vida. Um dia seu amigo Polegar morre e ela fica muito triste. Escreve cartas para ele, pensa nele o tempo todo. Outro dia, um caracol bate à sua porta. Pochê não está com muita vontade de receber visitas, mesmo assim ela abre. Outro dia ainda ela resolve viajar. Anda muito, tem muitos encontros e acha uma casa nova para morar. E muitos dias depois, já avó, Pochê conta a história de sua vida para as netas. Enriquecido por suaves ilustrações a bico de pena, este livro repassa com emoção e humor os momentos cruciais da vida de uma tartaruga, que poderia muito bem ser a vida de qualquer um de nós.
A princesa e o sapo: em quadrinhos – Adaptação de Will Eisner – Companhia das Letrinhas
A princesa e o sapoResumo: Era uma vez um príncipe que foi enfeitiçado por uma velha corcunda e virou sapo, sendo então obrigado a deixar o castelo onde morava. Em busca de uma residência mais adequada à sua nova condição, acabou se estabelecendo no poço de um outro castelo, junto ao qual uma princesinha costumava brincar com sua bola de ouro. Um dia ela deixou a bola cair dentro do poço e o sapo se ofereceu para tirá-la de lá; em troca, a princesa teria de beijá-lo. Assim, o caminho até um possível final feliz não chega a ser cor-de-rosa, pois Will Eisner procura transformar esse conto de fadas num pequeno estudo da ironia. 
Um raio de luz: a história de Albert Einstein – Jennifer Berne – Companhia das Letrinhas
Um raio de luzResumo: Enquanto anda de bicicleta numa estrada poeirenta, um garoto se vê viajando a uma velocidade além da imaginação, dentro de um raio de luz. É nessa mesma mente que nascerá, algum tempo depois, uma das mais revolucionárias ideias da ciência: a teoria da relatividade. Albert Einstein era um menino distraído com as maravilhas do mundo e acabou se tornando um dos maiores gênios da humanidade, iluminando profundamente a compreensão do universo que temos hoje. Jennifer Berne e Vladimir Radunsky convidam o leitor a viajar com Einstein numa jornada pela sua vida, desde o seu nascimento, e descobrir com ele o poder que a imaginação pode ter em cada um de nós.
Sanji e o padeiro – Robin Tzannes – Ciranda Cultural
Sanji e o padeiroResumo: Sanji adora o cheiro de pão fresquinho. Mas o ganancioso padeiro acusa Sanji de roubar os seus aromas. Como o juiz resolverá essa situação?
Vó coruja – Daniel Munduruku e Heloisa Prieto – Companhia das Letrinhas
Vó corujaCada um dos contos indígenas deste livro pertence a um povo e a uma região diferente. Em comum, possuem o fato de serem textos inspiradores e divertidos para leitores de qualquer idade. Era um dia de comemoração. Dona Irani promovia uma festa de aniversário na aldeia, com direito a bolo, vela e “parabéns”, costumes da cidade que seus netos tanto apreciavam. Mas, mesmo com todos os atrativos, a estrela da vez foi a avó coruja e as aventuras que narrou. As histórias da velha que mudou de pele, do roubo da noite, do fogo que se espalhou pela Terra, entre outros contos indígenas, fascinaram cada um dos convidados – e Dona Irani entendeu que os segredos da tradição ainda tinham o poder de unir a todos, fossem da cidade, da aldeia ou de qualquer lugar.
10 brasileiros nota 10 – Luís Pimentel – Moderna
10 brasileiros nota 10Resumo: “O que une indivíduos como o escritor Ariano Suassuna, o economista Celso Furtado, a atriz Fernanda Montenegro, o empresário e ex-vice-presidente da República José Alencar, o humorista e escritor Millôr Fernandes, a médica psiquiatra Nise da Silveira, o compositor Noel Rosa, o indianista Orlando Villa Bôas, o arquiteto Oscar Niemayer e o médico sanitarista Oswaldo cruz, além da brasilidade? A capacidade que demonstraram de transformar o brasileiríssimo em razão de ser. Tornaram-se, a nosso ver, nota 10 não pela condição de aqui nascidos, mas pelo orgulho, pela dignidade e pelo trabalho com que honraram o estigma, trunfo ou fardo que é ser brasileiro.” Aqui temos esses. No país como um todo temos muitos outros. Lendo esta obra, neste momento, temos hoje, nos bancos da escola ou nas bibliotecas, muitos brasileirinhos que serão os nota 10 de amanhã.
1, 2, 3 de repente no Egito – Cristina Falcón – Ciranda Cultural
1, 2, 3 de repente EgitoResumo: Um estranho visitante aparece no quarto de Martim. Talvez ele tenha vindo para dizer-lhe que ele deve viajar à enigmática terra dos Faraós: o Egito! Martim tira cuidadosamente o Teletransportoscópio de sua caixa e, quando pronuncia as coordenadas da viagem, chega ao seu novo destino, onde tenta decifrar o significado dos hieróglifos escritos sobre o talismã que o protegeu desde que era pequeno.
Acompanhado por Lee, o seu dragão, ele escapa dos perigos de uma terrível tempestade de areia e explora a região das pirâmides, Cairo, Luxor, Abu Simel, Answân e viaja ao longo do Nilo, em uma aventura cheia de desafios e descobertas.
Aventuras na Amazônia: uma brilhante aventura biológica – Dan Green – Moderna
Aventuras na AmazôniaResumo: Em Aventuras na Amazônia, o leitor é convidado a desvendar os enigmas da floresta tropical para ajudar em uma missão de resgate na Amazônia. Esta brilhante aventura biológica nos traz curiosidades sobre os animais, as plantas, o desmatamento e os segredos escondidos da natureza tropical. 
Causos do Sul: mentiras que são pura verdade – Org. de Liana Bertussi – Paulus
Causos do SulResumo: Mentiras que são pura verdade registra histórias que são parte da literatura oral do Rio Grande do Sul e que circulam pelas fazendas, no galpão, ao redor do fogo de chão, ou perto do fogão a lenha, narrativas contadas pelos contadores, as quais aquecem as noites frias dos pagos e alegram as tardes ensolaradas. As narrativas aqui são registros do início do século XX, feitos pelo escritor Simões Lopes Neto (Pelotas, 1865-1916), que reelaborou os contos populares, nos livros Contos gauchescos (1912), Lendas do Sul (1913) e Casos do Romualdo (1914), criando os narradores Blau Nunes e Romualdo como personagens que representam os contadores de causos. Também registra a coletânea feita, no fi nal do século, por Paulo e Lisana Bertussi, com seu Causos do boi voador, contos populares da região chamada Campos de Cima da Serra.
A fada Oriana – Sophia de Mello Breyner Andresen – Cosac Naify
A fada OrianaResumo: Oriana é uma fada boa invisível aos olhos das pessoas. Ela cuida da floresta e de seus moradores e, por isso, mal tem tempo para si. Um dia, quando olha seu reflexo na água, surpreende-se com sua própria beleza e passa a admirar-se por horas a fio, perdendo-se em sua vaidade. Como punição, tem de abrir mão de seus bens mais preciosos – a varinha de condão e as asinhas – e lidar com as dificuldades da vida sem magia. Uma história de conscientização sobre os prejuízos que nossos impulsos egoístas – sejamos humanos ou fadas – causam à coletividade.

 

 

Coleção: Diário de uma garota nada popular – Rachel Renné Russell – Verus
Resumo: Nikki, de 14 anos, ganhou uma bolsa de estudos para uma escola particular de prestígio. Sua angústia ao lidar com as meninas malvadas do colégio, a relação com seus pais, sua paixão pelo bonitão da escola e as novas amizades que faz são assuntos registrados em seu diário, ao lado de inúmeros desenhos que ela mesma faz de sua vida.

DIARIO_DE_UMA_GAROTA_NADA_POPULAR_1301696946Pc5d5cb52-bff0-4c66-a018-426fcdd9b8e5 356404 9788576862956 livro_xyEh9c JLRGJKBLUJKNFSDSERGHFYBHU6U6N6 Diário de uma garota nada popular 7 OK

 

Literatura Juvenil
Meu pai é o cara – César Obeid – Moderna
Meu pai é o caraResumo: O jovem Gustavo vê sua vida mudar completamente de uma hora pra outra. Num dia, é filho de um famoso diretor de teatro. No outro, vê seu pai abandonar a arte para, misteriosamente, trabalhar com o comércio. Viagens nacionais e internacionais e jantares em restaurantes sofisticados se tornam constantes no seu dia a dia. Até que o garoto descobre que seu pai está trabalhando com mercadoria ilegal, o que fez com que seu mundo desabe. No meio disso tudo, ainda tem uma namorada em busca de atenção. Como lidar com tantos conflitos? Será que Gustavo terá coragem de denunciar o próprio pai? Ou vai fingir que não sabe de nada? E a promessa de intercâmbio para estudar na incrível cidade natal de Shakespeare? Será que ainda está de pé? Descubra essas e outras perguntas difíceis que Gustavo terá que responder nessa história cheia de emoção, romance e desafios.
Coleção: Divergente / Insurgente / Convergente – Veronica Roth – Rocco
Resumo: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que poderá ter desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.

download download (1) download (2)

Deixe a neve cair – John Green, Maureen Johnson e Lauren Myracle – Rocco
download (3)Resumo: Na noite de Natal, uma tempestade de neve transforma uma pequena cidade num inusitado refúgio para encontros românticos. Em “Deixe a Neve Cair”, bem sucedida parceria entre três autores de grande sucesso entre os jovens, John Green, Lauren Myracle e Maureen Johnson escrevem três hilários e encantadores contos de amor, com direito a surpreendentes armadilhas do destino e beijos de tirar o fôlego. E provam que o amor verdadeiro pode acontecer quando e onde menos se espera.
Cidade banida: uma história do universo glimpse – Ricardo Ragazzo – Planeta
download (6)Resumo: No futuro, a Terra foi assolada por inúmeras guerras, o que dizimou 99% da população humana e transformou sua vida animal e vegetal. Boa parte dos seres humanos acabou confinada dentro dos muros de Prima Capitale, regida pelas draconianas regras do Supremo Decano. Por causa da rigidez do governo, todos os bebês nascidos no lugar precisam passar pelo crivo dos chamados cognitos, seres com poderes psíquicos capazes de prever o futuro. Caso, nesta visão, seja revelado que o novo cidadão cometerá um crime, sua sentença é a morte. Seppi Devone foi um desses bebês vetados. No entanto, sua mãe, Appia, consegue fugir com ela, livrando-a da cruel sentença. Elas vivem incógnitas numa comunidade no meio da mata e Appia cria sua filha como um garoto. Mas, quando Seppi completa 15 anos, o destino bate à sua porta e a garota terá de enfrentá-lo. Afinal, a adolescente é a única esperança que muitos oprimidos têm de se livrar do mal a que são submetidos pelo Supremo Decano. Irá ela abraçar essa sua missão?
Entre dois amores – Carolina Estrella – Planeta
download (4)Resumo: Helô Martinez está no 2º ano do ensino médio e ama duas coisas: garotos e moda. Definitivamente, ela não ama a língua portuguesa e não tem a menor vocação para ser leitora – de nada, nem de horóscopo –, e sempre que precisa fazer algum trabalho sobre literatura para a escola ela conta com a cumplicidade de Amanda, sua amiga nerd devoradora de livros. Mas sua mãe não aguenta mais seus boletins pintados de vermelho e resolve fazer uma intervenção. Contrata um professor particular para ajudar a filha a tirar notas boas em português e literatura. Para desespero de Helô, seu novo mestre é o vizinho “melequento” – como ela diz –, que está no primeiro ano da faculdade de Direito e a rejeitou num passado não muito distante. Apesar da tragédia anunciada, César Rodolfo, um garoto tímido, estudioso, de palavreado pomposo e arcaico e lindos olhos verdes, acaba conseguindo o impossível: transformar Heloísa numa leitora voraz, capaz de declamar Carlos Drummond de Andrade e citar Emily Brontë.

 

Pânico na escola – Pedro Bandeira – Moderna
Pânico na escolaResumo: Cinco fugitivos de uma penitenciária, fortemente armados, invadem uma escola estadual. Em sua ânsia pela liberdade, os criminosos estão dispostos a morrer se for necessário, mas levando junto as pobres vidas de alunos indefesos… Nesta escola estuda Edu, um rapazinho negro, tão desfavorecido quanto qualquer um de seus colegas, mas que tem um sonho e por ele sabe combater o bom combate – Edu é um grande desenhista, tem alma de artista. De que modo o jovem Edu, somente com seu caráter incapaz de qualquer violência, somente de posse das armas da compreensão, somente com seu coração cheio de amor pela linda e loura Vic, poderá evitar a tragédia que parece inevitável?
Miopia e outros contos insólitos – Tadeu Pereira – Saraiva
Miopia e outros contos insólitosResumo: De perto ninguém é normal. Será? As histórias deste livro fazem pensar. Realçam a poesia e a loucura que se escondem nas tramas do cotidiano. Trazem novos óculos, novas lentes, que ajudam a enxergar insólitas questões do mundo. São dezessete pequenos contos que evidenciam aspectos insólitos do comportamento humano que normalmente ninguém vê. Por meio de enredos interessantes, Tadeu Pereira expõe, de forma contundente, situações marcantes que definem o destino das personagens. Os contos são curtos, mas não se engane: os questionamentos são muitos.
O mistério final – Carlos Heitor Cony – Salamandra
O mistério finalResumo: No início da série ‘Carol e o homem do terno branco’, a protagonista – uma garota de classe média, filha de pais separados e moradora da Zona Sul carioca – tinha 13 anos e, em princípio, se diferenciava das amigas apenas por aparentar mais idade. Foi o Homem do Terno Branco – um bandido enigmático, sofisticado e sedutor, que nunca a chama de Carol, mas de Carolina – o único a perceber nela uma personalidade intrigante. A partir daí, ela enfrenta o Homem do Terno Branco em muitas circunstâncias e lugares em Petrópolis, numa fazenda na Bahia, no litora paulista (em O Mistério da Coroa Imperial, O mistério das Jóias Coloniais e O Mistério da Moto de Cristal). E, cada vez mais, sente aumentar o misto de desprezo e admiração, repulsa e atração pelo seu inimigo, que aos poucos se transforma em um desafio sentimental para ela. Nesta nova aventura, os dois voltam a se encontrar no Rio de Janeiro. Carol já tem 16 anos e não somente ela, mas também o Homem do Terno Branco são colocados diante do destino.
A metamorfose: em quadrinhos – Franz Kafka – Conrad
A metamorfoseResumo: Este livro traz o clássico de Kafka, ‘A metamorfose’, em versão adaptada para os quadrinhos. O estilo do artista gráfico Peter Kuper, uma fusão entre os quadrinhos norte-americanos e o expressionismo alemão, pode fazer com que a prosa de Kafka ganhe vida, revivendo todo o humor e a sagacidade do texto original, em que Kafka pretende retratar a família, a alienação, através da história de um inseto gigante.
Mudando de casca – Giselda Laporta Nicolelis – Moderna
Mudando de cascaResumo: Timor é um garoto de 14 anos que ainda não cresceu. Tem corpo e cara de criança. Sua família está enfrentando dificuldades; com o avô viúvo que paquera a vizinha, uma irmã mais velha e distante, o irmão caçula mimado e a mãe estressada. Depois da morte de seu ídolo, Senna, tudo parece ainda pior para Timor. Entre outros problemas com colegas, o garoto se apaixona por Majel, uma das garotas mais bonitas e inteligentes da escola. Inspirado pelo avô, Timor resolve tentar ser mais autoconfiante e passa a mandar bilhetes diários para a menina, com poesias que recolhe da biblioteca. Ela realmente se apaixona pelo enamorado anônimo, que continua a mandar por meses as notas. No final de muitas peripécias, Timor prefere fazer as coisas à sua maneira; passa a estudar muito, atraindo a atenção de Majel de outra maneira.
Olhos de ver – Tatiana Belinky – Moderna
Olhos de verResumo: Pequenas cenas em nosso cotidiano revelam-se ricas de significados e emoções. Delicadezas da vida para quem tem olhos de ver… Que tal um passeio pela São Paulo de algumas décadas atrás? É o que este apanhado de crônicas nos proporciona. Por suas histórias desfilam cenas e tipos que marcaram o dia-a-dia paulistano. Um mendigo pede apenas – a medida exata do seu querer; crianças de rua vendem colchetes e barbatanas para colarinho, ou devolvem o troco de uma generosa esmola; outras, ainda, oferecem uma flor à senhora que lhes paga um sanduíche. E uma cidade diferente, bem mais tranqüila e humana, vai surgindo diante de nós, na elegância poética da crônica de Tatiana Belinky. Nessas crônicas, Tatiana revela flagrantes sentimentais que desvendam a “discreta” beleza da vida urbana de São Paulo. Devido à violência e a degradação na vida da grande metrópole, seus comentários singelos e poéticos parecem muitas vezes distantes da cidade que conhecemos. As crônicas de Tatiana Belinky convidam o leitor a percorrer as ruas da cidade de São Paulo de algumas décadas atrás – mais tranqüila e humana, menos apressada, mais sensível.
A lenda do cavaleiro sem cabeça – Washington Irving – Leya
A lenda do cavaleiro sem cabeçaResumo: Um clássico de perder a cabeça! Ichabod Crane, um professor excêntrico e cético, tem seus métodos modernos e inovadores colocados à prova quando, saindo de uma festa promovida pelos Van Tassel, é caçado por um cavaleiro sem cabeça – o fantasma de um soldado – que logo desaparece. Ichabod inicia uma investigação a fim de solucionar uma série de assassinatos supostamente cometidos pelo Cavaleiro Sem Cabeça. Crane se apaixona pela bela e misteriosa Katrina Van Tassel, filha do maior fazendeiro da cidade e principal suspeito de estar por trás dos assassinatos. Um grande clássico americano em que o leitor é convidado a solucionar junto com o professor o mistério do cavaleiro.
Além do planeta silencioso: trilogia cósmica – C. S. Lewis – Martins Fontes
Além do planeta silenciosoResumo: Neste livro, o primeiro da empolgante trilogia de ficção científica de C. S. Lewis, o Dr. Ransom, um professor da Universidade de Cambridge, é sequestrado por dois cientistas do nosso planeta e levado numa espaçonave ao planeta vermelho de Malacandra, que ele conhecia por Marte. Seus sequestradores planejam saquear os tesouros do planeta e oferecer a vida de Ransom em sacrifício às criaturas que lá vivem. Ransom descobre que a Terra é conhecida pelas criaturas de Malacandra como “planeta silencioso”, cuja trágica história é conhecida por todo o Universo.
A maldição dos contrários – Cristina Caldeira – WMF Martins Fontes
A maldição dos contráriosResumo: Todos são suspeitos e ninguém está seguro. O inimigo pode estar em qualquer lugar e ninguém conhece seu verdadeiro rosto.
Gabriela, aos 16 anos, vive a rotina típica das adolescentes cariocas de classe média: colégio, um amplo grupo de amigos, praia, festas e a emoção do primeiro amor. Mas Gabriela guarda um segredo que a diferencia dos outros jovens. Ela é a herdeira dos poderes do mítico profeta Monah, e a pressão desse legado sempre a acompanha. Tudo parece correr bem até que a menina recebe o chamado que sempre temera: um terrível plano da CIMA – Central de Inteligência Maligna – ameaça escravizar a humanidade. A partir desse momento, Gabriela deixa sua zona de conforto para enfrentar as piores ameaças e os inimigos mais impiedosos em uma trama de suspense, mistério e ritmo alucinante. Uma aventura assustadora para ser devorada pagina a página, ambientada no Rio de Janeiro, em Brasília, no mundo mágico do Superior Instituto Angelical, nas Regiões Infernais e no tenebroso castelo da Floresta das Sombras.
Refugiados em busca de um mundo – Ricardo Brown – Larousse Jovem
Refugiados em busca de um mundo sem fronteirasResumo: Ricardo Bown aborda neste livro o drama dos que são obrigados a fugir de seu país e buscar refúgio onde, muitas vezes, a acolhida vem acompanhada da discriminação e do preconceito. Por meio da narrativa de Lili, uma garota comum que um dia vê se juntarem à sua sala dois refugiados, o colombiano Pablo e o leonês Jeremmy, o autor discute a tolerância cultural e valoriza o diálogo entre as diferenças. Dando voz às experiências de Jeremmy e Pablo, Ricardo Bown discute a importância de valorizar o humano nas sociedades e compreender que todos são semelhantes, independentemente da cultura, do sexo, da cor, da religião e das crenças políticas.
O caso de Pedro e Inês – Francisco Maciel Silveira (Xico Maciel) – Kapulana
O caso de Pedro e InêsResumo: É um ABC de Literatura em que o autor alia criatividade e rigor poético. É dedicado aos leitores jovens adultos à procura de uma literatura menos conservadora e com profundidade literária. Nesta obra poética, o autor, na figura de Xico Maciel, conta, em formato de literatura de cordel, a partir de um texto clássico português, a história do amor entre o infante português Pedro e a galega Inês de Castro, coroada rainha depois de morta. A tragédia romântica traz ilustrações em estilo de cordel de autoria de Dan Arsky.

 

 

 

 

Pequenos delitos – Walcyr Carrasco – Moderna
Pequenos delitosResumo: Os textos de Walcyr Carrasco são retratos rápidos, fotografias instantâneas da metrópole e de seus personagens. Cada crônica é uma nova revelação: ou mostra facetas da vida despercebidas na correria de todos os dias ou coloca em palavras, pensamentos e sensações compartilhados silenciosamente por todos nós, homens e mulheres urbanos. Carrasco escreve em primeira pessoa. Falando de si, fala de todos – e desperta a imediata simpatia do leitor. As crônicas são, antes de tudo, exercícios da arte sutil do equilíbrio: bem-humoradas e irônicas, não perdem a elegância delicadas, não resvalam para a pieguice implacáveis na descrição dos costumes da sociedade brasileira, são também generosas, compreensivas, repletas de doçura e humanidade.
Brigas, bilhetes e beijos – Renata Tufano – Moderna
Brigas, bilhetes e beijosResumo: Aurora acaba de chegar na escola nova. Ao contrário de sua amiga Fabiane, ela quer passar despercebida e não pensa em fazer amigos. O mais seguro é mesmo se fechar, pra não sofrer com os apelidos que sempre a acompanharam – gordinha, quatro-olhos… Porém, mais cedo do que se podia esperar, os apelidos começam de novo… Isso não vai acabar nunca? Enquanto o mundo está desabando, Aurora recebe um bilhetinho de amor de alguém querendo conhecê-la. Quem será que está por trás deste bilhete? Será uma armadilha? Ou será que existe alguém que realmente vê a beleza que ela insiste em esconder? 

 

A cama – Lygia Bojunga
download (12)Resumo: Em A cama Lygia cria uma extensa galeria de personagens, cujas vidas se entrelaçam na disputa de uma inusitada cama – único bem material que restou a uma família outrora abastada e que, agora, desencadeando conflitos, ora cômicos, ora dramáticos, ganha no livro o status de personagem principal.

 

Literatura para adultos
O dia da caça – James Patterson – Arqueiro
O dia da caçaResumo: Alex Cross está diante do criminoso mais cruel que já enfrentou Quando o detetive Alex Cross é chamado para investigar um caso de assassinato, depara-se com a cena de crime mais terrível que já viu em toda a sua carreira: uma família inteira foi morta dentro de casa. Tudo fica ainda mais chocante quando ele descobre que uma das vítimas é Ellie Cox, sua ex-namorada dos tempos de faculdade. Furioso, Cross decide pegar o assassino a qualquer custo Logo depois outro crime acontece, novamente envolvendo uma família inteira, só que dessa vez alguns membros dela estavam nos Estados Unidos e outros, na África. A investigação leva a crer que o assassino, conhecido apenas como Tiger, viajou para a Nigéria. Sem hesitar, Cross vai atrás dele. O detetive entra numa caçada implacável, numa terra sem lei Ao chegar lá, Cross se vê diante de um terrível cenário de miséria, violência e guerra civil iminente. Sem nenhuma ajuda, ele se envolve numa luta contra a corrupção e contra uma conspiração que parece não ter fronteiras, que pode pôr em risco sua vida e a de todas as pessoas que ele ama.
No mar – Toine Heijmans – Cosac Naify
No marResumo: Em meio a uma grande crise pessoal, Donald, um homem de 40 anos, decide passar três meses navegando pelo Mar do Norte em seu veleiro Ishmael. Nos últimos dias do trajeto, da Dinamarca para a Holanda, terá a companhia de sua filha de sete anos, Maria. Será a primeira vez que os dois ficarão sozinhos, sem os cuidados da mãe, Hagar. Apesar do cansaço do pai-capitão, tudo parece estar sob controle.  Quase chegando ao destino final, no entanto, ele perde a filha de vista. Esse narrador, nada confiável, escreve a experiência num diário de bordo, numa clara referência a Donald Crowhurst, navegador amador britânico encontrado morto em meio a uma competição, em 1969, depois de mandar uma série de falsos relatórios afirmando que estaria na rota correta e muito perto de cumprir o trajeto.

 

Bolsas, beijos e brigadeiros – Fernanda França – Planeta
download (7)Resumo: Melissa é uma jovem e impetuosa jornalista, que vive de escrever suas deliciosas aventuras por belas e curiosas cidades do mundo. Em nova fase de sua vida profissional, ela viaja à Europa em busca de cenários para as suas matérias e também de suas raízes italianas. Em meio a essa instigante jornada, além dos percalços comuns a uma mochileira no Velho Mundo, Melissa precisa lidar com a distância de seus familiares queridos, principalmente de sua mãe — grávida de um lho temporão —, e os misteriosos sumiços de seu namorado, Théo. O que será que ele lhe esconde? Por que desaparece sem deixar rastros e reaparece como se nada tivesse acontecido? É o que o leitor irá descobrir ao ler este saboroso romance e misto de guia turístico da Europa.

 

 

 

Mortais – Atul Gawande – Objetiva
Capa_Mortais.inddResumo: A medicina triunfou, transformou os perigos do parto, dos ferimentos e das doenças, antes atormentadores, em fatos controláveis. No entanto, no que diz respeito ao envelhecimento e à morte, o que ela faz muitas vezes se contrapõe ao que deveria fazer. Quando falam sobre a perspectiva da morte, médicos recorrem a falsas esperanças e a tratamentos que encurtam a vida em vez de trazer conforto. Por meio de uma pesquisa reveladora e de histórias comoventes, tanto de pacientes quanto da própria família, Gawande revela suas limitações. De maneira provocadora e honesta, Mortais reflete sobre o caminho que devemos percorrer para lidar sabiamente com nossa própria finitude.

 

 

 

DVD
Peter Pan
Peter Pan filmeResumo: Peter Pan (Jeremy Sumpter) é um garoto que nunca cresce e que vive na Terra do Nunca juntamente com os Garotos Perdidos e a fada Sininho. Num belo dia Peter Pan visita a casa dos Darling e convence Wendy (Rachel Hurt-Wood), John (Harry Newell) e Michael (Freddie Popplewell) a viajaram com ele para o lugar onde vive. Lá todos enfrentarão a ameaça do temível Capitão Gancho (Jason Isaacs).
Volta ao mundo em 80 dias: uma aposta muito louca
Volta ao mundo em 80 diasResumo: Em 1872, um aventureiro chinês conhecido como Passepartout consegue roubar uma pedra preciosa conhecida como Buddha e, durante sua fuga, acaba indo parar na equipe do viajante e inventor inglês Phineas Fogg, que havia acabado de apostar com um grupo de Lordes ingleses que ele conseguiria dar uma volta completa ao redor do planeta em apenas 80 dias. Sem muitas opções à mão, o esperto chinês embarca nesta viagem por terra, ar e mar.

 

 

 

 

_________________________________________________________________

AGOSTO / 2015

Adeus é para super-heróis – Isabela Noronha – SM
Adeus é para supre-heróisResumo: Despedidas não são fáceis. Que o diga o Tom, o garoto que engoliu o ‘adeus’ para o melhor amigo. Tudo aconteceu rápido – sentiu uma coisa agarrada na garganta, o estômago revirou, veio um gosto esquisito na boca. Ao longo da semana, lá se foram ‘barco’, ‘mola’, ‘castelo’, piscina’… Sorte que há palavras elásticas, como ‘amizade’ e ‘amor’, e caminhos alternativos para expressar sentimentos. Por meio deles, Tom elabora esta e outras separações importantes em sua vida. 
Baleias e golfinhos – Caroline Harris – Ciranda Cultural
Baleias e golfinhosResumo: Com este livro, é possível descobrir como os golfinhos usam os ecos para encontrar peixes, observar como as baleias são grandes e saber por quanto tempo såo capazes de prender a respiração, entre outras informações. Além disso, há instruções para fazer um móbile de golfinhos. 
Batu: o filho do rei – Celso Sisto – DCL
BatuResumo: Zemene é um corajoso guerreiro que, voltando de uma de suas caçadas, encontra o jovem Batu preso numa caverna. Para salvá-lo, o guerreiro enfrentará um grande perigo e, junto com seu novo amigo, seguirá numa longa jornada de volta ao reino. Baseado em um conto popular da Etiópia, Batu, o filho do rei narra uma história de amizade, coragem e confiança.
Carol desastrada – Jennifer Moore-Mallinos – Ciranda Cultural
Carol desastradaResumo: Olá! Meu nome é Carol, mais a maioria das crianças me chama de Carol Desastrada”. Carol admite que é um pouco desajeitada e, às vezes, porém, depois de uma série de infelizes situações, ela começa a acreditar que é ´´desastrada´´ e que nunca será boa em nada que fizer. Depois de esperar pelo ônibus da escola debaixo de uma tempestade, o dia de Carol vai de mal a pior. Além de ficar com suas amigas para evitar maiores humilhações, sentindo-se insegura e sem valor, Carol logo descobre que há um lugar no mundo onde ela se sinta confortável e confiante. Carol encontra seu espaço!
O caso enrolado do menino calado – Jonas Ribeiro – Suinara
O caso enrolado do menino caladoResumo: Amélia, uma pulga pra lá de tagarela, resolve ir morar atrás da orelha esquerda de Beto. Acontece que Beto é um menino calado e esconde um desejo peludo barulhento no fundo do coração. Agora é que Amélia vai fazer de tudo para descobrir que desejo maluco é esse! Acompanhe a aventura desses dois amigos, que descobrirão que uma pulga e um menino têm muito em comum! 
Click! A energia – Núria e Empar Jiménez – Ciranda Cultural
Click - a energiaResumo: As pessoas precisam de diferentes coisas para viver, muitas das quais funcionam com a eletricidade. Porém, isso não é algo fácil de obter. Este livro mostra de onde vem a energia e como ela é transformada e também como evitar o desperdício de energia.
O clima – Núria Roca – Ciranda Cultural
O climaResumo: O que você está usando hoje? Olhando o que as pessoas vestem, você pode supor se está calor ou frio, certo? Isto é o que chamamos de temperatura, ela muda muito de uma parte a outra do mundo e também de acordo com a estação do ano. A quantidade de chuva durante o ano e os ventos também variam bastante. O clima é tão importante para nós que talvez você queira saber como tudo acontece, não é verdade? 
O corpo humano – Richard Robinson – Ciranda Cultural
O corpo humanoResumo: Você sabia que – Algumas pessoas conseguem sentir o gosto das cores ou enxergar a musica? Mesmo que você ficasse 50 anos sem andar de bicicleta, o seu cérebro se lembraria dessa habilidade e bastaria você subir em uma para sair pedalando? Descubra esses e outros fatos na obra ‘O Corpo Humano’.
Criaturas do céu – Steve Parker – Ciranda Cultura
Criaturas do céuResumo: Descubra os primeiros animais voadores… Conheça o gigante pterossauro… Voe com os pássaros pré-históricos… Descubra tudo o que você queria saber sobre as criaturas do céu pré-históricas neste incrível livro! Que tal um passeio pela vida selvagem?
Cuidando do meio ambiente – Neil Morris – Ciranda Cultura
Cuidando do meio ambienteResumo: Sabia que em muitos países é proibido jogar lixo no chão? Aprenda muitos outros fatos incríveis que o ajudarão a manter o meio ambiente limpo.
Desertos – Steve Parker – Ciranda Cultural
DesertosResumo: Os desertos ocupam mais de 1/4 da superfície da Terra, e nesta obra é possível conhecer um pouco mais sobre estes locais. Conta com fatos interessantes e um mapa, além de apresentar dados sobre o clima, os animais e as pessoas.
Disfarce animal – Belinda Weber – Ciranda Cultural
Disfarce animalResumo: Disfarce Animal Com este livro é possível descobrir porque os animais usam a camuflagem, quais criaturas mudam de cor conforme a estação do ano e como fazer uma pintura fácil de tigre.
Eca! O lixo – Núria e Empar Jiménez – Ciranda Cultural
Eca O lixoResumo: As pessoas precisam de muitas coisas para viver e todas essas coisas produzem lixo. Neste livro, você vai descobrir de onde vem o lixo, os métodos disponíveis para acabar com ele e o que poderá acontecer se ele não for produzido em menos quantidade. Você quer saber como?
Economizando água – Neil Morris – Ciranda Cultural
Economizando águaResumo: Sabia que se você lavar o carro com um balde, usará 30 litros de água? Com uma mangueira, você gastaria cerca de seis vezes mais! Aprenda muitos outros fatos incríveis que o ajudarão a economizar água em casa e na escola.
Economizando energia – Neil Morris – Ciranda Cultural
Economizando energiaResumo: Sabia que cinco lâmpadas econômicas usam a mesma quantidade de eletricidade que uma lâmpada comum? Aprenda muito outros fatos incríveis que o ajudarão a economizar energia em casa e na escola.
Enciclopédia da natureza – DK
Enciclopédia da naturezaResumo: Nesta enciclopédia da natureza, fotos revelam como todos os tipos de animais e plantas coexistem. Figuras, informações e questionários curtos oferecem conhecimento e tornam o aprendizado divertido. Descubra como as plantas e os animais sobrevivem em todos os tipos de lugares, de florestas a desertos.
Enciclopédia dos dinossauros – Caroline Binghan – Ciranda Cultural
Enciclopédia dos dinossaurosResumo: Explore a vida pré-histórica e encontre os dinossauros. Descubra como eram, como viveram e quem são os sobreviventes. Aprenda como palentólogos descobrem fatos sobre os dinossauros e outros animais pré-históricos a partir de fósseis. Veja imagens incríveis que dão vida à história. Explore pequenos detalhes e questões desafiadoras que tornarão o aprendizado divertido.
Enciclopédia ilustrada: os dinossauros e a pré-históriam – Girassol
Enciclopédia ilustrada – os dinossauros e a pré-históriaResumo: Neste volume da coleção Descobrindo o Mundo, você vai conhecer os dinossauros mais curiosos: com chifres, cristas, pescoçudos, superaltos… e vai ficar sabendo como eles viviam e do que se alimentavam. Vai conhecer ainda muitos outros animais pré-históricos e verá como era a vida do homem primitivo.
Eu produzo menos lixo! – Cristina Santos – Cortez
Eu produzo menos lixoResumo: Muitas das coisas que compramos têm origem em um mesmo ciclo – para sua fabricação, retira-se a matéria-prima da natureza, que será transformada em algum tipo de produto. Depois de certo tempo, o que foi comprado se torna ultrapassado, fora de moda ou para de funcionar. Então, jogamos fora aquilo que, um dia, nos foi útil. A partir de nossas necessidades consumistas, a cada dia, produzimos algum tipo de lixo. Mas será que as pessoas sabem dizer qual a quantidade de lixo produzida em suas casas? Será que ele pode ser reciclado? É possível diminuir o ritmo de consumo? Além de respostas a essas perguntas, este livro traz dicas para conscientizar as pessoas a pouparem os recursos naturais de um lugar muito especial para a existência humana – o Planeta Terra.
Exploradores terrestres – Steve Parker – Ciranda Cultural
Exploradores terrestresResumo: Descubra os primeiros animais que viveram em terra firme… Caminhe os gigantes pré-históricos… Conheça o caçador tigre-dentes-de-sabre… Descubra tudo que você queria saber sobre as criaturas terrestres pré-históricas neste incrível livro!
A fenda do tempo – Dionisio Jacob – SM
A fenda do tempoResumo: Curioso diante de uma fenda gigante que aparece no quintal, o professor Bildamaster Zarp decide explorá-la e acaba descobrindo uma falha na estrutura do espaço e do tempo. Assim, o personagem viaja entre a idade média, a São Paulo dos anos 1920 e os dias de hoje.
Florestas tropicais – Sean Callery – Ciranda Cultural
Florestas tropicaisResumo: Um livro que explora o ecossistema de maneira criativa e simples, com ilustrações que deixam pistas de qual predador está à espreita, aguardando para dar um bote.
Florestas tropicais – Steve Parker – Ciranda Cultural
Florestas tropicais steve parkerResumo: As florestas tropicais possuem mais da metade de todos os animais e plantas do mundo. Este livro pretende trazer ao leitor informações sobre essas florestas e suas faunas e floras.
Flutuantes – Rosana Rios – DCL
FlutuantesResumo: Começou de repente, e quase ninguém percebeu. As crianças passaram a se sentir leves, como plumas, balões, folhas ao vento. A alegria se espalhou entre os pequenos da cidade, e então, eles começaram a flutuar. Mas nem todos gostaram da novidade…
Os gigantes da era da gelo – Steve Parker – Ciranda Cultural
Os gigantes da era do geloResumo: Mantenha-se aquecido com os mamutes-lanosos, proteja-se do frio com as criaturas das cavernas, conheça os primeiros seres humanos e descubra tudo que você queria saber sobre as criaturas da “Era do Gelo” e o surgimento dos primeiros seres humanos neste incrível livro!
Grandes símios e macacos – Barbara Taylor – Ciranda Cultural
Grandes símios e macacosResumo: Com este livro, o pequeno leitor poderá ver como um orangotango se protege de uma tempestade, balança de árvore em árvore como um gibão. A obra também traz dicas de como fazer um móbile de macaquinhos.
A guardiã dos segredos de família – Stella Maris Rezende – SM
A guardiã dos segredos de famíliaResumo: Aos treze anos, Nenenzinha é uma ‘miuça’ de gente, uma ‘fripinha’ de nada que se agiganta quando quer muito uma coisa. Por isso não hesita em sair da casa dos pais para cuidar de quatro sobrinhos orfãos, pouco mais novos do que ela. Após a morte da mãe, essas crianças são confiadas a Sebastião, irmão mais velho de Nenenzinha, e passam a sofrer sob as ordens de Delminda, tia bruxa, que os enche de trabalhos, regula a comida e impede a brincadeira. Mas a tia menina, manejando amorosamente os segredos da família, protegerá adultos e crianças, defendendo seus sonhos e sua memória.
Há um sol na solidão de Eduarda – Jonas Ribeiro – Abacatte
Há um sol na solidão de EduardaResumo: A menina Eduarda sente-se sozinha, justamente no dia de seu aniversário. Seu pensamento voa para a tristeza e a solidão, e se reparte em comparações entre a infância e a velhice. A figura da avó Angelina vem povoar sua mente, e um interessante diálogo sobre o passar do tempo encaminha as reflexões da menina. Eduarda mostra-se inquieta pela perda de seu cinto que usaria na festa. Com a chegada da avó, o sol reaparece e inunda o coração de Eduarda, que vai descobrir o paradeiro do cinto e as belezas da alegria cotidiana.
O homem mais rico da cidade – Jonas Ribeiro – Mais Ativos Educação Financeira
O homem mais rico da cidadeResumo: Esta história se passa na cidade de Santa América, onde convivem dois homens muito ricos, Zé do Ouro e Zé das Galinhas. A cidade se vê envolvida em uma disputa entre os dois para saber qual é o mais rico da cidade. O final procura revelar que há riquezas mais importantes do que apenas as materiais. O autor pretende reforçar a corrente humanista que estimula o bom uso do dinheiro
Insetos – Barbara Taylor – Ciranda Cultural
InsetosResumo: Os pequenos leitores podem descobrir o mundo da ciência com este livro. A obra conta com projetos coloridos e notas para pais e professores para auxiliar os pequenos enquanto aprendem. Este título apresenta pequenas criaturas que conseguem andar sobre a água e mostra um besouro que espirra veneno. É possível aprender como preparar uma aconchegante casa para insetos no jardim.
A jornada de Tarô – Dosho Saikawa – Companhia das Letrinhas
A jornada de TarôResumo: Paz, tolerância, compaixão, união, sabedoria – esses são alguns dos ensinamentos do budismo, uma religião que surgiu no Nepal, há 2500 anos. A história de Tarô, um peixe curioso que parte à procura da famosa “água da vida”, que concederia a maior felicidade do mundo a quem a encontrasse, traz muitas lições ligadas a essa tradição antiga. Viajando por diferentes mares, Tarô pergunta sobre a água da vida a todos os peixes que encontra e nunca é bem recebido. Até que um dia é erguido por uma onda e vislumbra o mar de cima. Nesse momento ele descobre que a água da vida está por toda parte, até mesmo em todos os seres que vivem ali.
O mar – Núria Roca – Ciranda Cultural
O marResumo: Os mares e os oceanos cobrem uma grande parte do nosso planeta, e quando vistos do espaço, fazem com que a Terra seja azul. Se você observar o que há debaixo da água poderá ver grandes montanhas, desertos, abismos profundos, onde somente monstros marinhos podem viver, e costas superficiais cheias de vida. Os oceanos estão sempre em movimento, com ondas, marés e rios. Você quer conhecer tudo isso?
Mares e oceanos – Nicola Davies – Ciranda Cultural
Mares e oceanos nicola daviesResumo: Com este livro, o pequeno leitor poderá explorar um navio afundado, esconder-se com um dragão-marinho-folhado e descobrir como fazer uma lesma-do-mar boa para comer!
Matéria – Richard Robinson – Ciranda Cultural
MatériaResumo: Você sabia que – A água pode partir uma rocha em duas? Uma única página deste livro tem a espessura de cerca de 1 milhão de átomos? Descubra esses e outros fatos no livro ‘Matéria’.
Mia, a valentona – Jennifer Moore-Mallinos – Ciranda Cultura
Mia, a valentonaResumo: Mia costumava ser uma atleta: mas não praticava futebol ou ginástica; ela praticava o esporte da maldade. Ela formou o Time da Maldade com outras garotas, e o seu primeiro alvo foi sua amiga Lara. Ser má com Lara era divertido e fazia Mia se sentir poderosa; ela nunca se preocupava em como as meninas com quem ela era má se sentiam. Quando ela se tornou o alvo do Time de Maldades Olímpico, sentiu na pele como era sofrer com a maldade dos outros. Praticar um esporte e pertencer a um grupo pode ser muito divertido, desde que esse grupo não quebre regras e nem machuque ninguém. Ser malvado quebra todas as regras desportivas e não há um vencedor no final. Por que não podemos pertencer todos ao mesmo time? Assim, ninguém se machuca.
Monstros marinhos – Steve Parker – Ciranda Cultural
Monstros marinhosResumo: Mergulhe sob as ondas com o Ictiossauro… Conheça o gigante escorpião-do-mar… Nade com os primeiros peixes… Descubra tudo o que você queria saber sobre as criaturas marinhas pré-históricas neste incrível livro!
Oceano – Sean Callery – Ciranda Cultural
OceanoResumo: Um livro que explora o ecossistema de maneira criativa e simples, com ilustrações que deixam pistas de qual predador está à espreita, aguardando para dar um bote.
Plantas – Richard Robinson – Ciranda Cultural
PlantasResumo: Você sabia que – Os cientistas plantaram uma semente de tamareira de 2 mil anos de idade e ele se desenvolveu como uma planta saudável? O bambu é forte o bastante para fazer casas a andaimes? Descubra esses e outros fatos no livro ‘Plantas’.
Oceanos – Steve Parker – Ciranda Cultural
OceanosResumo: Os oceanos cobrem 70% da superfície da Terra. Mas o que você sabe a respeito deles? Explore um dos mais fascinantes habitats do planeta!
Quatro porquinhos e um livro – Jonas Ribeiro – Suinara
Quatro porquinhos e um livroResumo: Era uma vez quatro porquinhos medrosos, um lobo valente e um livro em branco. O primeiro porquinho tinha medo de grandes borboletas. O segundo porquinho tinha medo de ervilhas saltitantes. O terceiro porquinho tinha medo de ficar no escuro. E o quarto porquinho tinha medo de ficar corajoso de repente. Mas e o lobo? Será que ele escondia algum medo embaixo de toda a sua valentia?
Quem mexeu no meu queijo?: Para crianças – Spencer Johnson – Record
Quem mexeu no meu queijo para criançasResumo: Como atravessamos o labirinto das mudanças? Às vezes agimos como Sniff, que logo fareja a necessidade de mudança; ou Scurry, que imediatamente entra em ação; ou Hem, que resiste à mudanças, pois está convencido de que elas são sempre para pior; ou Haw, que aprende a se adaptar quando percebe que as mudanças podem levar a algo melhor! Seja como for, todos nós temos uma característica em comum: a necessidade de encontrar um caminho no labirinto das mudanças. Mudar junto com o queijo, esse é o segredo!
Reciclando – Neil Morris – Ciranda Cultural
ReciclandoResumo: Sabia que reciclar uma única garrafa de vidro poupa energia suficiente para manter um computador ligado por 25 minutos? Aprenda muitos outros fatos incríveis que o ajudarão a reduzir, reutilizar e reciclar.
Regiões polares – Steve Parker – Ciranda Cultural
Regiões polares steve parkerResumo: Este livro reúne informações a respeito das regiões polares, apresentando o clima, os animais, detalhes geográficos, fenômenos naturais, dentre outras.
Savanas – Sean Callery – Ciranda Cultural
SavanasResumo: Um livro que explora o ecossistema de maneira criativa e simples, com ilustrações que deixam pistas de qual predador está à espreita, aguardando para dar um bote. 
Shhhh! O ar – Núria e Empar Jiménez – Ciranda Cultural
ShhhhResumo: As pessoas precisam de diferentes coisas para viver, muitas das quais funcionam com a eletricidade. Porém, isso não é algo fácil de obter. Este livro mostra de onde vem a energia e como ela é transformada e também como evitar o desperdício de energia.
Splash! A água – Núria Jiménez – Ciranda Cultural
SplashResumo: A água não é um recurso infinito. Ela é muito importante para a sobrevivência das pessoas, dos animais e das plantas. Este livro mostra por que a água é tão importante e como tornar rios, lagos e oceanos cheios de vida.
Sistema solar – Mike Goldsmith – Ciranda Cultural
Sistema solarResumo: Os pequenos leitores podem descobrir o mundo da ciência com este livro. A obra conta com projetos coloridos e notas para pais e professores para auxiliar os pequenos enquanto aprendem. Este título apresenta o sistema solar, desde o escaldante Sol até o longínquo Plutão. É possível descobrir por que Vênus é tão quente e aprender como fazer um céu estrelado no próprio quarto.
A terra – Núria Roca – Ciranda Cultural
A terraResumo: Alguma vez você já reparou na enorme variedade de plantas e animais que há no mundo? Plantas com flores, árvores enormes, animais com cores vivas… A vida de cada um deles depende do outro e do lugar onde eles estão. Isso significa que é possível encontrar animais e plantas no deserto, na selva e também nas cidades. Você gostaria de saber em qual parte do mundo cada espécie vive?
O universo – Núria Roca – Ciranda Cultural
O universoResumo: Nosso planeta, a Terra, faz parte de uma família de planetas girando ao redor do Sol. Alguns desses planetas são bolas enormes de gás enquanto outros, como a Terra, são feitos de rocha. O Universo está cheio de estrelas e planetas, grandes pedaços de rochas, gelo e pó. Nosso Universo é imenso!
Coleção Zac Power – H. I. Larry – Fundamento
Zac Power é um garoto de 12 anos que trabalha como agente secreto para o governo. Em suas missões, Zac precisa quebrar a cabeça para solucionar mistérios, vencer inimigos e testar equipamentos. Isso sem contar que precisa fazer a lição de casa como qualquer outro garoto.

download (1) download (2) download (3) download (4) download (9) download (10)

 

LITERATURA JUVENIL

Contos de Aluísio Azevedo – Aluísio Azevedo – DCL
Contos de Aluísio de AzevedoResumo: Conhecido por seus romances, sobretudo O cortiço, Aluísio Azevedo, grande representante do Naturalismo, também foi dramaturgo, contista, jornalista e desenhista. Nesta antologia, com os contos “Demônios”, “Insepultos”, “Polítipo” e “Como o demo as arma”, é apresentado o Aluísio contista, com temas bastante diversos, escritos em estilo primoroso. Ao final do livro, textos complementares trazem ao leitor informações desse autor a frente de seu tempo.
A divina comédia de Dante – Adaptação de Seymour Chwast – Companhia das Letras
A divina comédia de DanteResumo: Nesta versão para o poema épico renascentista, Dante e seu guia Virgílio vestem seus chapéus de feltro e vagam pelos domínios de um Inferno, um Purgatório e um Paraíso em estilo ‘noir’. No caminho, eles deparam com inúmeros pecadores e santos – muitos deles pessoas reais às quais Dante designa uma punição horrível ou prazeres indescritíveis – e ficam frente a frente com Deus e Lúcifer. 
Nem eu nem outro – Suzana Montoro – SM
Nem eu nem outroResumo: Adolescente vítima de um AVC perde a memória e passa por uma crise de identidade. O conflito entre a personalidade que emerge após o apagão e a existência pregressa, reconstituída a partir do relato de terceiros, dá margem a uma discussão filosófica sobre os nexos entre memória e identidade, realidade e consciência, mundo sensível e mundo inteligível. 
Os olhos de Ana Marta – Alice Vieira – SM
Os olhos de Ana MartaResumo: Marta, 13 anos, mora em uma casa enorme e todos os cômodos e móveis parecem ter olhos. Ela está intrigada com as mulheres que vivem ali, especialmente a mãe, que amarga uma tristeza sem remédio. Para decifrar o mistério, ela terá de abrir vários aposentos da casa e da memória. A edição brasileira optou por manter o português original e acrescentar um glossário com a explicação de alguns termos.
Perdidos no mar – Hergé – Companhia das Letras
Perdidos no marResumo: Em ‘Perdidos no mar’, Tintim se encontra por acaso com o general Alcazar, de ‘O ídolo roubado’, e descobre que ele estava envolvido com um traficante de armas. Depois, lê que seu amigo, o emir do Khemed, fora deposto, e que os golpistas tiveram sua vitória garantida pelos aviões Mosquito, vendidos por Alcazar. Achando toda essa história muito estranha, Tintim decide partir com Milu e o capitão Haddock para o Oriente Médio com o intuito de investigá-la. Mas o barco em que viajam é atacado por uma esquadrilha de Mosquitos. Tintim, Milu e Haddock escapam numa jangada improvisada e são resgatados por um velho conhecido que prefere vê-los mortos… Conseguirão escapar?
O rapaz que não era de Liverpool – Caio Riter – SM
O rapaz que não era de LiverpoolResumo: Marcelo, 15 anos, aparentemente não tem problemas: os pais são legais, os irmãos se gostam e a namorada é linda. Como ele mesmo diz, vive uma vida de “comercial de margarina”. Esse mundo perfeito, porém, sofre sério abalo:em uma aula de Biologia, o garoto conclui que foi adotado. Seu cotidiano vira de cabeça para baixo. Entre trechos de canções dos Beatles, ele vai descobrir como lidar com seus afetos.
Sundiata, o leão Mali – Recontada por Will Eisner – Companhia das Letras
SundiataResumo: Quando o terrível Sumanguru poupou da morte o pequeno príncipe coxo, dizimando o resto do povo do Mali e instaurando um reinado de trevas, não podia imaginar que, anos mais tarde, aquela criança se tornaria um bravo guerreiro. O valente Sundiata será o único homem capaz de liderar um exército para enfrentar as forças do mal e erguer uma nação pacífica. Uma adaptação do folclore africano sobre a fundação do Império do Mali.
Tintim no Tibete – Hergé – Companhia das Letras
Tintim no TibeteResumo: Tintim está de férias nos Alpes com Milu e Haddock. Pelo jornal, eles ficam sabendo que um avião com destino a Katmandu se espatifara no lado tibetano do Himalaia. Não havia sobreviventes. A triste notícia se torna ainda pior quando descobrem que Chang, amigo querido de Tintim, estava no voo acidentado. Mas Tintim não acredita na morte de Chang e parte à sua procura. Enfrentando o descrédito de todos e o pavor dos nativos pelo Abominável Homem das Neves, inicia uma caminhada no topo do mundo, até os destroços do avião.

 

 

 

A distância das coisas – Flávio Carneiro – SM
A distância das coisasResumo : Pedro, 14 anos, perdeu o pai quando criança e recebe a notícia de que sua mãe não sobreviveu a um acidente de carro. Morando com o tio, ele desconfia do que lhe contam sobre o que aconteceu e, com a ajuda da amiga Marina,revira a intimidade do tio, resgata momentos decisivos que viveu com a mãe e descobre segredos familiares que vão influenciar toda sua vida.
Calvina – Carlo Frabetti – SM
CalvinaResumo : O ladrão Lucrécio entra em uma casa para mais um roubo, porém é surpreendido por um mundo estranho. Sua vítima, Calvino, prega-lhe uma peça: propõe que ele se passe por seu pai. Para isso, Lucrécio tem de raspar os cabelos. O larápio logo descobre que o menino Calvino talvez seja a menina Calvina, que o cão da casa provavelmente é um lobo, que um cadáver pode estar vivo e que os livros e a leitura têm poder mágico.

 

 

 

 

O lótus azul – Hérge – Companhia das Letras
O lótus azulResumo: Na Índia, Tintim recebe a visita de um mensageiro, mas o homem leva uma flechada de radjaijah, o veneno que enlouquece, e consegue balbuciar apenas as palavras ‘Xangai’ e ‘Mitsuhirato’. Em busca de explicação, o repórter e Milu partem para a China, sem saber que correm grande perigo ao se envolverem numa disputa entre traficantes japoneses, policiais ingleses e o povo chinês.

 

 

 

 

Minha vida fora de série: 3ª temporada – Paula Pimenta – Gutenberg
42888600Resumo: Três anos se passaram desde a 2ª temporada de Minha vida fora de série. Priscila, agora com 19 anos, percebe que tem que deixar a adolescência para trás e começar a lidar com as responsabilidades da vida adulta – o namoro com Rodrigo, cada vez mais sério; o início da faculdade, que ela ainda tem dúvidas se escolheu a certa; as novidades na família, que mais uma vez transformam seu cotidiano. Mas, como nos seriados que tanto ama, ela também vai passar por muitas reviravoltas e confusões, e descobrir que alguns acontecimentos de episódios passados podem afetar os atuais.

 

 

 

Bom dia Leo – Leo Bacci – Bamboo
11427300_972523822790616_401940439_nResumo: “Bom Dia Leo” não é um canal do youtube de aconselhamentos, dicas, relatos de experiências e tampouco de brincadeiras. Leo não “fica de conversinha” com seus seguidores. Com uma câmera nas mãos, o jovem vlogueiro está mais preocupado em revelar o lado bem humorado do nosso dia a dia. Leo faz comédia. E são as suas histórias divertidas sobre a mãe, o pai, a diferença entre as gerações, a escola, as redes sociais, as meninas e as baladas que entretêm seus mais de 350 mil fãs. No fundo, Leo é um escritor de crônicas. Transgredindo a ordem natural da produção literária, Leo escreve sem papel e sem caneta. Seu texto é construído mentalmente e narrado em voz alta pela internet. Pelo menos era até agora. A Bamboo Editorial convidou o jovem escritor para imprimir suas crônicas nas páginas de um livro a ser lançado em junho, “Bom Dia Leo – o livro”. Mas a novidade não para por aí. O livro impresso é acompanhado por um aplicativo especial baseado na tecnologia da realidade aumentada que traz uma experiência única para o leitor: depoimentos exclusivos do Leo sobre cada uma das histórias do livro, um trailer inédito, um clip com o Leo cantando e uma surpresa sobre os personagens mais queridos do “Bom Dia Leo” que já moram no coração da galera – e das mães do pessoal da galera! De quebra, o leitor ainda pode, com um simples clique do celular, sair das páginas do livro e ir direto para o vlog, sem escalas!

____________________________________________________________________________________

JUNHO / 2015

Arlequim de carnaval – Ronaldo Correia de Brito – Alfaguara
Arlequim de carnavalResumo: Trata-se de uma obra inspirada na ‘commedia dell’arte’, em que as personagens se conflitam em muitas enrascadas. A história se passa durante o Carnaval e narra as peripécias amorosas de um Pierrô e sua Colombina. Mas a trama se desenvolve quando o Arlequim, uma espécie de Cupido carnavalesco, apronta travessuras e provoca confusões entre os blocos de maracatu e ranchos da cidade.
Aves musicais – Thomaz Meanda – Leya
Aves musicaisResumo: O que as aves têm em comum com os instrumentos musicais? Onde eles se encontram? Em seu livro de estréia Thomaz Meanda provoca o leitor a fazer um exercício de observação encontrando semelhanças entre diversos instrumentos musicais e outras tantas aves que existem na natureza. Esse diálogo entre imagem e texto produz um livro curioso, que instiga à pesquisa e ao uso da imaginação. Como o ensino da Música tornou-se obrigatório no Ensino Fundamental este livro pode ser um excelente ponto de partida para se começar a pensar nas diversas possibilidades de encontro da Música com outras linguagens. 
Bandeira de São João – Ronaldo Correia de Brito – Alfaguara
Bandeira de São JoãoResumo: Adivinhações, poesias e cantigas, tradicionalmente usadas nas festas juninas do Nordeste, são exploradas neste texto. A noiva, a boneca de milho, o Uanari, a Mãe da noite, todos se envolvem na procura do Sol, pois, sem ele, não haverá milho madurinho, casamento, nem mesmo a grande festa em homenagem a São João menino.
Baile do menino Deus – Ronaldo Correia de Brito – Objetiva
Baile do menino deusResumo: Essa história gira em torno de uma festa que vai acontecer, tendo os brincantes como personagens que seguem de casa em casa e um palhaço, Mateus, conduzindo a narrativa. A obra busca ensinar aos leitores que existe outro Natal, diferente daquele que se vê em lojas e shoppings. 
Os cabeças de bagre também merecem o paraíso – José Roberto Torero – Objetiva
Os cabeças de bagre tambémResumo: Neste livro, José Roberto Torero, selecionou 30 crônicas entre as mais de 350 publicadas na Folha de S.Paulo, na revista Placar e no Jornal da Tarde. São textos que falam desde a primeira vez que um garoto vai ao estádio, o jogo entre o time de Moisés e os egípcios, conselhos para dirigentes corruptos e até um guia de como roer as unhas durante uma partida de futebol. O livro ainda traz textos inéditos. 
Do outro lado tem segredos – Ana Maria Machado – Alfaguara
Do outro lado tem segredosResumo: ‘Do outro lado tem segredos’ conta as aventuras de Bino até ele descobrir o que há do outro lado. Uma das descobertas do garoto é que da África chegaram milhões de negros como ele, vindos como escravos para o Brasil. E ao longo das suas investigações para saber o que há do outro lado, Bino é ajudado por seu avô, seu irmão e outras pessoas que sabem os segredos do outro lado.
Joões e Marias – José Roberto Torero – Alfaguara
Joões e MariasResumo: Toda criança já sonhou com a famosa casa de doces e guloseimas do clássico conto infantil de João e Maria. Mas e se ela fosse feita de legumes? Ou de frutas? Ou, quem sabe, de picolés? Em ‘Joões e Marias’ você encontrará muitos outros modos de contar essa história. Há versões para todos os gostos, e cada uma tem um sabor especial. A história de João e Maria é uma só. Mas em Joões e Marias são quatro. Ou 1.024, dependendo dos caminhos que você escolher. Ler este livro é mais ou menos como fazer um bolo. E ele pode ser de chocolate, banana, sorvete ou… brócolis. Os contos de fadas são uma fonte inesgotável de inspiração. A coleção Fábrica de Fábulas, da dupla de escritores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, recria com muito humor os grandes clássicos da literatura infantojuvenil.
A maravilhosa ponte do meu irmão – Ana Maria Machado – Alfaguara
A maravilhosa ponte do meu irmãoResumo: Bruno adora o irmão mais velho, com quem aprende muitas coisas. Além disso, o ‘rimão’ Henrique, como ele o chama, tem um brinquedo mágico – uma ponte ‘maravilhosa’, cobiçada por todos os amigos. Mas ninguém sabe o que seria essa tal ponte. Os adultos tentam descobrir que brinquedo é esse. Mas a resposta pode ser bem menos óbvia do que parece e requer grande criatividade.
O menino que perguntava – Ignácio de Loyola Brandão – Objetiva
O menino que perguntavaResumo: O protagonista de ‘O Menino que Perguntava’ é um garoto muito curioso, que não para de perguntar. Na escola, o braço sempre levantado, as perguntas pulando boca afora. Um dia chega o circo e o menino conhece o palhaço Epifânio, que lhe prega uma peça, e a equilibrista vestida de azul. Em suas andanças de perguntador pela cidade, caderno espiral e lápis debaixo do braço para anotar tudo, descobre uma porção de coisas. Entre elas, que seu avô José Maria também adora fazer perguntas e que o garoto mais malvado da escola é na verdade muito legal.
Pois é, seu Noé! – Flavio de Souza – Leya
Pois é, seu NoéResumo: A história da Arca de Noé e de como nosso mundo teria sido povoado, até hoje, encanta crianças e adultos do mundo inteiro, em diferentes versões Flávio de Souza, com seu humor e criatividade impagáveis, tem a sua, e brinda seus leitores com essa visão divertida e inteligente das histórias paralelas que poderiam existir a partir da Arca de Noé E é uma delícia entrar nessa fantasia e a partir dela, ele convida o leitor a imaginar a sua versão e aí é história para contar até o final dos tempos! 
Querer, ser, ter, poder, dever: o que se deve fazer? – Ana Nobre de Gusmão – Leya
Querer, ser, ter, poder, dever o que se deve fazerResumo: Os irmãos Leonor, Miguel e Diogo, apesar da diferença de idade, são muito educados, respeitam a família e ajudam nas tarefas de casa Durante as férias, junto com os pais, a avó Bela e o primo Rui, vão para a casa de praia da família Lá, surgem alguns conflitos com o primo Rui, que acredita poder fazer o que bem entende, sem levar em consideração os desejos dos outros e os seus próprios deveres Os tios e a avó tentam fazer com que Rui entenda que todos têm direitos e deveres, e que devem respeitar uns aos outros para viver em harmonia Por meio do diário de Leonor, que assiste a tudo e faz suas considerações, o leitor embarca nessa educativa e divertida viagem.
Tupã Mirim – Olívio Jekupé – Leya
Tupã mirimResumo: Tupã Mirim é um jovem índio muito esperto e companheiro. Ele gosta de ir até o lago perto de sua aldeia e de ver os adultos caçarem, e sempre está com seus amigos quando eles fazem competições para ver quem nada mais rápido ou quem sobe primeiro nas árvores. Um dia, porém, Tupã começa a se sentir triste e excluído das atividades feitas pelos jovens, já que possui um problema que os demais índios não têm.
Vida e paixão de Pandonar, o cruel – João Ubaldo Ribeiro – Objetiva
Vida e paixão de Pandonar, o cruelResumo: Criação de um dos maiores escritores brasileiros, o personagem de “Vida e Paixão de Pandonar”é sonhador, curioso, aventureiro e romântico como a maioria dos garotos de sua idade. Inspirado em episódios da infância do autor, ele foi escrito para garotos de todas as idades. Um livro cheio de humor e fantasia, como as aventuras do destemido (e divertido) Pandonar. Geraldo é um garoto com uma imaginação que não conhece limites e que mata o tempo se transformando no fictício e multitalentoso Pandonar. Quando se apaixona por uma menina de sua sala que tem jeito de “artista de cinema”, ele entra em parafuso e resolve pedir a ajuda de Roquetão, seu amigo metido a cientista maluco. Enquanto não consegue conquistar o coração de sua amada, Geraldo/Pandonar inventa línguas secre-tas, tenta hipnotizar professores, vira craque da seleção brasileira e viaja até o Sol. Parece que sua única regra é não ter regras. O fato é que Pandonar deixa o Super-Homem no chinelo. Alguns dos feitos de Pandonar, como voar até o Sol e vencer sozinho um exército de inimigos, o Homem de Aço consegue repetir. Mas driblar todos os jogadores de um time adversário e fazer 24 gols numa única partida de futebol? Criar línguas e alfabetos novos? Repetindo: Pandonar, personagem-título desse livro do escritor João Ubaldo Ribeiro, deixa o Super-Homem no chinelo.

 

Sally e a maldição do rubi – Philip Pullman – Objetiva
Sally e a maldição do rubiResumo: “Sally e a maldição do rubi” é o primeiro volume da série Um mistério de Sally Lockhart, a nova coleção de Philip Pullman, autor do best-seller “A Bússola de Ouro” e ganhador do prestigioso prêmio Astrid Lindgren Memorial, da Suécia, pelo conjunto de sua obra. No livro, Sally Lockhart tem 16 anos, é órfã e acabou de matar um homem. Não com uma arma, apesar de estar com uma pistola e possuir a coragem de usá-la. Sally matou Sr. Higgs com apenas três palavras – as Sete Bênçãos. Ainda não sabe o significado delas, nem por que o colega de seu pai, desaparecido em alto mar, morreu de medo quando as ouviu. Sally sabe apenas que fará qualquer coisa, será qualquer coisa, dirá qualquer coisa para descobrir. Em busca de pistas, Sally se aventura no submundo sombrio da capital inglesa. Perseguida por vilões, esta mocinha intrépida acaba revelando dois mistérios, e descobre que ela mesma é a chave para ambos. Ambientado em Londres, no tempo da rainha Vitória, quando o Reino Unido era o maior império do mundo, Sally e a maldição do rubi desvenda os segredos em torno de um uma joia banhada em sangue.

_____________________________________________________________________________________

MAIO / 2015

Malala – Adriana Carranca – Companhia das Letrinhas
download (8)Resumo: No primeiro livro-reportagem destinado ao público infantil, a jornalista Adriana Carranca relata às crianças a história da adolescente paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina. Na obra, a repórter traz suas percepções sobre o vale do Swat, a história da região e a definição dos termos mais importantes para entender a vida desta menina tão corajosa.

 

 

 

A flor de Lirolay e outros contos da América Latina – Celina Bodenmüller – Panda Books
download (7)Resumo: Os contos desta antologia nasceram da tradição oral de diferentes povos do nosso continente latino-americano. Têm como cenários a Cordilheira dos Andes, terras antigas da América Central, vulcões adormecidos, aldeias de índios guarani, entre outros, e são habitados por seres incomuns, encantados, como um rei cego e triste, um condor apaixonado, uma flauta mágica ou divindades astecas. Em cada história você irá descobrir os encantos da cultura desse imenso e múltiplo continente do qual fazemos parte. América Latina: terra de muitas vozes, muitos rostos e muitas histórias.

 

 

Quando tudo começou: mitos da criação universal – César Obeid – Panda Books
download (6)Resumo: Como o Universo foi criado? Qual o primeiro ser humano a habitar o planeta Terra? Quando a vida começou? Segundo o povo maori, da Nova Zelândia, o deus-céu e a deusa-terra tiveram que se separar para que o Sol e a Lua surgissem. Na China, conta-se que Pan-Ku, o gigante ancestral, dormia dentro de um ovo, cuja casca deu origem ao céu e à terra. Já os indígenas kaxuyana acreditam que os homens foram feitos do tronco das árvores por Purã, um belo rapaz criado da terra por ele mesmo. Neste livro, você irá conhecer os mitos da criação contados por diferentes povos, cada qual com suas crenças e tradições, mas com algo em comum: a busca por respostas para o grande mistério da origem do mundo e da vida.

 

A pescaria do curumim e outros poemas indígenas – Tiago Hakiy – Panda Books
9685Resumo: Nesta obra, a fauna e a flora da Amazônia ganham destaque especial em poemas como “Cobra-grande”, “Pássaros da floresta” e “Meu xerimbabo”. Um glossário no fim do livro esclarece aos leitores o significado dos termos indígenas – “xerimbabo”, por exemplo, é “bicho de estimação”. A obra ganha ainda um charme extra com as coloridas ilustrações de Taísa Borges, que contribuem para a inserção do público infantojuvenil no universo indígena da Amazônia.

 

 

A Herdeira – Kiera Cass – Seguinte
download (10)Resumo: No quarto volume da série que já vendeu mais de 500 mil exemplares no Brasil, descubra o que vem depois do “felizes para sempre”. Vinte anos atrás, America Singer participou da Seleção e conquistou o coração do príncipe Maxon. Agora chegou a vez da princesa Eadlyn, filha do casal. Prestes a conhecer os trinta e cinco pretendentes que irão disputar sua mão numa nova Seleção, ela não tem esperanças de viver um conto de fadas como o de seus pais… Mas assim que a competição começa, ela percebe que encontrar seu príncipe encantado talvez não seja tão impossível quanto parecia.

 

 

Quem é você, Alasca? – John Green – WMF Martins Fontes
download (12)Resumo: Miles Halter é um adolescente fissurado por célebres últimas palavras – e está cansado de sua vidinha segura e sem graça em casa. Vai para uma nova escola à procura daquilo que o poeta François Rabelais, quando estava à beira da morte, chamou de o ‘Grande Talvez’. Muita coisa o aguarda em Culver Creek, inclusive Alasca Young. Inteligente, engraçada, problemática e extremamente sensual, Alasca levará Miles para o seu labirinto e o catapultará em direção ao Grande Talvez.

 

 

 

Cinderela pop – Paula Pimenta – Galera Record
Cinderela Pop-Livro-Paula Pimenta-Galera Record-MLNETResumo: Cintia é uma princesa dos dias atuais: antenada, com opiniões próprias, decidida e adora música. Essa princesa pop morava com os pais em um castelo enorme de onde via toda a cidade. Todas as noites, ela olhava pela janela, de onde ficava admirando a vista e sonhando com um príncipe que ainda não conhecia. Porém, um dia, o castelo de Cintia desmoronou e com ele tudo à sua volta. Com a separação dos pais, ela vai morar com a tia, se afasta do pai e, principalmente, deixa de acreditar no amor. Ela só não contava com um detalhe… Havia mesmo um belo príncipe encantando em sua história. E tudo o que ele mais queria era descongelar o coração da nossa gata (nada) borralheira!

 

 

Meu quintal é maior do que o mundo : antologia – Manoel de Barros – Alfaguara
download (13)Resumo: Manoel de Barros é um dos poetas mais originais de nosso tempo. Sua obra inaugura um estilo único, que transforma a natureza, os objetos e a própria condição humana em expressões poéticas carregadas de significado e emoção. Esta antologia inédita reúne poemas de todas as fases do escritor, oferecendo um panorama abrangente de sua produção literária. Em mais de setenta anos de ofício, Manoel redesenhou os limites da linguagem e seus sentidos. Meu quintal é maior do que o mundo recolhe poemas publicados por Manoel de Barros ao longo de mais de setenta anos. Recortar a obra desse poeta não é tarefa fácil, já que ela assume muitas formas, e se move como as águas do Pantanal. O problema desta e de qualquer seleção ou recorte da obra de Manoel de Barros, é, então, este: não se pode cercar a água. Nem com arame farpado.

 

 

Perdido em Marte – Andy Weir – Arqueiro
download (14)Resumo: Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico – e um senso de humor inabalável –, ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá. Com um forte embasamento científico real e moderno, Perdido em Marte é um suspense memorável e divertido, impulsionado por uma trama que não para de surpreender o leitor.

 

Memórias de um sargento de Milícias – Manuel Antônio de Almeida – Panda Books
download (4)Resumo: Nesta edição especial você tem o texto integral acompanhado de explicações e links bem espertos que o ajudarão a compreender melhor a trama, diferentes estilos de ilustrações e um encarte com o mapa dos personagens para você relembrar quem é quem no romance de Manuel Antônio de Almeida.

 

 

 

 

A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket – John Boyne – Companhia das Letrinhas
BarnabyResumo: A família Brocket tinha muito orgulho de ser perfeitamente normal. Alistair, Eleanor e seus dois filhos moravam numa casa normal, num bairro normal, onde faziam coisas normais, sempre evitando que algo fora do comum pudesse acontecer. E assim levavam uma vida pacata e sem sobressaltos – até o dia em que Barnaby Brocket veio ao mundo. Bastou o caçula nascer para todos perceberem que ele era um pouco diferente – logo que se separou do corpo da mãe, o bebê foi parar no teto do hospital… Ele flutuava! E aquela incapacidade de ficar com os pés no chão, que no começo parecia apenas uma esquisitice de criança, com o tempo se transformou num verdadeiro problema para seus parentes. Afinal, como seria a reação dos vizinhos quando descobrissem essa peculiaridade do filho mais novo dos Brocket? Barnaby virou motivo de vergonha. E depois de longos oito anos, quando o caso parecia não ter mais solução, Alistair e Eleanor decidem dar um ponto final nesse sofrimento. O garoto é abandonado à sua própria sorte e começa a flutuar sem destino. Mas, assustado e surpreso com o que tinha acabado de acontecer, Barnaby mal sabia que esse era apenas o começo de uma viagem pelo mundo, em que conheceria lugares impressionantes e pessoas muito especiais – que, como ele, não eram tão normais assim.
O centauro no jardim – Moacyr Scliar – Companhia das Letras
Generic ImageResumo: No interior do Rio Grande do Sul, na pacata família Tratskovsky, nasce um centauro – um ser metade homem, metade cavalo. Seu nome é Guedali, quarto filho de um casal de imigrantes judeus russos. A partir desse evento fantástico, o autor constrói um romance que procura se situar entre a fábula e o realismo, mostrando a dualidade da vida em sociedade, em que é preciso harmonizar individualismo e coletividade. A figura do centauro também pretende ilustrar a divisão étnica e religiosa dos judeus.
Viagem extraordinária ao centro do cérebro – Jean-Didier Vincent – Rocco
cerebroResumo: Com ilustrações, o livro mostra como se formam o temperamento individual e as emoções; analisa os efeitos de influências externas no cérebro, e demonstra como as informações geradas pelos cinco sentidos são captadas e interpretadas pelo órgão.

 

 

 

 

O segredo e outras histórias de descoberta – Lygia Fagundes Telles – Companhia das Letras
lygiaResumo: Escritos por Lygia Fagundes Telles em fases distintas de sua carreira, os cinco contos reunidos nesta coletânea têm em comum o ponto de vista de uma criança ou de um adolescente. Seja o narrador menina ou menino, seja o tema a descoberta do amor ou a frustração perante um segredo de família, as crianças que figuram no livro não têm nome próprio, tampouco se caracterizam por uma faixa etária específica. O que as une é a experiência transformadora do amadurecimento, das situações aparentemente banais que se desdobram e se aprofundam e as fazem experimentar a perda de ilusões. Em ‘Herbarium’, conto que abre a coletânea, a menina do interior apaixona-se pelo primo mais velho, que chega da cidade grande e lá se hospeda para recuperar-se de uma doença misteriosa. Diante de um sentimento tão profundo e até então desconhecido, sua vida se transforma. ‘O segredo’, conto que dá nome ao livro, relata em primeira pessoa o encontro de uma menina, filha do delegado, com ‘as mulheres da Rua da Viúva’. O conto que encerra a coletânea, ‘A rosa verde’, trata o tema da morte e o leitor tem contato, aos poucos, com a imensa tristeza que invade a protagonista.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: