Biblioteca Pe. Moreau

Início » Novas Aquisições » Biblioteca Central » Literatura Infantojuvenil

Literatura Infantojuvenil

JUNHO – SETEMBRO / 2017

A árvore – Bartolomeu Campos de Queirós – Paulinas
A árvoreSinopse: A Árvore ainda que distribua, democraticamente, sua sombra, ela pertence ao poeta. É para ele que revela seu mar de folhas com os bichos que acolhe: as borboletas, as cigarras, os grilos, as lagartas, as formigas, as abelhas… É para ele que vai o colo, a sombra e as notícias. Se para Bartolomeu “Escolher um tema é dar corpo ao que sufoca, é buscar razão para a fantasia, é dar forma ao imaginário”, em A Árvore, ele nos decifra o aprendizado verde em que toda esperança é um louvor a Deus.
Terra de Cabinha: pequeno inventário da vida de meninos e meninas do sertão – Gabriela Romeu – Melhoramentos
cabinha_capa_AA_2016_06_08_1S.inddSinopse: Cabra da peste, cabrinha, cabinha. Assim é conhecida a criança que vive no Cariri, um sertão verde, quase um oásis, em meio ao semiárido brasileiro, que cobre quatro Estados do nordeste: Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba. Terra das pinturas rupestres, do Padre Cícero, do poeta Patativa de Assaré, lugar em que menino vira rei, caça jumento e foge de encantados, o Cariri se destaca, na extensa pesquisa sobre a infância conduzida por Gabriela Romeu em todo o Brasil, como um delicado relicário: um lugar em que o brincar traz muitos outros sentidos que podem passar desapercebidos para muita criança e gente grande da cidade. Este livro traz histórias, causos, brincadeiras, receitas, versos e adivinhas. Aqui você ouve a voz do cabinha, dos mestres e contadores de histórias, e também da pesquisadora visitante, que registrou num caderninho as coisas mais interessantes a respeito de como vivem aqueles meninos e meninas para quem o mundo é feito de castelos, árvore é brinquedo e assombração existe, sim, senhor.
1 Real – Federico Delicado – Pulo do Gato
1 realSinopse: Duas crianças, duas vidas distintas. Ele não tem nada, trabalha na rua sozinho e entrega o que ganha para a mãe. Ela tem tudo o que deseja, mas passa seus dias apenas na companhia da babá, uma mulher também solitária que deixou sua família para trás. Os três personagens têm sonhos a conquistar e o aviãozinho de carrossel é o elo que os remete à tão esperada felicidade. Livro sem texto.
Bullying : se correr, o bicho pega! – João Pedro Roriz – Paulus
BullyingSinopse: A peça teatral conta a história de seis crianças que vivem em um estado de tolerância zero. Seus agressores, autodenominados “Monstro” e “Palhaça”, mantém uma relação de poder na qual se submetem “Esquisita” e “Mendigo”. Quando Sofia e seu irmão Norberto entram para a escola, logo se transformam nas vítimas favoritas dos agressores que esperam humilha-los com intrigas e violências. Ao longo do texto, Roriz aborda o papel do professor dentro desse contexto. É possível observar características típicas de agressores, vítimas e expectadores neste fenômeno sócio-educativo. O autor ainda expõe teorias interessantes sobre o bullying e a política e suas relações de poder. A obra chama a atenção por possuir um aspecto literário marcante, com a utilização de monólogos poéticos e uso da função poética.
O caminho da paz – Fernando Carraro – FTD
O caminho da pazSinopse: Sandra, a professora de Luan, Luana e Matheus, continuou o trabalho iniciado no ano anterior pelo professor Alexandre. Assim, o tema Cultivando a Paz foi o escolhido para ser trabalhado ao longo do ano letivo, tendo como objetivo incentivar os alunos a refletir sobre a violência. Em meio a diferentes atividades dentro e fora da sala de aula, os estudantes passaram a se envolver cada vez mais com o tema. A palestra de um sobrevivente da bomba atômica que atingiu Hiroshima no final da Segunda Guerra Mundial e a visita ao presídio da cidade foram alguns dos fatos que mais marcaram os alunos no decorrer daquele ano. Uma série de atividades extra-classe também ajudaram na conscientização dos alunos. Leia e descubra mais sobre esta interessante experiência.
Cartas a povos distantes – Fábio Monteiro – Paulinas
Cartas a povos distantesSinopse: Giramundo, um inventivo menino, recebe uma carta misteriosa, de “um amigo” de Luanda, Angola. Curioso, ele responde com muitas perguntas ao inusitado destinatário, na ânsia de descobrir seu nome, como é o lugar onde vive, qual é sua história. Seu Joaquim, o dono da venda, português de Luanda, intermedia o contato.
Esse é o início de uma bela amizade, de uma linda troca de correspondências e da descoberta de lugares distantes.
Carteiro de nome? – Anna Claudia Ramos – Globo
Carteiro tem nomeSinopse: Carta, cartão-postal, telegrama… Será que quem já nasceu na era digital tem alguma ideia de quais são e como funcionam os bons, velhos e charmosos meios de comunicação? Mais: será que a garotada que cresce confinada em prédios e condomínios da cidade grande consegue reconhecer quem é o carteiro do bairro? Sabe o nome dele? Já bateu papo com ele?
Um dia na aldeia – Daniel Munduruku – Melhoramentos      
Um dia na aldeiaSinopse: “Um Dia na Aldeia” revela como um típico menino Munduruku assimila naturalmente saberes diversos. Por meio de jogos e brincadeiras, o jovem Manhuari recebe os conhecimentos tradicionais, essenciais para crescer em sintonia com a cultura do seu povo e viver em harmonia com a natureza. Os Munduruku, conhecedores dos astros e das constelações, celebram o cotidiano, os animais, as frutas e outros temas em belas canções e poesias. Assim foi a infância do próprio autor, que hoje a todos encanta com suas memórias e belas histórias.
Encontro com Segall – Rosane Acedo – Formato
Encontro com SegallSinopse: Descubra quem foi Lasar Segall, o pintor nascido na Europa marcada pela guerra, que se encantou com o povo, as cores e as paisagens do Brasil. Sua vida e sua obra se revelam nas páginas deste livro através de imagens, jogos e perguntas.
Folclore em versos : delícias do Brasil – Ieda de Oliveira – Zit
Folclore em versosSinopse: Ieda de Oliveira escreveu esse livro encantador, que é uma homenagem à nossa cultura e ao nosso povo. Com as ilustrações coloridas, impecáveis e repletas de vida de Luciana Grether Carvalho, a obra fala sobre os hábitos culinários de várias regiões do Brasil e, no final, apresenta receitas para que as crianças possam cozinhar com os pais.
JK, o lobo-guará – Alessandra Pontes Roscoe – Melhoramentos
JK, o lobo-guaráSinopse: JK é um simpático lobo-guará, que está dividido entre a vida selvagem e a vida urbana, entre o Cerrado e a cidade inventada nas pranchetas do arquiteto. Com bom humor, poesia e a ajuda de um amigo, ele percorre seu caminho contando a história da construção de Brasília, capital federal do Brasil desde 1960.
A história de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar – Luis Sepúlveda
História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voarSinopse: Luis Sepúlveda, chileno, autor de diversas obras de sucesso, um dia prometeu aos filhos escrever uma história sobre o mal que nós, humanos, fazemos ao nosso ambiente, prejudicando a natureza e a nós mesmos. Assim nasceu este livro, que conta as aventuras de Zorbas, um gato ‘grande, preto e gordo’, cujo elevado senso de honra faz com que se comprometa a criar um filhote de gaivota. Kengah, uma bonita gaivota, é pega por uma mancha de petróleo no mar do Norte quando mergulha atrás de um cardume. Com a vida comprometida, ela ainda consegue voar até Hamburgo a tempo de botar um ovo, que deixa aos cuidados de Zorbas, pouco antes de morrer. Zorbas é um gato de palavra e cumprirá suas promessas: cuidar do ovo, criar o filhote e o ensinar a voar. Os amigos de Zorbas – Secretário, Sabetudo, Barlavento e Colonello – o ajudarão numa missão que não é tão fácil quanto parece, menos ainda para uma turma de gatos mais acostumados a enfrentar a vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a servir de pais para um filhotinho de gaivota.
A loira do banheiro e outras assombrações do folclore brasileiro – Januária Cristina Alves – FTD
A loira do banheiro e outras assombrações do folclore brasileiroSinopse: Será que a escola é todo dia a mesma coisa? Segundo A Loira do Banheiro e outras as-sombrações do folclore brasileiro, talvez não. Quem tiver coragem de acionar três vezes a descarga e falar as palavras certas poderá ter uma surpresa assustadora: receber um convite da Loira do Banheiro para uma viagem sem volta. O livro inclui, além da famosa lenda urbana, histórias de outras assombrações, como o Lobisomem, a Mula Sem Cabeça e o Matintapereira.
O Menino oceano – Jean-Claude Mourlevat – Edelbra
O Menino oceanoSinopse: Numa noite de tempestade, o pequeno Yann Doutreleau acorda seus seis irmãos mais velhos, todos gêmeos. Ele avisa que devem fugir de casa, porque estão sob ameaça do pai violento. Sem titubear, os irmãos seguem Yann na escuridão chuvosa. E, assim, começa uma marcante odisseia em direção ao oceano, bem como uma história inesquecível sobre fraternidade. Trata-se de uma releitura contemporânea do Pequeno Polegar, de Charles Perrault.
Que coragem, Lili! – Claudia de Weck – Nova Alexandria
Que coragem, LiliSinopse: Que bichinho será esse? Sempre tão assustado. É só ouvir um barulho que dispara a correr. Lili é uma linda cachorrinha e vive cercada pelo carinho de Sofia, sua dona. A única tristeza de Lili é ter medo de tudo. Até que um dia…
O segredo do armário de Gabi – Kathy Kacer – Callis
O segredo do armário de GabiSinopse: O ano é 1942; o lugar, a Europa. E a vida de Gabi, uma garota judia, nunca mais será a mesma. Gabi vive feliz em uma comunidade rural, com pais amorosos e muitos amigos na escola. Porém, de repente, seu mundo vira de ponta-cabeça. Os nazistas invadem seu país, a Tchecoslováquia. Ela e outras crianças judias são atormentadas, antigos amigos a abandonam e ela não tem mais permissão para frequentar a escola. Quando começa a circular um rumor de que meninas judias estão sendo levadas para longe de suas famílias, para um destino desconhecido, o que Gabi pode fazer? Ela poderia fugir ou encontrar um esconderijo… mas onde? Inspirado em fatos reais, O segredo do armário de Gabi é uma ficção histórica dramática, para jovens a partir de oito anos. 
Jennifer, a esnobe – Jennifer Moore-Mallinos – Ciranda Cultural
Jennifer, a esnobeSinopse: Nunca vou me esquecer da primeira vez que vi a Jennifer. Ela parecia uma princesa que tinha tudo! Ao olhar para as suas roupas e à forma como arrumava o seu cabelo. Soube exatamente o tipo de pessoa que ela era: uma esnobe! Então, o meu pior pesadelo se tornou realidade: nós teríamos que fazer o projeto de Ciências juntas. Como eu poderia fazer um trabalho junto com a Jennifer, que estava mais preocupada com a sua aparência do que tirar boas notas? Eu estava perdida! Mas as coisas não são sempre como parecem, nem as pessoas. Afinal, quem vê cara, não vê coração. Não é o que dizem? É preciso esperar um tempo para conhecer a pessoa antes de partir logo para as conclusões. Nós podemos nos surpreender com o que aprendemos!
O maior tesouro da humanidade – Patrícia Engel Secco – Melhoramentos
O maior tesouro da humanidadeSinopse: Qual é o maior tesouro da humanidade? E onde ele está? Bom, certamente está guardado em um cofre ultra secreto, protegido por grades, cães ferozes e todo tipo de equipamento de segurança. Com um mapa em mãos, Artur e Alice vão atrás desse valioso tesouro, mas para isso precisarão do Doutor Invento, pois só ele poderá ajudar nesta missão tão complicada, já que deve ter óculos para enxergar no escuro ou então chaves universais, daquelas que abrem qualquer porta ou cofre.
A noite da grande magia branca – Eduardo Vetillo – Cortez
A noite da grande magia brancaSinopse: Teçaya é uma menina índia, que possui grandes poderes mágicos. Numa noite de tempestade é raptada pela Mãe-do-Ouro, que a leva juntamente com outras meninas de sua tribo ao seu reduto, o Itaimbé. Lá, ela conhece o Caapora, o Caolho e a própria Igbotigra-Tatá. Teçaya não aceita a escravidão, que lhe é imposta, e lutará para recuperar a liberdade.
Onde vou morar? – Rosemary McCarney – Melhoramentos
Onde vou morarSinopse: Este impressionante livro de fotos para jovens leitores chama a atenção para milhares de crianças ao redor do mundo que foram forçadas a fugir da guerra, do terror, da fome, de doenças e de desastres naturais – jovens refugiados em movimento com o pouco que lhes sobrou e cheios de incertezas. É difícil imaginar, mas as imagens deste livro ajudarão crianças que não foram afetadas a se colocar no lugar de quem não tem um lar e a ver como elas são privilegiadas. E, mesmo com um futuro incerto, as crianças se adaptam e são capazes de encarar a incerteza com otimismo. As imagens emocionantes são do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). São fotos de crianças em países como Líbano, Ruanda, Iraque, Níger, Hungria, Jordânia e Grécia.
Pé de ponte – Semíramis Paterno – Compor
Pé de ponteSinopse: Por meio de imagens, o leitor conhece um menino, uma menina e um grande obstáculo. Separados por um precipício, as crianças tentam se comunicar. Ele tem uma bola. Ela tem uma pasta com papeis, lápis, tintas e um cachorrinho companheiro. Ele lhe manda a bola. Ela manda um recado num aviãozinho de papel. Aí descobrem  uma forma de viver uma grande amizade.
A princesa feiosa e o bobo sabido – Margaret Gray – Companhia das Letras
A princesa feiosa e o bobo sabidoSinopse: Cuscuz, o reino em que Rosa, a princesa feiosa, nasceu era obcecado pela beleza. O concurso anual de beleza ficava mais concorrido a cada ano, e as participantes se utilizavam de artimanhas complexíssimas para vencer. Por isso, quando o povo soube que Rosa não era exatamente bela, instaurou-se o pânico. A reputação de Cuscuz entre os outros reinos desabou, e o entusiasmo de seus cidadãos para pagar impostos começou a diminuir. Mas o tempo passou, Rosa cresceu e, embora não se tornasse nem um pouco bonita, revelou-se uma menina extremamente simpática e inteligente. Seu pai havia banido a sabedoria do reino, pois tinha medo de passar por tolo, mas Rosa adorava ler. E por isso tinha se aproximado de Gaspar, o bobo da corte, que também cultivava uma paixão secreta pelos livros. Até que um jovem e belo príncipe apareceu e ele procurava uma noiva, imediatamente Rosa desejou ser bela – e fez seu primeiro pedido a Eleonora, sua fada-madrinha. No entanto, Rosa cedo percebeu que a beleza – e o príncipe – não eram nada daquilo que ela imaginava.
A rainha dos estapafúrdios – José Eduardo Angualusa – Melhoramentos
A rainha dos estapafúrdiosSinopse: Ana, uma filhote de perdiz muito inquieta, esperta e curiosa, quer uma roupa mais colorida do que aquela que a natureza lhe deu ao nascer. Nessa busca, vai parar, sozinha e desprotegida, no meio de animais selvagens. Mas uma hiena esfomeada e um leão feroz não são problemas para ela! Descubra como Ana se livrou das garras de perigosos predadores!
Selou & Maya – Lara Meana – Edições SM
Selou e mayaSinopse: Duas crianças vizinhas, duas formas de fantasiar a realidade, de dar novas cores e formas ao cotidiano por meio de brincadeiras. Enquanto Selou imagina-se galopando na savana no lombo de seu cavalinho de pau ou brincando de assustar crocodilos na banheira, Maya diverte-se com a ideia de crescer logo para dar voltas no carrossel do Central Park ou nadar nas nascentes do rio Nilo. Partindo das mesmas atividades diárias – acordar, comer, brincar, tomar banho e escutar histórias –, as duas meninas inventam universos bem distintos, demonstrando que a imaginação, além de pessoal, não tem limites para se desenvolver.
Um urso branco em Nova York – Jussara Braga – Editora do Brasil
capa um urso branco.inddSinopse: Você já imaginou ouvir um discurso feito por um urso polar? Parece absurdo, não é? Mas foi o que aconteceu com ministros, presidentes, reis e rainhas na sede da ONU, em Nova York. Ao contar sua trajetória de vida, o urso Kim tenta chamar a atenção das autoridades quanto à necessidade de preservação do planeta e de seu hábitat. As geleiras estão derretendo devido ao aquecimento global, os oceanos se tornando cada vez mais poluídos, os animais sendo caçados pelos humanos e Kim, com seu emocionante discurso, quer alertar o mundo todo antes que seja muito tarde.
Tem gente com fome – Solano Trindade – Nova Alexandria
Tem gente com fomeSinopse: O poema Tem gente com fome, do nome mais expressivo da cultura negra, Solano Trindade, foi adaptado para a literatura infantil a partir da união harmônica e enriquecedora entre textos e ilustrações. Um trem poético que percorre estações cariocas, revelando de forma lúdica a triste realidade do país.
A viagem de Fofo – Telma Guimarães – Editora do Brasil
A viagem de FofoSinopse: Fofo era um cachorro muito amado por seus donos. No entanto, um dia, fez uma viagem da qual não voltou mais. Todos, tristes, começaram a lembrar dos bons momentos que viveram ao lado de Fofo. Eram tantas as histórias… Algumas homenagens foram feitas ao cãozinho e até Betinho, que repetia tudo o que seu irmão dizia, fez suas considerações. Mas algo novo virá para recuperar um pouco da tristeza que a ausência de Fofo causou.
As aulas do professor Bocão – Michael Cox – Companhia das Letras
As aulas do professor BocãoSinopse: A Escola Picles de Ensino Fundamental decididamente é bem diferente das outras. Veja os professores,por exemplo. O professor Bocão, nesta aventura, conduz seus alunos a um mergulho no conhecimento profundo sobre tubarões. Ele é um mestre incrível, e as suas aulas são mesmo mágicas. Em ‘As Aulas do Professor Bocão’ o leitor aprende de um modo muito divertido sobre megadentes de tubarões pré-históricos chamados megalodontes; sobre tubarões com formato de martelo, de bola de rúgbi; sobre enormes tubarões-baleias, com a participação do capitão Bacalhau; sobre ataques de tubarões, com um salva-vidas que conhecem na… Austrália!?!, imagine só; e com a participação da ictióloga Marina Peixoto aprendem sobre tubarões-charuto, wobbegongs, tubarões-da-groenlândia e até tubarões-de-grande-boca (qualquer semelhança com o professor Bocão é mera coincidência).
Calma, Martim! Foi só um dia ruim – André Luís Oliveira – Amarilys
Calma, MartimSinopse: Quem nunca teve um dia ruim? Quem nunca acordou, como se diz, com o pé esquerdo ou de ovo virado? Um dia, Martim acordou assim. Tudo parecia dar errado. Ficou preso no trânsito engarrafado, perdeu a prova para a qual tinha estudado e, na final de um campeonato da escola, bateu um pênalti e chutou pra fora. Acontece com todo mundo, não é mesmo? Não! Nunca tinha acontecido com Martim. O menino que colecionava sucessos em tudo que fazia ficou ressabiado, pois estava mal-acostumado. De tanto ser paparicado, o menino que só andava de nariz empinado, de repente, ficou cheio de perguntas e, pela primeira vez, descobriu coisas que sempre estiveram bem debaixo do seu nariz.
A casa das dez Furunfunfelhas – Lenice Gomes – Mundo Mirim
A casa das dez FurunfunfelhasSinopse: Na casa cheia de fitas, vivem as dez Furunfunfelhas. Sempre animadas, as irmãs gostam de se reunir numa grande roda para demonstrar toda suas habilidades nos trava-línguas, mas vivem tendo tangolomangos. Ainda bem que o velho Félix, com seu fole e suas adivinhas, sempre salva as dez irmãzinhas.
O elefante entalado – Alonso Alvarez – Ficções
O elefante entaladoSinopse: Numa quarta-feira, um elefante indiano de 5 toneladas, pelo menos, aparece entalado na janela do quarto de um menino que mora num apartamento no 13º andar de um prédio numa grande cidade. A partir daí, esse menino faz de tudo para desentalar o elefante e procura por ajuda entre os moradores do prédio e até entre as pessoas que passam na rua, mas ninguém acredita nele e tampouco no que vê, mesmo que seja a enorme bunda de um elefante no alto de um prédio. Luís, o menino, passa todos os dias da semana sozinho no apartamento, depois de voltar da escola, pois seus pais trabalham até tarde da noite. Ele tem um celular, um aparelhinho cheio de amigos que não param de curtir e compartilhar a foto que fez com o elefante. O elefante entalado é uma fábula urbana sobre o real e o imaginário nos dias de hoje. O final mítico surpreende com a magia de ver o mundo através do fabuloso e, candidamente, pelo olhar de um menino.
Escondido – María José Ferrada – Ôzé
EscondidoSinopse: Uma maçã é apenas uma fruta. Um novelo de lã, apenas a junção dos fios. Uma cafeteira, só um recipiente para o café. Será que podemos enxergar além disso? Uma lâmpada pode ser o lar de um animal, ou uma cômoda ser repleta de estações do ano? Escondido em cada objeto existe algo, mas nem sempre sabemos o quê. Você pode descobrir nas páginas desse livro algumas dessas coisas, poeticamente escancaradas.
Eu sou um galo – Elysanna Louzada – Paulinas
Eu sou o galoSinopse: Niquei é um galo jovem, ansioso pela cerimônia do Primeiro Canto, onde todos saúdam o Sol com seu potente cocoricó. Só que ele está prestes a lidar com um problemão: bem na véspera dos ritos, descobre que não consegue cantar! Desesperado, Niquei conta com a ajuda de seu melhor amigo, o cãozinho Pankekas, para ajudá-lo a achar seu canto e com a misteriosa profecia do Livro dos Costumes de Dona Margarela, a coruja, para trilhar uma jornada cheia de aventuras e perigos em busca de sua verdadeira identidade. Só assim, Niquei poderá descobrir e despertar o Galo que existe dentro de si mesmo.
Guerra de bombons – Jonas Ribeiro – Editora do Brasil
Guerra de bombonsSinopse: O livro narra um encontro entre um menino engraxate e seu cliente, no qual surgem a confissão de uma dor difícil de superar e o desejo de construir um mundo melhor, sem armas e sem violência. Com sutileza, o autor nos leva a almejar que a bandeira da paz esteja sempre hasteada nos corações. 
Guerreiros do futebol – João Luiz do Couto – Scortecci
Guerreiros do futebolSinopse: Essa história nos leva a uma reflexão sobre valores e atitudes coerentes para uma convivência saudável. O autor escreve sobre uma paixão que o acompanha desde a infância – o futebol – e narra passagens da história como aquele dia em que realmente foi um dia daqueles para JB, porque além de perder a partida para o time rival, levou uma surra de sua mãe por não prestar atenção no que fazia e cuidar de seus irmãos como devia. No entanto como JB era um líder nato, estuda, planeja e reorganiza suas estratégias de jogo, e busca o apoio de seus colegas, conduzindo-os ao caminho que trilham os verdadeiros guerreiros.
História de Juvenal e o dragão – Leandro Gomes de Barros – Volta e Meia
História de Juvenal e o dragãoSinopse: Clássico do cordel brasileiro,a história de Juvenal e o Dragão é um romance de encantamento escrito por Leandro Gomes de Barros, considerado o maior poéta popular do Brasil em todos os tempos. Com edições a perder de vista, este texto, escrito há mais de cem anos, que conserva o texto original e traz preciosas ilustrações de Eduardo Azevedo.
Iamê e Manuel Diogo nos campos de Piratininga na época dos bandeirantes – Maria José Silveira – Formato
Iamê e Manuel Diogo nos campos de Piratininga na época dos bandeirantesSinopse: A menina Iamê é mameluca, filha de pai bandeirante (português) e mãe guarani. O menino Manuel Diogo é filho de portugueses. A história se passa por volta de 1610, na região de São Paulo de Piratininga, na época dos bandeirantes. Mostrando um pouco do cotidiano das duas crianças, a história aborda também a questão do apresamento dos indígenas, a vida em uma fazenda, a conquista do interior. O leitor vai acompanhar o cotidiano dessas crianças e poderá entender a mistura de raças, a formação de São Paulo de Piratininga, o que eram as entradas e bandeiras e como os indígenas enfrentavam a situação. A coleção Meninos e Meninas do Brasil conta as aventuras vividas por dois amigos – sempre um menino e uma menina – em épocas históricas diferentes.
A lição de casa – Nye Ribeiro – Editora do Brasil
Capa a lic¸a~o.inddSinopse: Carol gosta muito das aulas da professora Regina, especialmente daquelas em que eles aprendem brincando. A professora de vez em quando faz umas brincadeiras divertidas com o dicionário. Um dia, os alunos se deparam com uma palavra aparentemente simples, mas rica em significado: valor. A lição de casa é saber um pouco mais sobre ela. A partir daí, Regina mostra aos alunos a importância de realmente vivermos essa palavra em nosso dia-a-dia.
O livro das mákinas malukas – Luiz Roberto Guedes – Dubolsinho
O livro das mákinas malukasSinopse: Se você gosta de cientista maluco, chegou ao lugar certo! Se você não gosta de cientista maluco, chegou também. Maluco? Aqui não tem niguém maluco, não, senhoras e senhores. Só tem cientista experimental, desses que vivem inventando moda. Cada experiência mais maluca, quero dizer, cada experiência mais interessante que a outra. Tão interessante que o autor resolveu escrever maluka, e não maluca, como você sabe que se escreve. Só para diferenciar maluco de maluko. Como vê, as malukices começam no título. E aqui, neste texto maluko. 
A marca da caveira: teatro – Victor Louis Stutz – Formato
A marca da caveiraSinopse: Montar uma peça de teatro – na escola, no clube, em casa… – é fácil e pode ser muito divertido. Basta reunir um grupo de amigos, escolher uma história da coleção Escola em Casa e seguir as instruções e orientações do livro. São adaptações de textos clássicos, ou textos contemporâneos, prontos para ser encenados, com sugestões para a montagem, o cenário, a sonoplastia, o figurino… A diversão é garantida. E os aplausos da platéia também.
A menina que organizava – Eve Ferretti – Peirópolis
A menina que organizavaSinopse: Este álbum ilustrado narra a trajetória de uma menina verdadeiramente ordeira ou seria uma bordadeira inconformada? Em imagens emolduradas sobre paredes marcadas pelo tempo, a ilustradora Eve Ferretti traz para a narrativa um clima que em nada combina com os rituais perfeccionistas da personagem. As autoras compartilham feições próprias de sua personalidade ou de pessoas com quem conviveram para, sem julgamento, iluminar aspectos do comportamento humano.
O menino de pau: teatro – Victor Louis Stutz – Formato
O menino de pauMontar uma peça de teatro – na escola, no clube, em casa… – é fácil e pode ser muito divertido. Basta reunir um grupo de amigos, escolher uma história da coleção Escola em Casa e seguir as instruções e orientações do livro. São adaptações de textos clássicos, ou textos contemporâneos, prontos para ser encenados, com sugestões para a montagem, o cenário, a sonoplastia, o figurino… A diversão é garantida. E os aplausos da platéia também.
Migrando – Mariana Chiesa Mateos – Editora 34
MigrandoSinopse: Parece mesmo uma história encantada… E ao mesmo tempo é tão real! Com poesia e simplicidade o narrador, ou melhor, a manta do Vítor nos pega pelas mãos, nos embala, e nos leva para um passeio pelas suas, e também, pelas nossas memórias… Que envolvem e emocionam. Seja qual for a idade do leitor! Sabemos que nascer é um direito. Ser envolvido por uma manta confeccionada pelas mãos de uma avó apaixonada é mesmo uma grande sorte! Em “A manta”, de Sonia Rosa, lançado pela Memória Visual, uma manta meio mágica traz nas suas linhas e entrelinhas, uma abordagem simples de questões fundamentais do ser humano. Ser esperado, ser amado, ser aceito e ser acolhido.
O misterioso Chá das Nuvens – Mal Peet – Edições SM
O misterioso chá das nuvensSinopse: Tashi mora em uma aldeia na Índia, onde as mulheres trabalham na colheita do chá. Quando sua mãe adoece, a menina precisa assumir o lugar dela para conseguir dinheiro e pagar um médico. E lá vai Tashi equilibrando nas costas o enorme cesto de vime rumo à plantação. Mas os pés de chá são muito altos! Pequena demais para alcançar os brotos tenros, ela é ridicularizada pelo capataz e sai de mãos vazias. Entretanto, algo extraordinário está para acontecer.
Não falta nada – Tatiana Filinto – Peirópolis
Não falta nadaSinopse: O mundo é realmente tão perigoso quanto meus pais parecem mostrar? Ou posso me aventurar por ele e ainda assim continuar sendo amado pela minha família? São questões como essas que a psicanalista e escritora Tatiana Filinto traz à tona, de forma breve e divertida, neste álbum ilustrado pelo artista plástico Visca. O personagem do livro cresce cercado de cuidados dos pais que, muitas vezes, acreditam proteger os filhos dos perigos que o mundo tem, mas acabam por atropelar tempos, iniciativas e descobertas por parte das crianças. Mais um texto com vontade de inspirar a reflexão do leitor, numa rica oportunidade de leitura compartilhada entre pais e filhos, crianças e educadores. 
O nome do jogo – Maria Zoé Rios – RHJ
O nome do jogoSinopse: Esse projeto editorial – O nome do jogo – remete às olimpíadas em um texto poético, com imagens da renomada ilustradora Angela-Lago. O livro propõe uma leitura interativa, ao levar o leitor a descobrir, em cada página, uma modalidade esportiva dos jogos olímpicos.
A Pequena Ruella – Danielle Dahoui – Matrix
A pequena ruellaSinopse: Estrela mora num lugar maravilhoso. Em uma pequena rua com árvores, passarinhos e muitas crianças que vieram de vários lugares do mundo. Ela vai comemorar seu aniversário, reunindo os amigos que ela ama em um piquenique na própria rua. Acompanhe essa divertida e deliciosa história e depois aproveite para fazer os pratos que os vizinhos da Estrela vão levar para a festa, com as receitas da chef Danielle Dahoui que estão no fim do livro.
Poeminhas radicais – Alexandre Azevedo – Giostrinho
Poeminhas radicaisSinopse: Ao abrir as páginas desse divertido livro, você vai encontrar bichos, bichinho e bichões curtindo esportes e aventuras radicais. Piolhos que gostam de fazer rapel, galinhas paraquedistas e um descolado gato surfista! Tem até formiga fazendo trilha no canteiro de uma avenida, uma lagartixa numa perigosa escalada dentro do box de um banheiro, correndo o risco de escorregar e cair com a força da água do chuveiro! Mas, nesse mundo apressado, talvez o bicho mais radical seja o gafanhoto fazendo ginástica oriental.
Poesias aquáticas – André Luís Oliveira – Franco
Poesias aquáticasSinopse: Um peixe – boi pastando solitário nas águas do Atlântico? Um peixe – lanterna iluminando a poesia como se fosse um vaga – lume dos mares? Uma radiante estrela – do – mar noutro infinito? Um vermelho dourado nadando nas borbulhantes íris mansas de uma tarde oceânica? … Terá o arco – íris invadido o mar?  Criança, você estará com as criaturas brilhantes e coloridas que respiram num universo de águas, e pulsam em guelras a cada verso. Com você, as Poesias Aquáticas.
Rodopiando na poesia – André Luís Oliveira – Giostrinho
Rodopiando na poesiaSinopse: Você sabia que num cavalo de pau uma criança pode ser feliz no galope da imaginação? E quem sabe, poderá também girar infinitos universos num pião? E seguir a trilha da magia pela orientação de um catavento? E até edificar cidades encantadas como um grande engenheiro? Tudo é possível quando num livro a poesia é feita de brinquedos. Ao abrir as páginas desse livro você encontrará alguns velhos e fiéis companheiros da infância de todos os lugares e épocas. E poderá viajar na velocidade da felicidade, como se estivesse num mágico carrinho de rolimã.
Senhora Rezadeira – Denise Rochael – Cortez
Senhora rezadeiraSinopse: No meio das montanhas de pedra, na terra seca do Alto Jequitinhonha, as horas passam sem pressa. O menino não está brincando, está doente. A mãe resolve levá-lo à benzedeira para que ela o cure e a alegria retorne a casa.
Tabuleiro da baiana – Elma – Paulinas
Tabuleiro da baianaSinopse: Com este livro da Elma e projeto gráfico do André Neves, descobriremos um pouco “do que a baiana tem”, na Bahia e em todo o Brasil. Um livro rico de cheiros, temperos, sabores. Pois é, a Arminda Baiana, no seu tabuleiro, tem tanta coisa gostosa, experimente. Com imagens em aquarelas, poucas cores e sem detalhes no ambiente, esta história poderá ser levada para onde o leitor quiser, pois as baianas estão por toda parte do nosso país.
Tendy e Jã-Jã e os dois mundos na época do descobrimento – Maria José Silveira – Formato
Tendy e Jã-Jã e os dois mundos na época do descobrimentoSinopse: Neste primeiro volume, a menina é Tendy, uma índia tupiniquim, e o menino é Jã-Jã, um órfão francês deixado na costa brasileira para aprender a língua dos nativos e depois servir de intérprete – prática bastante comum na época do Descobrimento.
A Terra das coisas perdidas – Carlos Augusto Segato – Atual
A terra das coisas perdidasSinopse: Este livro conta a historia de Marcelinho e Joel, dois garotos espertos e cheios de imaginação que descobrem um misterioso lugar chamado Terra das Coisas Perdidas, onde vão parar todas as pessoas, bichos e coisas interessantes que sumiram do mundo e do tempo em que vivemos. É lá moram, por exemplo, Santos Dumont e Thomas Alva Edison, grandes inventores, assim como Arlequim, o velhinho do realejo e outras personagens dos antigos livros de aventura. Isso sem falar dos bichos de estimação, como o lobo-guará e o monocarvoeiro, e nos objetos que, sem que ninguém percebesse, foram desaparecendo da nossa vida. Marcelinho e Joel juram que foi uma aventura e tanto. Será que você vai concordar com eles ? É melhor que você descubra isso sozinho nas páginas deste livro, não é?
Vovó – Cacau Vilardo – Paulinas
VovóSinopse: Com muita sensibilidade, Cacau Vilardo neste seu novo livro dá voz à pequena Maria Madalena que relata, em primeira pessoa, com humor, leveza e imaginação, fatos do seu cotidiano: o nascimento da irmã caçula, a convivência com os avôs, a escolha dos bichos de estimação e o medo das perdas.

 

 

 

 

 

 

____________________________________________________________________________________________

ABRIL – MAIO / 2017

(Quem contou?) : crianças estranhas, bichos sensíveis e cachorros problemáticos – Dilea Frate – Companhia das Letrinhas
Quem contouSinopse: Era uma vez um mundo repleto de crianças estranhas, bichos em geral e cachorros em particular. Um dia, eles se juntaram num lugar especial, onde uma serpente é capaz de brincar com um elefante, uma cabra pode enganar uma bruxa, um cachorro surfa e um bebê sorri em várias línguas para um menino que acha o máximo se fantasiar de bailarina. O lugar especial é este livro, que se chama ‘(Quem contou?)’ porque o final de todas as suas 26 divertidas fábulas revela um novo personagem: aquele que observou e relatou. 
André, a caixa de perguntas e o burrinho e outros contos – Juan Arias – Salamandra
André, a caixa de perguntas e o burrinho e outros contosSinopse: Nos contos que compõem esse livro, você vai conhecer quatro crianças muito especiais. Inês, André, Julia e Miguel vivem em lugares e tempos diferentes. Apesar disso, têm muita coisa em comum. Como todos os que estão em processo de crescimento, começam a experimentar as alegrias e as tristezas da vida. E estão descobrindo a linguagem como forma de expressar seus sentimentos. Buscando entender o mundo, fazem-se muitas perguntas sobre tudo – perguntas que, às vezes, é difícil responder. Esse livro é uma trama delicada unindo a Espanha e o Brasil. Inicia com a dura realidade de crianças vivendo em plena Guerra Civil Espanhola (1936-1939), para chegar aos tempos de hoje, mostrando que, se nem as crianças mudaram tanto nesses anos, tampouco mudou o mundo em que precisam viver.
Animais de estimação e do campo – Araceli Fernández Vivas – Ciranda Cultura
animais de estimação e do campoSinopse: Estimulando a curiosidade. Fatos surpreendentes sobre a natureza e os animais estão reunidos nestas belas edições. Os mistérios mais fascinantes, os fatos mais interessantes… as crianças se tornarão verdadeiras estudiosas da natureza sem sair de casa!
Animais selvagens – Araceli Fernández Vivas – Ciranda Cultural
Animais selvagensSinopse: Descubra nas páginas deste livro espetacular a resposta a centenas de perguntas que lhe permitirão conhecer os mistérios mais fascinantes da vida selvagem. Para que serve a juba do leão? Você sabia que a pele do tubarão também tem dentes? Por que as zebras têm listras? O que o crocodilo faz para se refrescar? Neste livro você encontrará as respostas dessas perguntas e de muitas outras, que lhe permitirão descobrir como são e de que modo vivem os animais mais selvagens. Além disso, contém mapas de localização para ajudar a saber exatamente onde vivem os animais que mais lhe interessam.
Os bolinhos da vovó Nona – David Norton – Evoluir
Os bolinhos da vovó NonaSinopse: A quituteria da vovó Nona ficou famosa em dia de chuva e o doce que fazia mais sucesso era justamente o Bolinho de Chuva. Será coincidência? A receita dessa delícia era segredo e, após muita confusão, a vovó se viu obrigada a registrá-la.
Conflitos – Jennifer Moore-Mallinos – Ciranda Cultural
ConflitosSinopse: Marcos e Mateus são gêmeos idênticos e melhores amigos, mas eles têm personalidades completamente diferentes. Marcos é quieto, tranqüilo e faz de tudo para se manter longe de problemas, por outro lado, Mateus é encrenqueiro, bagunceiro e está sempre envolvido com algo de errado. Mateus nunca pensou muito a respeito de seu modo de agir, até o dia em que seu comportamento o colocou em uma situação muito complicada. Seu irmão foi confundido com ele e sofreu por isso. Algo de ruim precisava acontecer com Mateus para ele perceber que causar conflitos não era tão divertido como ele achava. Pelo contrário, é uma atitude que pode ser negativa e trazer consequências irreversíveis, em situações que podem sair do controle. Será que Mateus irá mudar de comportamento e se afastar dos problemas, não importa o que aconteça?
Contos express – David Nordon – Evoluir
Contos expressSinopse: Os personagens clássicos da literatura infantil se envolvem em uma grande enrascada. Coisas estranhas acontecem em uma festa organizada pela Branca de Neve e, agora, os convidados têm até que responder à sérios processos criminais. 
O doente imaginário – Moliére – Editora 34
O doente imaginárioSinopse: Levada ao palco pela primeira vez em 1673, a peça O doente imaginário tornou-se um dos maiores clássicos da comédia e continua a ser encenada até hoje no mundo inteiro. A divertida intriga criada por Molière (1622-1673) tem por base o conflito entre a autenticidade e a hipocrisia. A premiada autora de teatro Marilia Toledo nos oferece agora a sua adaptação da obra, voltada aos jovens, que ressalta toda a graça do original, mantendo-se sempre fiel ao espírito crítico e bem-humorado de Molière.
Lambidas, rosnados e mordidas – Toni Brandão – Panda Books
Lambidas, rosnado e mordidasSinopse:O livro conta a história de Zeca e Vitória e seus cães Julieta e Zé. A família de Zeca está com problemas financeiros e não pode mais manter Julieta. Vitória se mudou para um apartamento e sua mãe pretende doar o Zé. A garota, então, bola um plano para resolver os dois problemas.
O espantalho (Col. Hora do Espanto) – Edgar J. Hyde – Ciranda Cultural
O espantalhoSinopse: Uma série de acidentes misteriosos na nova fazenda da família Davis faz David suspeitar de que há uma relação entre eles. Será que existe alguém, ou alguma coisa, por trás desses eventos macabros? Quanto mais David investiga, mais ele quer manter a boca calada. Até que o terrível segredo do espantalho seja revelado.
O espelho (Col. Hora do Espanto) – Edgar J. Hyde – Ciranda Cultural
Espelho meuSinopse: A família Johnson comprou um lindo espelho antigo. Surpreendentemente, as três garotas da casa acham que podem ver a imagem fantasmagórica de uma garota presa dentro dele. Ela veste roupas estranhas e parece estar tentando se comunicar com as garotas pelo espelho. Logo, a misteriosa história da menina é revelada e a terrível verdade sobre como ela ficou presa no espelho vem à tona. As meninas não têm outra alternativa a não ser tentar quebrar a maldição do espelho.
O guardião das florestas – Maria Cristina Furtado – Editora do Brasil
O guardião das florestasSinopse: Em meio à magia e aos mistérios da floresta Amazônica, Jaciara viverá uma aventura que mudará por completo sua vida. Na primeira viagem à região, a menina conhece Jari, um tio que tem a sua idade e um dom muito especial: ele conversa com os animais! Juntos, e contando com a ajuda de um macaco barulhento e do Curupira, eles irão ajudar a defender a floresta de pessoas que buscam a riqueza a qualquer custo. Conheça esse mundo fascinante que é a Amazônia, suas lendas e crenças, com uma história em que a ética, a amizade e o respeito ao meio ambiente são valores fundametnais. O livro acompanha um CD com músicas.  
Histórias indígenas dos tempos antigos – Pedro Cesarino – Claro Enigma
Histórias indigenas dos tempos antigosSinopse: Há muitos povos indígenas no Brasil, mais interessantes e diversos do que se costuma imaginar. Atualmente, eles somam cerca de 900 mil índios que falam 274 línguas diferentes, e cada uma delas carrega um repertório único de histórias, transmitidas pela memória oral de geração em geração. Ainda assim, grande parte permanece desconhecida do público. Este livro é um passeio instigante por algumas dessas histórias e introduz o leitor no vasto conhecimento produzido ao longo dos milênios pelos habitantes das florestas.
Lia e o feitiço da palavra – Marília Moreira – Ôzé
Lia e o feitiço da palavraSinopse: Lia tinha uma estranha doença, dessas que fazem a gente parar de brincar, parar de sorrir, parar até de comer. Diziam, mesmo, que ela estava para morrer. Chamaram os melhores médicos, mágicos e curandeiros, e… nada! Quem poderia curar a menina? Existiria algum remédio mágico com esse poder? 
Moiara, filha da terra – Camila Tardelli – Editora do Brasil
MoiaraSinopse: Moiara se sente diferente dos demais membros de sua família e quer muito saber sobre seu passado. Um trabalho escolar ajudará a menina a percorrer sua história e, mais que isso, a ensinará uma importante lição sobre orgulho e respeito. Suas raízes italianas e indígenas são a confirmação de que ela é filha legítima desta terra.
O rouxinol em cordel – Recontado por João Bosco Bezerra Bonfim – DCL
O rouxinol em cordelSinopse: “O Rouxinol Em Cordel” é um reconto da obra de Hans Christian Andersen, O Rouxinol do Imperador. Sua recriação para o cordel homenageia uma tradição literária com profunda contribuição para a formação da identidade brasileira.
Saco de mentiras, paixão de verdade – Lenice Gomes – Peirópolis
Saco de mentiras, paixão de verdadeSinopse: Um bicho de estimação inusitado, um concurso para marido e uma princesa trovadora dão um tempero especial a essa história, inspirada em O couro do piolho, conto da oralidade popular recolhido por Câmara Cascudo e recontado posteriormente em cordel por Luiz Antônio. Na obra, os personagens da história original ganham novas identidades e perfis psicológicos, atuando em tramas urdidas de modo a manter o encanto e a curiosidade do leitor.
O soldado fantasma (Col. Hora do Espanto) – Edgar J. Hyde – Ciranda Cultural
O soldado fantasmaSinopse: Alan e Isabel adoram ouvir histórias de heroicos guerreiros escoceses. Eles visitam o local onde ocorreu a Batalha de Culloden e Alan começa a sonhar acordado com a batalha, desejando que pudesse ter estado lá para ajudar a combater os Casacas Vermelhas. Ele muda de opinião quando uma explosão no jardim da casa deles libera os espíritos dos guerreiros fantasmas da batalha. Alan é acidentalmente lançado no apavorante mundo dos agitados fantasmas dos soldados ingleses e escoceses, que são obrigados a lutar essa batalha novamente. As crianças precisam levar os espíritos de volta ao lugar de onde vieram. Mas como? 
A vila do mercado – Fabiano Moraes – Cortez
A vila do mercadoSinopse: Imagine um lugar onde as crianças são preparadas, desde muito jovens, para exercer determinada profissão e, depois de adultas, elas são tratadas de acordo com o trabalho que realizam. Assim era a Vila do Mercado (bastante parecida com o nosso mundo real), até que um dia um menino, vindo de outra vila distante, chamada Vila da Felicidade, apresentou às crianças da Vila do Mercado uma forma muito mais humana de ver a vida.
A fábrica mágica – Maria Cristina Furtado – Editora do Brasil
A fábrica mágicaSinopse: A Fábrica Mágica faz brinquedos mais do que especiais: acionados por magia, eles falam e interagem com as crianças que os ganham. Certo dia, um grande incidente ocorreu na fábrica, e a mágica parece ter dado errado: os brinquedos ficaram com algumas deficiências. Mas isso não significa que eles não podem ser amados e ser tão mágicos como os outros. Aí é que a verdadeira magia acontece. Acompanhado de um CD com músicas que ajudam a contar a história, este livro fala sobre a inclusão e sobre como as diferenças, quando somadas, são partes fundamentais à vida.

 

 

ABC do trava-língua – Rosinha – Editora do Brasil
ABC do trava-línguaSinopse: Luísa lustrava o lustre listrado, enquanto alguém trazia três pratos de trigo para três tigres tristes. Não tem quem não enrole a língua falando frases assim, por isso mesmo os trava-línguas são tão divertidos. Encontrados em várias culturas, eles brincam com as letras do alfabeto e quem quiser pode inventar um, desde que leve em consideração o mais importante: quanto mais travar a língua, melhor! Este livro registra trava-línguas bem especiais, um para cada letra do alfabeto.
Universo e planetas – Ciranda Cultural
Universo e planetasSinopse: Surpreenda-se com informações incríveis do mundo ao seu redor! E se dissessem a você que o sol é o lugar mais quente do sistema solar, com uma temperatura de 15.500.000°c, que o planeta mercúrio leva apenas 87 dias para dar a volta ao redor do sol, ou que andrômeda é a galáxia mais distante visível a olho nu, situada a quase 3 milhões de anos-luz da terra, você ficaria surpreso? Se quiser descobrir mais maravilhas sobre esse lugar tão desconhecido quanto belo, leia universo e planetas. As páginas desse livro mostram as informações mais impressionantes sobre os planetas, as estrelas, as galáxias e as nebulosas, assim como os satélites e as conquistas espaciais, junto aos personagens e à tecnologia que tornaram essas descobertas possíveis.
Apelido não tem cola – Regina Otero – Editora do Brasil
Capa_Apelido não tem cola.inddSinopse: Será que a palavra “torta” tem um único significado? Claro que não! Descobrir que os apelidos ás vezes causam tristeza é o objetivo desta história.
O bobo do rei – Angelo Brandini – Companhia das Letrinhas
O bobo do reiSinopse: Um velho monarca está cansado de lidar com os problemas do seu reino e decide entregá-lo às filhas, para finalmente encontrar a paz. Mas o que ele não esperava era que, donas do poder, elas fossem trair o próprio pai. O bobo do rei é uma adaptação de Rei Lear, de William Shakespeare. Nessa versão, a tragédia clássica recebe o olhar do palhaço, e mais do que traições, inveja e lutas por poder, o que entra em cena são as tiradas bem-humoradas, a brincadeira com a linguagem e a mensagem – mais que verdadeira – de que “bobo não vira rei, mas tem rei que vira bobo”.
Casa de papel – Luiz Raul Machado – Rovelle
Casa de papelSinopse: Você pode pensar que uma casa de papel é algo frágil – feita de cartolina com crepom, ou talvez uma combinação mais criativa, como jornal e celofane –, incapaz de resistir à passagem dos anos e vulnerável aos caprichos do tempo. Com um sopro mais forte, podem derrubá-la num segundo, ou ela pode virar cinza se jogada na fogueira. Será? Ah, não se engane! Uma casa de papel é feita de puro sentimento, das mais ternas lembranças da infância, do desejo de morar naquele cantinho aconchegante entre as palavras, da liberdade de dar asas à própria imaginação.Aqui está sua chave. Venha, entre, fique à vontade. Esta casa é sua.
O caso da menina sonhadora – Daniel Martins de Barros – Panda Books
o caso da menina sonhadoraSinopse: Bárbara estava intrigada: por que ela sentia sono durante a leitura de um livro? Para resolver esse mistério, Sherlock Holmes surge nos sonhos da garota e a leva para dentro dos clássicos contos da carochinha para compreender os segredos da mente humana.
A cutia que virou princesa – Lia Neiva  Rovelle
A cutia que virou princesaSinopse: A cutia queria uma vida bacana com um final feliz, igualzinho ao das histórias que andava lendo, cheias de encantamento, e de fadas. Resolveu que também queria ser princesa. Pois não é que a fada Brilhabrilha entrou em cena e deu uma forcinha? E aí, será que a cutia soube ser uma princesa como as dos contos de fadas?
O diário do Lelê – José Roberto Torero – Salamandra
O diário do LelêSinopse: Neste livro, quem ainda não conhece vai poder conhecer o Leocádio – Lelê, para simplificar – um garoto muito esperto, com um montão de histórias para contar. As histórias são tantas que ele tem até um blog na internet. E são tão boas que o ‘tio’ Torero do Lelê resolveu dar uma ajudazinha para elas serem publicadas em forma de livro. Algumas são muito divertidas, como a do dia em que Lelê conversou com a médica sobre sua operação de fimose; outras, nem tanto: por exemplo, quando a mãe e o pai de Lelê resolvem se separar. Mas temos tanta certeza de que você vai achar todas muito legais. Porque Lelê é um garoto esperto, lembram? De bem com a vida, ele tira de letra os maus momentos e se diverte a valer nos demais. Quer ver?
É proibido ler Lewis Carrol – Diego Arboleda – FTD
É proibido ler Lewis CarrolSinopse: O ano é 1932. Cidade de Nova York. Alice tem apenas 10 anos e uma incrível capacidade de imaginação, como transformar em situações reais personagens e cenários de seu livro preferido, Alice no País das Maravilhas. Os pais da menina, motivo de riso da alta sociedade pela excentricidade da filha, veem como única solução a proibirem de ler os livros de Lewis Carroll, missão para a nova preceptora, Eugénie Chignon. A verdadeira Alice, que inspirou Lewis Carroll, estará na cidade para receber uma homenagem. E Eugénie precisa impedir que a menina descubra isso. Este livro é uma comédia absurda, com dados históricos (reais, apesar de serem ainda mais absurdos!), no qual o nonsense tão característico de Carroll.
Emil e os detetives – Erich Kästner – Pavio
Emil e os detetivesSinopse: Nada poderia deixar o pequeno Emil mais feliz e orgulhoso do que poder viajar sozinho pela primeira vez de sua cidadezinha, Neustadt, à capital Berlim. Sua avó e sua prima, Pony Chapeuzinho, o aguardam ansiosas, mas o garoto não chega à rodoviária como o previsto. O que teria acontecido ao jovem Emil? Será que ele está correndo perigo? Este é o ponto de partida de Emil e os detetives, clássico moderno da literatura alemã, escrito por Erich Kästner, um dos autores de livros infantis mais importantes do século XX.
Florestas tropicais – Andrew Langley – Girassol
Florestas tropicaisSinopse: Com imagens em 3-D de cair o queixo, a coleção Navegando na Leitura proporciona aventuras eletrizantes e inesquecíveis, com dicas de sites sobre o assunto de cada livro para navegar na internet e aprender ainda mais. Ideal para pesquisas e trabalhos escolares.
Fundo do mar – Gracia Helena Anacleto – DCL
Fundo do marSinopse: Por que a água do mar é salgada? Os peixes dormem? É possível tornar potável a água do mar? Respostas para essas e outras perguntas podem ser encontradas neste livro. Por meio de ilustrações realistas, fotos e cartuns, o leitor faz uma verdadeira expedição ao fundo do mar.
O gato de papelão – Álvaro Cardoso Gomes – Editorial 25
O gato de papelãoSinopse: Era uma vez um garoto que adorava gatos. Podiam ser de qualquer cor: pretos, amarelos, cinzas, rajados… E de todas as raças: siameses, persas, angorás, até mesmo vira-latas. Mas acontece que seus pais não queriam que ele tivesse um gato. Inconformado, o menino usa toda a sua imaginação para criar um gato especial, um gato muito engraçado, que é só dele e de mais ninguém! Você não está curioso para conhecer esse gato? Então, mergulhe nas páginas deste livro.
O gigante preguiçoso – Virgínia Lefèvre – Editora do Brasil
O gigante preguiçosoSinopse: Era uma vez dois irmãos, um se chamava Pedro Sem Medo e o outro, João Brincalhão. O primeiro quis sair de casa para correr o mundo e, em vez de benção, pediu dinheiro ao pai. Foi atendido, mas não deu muita sorte. Em seu caminho havia um gigante preguiçoso e teimoso que pouco quis saber do dinheiro de Pedro, que logo voltou para casa. João resolveu usar de usa astúcia para tentar fazer o que o irmão não conseguiu. No fim das contas, ele conseguiu provar que dinheiro nem sempre é a solução para tudo, além de transformar o gigante preguiçoso em um trabalhador de mão-cheia.
O grande livro dos Piratas – John Malam – Girassol
O grande livro dos PiratasSinopse: Embarque nesta aventura incrível e descubra como viviam os piratas que dominavam os sete mares. As páginas deste livro convidam você para mergulhar numa verdadeira arca do tesouro – com fatos surpreendentes, ilustrações e fotos fantásticas.
Josefina quer ser bailarina – Claudia Souza – Editora do Brasil
Josefina quer ser bailarinaSinopse: Josefina quer porque quer ser bailarina. Seus pais a matriculam nas aulas de balé, mas nada de a menina aprender a dançar. E nem adianta trocar a escola de dança, Josefina não quer fazer as atividades propostas, muito menos acompanhar a turma. Então por que Josefina continua querendo ser bailarina? Uma história sobre o que somos e queremos ser, ainda que seja apenas imaginação.
Kalil : o menino refugiado – Fernando Carraro – Editorial 25
KalilSinopse: Essa é a história de refugiados que, para fugir da guerra, da pobreza e das brigas políticas e religiosas, tiveram que deixar tudo para trás em busca de algum lugar onde pudessem encontrar abrigo, paz e condições de sobre-vivência. Mas, acima de tudo, é a história de Kalil e seu amigo Samir, que tinham um sonho em comum.
Laila tinha uma surpresa – Luciana Pajecki Lederman – Callis
Laila tinha uma surpresaSinopse: A aula já estava no fim quando o professor passou uma tarefa que deixou Laila bem intrigada: decidir qual é o melhor presente que já recebeu na vida. Entre tantos presentes legais, escolher um não seria fácil. Laila tinha uma surpresa é um livro que fala sobre o verdadeiro valor do tempo e a importância de compartilhar momentos com as pessoas amadas.
Loucos por vídeo game : nas aventuras do folclore – Cristina Faga – Editorial 25
Loucos por vídeo gameSinopse: Você já imaginou um livro que unisse interesse por tecnologia, pesquisa sobre o folclore brasileiro e seres extraterrestres? Pois essa mistura incrível está presente nessa história inesquecível, em que os integrantes de uma turminha louca por video game recebem de seres extraterrestres a promessa de que, se puderem provar a existência do Curupira, serão presenteados com um incrível video game de última geração. Que desafio! E se não conseguirem? Quais serão as consequências? Os ETs, na verdade, estão interessados em entender o que se passa na cabeça desses terráqueos para que gostem tanto assim de video games. Confira essa aventura! 

 

O mágico do barro preto – Tiago de Melo Andrade – Melhoramentos
O mágico do barro pretoSinopse: No povoado de Barro Preto nasce Papamama, um menino com poderes sobrenaturais. Desde o primeiro dia ele transforma a vida dos que o cercam com dons incríveis, passando a ser cultuado por todos, convertendo-se, ainda criança, numa divindade local. A vida de divindade, porém, não lhe agrada, e o menino resolve sair para conhecer o mundo. Em toda parte descobre a mesma verdade: “a inutilidade de ser mágico, num mundo de gente violenta, insensível e idiota”. E é em sua comunidade que surge quem quer antagonizá-lo: Titum. Menino como ele, Titum descobre o segredo dos poderes de Papamama e se faz também poderoso, mas usará seus poderes para fins terríveis. Na luta entre Papamama e Titum está o destino não apenas da comunidade de Barro Preto, mas do mundo inteiro.
O mago – J. R. Penteado – SESI-SP
O magoSinopse: Chamava-se Mago, mesmo não sendo formado em magia. Mago era seu nome de batismo- Mago da Silva. Nasceu, cresceu e envelheceu tentando entender e seus pais sabiam o que estavam fazendo ao lhe darem esse nome. Até que um dia decidiu fazer uma longa viagem a pé, descobrindo regiões desconhecidas e encontrando pessoas pelo caminho. A cada encontro via-se diante de um novo desafio. E quando resolveu voltar ao ponto de partida, em meio a sua jornada da volta, foi conseguindo, passo a passo, entender a sina legada por seus pais.
Mamíferos – David Burnie – Girassol
mamíferosSinopse: Com imagens em 3-D de cair o queixo, a coleção Navegando na Leitura proporciona aventuras eletrizantes e inesquecíveis. Tem também dicas de sites para navegar na internet e aprender ainda mais sobre cada assunto. Ideal para pesquisas e trabalhos escolares.
O moço que carregou o morto nas costas e outros contos populares – Ricardo Azevedo – Melhoramentos
o moço que carregou o morto nas costasSinopse: Uma seleção de narrativas leves, interessantes, com personagens que perseveram pela curiosidade de conhecer o mundo e viver o amor profundo em uma atmosfera de fantasia. O virar de páginas reserva ainda mais surpresas ao encontrarmos as intrigantes ilustrações de Catarina Bessel: colocadas em pequenos pedaços ao longo das narrativas, elas se encontram em um folder colorido encartado ao final do livro.
A tradição da narrativa oral aparece como tema e também é burilada no estilo dos contos deste livro. É isso que Ricardo Azevedo captura neste livro. A obra se destaca tanto pelos enredos como pela escrita fluente, registrando com precisão um modo de narrar e impedindo, assim, que ele se perca com o tempo.
Uma outra princesa – Telma Guimarães – Editora do Brasil
Uma outra princesaSinopse: Cindy é possivelmente a menina mais bela do reino. Depois de perder os pais muito cedo, vai morar com sua madrasta e passa os dias chorando e reclamando. Não quer ajudar nos serviços do castelo e nem na venda de pães. Mas um convite para um baile fará Cindy achar que pode mudar de vida, mas pode ser que as coisas não sejam tão simples assim de resolver…
No país das placas malucas – José Eduardo Camargo – Panda Books
No país das placas malucasSinopse: Você conhece bem a língua portuguesa? Então prepare-se para fazer uma divertida viagem pelo nosso país. A lente do fotógrafo José Eduardo de Camargo registrou as placas mais malucas do Brasil, e o cordéis de L. Soares mostram que a irreverência do povo brasileiro não tem limites! De Norte a Sul, conheça as nossas muitas ínguas portuguesas. Neste país, placas malucas comprovam a criatividade e a nossa capacidade de comunicação. Você, leitor, talvez me questione: ‘E os erros de português?’. Eu lhe respondo: ‘Fazem parte da nossa linguagem popular’. Não veja isso como sinal de ignorância ou desrespeito ao nosso idioma. Os ‘erros’, se é que podemos chamar de erros, talvez sejam intencionais. Muitas vezes, é no ‘erro’ que está a graça. Nada de preconceitos.
Palavras que voam – Cassiana Pizaia – Editora do Brasil
palavras que voam_capa.inddSinopse: Bruna é aluna nova na escola e ainda não conhece ninguém, mas todo mundo a reconhece. É que seus cabelos chamaram a atenção da turma, que só fala do quanto ela é esquisita. Não demorou muito para os comentários maldosos vazarem pela internet. Agora é impossível apagá-los, até mesmo de seu coração ferido. Bruna precisa de ajuda, mas se fechou para todos. Então, como ajudá-la? Com este enredo, as autoras deste livro encontraram um jeito sutil de abordar o cyberbullying e chamar a atenção dos pais para esse tipo de situação.
O silêncio de Alice – Cristiana Athayde – Autêntica
O silêncio de AliceSinopse: Esta é a história de Alice, também conhecida como Lili, uma menina que passou muito, muito, muito tempo sem falar com ninguém. Tímida e com vergonha de tudo, achava que a pior coisa do mundo era ter que falar. Não gostava de dar bom dia ou boa noite, de dizer que estava com sono, com fome, com sede, com preguiça… Lili tinha vergonha até mesmo de pedir mais um pedaço de bolo para a própria mãe. Ela já estava com 6 anos e não gostava nem um pouco de ser tão envergonhada. Sentia as mãos suarem, o rosto corar e o coração palpitar toda vez que falava com alguém. Uma noite, no final do jantar, Lili decidiu se calar para sempre. Foi assim até que uma outra Alice, tagarela e curiosa, começou a se encontrar com Lili debaixo da cama, na calada da noite…
Superligado – Cassiana Pizaia – Editora do Brasil
Superligado_capa.inddSinopse: Pedro vive ligado em videogame, computador, celular, televisão, mas desligado das pessoas e do mundo à sua volta. De tanto estar em jogos eletrônicos, nem notou quando começou a perder as situações simples e importantes do dia a dia, como o jogo de bola na escola, a piada do tio, a fotografia de família. Quando percebeu, parecia ser tarde demais… Este livro aborda os exageros no uso das tecnologias e a importância de se estabelecer limites para que a saúde, os comportamentos e os relacionamentos familiares e sociais não sejam prejudicados.
Terremota – Marcelo Romagnoli – Companhia das Letrinhas
TerremotaSinopse: Maria tem sete anos e já sabe de tudo. O que não sabe, pergunta. E se discorda da resposta, questiona. É tão dona de si que resolveu proclamar sua própria República e virar a Maria Terremota Primeira. Para governar, vai precisar da ajuda de seu Conselheiro Oficial, o gato Platão, e do Ministro da Sopa (que logo foi promovido a Ministro da Gangorra), o Tio Bigode. Romagnoli, um dos mais premiados dramaturgos e encenadores da última década, apresenta de maneira sutil e sensível um retrato da família contemporânea, nesta peça da coleção Fora de Cena.
O tesouro de Balacobaco – Cláudia Maria de Vasconcellos – Cláudia Maria de Vasconcellos
O tesouro de balacobacoSinopse: Um canguru boxeador em busca de desafios, um esquimó solitário querendo companhia e uma pinguim à procura de sua individualidade. Esses são Lucky, Papik e Dolores, os três heróis dessa história, que depois de receberem um chamado, percorrem o globo atrás de um lendário tesouro. Partindo de lugares distantes – a Austrália, a Groenlândia e a Patagônia -, eles enfrentam perigos e, juntos, descobrem algo que pode mudar o mundo. Os leitores irão refazer com nossos heróis os caminhos que levam a Balacobaco e assim descobrirão as preciosidades que um verdadeiro tesouro pode guardar.
Theo e a tabuada – Marília Centurión – Editorial 25
Theo e a tabuadaSinopse: Esta é uma história de muitas descobertas que desmistificam a ideia de que a tabuada é um bicho de sete cabeças: Intuição e imaginação caminham juntas. Vencer desafios, sonhar e ousar fazem parte do aprendizado! Fica mais fácil fazer contagens quando agrupamos pequenas quantidades. As tabuadas nada mais são do que tabelas que registram esses agrupamentos. As tabelas apresentam alguns padrões. Descobri-los e compreendê-los facilita a memorização dos fatos fundamentais da multiplicação.
Coleção: Vovô conhece o mundo – Fernanda Braz – Callis
Sinopse: Antes de viajarem com os pais, João e Luca sempre recebem do vovô enigmas para desvendarem no lugar visitado, o que torna o passeio uma verdadeira aventura. A coleção ‘Vovô Conhece o Mundo’ leva os jovens leitores a uma viagem muito especial, repleta de arte, história e cultura. Cada livro traz ainda um encarte com atividades e com o mapa turístico do local. Neste livro, o destino dos dois irmãos é a cidade luz, Paris!

Vovô já foi para Paris Vovô Já Foi Para Barcelona Vovô já foi para Roma

____________________________________________________________________________________________

FEVEREIRO – MARÇO / 2017

Agora nós somos os caras – Susann Opel-Götz – Carochinha
Agora nós somos os carasSinopse: A partir de hoje, Leo e Rui são os caras! Como assim? É fácil, todo mundo sabe. É só usar óculos escuros, ouvir rock pesado no último volume e fazer todas aquelas coisas que só “os caras” fazem… Bom comportamento? Nem pensar! Tudo isso parece bem divertido… Mas será que os dois irmãos vão mesmo gostar desse novo estilo de vida?

 

Alzheimer : a história da doença e a vida do médico que a descobriu – M. A. Sánchez-Ostiz – Paulinas
AlzheimerSinopse: O mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que atinge o cérebro e causa perda da memória, alterações do humor, confusão mental e, consequentemente, problemas relacionados à fala, à escrita, e à noção de tempo e espaço entre outros sintomas. Foi descrita pela primeira vez por um médico alemão, chamado Alois Alzheimer, de quem recebeu o nome. Se já é difícil para os adultos lidar com os transtornos causados por tal doença, para as crianças torna-se muito mais complicado e assustador entender como e porque um familiar subitamente passa a agir de forma estranha, às vezes até com agressividade, e deixa de reconhecer as pessoas e os objetos de seu cotidiano. Dirigido ao público infantojuvenil, este livro conta a história do médico que descobriu tal doença e explica, de forma acessível e lúdica, o que é o Mal de Alzheimer e quais os seus principais sintomas. Assim a criança tem condições de compreender o comportamento de seu ente querido e sentir-se confiante para tratá-lo com o carinho que sempre lhe devotou, sabendo que isso é algo que nunca deixará de ser reconhecido.  
 O grande livro das emoções – Esteve Pujol e Rafael Bisquerra – Ciranda Cultural
O grande livro das emoçõesSinopse: Em cada uma dessas 20 histórias, há um pequeno segredo que poderá ajudar o leitor a conviver melhor com aqueles que o rodeiam. Na primeira parte do livro, que tem como título ‘A partir de mim…’, há histórias que poderão dar ideias sobre como as pessoas devem ser. Na segunda parte, que se chama ‘Quero chegar…’, há contos nos quais o leitor poderá encontrar força para seguir em frente, mesmo que tenha momentos difíceis. Na terceira parte, ‘… Até os outros’, o leitor poderá encontrar algumas ideias para conviver melhor com a sua família ou com seu grupo de amigos.
As improváveis aventuras de Mabel Jones – Will Mabbitt – Companhia das Letrinhas
As improváveis aventurasSinopse: Sequestrada, Mabel Jones é forçada a servir a tripulação mais estranha já vista, a bordo do navio Verme Selvagem. Idryss Ebenezer Split é um lobo odioso e capitão do navio, e não vai deixá-la em paz até que ela ajude os piratas na busca por um tesouro. Em sua viagem, Mabel passa pelo Pau de Sebo da Morte Certeira, pela barriga de uma baleia e por uma cripta subterrânea caindo aos pedaços. E ela faz tudo isso… de pijama!
A kantuta tricolor e outras histórias da Bolívia – Suzana Ventura – Volta e Meia
A kantuta tricolorSinopse: Um mundo novo espera pelo leitor de A kantuta tricolor e outras histórias da Bolívia. Fábulas refinadas, contos de pura magia, histórias de amor, mostrando um modo de ver o mundo e a vida que desafia e faz pensar. País tão próximo do Brasil, mas ao mesmo tempo tão distantes, a Bolívia se revela em doze diferentes faces, para serem vistas e interpretadas.
Encanto na floresta – Alexander Osellame Sales – Contos e Encantos
Capa livro Encanto na FlorestaSinopse: “Encanto na floresta” é um belo conto de fadas, onde o autor aborda valores importantes em nossas vidas. Trabalha também um pouco da cultura indígena.
O segredo do anel e outros contos do bem-viver – Lauro Henriques Junior – Tordesilhinhas
O segredo do anelSinopse: Um carpinteiro é contratado para construir uma cerca, mas ele só sabe juntar, e não separar. Dois meninos, unidos em suas dificuldades, escapam de uma situação difícil. Um mestre bondoso dá ao discípulo uma ordem terrível, mas graças a ela salva uma família. Nestas 11 histórias inspiradoras, estes e outros personagens vão lhe mostrar que coragem, lealdade, perseverança, respeito e paz são a chave de uma vida feliz.
Mais forte que a morte – Lafcadio Hearn
Mais forte que a morteSinopse: Liensen e Chunfung, sua namorada de infância, estão apaixonados e desejam se casar, mas o pai da jovem tem outros planos. Afasta Liensen da aldeia, fazendo-o crer que Chunfung prometeu casamento ao homem mais rico da região. Desesperado, Liensen rema sem parar rio abaixo, até que a noite cai. Ao preparar-se para dormir, distingue na escuridão uma forma branca que se aproxima. Uma história que combina o tema do amor imperecível com um toque sobrenatural.
Os azuis – Maurício de Sousa – Companhia das Letrinhas
Os azuisSinopse:  A Mônica não está entendendo nada: de uma hora para outra, todo mundo ficou azul no bairro do Limoeiro. E o pior: seus vizinhos e amigos — inclusive a Magali — resolveram fugir da dentuça e tratá-la mal só porque ela é a única “alaranjada”. A coitada não sabe o que fazer! Se for mais uma armação do Cebolinha ele vai ver só… Mas… e se não for? Será que foi ela que pirou de vez? Ou está no meio de um pesadelo que não quer acabar?
Lendas e mitos dos índios brasileiros – Walde-Mar de Andrade e Silva – FTD
Lendas e mitos dos índios brasileirosSinopse: Apresenta vinte e quatro lendas indígenas, selecionadas e interpretadas pelo pintor-contador de histórias Walde-Mar de Andrade e Silva. Ilustrado com 25 obras desse grande artista, o livro é fruto de sua convivência de oito anos com as principais tribos do Xingu. De um lado, a obra mostra a riqueza de detalhes e as cores vibrantes da pintura naturalista, do outro, um texto revelador da sensibilidade desse aluno do índio e da natureza.
Balada do Velho Chico – Raimundo Carvalho – Autêntica
Balada do velho ChicoSinopse: O São Francisco, um dos rios mais importantes do Brasil, cujo nome indígena é Oparáou Pirapitinga e o apelido carinhoso, Velho Chico, é homenageado neste livro que traz histórias e paisagens do rio e de suas populações ribeirinhas. Há milhares de anos fonte de vida e riqueza, sua história recente é também a história do sofrimento de um rio.
O bicho-preguiça que desapareceu junto com a árvore – Oliver Scherz – Saber e Ler
O bicho-preguiça que desapareceu junto com a árvoreSinopse: O bicho-preguiça caiu num sono profundo. Nem percebeu o que estava acontecendo a sua volta. Uma verdadeira aventura vivida por um bicho-preguiça, que viaja por dias e noites, sem jamais se separar de sua árvore.
Meu computador, a internet… e eu! – Jérome Colombain – Escala Educacional
Meu computador, a internet... e euSinopse: Bem-vindo ao mundo virtual! Mas, atenção: a Internet é um mundo tão fabuloso quanto perigoso. Os internautas podem acessar imagens e textos chocantes, conhecer pessoas mal-intencionadas ou fazer operações desastradas sem perceber. De fato, como na “vida real”, é preciso tomar cuidado na Internet. Esse livro oferece conselhos simples que ajudam a operar melhor o computador, de maneira a usá-lo como instrumento de desenvolvimento, e não de fácil acesso a perigos.
Testemunha calada – Denise Rochael – Cortez
Testemunha caladaSinopse: Quando o homem começou, realmente, a criar arte? Onde a história da arte deve começar? Escondidas nas entranhas da terra, as impressionantes pinturas das cavernas de Altamira, na Espanha, apresentam-nos imagens espantosamente realistas de animais representados em uma qualidade técnica indiscutível. Embora tenham sido criadas em condições de vida tão primitivas, essas pinturas rupestres imortalizaram a luta pela sobrevivência, colocando-se assim no mais alto patamar da excelência artística.
Borbofante – Angela Leite de Souza – Angela Leite de Souza
BorbofanteSinopse: O elefante Vítor tem o sonho de voar e partilha esse desejo com suas amigas Luíza e Letícia, duas borboletas tagarelas. Em seu habitat natural, os três conversam entre si e com outros amigos até serem surpreendidos por uma força da natureza que os faz ir além. Borbofante é uma fábula de texto dinâmico, onde os diálogos entre as borboletas e o elefante sensível, que apresentam características e qualidades humanas – como acontece nas histórias do gênero -, questionam a validade de uma vida monótona e rotineira e tratam dos sonhos das personagens.  
Branca de Neve e Rosa Vermelha – Maria de Lourdes Soares – Paulinas
Branca de neve e rosa vermelhaSinopse: Branca de Neve e Rosa Vermelha é a adaptação de um dos contos dos Irmãos Grimm (Alva-Neve e Rosa-Rubra). Narra a história de uma viúva que morava com as duas filhas, numa pequenina casa ao lado do bosque. Assim como as roseiras do jardim da casa, as gêmeas eram belas e perfumadas: As irmãs eram muito amigas e trocavam promessas de nunca se separarem; união celebrada pela mãe com seus conselhos de sempre repartirem as coisas entre elas. Certa noite de inverno, quando ouviam as histórias do Grande Livro contadas pela mãe, alguém bateu à porta: era um urso que pedia abrigo do frio, e que fora encantado por um anão maldoso que habitava a floresta e roubara todo o ouro do reino. O urso será desencantado por Branca de Neve e Rosa Vermelha.  
Chico Bento, 7 anos – Mauricio de Sousa – Companhia das Letrinhas
Chico Bento, 7 anosSinopse: Todo mundo faz aniversário, não tem como evitar. Alguns preferem festejar com vários amigos, outros não querem nem pensar sobre isso. O tempo vai passando e às vezes não percebemos que estamos crescendo: as brincadeiras mudam, outros pensamentos vão aparecendo, a imaginação se transforma. É o que acontece com Chico Bento nesta história clássica, escrita e ilustrada por Mauricio de Sousa e publicada pela primeira vez em 1982.
Alguém para jogar com Bóris – Edward van de Vendel – Pulo do gato
Alguém para jogar com BórisSinopse: Em seu aniversário, Mateus ganha dois presentes incríveis: uma bola de futebol e um porco de estimação chamado Bóris. Os dois não se desgrudam. O esporte preferido de Mateus é o futebol, mas esse é um problema para Bóris, que prefere rolar na lama. Quando o menino sai à procura de adversários com quem jogar uma partida, Bóris o acompanha. Afinal, isso é o que você deve fazer quando é o porquinho de alguém.
Aprendiz da imperfeição – Pieter van Oudheusden – Pulo do Gato
Aprendiz da imperfeiçãoSinopse: Um jovem convive com um grande pintor na condição de aprendiz de sua arte, mas, diante da humildade e generosidade do mestre, acaba por aprender mais sobre a vida, o tempo, a cumplicidade e o sentido da existência. A perfeicão, segundo o mestre, é insuportável. 
Atlas infantil dos animais em seus habitats – Girassol
Atlas infantil dos animais em seus habitatsOs animais estão em todo os cantos da Terra. Escolhem para viver o lugar que lhes proporciona alimento e segurança de acordo com suas diferentes necessidades. Neste livro você vai descobrir os animais que vivem em cada habitat, seus costumes e curiosidades.
As aventuras do Gato Marquês – Ieda de Oliveira – Globinho
As aventuras do Gato MarquêsSinopse: Era uma vez um gato esperto, que adorava contar vantagem e se autodenominava Gato Marquês. Um dia, apareceu na floresta um lindo passarinho preto chamado Melro, muito ingênuo e educado. O felino começou a arquitetar um plano para devorar o pássaro e, com muita a lábia, conseguiu convencê-lo a passar a noite por ali antes de seguir viagem. Leve e divertida, As aventuras do Gato Marquês valoriza a inteligência das crianças e incentiva o diálogo e a tolerância. 
Alafiá e a pantera que tinha olhos de rubi – Marcel Tenório e Theo de Oliveira – Globinho
AlafiáSinopse: Numa aldeia africana próxima ao oceano vive Alafiá, uma menina cujo belo sorriso só se apaga ao final do dia. Em companhia do seu papagaio Odidé, Alafiá vai conhecer a lenda da Grande Pantera, encarnação do Trovão, e transformar para sempre a vida de seu povo — e de todos nós.
A caminho da escola – Rosemary McCarney – Melhoramentos
A caminho da escolaSinopse: O que você faria para ir à escola? Se você acha que seu trajeto para a escola demora muito, seja caminhando, seja de ônibus ou de carro, observe as fotos deste livro. Milhares de crianças ao redor do mundo nunca tiveram a oportunidade de ir à escola. Mas para aqueles que conseguem fazer isso, muitas vezes o caminho é longo e perigoso. Algumas crianças carregam a própria carteira ou levam sua própria água potável para a escola. Fotos surpreendentes de crianças atravessando rios, transpondo desfiladeiros e alturas vertiginosas enfatizam apenas uma coisa: não importa como você vai para a escola, o importante é que você chegue lá.
Contradança – Roger Mello – Companhia das Letrinhas
ContradançaSinopse: Em um diálogo que mais parece sonho, a filha de um vidraceiro conversa com um macaco que é quase o seu reflexo. Em poucas palavras, os dois falam sobre medo e coragem, e sobre os infinitos reflexos que nossa imagem pode gerar e sobre os outros tantos que podemos enxergar de nós mesmos e dos outros.
Deu a louca no guarda-roupa – Jonas Ribeiro – Editora do Brasil
Deu a louca no guarda roupaSinopse: Esta é uma história na qual, as roupas e outros objetos da casa pensam, sentem, agem e falam! Como se não bastasse, as pessoas que fazem parte dela são também muito malucas, vivendo situações do dia-a-dia, como amores, intrigas, sonhos, alegrias, tristezas, de um jeito muito fora do comum. Divirta-se com D. Antônia, proprietária de um antiquário, excêntricas empregadas, os objetos falantes de sua casa e uma infinidade de outras aventuras nessa narrativa recheada de humor.
O dia em que uma cidade se desarmou – May Christina Cunha Paixa – Editora do Brasil
O dia em que uma cidade se desarmouSinopse: João era um menino idealista que reuniu seus amigos para acabar com os brinquedos de violência e assim construir a cidade de seus sonhos.
O dragão de gelo – George R. R. Martin – Leya
O dragão de geloSinopse: O dragão de gelo era uma criatura lendária e temida, pois nenhum homem jamais havia domado um. Quando sobrevoava o mundo, deixava um rastro de frio desolador e terras congeladas. Mas Adara não tinha medo. Pois Adara era uma criança do inverno, nascida durante o frio mais intenso de que alguém tinha memória. Adara não se lembrava de quando viu o dragão de gelo pela primeira vez. Parecia que a criatura sempre estivera em sua vida, avistada de longe enquanto ela brincava na neve gelada durante muito tempo depois de as outras crianças terem fugido do frio. Aos quatro anos ela o tocou, e aos cinco montou no dorso imenso e gelado do dragão pela primeira vez. Então, aos sete anos, em um dia calmo de verão, dragões de fogo vindos do norte desceram sobre a fazenda pacífica que era o lar de Adara. E apenas uma criança do inverno – e o dragão de gelo que a amava – poderiam salvar o seu mundo da completa destruição. 
Eduardo Peçanha e os misteriosos primos – Gilberto Lacerda Santos – Globinho
Eduardo Peçanha e os misteriosos meninos primosSinopse: Eduardo Peçanha gosta de coleções incomuns. Entre as suas favoritas estão a de chapéus verdes e de figuras geométricas. Ele também se interessa por buscar explicações para qualquer tipo de mistério. Como está acostumado com situações fora do normal, não se surpreendeu ao receber um pedido de ajuda de dois garotos que vivem dentro de um selo. Nicholas e Bruno andam intrigados, pois o mundo em que vivem está desaparecendo, e ninguém sabe explicar por quê. Primeiro, todas as coisas que vinham em pares ou em trios sumiram. Encontrar dois sapatos iguais, ficou impossível. Depois, outros números passaram a evaporar: o 5, o 7, o 11… Uma confusão! Combinando fantasia e conceitos matemáticos, Gilberto Lacerda Santos criou uma história que envolve o leitor ao misturar o interesse infantil pelo conhecimento e o apelo à imaginação. 
A fantasia da família distante – Stella Maris Rezende – Globinho
A fantasia da família distanteSinopse: Conduzida por um narrador peculiar, a história criada por Stella Maris Rezende mostra uma família comum e ao mesmo tempo extraordinária. Carlos, Cecília e seus três filhos, Clarice, João e Graciliano, recebem a visita de tios que vem de longe para tentar resolver um problema difícil. A história atrai a atenção das crianças apresentando certo tom de mistério no enredo e valendo-se de personagens cativantes, com uma capacidade de imaginação imensa. Com eles, é possível aprender a encarar a vida como ela é, sem deixar de viver de maneira leve e sonhadora.  
Feito gato e cachorro – Maria Schule – Volta e Meia
Feito gato e cachorroSinopse: Um gato e um cachorro viviam em harmonia até que ouvem dizer que gatos e cachorros não podem ser amigos. Depois de um tempo separados, e de perceberem que diferenças fazem parte da vida e a enriquecem, eles voltam a ser amigos.
A felicidade aprisionada – Jean-François Chabas – SM
A felicidade aprisionadaSinopse: Liao sente pena do grilo que sua família mantém engaiolado para trazer felicidade à casa em que moram. Mas pode garantir a felicidade alheia quem perdeu a própria liberdade? Como então resistir às súplicas do pobre grilo? Que males poderiam vir daí? Uma história sobre a sorte de uns e o azar de outros.
Felizmente, o leite – Neil Gaiman – Rocco
Felizmente o leiteSinopse: Uma prosaica ida até o mercado se transforma numa incrível aventura no mais recente livro infantil do celebrado escritor britânico Neil Gaiman, que coloca um estranho objeto prateado no caminho de um pai que só queria comprar um pouco de leite para o café da manhã. Aliás, aquele disco prateado gigantesco estacionado em plena rua Marshall, com seres verdes um tanto gosmentos e bastante ranzinzas querendo reformar o (nosso) mundo, é só a primeira de muitas surpresas que esperam pelo zeloso pai de família na história, que inclui ainda viagens no tempo e no espaço num balão, um dinossauro inventor, navios piratas, vulcões e outras maluquices. Será que o café da manhã das crianças está a salvo?
Fofilofa – Regina Soler – Panda Books
FolifofaSinopse: Fofilofa vive em Porcal, a Terra da Igualdade, onde todas as porquinhas se vestem com as mesmas roupas e adoram parecer iguais. Até que a esperta porquinha bola um plano genial para mostrar a todo mundo que, apesar de se parecer com suas amigas, ela, no fundo, é muito diferente!
Uma fonte : a história da água na terra – Rochelle Strauss – Melhoramentos
Uma fonteSinopse: Todos os seres vivos dependem dessa única fonte. A vida seria impossível sem ela. Mas a água dessa fonte está ameaçada pela população crescente e suas necessidades cada vez maiores. O que podemos fazer para protegê-la? Uma Fonte responde a essa pergunta enquanto conta a história admirável da água na Terra.  
Luiz Braile : a grande invenção de um menino cego – Jacob Streit – João de barro
Luiz BrailleSinopse: Neste livro, Jacob Streit nos apresenta a biografia de Luiz Braille, que viveu experiências plenas de exemplos de superação de dificuldades, escrita de forma a encantar não só jovens leitores, como também adultos.
O menino que quase virou cachorro – Ruth Rocha – Melhoramentos
O menino que quase virou cachorroSinopse: Miguel se sentia invisível para os pais. Parecia que ninguém se importava com ele. Era um tal de “Vem”, “fica quieto”, “anda”, “vamos”, que qualquer um poderia achar que se tratava de um cachorro. Pensando nisso, Miguel resolveu se rebelar e começou a latir, tentando chamar a atenção da família. A estratégia funcionou, e os pais de Miguel passaram a tratá-lo pelo nome e com muito mais carinho.
Meu filho do coração – Kevin Leman – Mundo Cristão
Meu filho do coraçãoSinopse: Meu filho do coração explica, com graça e ternura, e numa linguagem muito próxima da criança, a principal razão que leva uma família a adotar: o amor. Trata-se de uma obra para ser lida com a criança, de modo que os pais possam falar-lhe não só do amor, mas da importância e do lugar que ela ocupa como um desejado membro da família.
Navio fantasma à vista – Thomas Brezina – Melhoramentos
Navio fantasma à vistaSinopse: Em um vagão de trem desativado se escondem os últimos monstros do mundo. Ao conhecerem João, começa uma amizade assustadora! Os monstros prometem levar João numa viagem de navio – de navio fantasma, é claro. Ao subir a bordo, ele mal consegue acreditar no que vê. Trata-se de uma viagem do tipo “Navegar é horripilante, navegar é uma delícia…”.
Nosso amigo Francisco – Serginho Rodrigues – Santuário
Nosso amigo FranciscoSinopse: São Francisco é um dos santos mais conhecidos e populares da Igreja Católica. Foi fundador de um estilo de vida inovador que até hoje inspira muitas pessoas. Neste livro, voltado para público infantil, a história de São Francisco é contada de maneira poética e com ilustrações dos momentos mais marcantes da vida do santo.
Palavra de filho – Jonas Ribeiro – Editora do Brasil
Palavra de filhoSinopse: Nesta emocionante história, pai e filho têm grande dificuldade em se comunicar, em falar de sentimentos e emoções. O filho passa, então, a escrever cartas ao pai, que chegam magicamente sopradas, transformando a relação dos dois, aproximando-os cada vez mais através da palavra, modificando e intensificando as relações familiares.
Papagaio Reginaldo e a árvore na montanha – Paulo Tatit e Zé Tatit – Melhoramentos
Papagaio ReginaldoSinopse: Reginaldo vivia tranquilo no Pantanal, no galho de uma árvore, onde ele fez seu ninho. Até o dia em que chegou pelas paragens um bicho um tanto estranho. E o papagaio descobriu que esse bicho se chamava homem. A natureza selvagem vira uma fazenda, e o Papagaio Reginaldo tem que se adaptar à nova realidade. 
O pacto do bosque – Gustavo Martin Garzo – Pulo do gato
O pacto do bosqueSinopse: Todas as noites, os dois irmãos pedem para que a mãe lhes conte a mesma história: a dos coelhinhos que fogem de casa em direção ao bosque e, ao se perderem, encontram uma grande e triste loba, que chora por ter perdido a visão e não poder cuidar dos filhotinhos que estão por nascer. Tocante e poético, o enredo aborda o poder transformador do amor, da amizade e da gratidão. Um livro que instiga a reflexão sobre a natureza das relações entre os diferentes e desconstrói a noção de que elas precisam se basear no conflito.
A poesia da primeira vez – Stella Maris Rezende – Globinho
A poesia da primeira vezSinopse: A menina Pequenininha adora brincar de estátua. E adora mais ainda virar estátua sempre que ouve uma palavra novinha em folha. Movida pela poesia da primeira vez, fica imóvel, durinha na mesma posição, hipnotizada por aquele som recém-ouvido, inédito e recheado de significado. Não demora muito para que essa mania da garota se transforme num jeito diferente, poético, de encarar as descobertas da vida.
Quem procura, acha! – Mattia Denisse – Mov Palavras
Quem procura, achaSinopse: Como diz o provérbio, “As aparências enganam”, nem tudo é o que parece ser. Inclusive os provérbios, que não significam aquilo que dizem de modo literal. Em sua forma simples, curta, direta, com ritmo e rima, e, portanto, com uma fórmula de fácil memorização, essas sentenças, consagradas pelo uso, transmitem um tipo de conhecimento ou moral baseado em uma sabedoria comum, que passa de geração a geração. Expressos em sentido figurado, na maioria das vezes, quando entendidos ao pé da letra, distanciam-se de seu significado e tornam-se engraçados ou mesmo absurdos, como sugerem as ilustrações do artista visual Mattia Denisse.
A revolta das bruxinhas – Ivana Versiani – Dubolsinho
A revolta das bruxinhasSinopse: Depois de muitos anos e várias edições, este livro é lançado como surgiu pela primeira vez, com as ilustrações originais de Henfil, em preto e branco. Este foi, aliás, o único livro de literatura infantil ilustrado por Henfil em toda a sua brilhante carreira. Um livro que encantou milhares de crianças, A Revolta das Bruxinhas é uma deliciosa história de fadas, com bonecos que andam, conversam, fazem bastante estripulia e, afinal, se revoltam. Narrada com muito humor, no estilo inconfundível de Ivana Versiani, a história prende, encanta e fascina.
Na roça : aqui, plantando tudo dá! – Katie Smith Milway – Melhoramentos
Na roçaSinopse: Nas montanhas de Honduras, América Central, Maria Luz Duarte ajuda seu pai no plantio. Mas o solo está seco, e não oferece o suficiente. Como eles sobreviverão? Este livro conta a história de uma comunidade que, unida, faz a terra resgatar sua força – cultivando, mais do que sementes, esperança.
Senhor G. – Gustavo Roldán – Edições SM
Senhor GSinopse: O senhor G. vive em uma pequena comunidade no meio do deserto. De personalidade tranquila e amável, um dia surpreende a todos ao deixar o povoado de forma brusca, retornando dias depois, com ferramentas e uma semente nas mãos. Com uma ideia misteriosa na cabeça, pôs-se a plantar, alegando ser este o meio de trazer música para alegrar a região envolta em silêncio. Os vizinhos desconfiam, mas acabam se surpreendendo com os frutos de sua criatividade e persistência.
Serelepe : a história da amizade entre um menino e um esquilo – Silvana Salerno – Carochinha
SerelepeSinopse: Conta a aventura de um garoto que se mudou e não foi bem aceito pela turma da nova escola. Num parque, ele conhece um pequeno esquilo que tem um problema parecido: os dois não conseguem se relacionar bem com os colegas. Enquanto conversam, a noite chega. O menino e o esquilo ficam inseguros e com medo. Unidos, bolam estratégias rápidas e criativas para salvar a pele.
Se eu não me chamasse Raimundo – Ricardo Filho – Globinho
se_eu_nao_me_chamasse_raimundo_CAPA.pdfSinopse: O Raimundo protagonista do livro de Ricardo Filho tem doze anos e não gosta do seu nome. Além disso, ele enfrenta o grande desafio de vencer o câncer. Nessa batalha, ele tem aliados importantes: Pedrão e Alice, os pais que procuram disfarçar a preocupação, e a enfermeira Joana, sempre risonha e carinhosa. O garoto conta ainda com um recurso valioso: sua imaginação. É ela que o faz viajar na história A terra dos meninos pelados, livro que a enfermeira Joana lê para as crianças durante o tratamento da doença. Para Raimundo, a aventura tem um significado especial, já ele e o protagonista de cabeça pelada e olhos bi colores têm o mesmo nome. Com humor e sensibilidade, Se eu não me chamasse Raimundo retrata os conflitos, medos e sonhos de uma criança que encara uma realidade diferente das outras crianças da sua idade.  
Turma da Mônica visita Aparecida – Ferdinando Mancilio – Santuário
Turma da Mônica visita AparecidaSinopse: Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento embarcam numa viagem inesquecível para Aparecida, no interior de São Paulo. Com o guia turístico Vitinho, aprenderão um pouco da rica história daquela cidade, que todos os anos recebe milhões de turistas e devotos da Padroeira do Brasil. Eles fazem um agradável passeio, desde a história do encontro da imagem da Santa pelos pescadores até uma visita à Basílica de Nossa Senhora Aparecida e seus fascinantes arredores.
Turma da Mônica visita o Papa – Ferdinando Mancilio – Santuário
Turma da Mônica visita o PapaSinopse: Mônica e sua turma irão viajar até Roma, na Itália. Lá, todos, acompanhados pelo guia Vitinho, irão conhecer as belezas da capital italiana e o Vaticano. Por último, irão se encontrar com o Papa Francisco. Com esse livro, as crianças poderão conhecer um pouco mais sobre o Vaticano, o Papa Francisco e a Igreja Católica.
Uaná : um curumim entre muitas lendas – Alexandra Pericão – Editora do Brasil
Uana capa.inddSinopse: Um curumim que não é índio? Uaná é filho de pescadores, que mora no Alto Xingu. Seus amigos são o Saci Pererê, o Jabuti e outros seres do nosso folclore. Um dia, começa a viver aventuras do universo dos mitos e lendas do Brasil e fica fascinado com sua história e origem. Bem-vindo ao fantástico mundo do folclore nacional em uma história contada de um jeito que nunca se viu antes.
Vamos brincar de estátua? : Ioga para crianças – Companhia das Letras
Vamos brincar de estátuaSinopse: Toda criança sabe brincar de estátua. Mas neste livro, a proposta é um pouco diferente: a ideia é aprender a praticar a ioga, um conjunto muito antigo de exercícios criados a partir de ensinamentos filosóficos indianos e que, assim como o jogo que conhecemos, exige concentração e autocontrole.
Zoic e o destino do planeta – Fernanda de Oliveira e Giordano Pagotti- Callis
Zoic e o destino do planetaSinopse: Jonas era um menino que não dava a mínima para o planeta Terra, jogava lixo no chão, esquecia as luzes acesas e gastava mais água do que o necessário. Porém, tudo isso mudou quando Vô Ventura contou sobre o dia em que conheceu Zoic, uma alienígena muito legal que o ensinou uma importante lição. Zoic e o Destino do Planeta é uma forma divertida de educar as crianças sobre preservação ambiental.
Onde começa a história? – Marie-Louise Gay – Brinque-Book
Onde começa a históriaSinopse: Marie-Louise Gay rascunhou, rabiscou, traçou, esboçou, desenhou e pintou para contar como ideias brilhantes chegam quando você menos espera e como as palavras, algumas vezes, surgem do nada querendo ser escritas. Neste surpreendente livro, a autora se propõe a um diálogo com seus leitores e busca responder à pergunta: afinal, onde começa uma história?
Como fugir do gato assustador – Callis – Choi Yun Jeong
Como fugir do gato assustadorSinopse: Quinze ratinhos viviam felizes dentro do depósito da fazenda, que era quentinho e cheio de comida. Até que um dia, receberam um bilhete assustador de Miau, o gato da dona da fazenda. Agora, eles precisam descobrir um jeito de se proteger dele. Para isso, os inteligentes ratinhos buscam uma saída por meio de incríveis gráficos.
Contando o hino nacional – Marcos Vinícius Lúcio – Cortez
contando-o-hino-nacional.jpgSinopse: Numa pesquisa escolar em família, são descobertas, analisadas e interpretadas muitas coisas interessantes sobre a história e o significado das palavras, versos e estrofes de uma das mais belas composições musicais de todos os tempos, o Hino Nacional brasileiro. À medida que a pesquisa avança e o conhecimento sobre o hino aumenta, a família se encanta cada vez mais com a história do Brasil, com o civismo, com o patriotismo e com a riqueza da língua portuguesa encontrados em sua letra, que, aliada à melodia, tanto orgulha os brasileiros, como um de seus símbolos nacionais.
Um conto de fadas em Manhattan – Elisa Puricelli Guerra – Galera Record
Um Conto de Fadas em ManhattanSinopse: Manhattan é um lugar especial onde bruxas são esteticistas, ogros excepcionais detetives, fadas madrinhas excelentes estilistas e agências de emprego oferecem ótimas colocações a princesas, meias-irmãs e madrastas. Olivia, de onze anos, tem uma fada madrinha, mas esta perdeu a memória e não se lembra dos dons que lhe concedeu. Como se não bastasse, o Grande Livro dos Nomes e dos Dons, onde as fadas registram os dons dos afilhados, foi roubado e, se não for recuperado dentro de três dias desaparecerá para sempre! Olivia embarca em uma missão acompanhada por ogros e outros seres para encontrar o livro e descobrir o seu dom e se ela também é uma princesa.
O conto do carpinteiro – Iban Barrenetxea – Companhia das Letrinhas
O conto do carpinteiroSinopse: O carpinteiro Firmín era famoso no mundo inteiro. Ele fabricava rodas perfeitas; assentos que faziam as pessoas não quererem mais sentar em nenhum outro lugar; brinquedos capazes de cantar e dançar; cofrinhos que guardavam tão bem os segredos que você os acabava esquecendo para sempre; e muitos outros tesouros. A fama era tanta que até o Barão von Bombus resolveu, certo dia, usufruir dos dotes do carpinteiro. E foi aí que, com tantos pedidos extravagantes – como braços e pernas de madeira para serem encaixados no corpo do próprio nobre, veja que absurdo! -, o talento do grande mestre foi realmente colocado à prova.
Contos para a hora de dormir – John Patience – Leitura
Contos para a hora de dormirSinopse: O escritor e ilustrador John Patience apresenta, em ‘Contos para Hora de Dormir’, oito contos adaptados de histórias clássicas de princesas, fadas, magos, bruxas e todas as personagens que moram na imaginação de adultos e crianças.
Crianças do Brasil – José Santos – Peirópolis
Crianças do BrasilSinopse: Este livro reúne 27 histórias de infância, 27 jeitos de ver o mundo, 27 retratos do Brasil. A vida de brasileirinhos do interior e da capital, da praia e da floresta, suas lutas e seus sonhos de futuro. Com ele, o leitor é convidado a descobrir o universo de meninos e meninas dos quatro cantos do país. As histórias aqui apresentadas foram colhidas do acervo do Museu da Pessoa e trabalhadas pelo escritor José Santos, que as transformou em recontos. Cada reconto é acompanhado de três pequenos textos informativos. Um deles dá conta do destino tomado por cada personagem, enquanto os outros dois abordam questões sobre história, geografia, ecologia, política, economia e outras questões pesquisadas – dependendo do enfoque escolhido por José Santos.
Cutucando a onça com vara curta – Francisco Pippio – Cortez
Cutucando a onça com vara curtaSinopse: Em uma democracia, o que vale é o desejo da maioria. Mas como lidar com isso quando você é uma onça, carnívora desde os princípios dos tempos, e se vê obrigada a virar vegetariana por causa de um pacto contra a predação? Trocar um bife por uma sopa de legumes não deve mesmo ser nada fácil para um bicho desse. O macaco desta história que o diga, coitado. Descubra as artimanhas da onça para tentar descumprir o acordo e a esperteza do macaco para fazer valer a decisão da bicharada.
O diário de Anne Frank – Adaptação de Suelen Katerine Andrade Santos – Todolivro
O diário de Anne FrankSinopse: No dia do seu aniversário, a menina Anne Frank ganhou um diário de presente do seu pai. Anne é judia e passa por um período muito difícil durante a Segunda Guerra Mundial. A Holanda, onde Anne e sua família moram, é atacada pelos alemães, que querem matar os judeus em nome de um homem chamado Hitler. Anne e sua família conseguem morar, por algum tempo, em um esconderijo, o “anexo”, e é durante esse período que ela descreve tudo o que viu, sentiu e viveu.
Dois chapéus vermelhinhos – Ronaldo Simões Coelho – Aletria
Dois chapéus vermelhinhosSinopse: Neste livro, o pequeno leitor poderá encontrar o Saci Pererê no Brasil e a Chapeuzinho Vermelho na França trocando e-mails, pois apesar de serem de lugares diferentes, já possuem pelo menos um hábito parecido – adoram usar chapéus vermelhinhos.
Dona Cegonha mora ao lado – Flávia Côrtes – Cortez
Dona Cegonha mora ao ladoSinopse: Atenta a tudo o que se passa, a menina tenta desvendar o mistério de entradas e saídas de pequenos do apartamento ao lado do seu, imaginando que ali poderia ser uma fábrica de crianças ou a casa de Dona Cegonha. Sua curiosidade sobre como os bebês chegam ao mundo motiva perguntas aos pais, que nem sempre sabem a melhor forma de explicar. O livro trata de um assunto extremamente grave — o tráfico de bebês — de forma delicada e sutil. 
Drufs – Eva Furnari – Moderna
DrufsSinopse: Neste livro você poderá ler certas coisinhas interessantes (ou desinteressantes) que os alunos da professora Rubi escreveram sobre suas próprias famílias. Além disso, (se você for observador) vai perceber que, desta vez, Eva Furnari fez ilustrações diferentes e intrigantes – usou seus próprios dedos como personagens.
Em busca da felicidade – Éric Puybaret – Ciranda Cultural
Em busca da felicidadeSinopse: Quem nunca sonhou em encontrar a Terra da Felicidade? Será que esse lugar realmente existe? Certo dia, Gabriel resolve descobrir. Com um pássaro muito sábio como guia, ele parte para uma longa jornada ao redor do mundo. A aventura de Gabriel, cheia de surpresas e alegrias inesperadas, irá mostrar-lhe o segredo da felicidade – uma lição da qual ele, assim como você, nunca se esquecerá.
Era uma vez, uns três – Telma Guimarães – Melhoramentos
Era uma vez, uns trêsSinopse: A obra é uma releitura criativa de alguns mitos e elementos do imaginário e da literatura – cavaleiro andante, bruxas, dragões, gato preto, fantasmas, bicho-papão, morcegos, assombrações, entre outros. Interagindo criativamente com os avós, as crianças desempenham diversos papéis, numa convivência mágica e repleta de afeto.
A fada madrinha (do consumo) – Ziraldo – Melhoramentos
A fada madrinha do consumoSinopse: Maluquinho, Junim e Bocão queriam comprar a fantasia completa do Cavaleiro Negro, incluindo todos os acessórios. Mas seus pais negaram, dizendo que eles estão muito consumistas, que dinheiro não dá em árvore e que no Natal eles irão pensar nisso. O Maluquinho ficou muito chateado e foi para o quarto emburrado. Foi aí que chegou seu avô. Veio com jeito, chamando pra brincar no quintal e inventou de construir um foguete. Foi aí que o Maluquinho teve uma ideia maluca e brilhante que deixou todos muito felizes. As crianças estão cada vez mais consumistas e se esquecem que, para ser feliz e se divertir, não é necessário nenhum brinquedo especial.
A família horrível – Thomas Brezina – Melhoramentos
A família horrívelSinopse: João e seus amigos continuam a se aventurar em histórias incríveis. Dessa vez, o garoto encontra um cachorro e o adota. Em seguida, fantasmas estranhos aparecem em sua casa, ele ganha novos vizinhos assustadores e, para completar, seus amigos monstros desaparecem.
Histórias de cinco minutos para meninas – Todolivro
Histórias de cinco minutos para meninasSinopse: Mundos encantadores e mágicos ficam a apenas um instante das Histórias de Cinco Minutos para Meninas. Ao virar a página, você será transportado da torre de Rapunzel na vasta floresta ao minimundo da Poleguinha e ao quintal da Pequena Galinha Vermelha! Estas nove histórias lindamente ilustradas foram adaptadas de fontes tradicionais, que incluem Hans Christian Andersen e os Irmãos Grimm. Os pequenos rostos se iluminarão ao descobrir os clássicos eternos e começarão a amar estas figuras bem conhecidas que deliciaram as crianças ao longo de gerações.
Histórias de cinco minutos para meninos – Todolivro
64683Sinopse: Mundos encantadores e mágicos ficam a apenas um instante das Histórias de Cinco Minutos para Meninos. Ao virar a página, você será transportado da ponte dos Três Bodes Aspereza à padaria, onde o Homem de Biscoito de Gengibre foi feito, e a vizinhança dos Três Porquinhos! Estas nove histórias lindamente ilustradas foram adaptadas de fontes tradicionais, que incluem Hans Christian Andersen e os Irmãos Grimm. Os pequenos rostos se iluminarão ao descobrir os clássicos eternos e começarão a amar estas figuras bem conhecidas que deliciaram as crianças ao longo de gerações.
Histórias e orações de ninar – Sally Ann Wright – Edições Amanhecer
Histórias e orações de ninarSinopse: Uma bela coletânea de clássicos bíblicos escritos com linguagem acessível e de fácil compreensão. As histórias são um convite à reflexão de temáticas transversais que permeiam as relações de ética e cidadania. Aprenda com os personagens Noé, Abraão, Jacó, Moisés, Davi, Elias, Jonas, Daniel e Jesus atitudes de obediência, generosidade, companheirismo e amor ao próximo.
Jabuti sabido e macaco metido – Ana Maria Machado – Companhia das Letrinhas
Jabuti sabido e macaco metidoSinopse: Em Jabuti sabido e macaco metido, Ana Maria Machado revisita as tradições orais brasileiras enriquecidas pelo traço de Raul Gastão. Estão presentes na narrativa os jogos de adivinhação, a mitologia indígena e a simbologia dos animais da fauna nativa. De maneira lúdica e alegórica, Ana Maria quebra estereótipos e se impõe contra a propaganda enganosa em voga nos dias atuais. Na história, os animais da floresta promovem um concurso para escolher o mais esperto daquele ambiente. O índio curumim é convidado para mediar a disputa que inclui desde a anta até a onça, que sempre se julgou superior aos demais. A grande final reserva uma surpresa com o duelo entre o discreto e notoriamente vagaroso jabuti e o macaco, famoso pela malandragem. 
Janela mágica – Cecília Meireles – Global
Janela mágicaSinopse: Em Janela Mágica, Cecília Meireles nos convida a olhar o cotidiano sob outra perspectiva. São 21 crônicas que trazem cenas urbanas, flagram mudanças de comportamento, recuperam memórias afetivas, tudo permeado pelo fascínio que a escritora cultiva por tudo aquilo que diz respeito ao humano. Nesta seleção de crônicas direcionada aos jovens leitores, assistimos nossa grande poeta concebendo coloridos retratos que mostram as diferenças entre o mundo que conhecemos e aquele que gostaríamos de conhecer. Com ilustrações de Orlando Pedroso, que dão vida às crônicas, a obra fala sobre a relação do homem com os animais, sobre o desmatamento urbano, o esvaziamento do sentido do Natal e muito mais.
Lá vem Lola! – Isabel Abedi – WMF Martins Fontes
Lá vem LolaSinopse: Lola é uma menina alemã de 9 anos que muda com a sua família, mãe alemã e pai brasileiro, para a cidade de seus jovens avós maternos, que tem um bebê de colo, tia de Lola. O pai e o avô de Lola trabalham juntos para abrir um novo restaurante de comida brasileira na cidade. Todos moram juntos e Lola sonha em ser uma cantora de sucesso durante suas insônias. Na nova escola, ela busca logo por uma melhor amiga. Não gosta da solidão. Uma história divertida que mistura um pouquinho de drama com suspense, que questiona os julgamentos precipitados que podemos fazer das pessoas que acabamos de conhecer, e valoriza a verdadeira amizade.
Livro que lê gente – Alexandre de Castro Gomes – Cortez
O livro que lê genteSinopse: Em vez de ser lido, um livro velho e roto aprende a ler pessoas, numa estranha inversão de papéis. Depois de ser colocado longe do alcance dos leitores, no alto de uma estante, ele faz amizade com outro livro antigo que o ensina a enxergar a diversidade e a riqueza da vida humana ao observar os frequentadores de uma biblioteca. Juntos, procuram pistas e descobrem histórias e personagens da vida real incríveis.
 Meu grande livro das boas maneiras – Ana Serna Vara – Girassol
Meu grande livro das boas maneirasSinopse: Um guia de boas práticas e boa conduta escrito em trechos curtos e rimados sobre cada tema, como a hora de escovar os dentes, o comportamento entre os amigos na escola, ao comer uma sopa bem quente, ou anotar o recado de uma ligação atendida ao telefone, por exemplo; para que a meninada saiba como agir em cada lugar e ocasião. Dividido por seis abas, o livro aborda os bons hábitos pessoais à mesa, em casa, na escola, em lugares públicos e em festas. Cheio de ilustrações divertidas.
Meu pequeno botão de rosa – Manuel Filho – Panda Books
Meu pequeno botão de rosaSinopse: Lili é uma abelhinha que adora fazer doces com o pólen das flores, e já fazia um bom tempo que ela estava de olho num botão de rosa que nascia em frente à sua casa. Porém, no dia em que foi colher o pólen, a flor havia desaparecido e, desesperada, ela sai à procura de seu pequeno botão de rosa.
A minha primeira enciclopédia dos animais – Sally Morgan – Parragon
A minha primeira enciclopédia dos animaisSinopse: A Minha Primeira Enciclopédia dos Animais é uma introdução ampla ao mundo espantoso dos animais. Descobre onde vivem, as vidas que levam, as suas crias e o que podes fazer para ajudá-los a sobreviver. Esta é a ferramenta perfeita de referência para crianças sedentas de conhecimento. • Fatos e informações atualizadas.• Páginas de consulta fácil com ilustrações fantásticas.• Informações concisas, ideais para as crianças.• Inclui uma lista de palavras úteis, um índice remissivo fácil de utilizar e sugestões de ligações à Internet.
Na noite no bosque – Ana Maria Machado – Ática
Na noite no bosqueSinopse: Na casa de Felipe e Gabi, todos os dias, o pai ou a mãe preparam o jantar e depois um dos dois conta histórias para os filhos dormirem. Mas, um dia, os pais chegam exaustos do trabalho e mandam as crianças para a cama. Felipe, então, tem uma ideia: naquela noite, serão eles que contarão histórias para os pais adormecerem.
Nícolas – Agnès Laroche – Aletria
NícolasSinopse: Quem nunca desejou ter super poderes para resolver problemas? Nícolas, com sua imaginação fértil, deseja ser o “Super Nico” para lidar com os contratempos da sua vida. Até que um dia ele percebe que esse super herói só existe na sua cabeça e que, sim, é possível ser respeitado e querido sendo simplesmente Nícolas. Um livro para todas as idades com ilustrações preciosas da francesa Stéphanie Augusseau.
A orquestra dos músicos de Bremen – Jonas Ribeiro – Elementar
A orquestra dos músicos de bremenSinopse: O burro, o cachorro, o gato e o galo unem forças para viver uma aventura deliciosa. Eles mergulham na música e estudam com afinco por anos a fio. Quando sentem que estão preparados para ingressar numa orquestra, seguem para Bremen.
Nesta livre versão do clássico “Os músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, o escritor Jonas Ribeiro e o ilustrador Victor Tavares orquestram ideias, palavras e cores para traduzir a grandiosidade de tantos compositores e instrumentos musicais…
O pano de boca – Sandra Pina – Cortez
O pano de bocaSinopse: O Júnior nunca tinha posto o pé no Theatro Municipal. Foi lá porque ficou interessado no trabalho da mãe e queria entender o que era um pano de boca. Curioso, resolveu explorar o lugar. Corredores, escadas, portas, espelhos, bastidores, camarins… tudo é muito grande e estava vazio. Mas de onde vinham os barulhos esquisitos? As portas batendo? As sombras? As correntes de ar? A imaginação do Júnior corre solta, assim como aquele frio na espinha. Afinal, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro tem muita história para contar. 
Perdidos na mata – Ricardo Dreguer – Moderna
Perdidos na mataSinopse: Júlia enxerga com as mãos, as orelhas e o nariz. Quer saber como? Então, acompanhe a história dela e de seus colegas de classe. Eles se perderam ao fazer uma trilha na mata e tiveram de usar os sentidos para encontrar o caminho de volta. Prepare-se para descobrir como essa aventura na mata vai terminar e saber mais sobre os cinco sentidos!
Popul Vuh : o livro das criações – Luiz Galdino – Cortez
Popul VuhSinopse: A presente obra é uma recriação dos dois primeiros livros, de um total de quatro, do Livro Sagrado dos Maias. No dialeto quiché, falado pelos antigos maias do Guatemala, Homduras e Salvador na época da conquista, ‘Popul Vuh’ significa Coleção de folhas escritas. Poderia ser chamado o Livro das criações, pela eloqüência de conteúdo. A exemplo de tantos outros povos, os quichés buscavam uma maneira de entender e explicar o mundo que os rodeava.
A quase história de “Os três porquinhos” – Marcos Cezar de Freitas – Cortez
A quase história de os três porquinhosSinopse: Os alunos da professora Corujélia ficaram em polvorosa com a visita de Elefantberg, um famoso diretor de cinema que queria produzir um filme na escola. Só que aconteceu uma coisa bem chata: ele não percebeu o modo preconceituoso como olhava os alunos na hora de escolher os atores. Entristeceu e deixou alguns furiosos e decepcionados. Elefantberg, porém, jamais poderia imaginar que viria da professora Corujélia a melhor atuação, digna do mais alto prêmio.
O que está te devorando? – Nicola Davies – WMF Martins Fontes
O que está te devorandoSinopse: Existe um grupo de criaturas que mora nos corpos dos animais e dos humanos. Pode ser dentro deles, por exemplo, no sangue, ou em algum órgão como coração ou pulmão; ou fora, sobre a pele, no couro cabeludo ou nas penas. Essas criaturas são as parasitas. Neste livro os segredos dessas criaturas são revelados, mostrando como elas conseguem entrar ou se prender a outros corpos, como resistem para sobreviver e provocam as enlouquecedoras coceiras! Descubra tudo isso e mais um pouco neste incrível livro de ciência Animal.
Sandman : a história de Sanderson Soneca – William Joyce – Rocco
SandmanSinopse: Sandman apresenta o pequenino e corajoso Sanderson Soneca, que sobrevoa todos os cantos do mundo em sua nuvem de areia da qual espalha grãos de sonhos pela noite, garantindo um sono tranquilo e doce para todas as crianças. 
A viagem de Mao-Mi – Lisa Bresner – Companhia das Letrinhas
VIAGEM DE MAO-MI - CAPASinopse: Toda vez que nos abrigamos debaixo de um guarda-chuva ou de uma sombrinha, que brincamos de soltar pipa ou acendemos um fósforo, utilizamos uma invenção chinesa. Neste livro, a menina Flor Selvagem e seu amigo Tang viajam no tempo e descobrem essas e muitas outras invenções. Tudo acontece por causa de Mao-Mi, o gato de estimação de Flor Selvagem, que se perdeu no passado. Para encontrá-lo, as duas crianças contam com a ajuda dos três Senhores do Tempo. Ao longo da história algumas palavras são substituídas por ideogramas chineses. No final do volume há um pequeno léxico chinês, com os ideogramas da história, seu significado e sua pronúncia.
Coleção Os guardiões da Infância – William Joyce – Rocco
Sinopse: Em Nicolau São Norte, primeiro livro do segmento juvenil da série Os Guardiões da Infância, William Joyce conta a verdadeira história de ninguém menos que Papai Noel, que, muito antes de ser São Nicolau (ou Santa Claus), era conhecido como Norte, um destemido espadachim e notório fora da lei. Depois de Nicolau São Norte, William Joyce dá vida a mais um ícone da infância em Coelhoberto Pascoal. Joyce transforma o bom e velho coelho da Páscoa num Guardião muito especial dos sonhos das crianças. Afinal, além de fazer os mais deliciosos chocolates, Coelhoberto Pascoal é capaz de cruzar a galáxia num segundo e, com seus ovos guerreiros, ele pode finalmente pôr um fim na batalha contra o Rei dos Pesadelos. Depois de Nicolau São Norte e Coelhoberto Pascoal, um novo Guardião ou melhor, Guardiã surge para ajudar os protetores dos sonhos das crianças a enfrentar o terrível Breu, o rei dos pesadelos. Ninguém menos que Dentiana, a fada dos dentes em pessoa, entra em ação para desvendar o novo plano de Breu. Durona e veloz, ela terá que enfrentar ainda um antigo inimigo que está atrás dos dentes que contém as memórias das crianças.
Coleção Agatha Parrot – Kjartan Poskitt – Vale das Letras
Sinopse: Focada no público infanto-juvenil, a série trata do cotidiano escolar de uma forma diferente, destacando-se um humor ácido tipicamente inglês. Buscando dar vida à personagem, o autor Kjartan Poskitt faz com que Agatha narre sua própria história. Como é comum em uma história em primeira pessoa, Agatha introduz-nos sobre as particularidades do lugar onde vive, destacando principalmente seu círculo de amigos. É deste modo simples porém cativante que “ela” nos leva a uma história eletrizante, divertida e muito peculiar.

Agatha Parrot e a cabeça flutuante Agatha Parrot e o 13º pintinho Agatha Parrot e o coração de lama

Agatha Parrot e o garoto cogumelo Agatha Parrot e o pássaro zumbi Agatha Parrot er o fantasma da rua impar

Coleção A aventura dos piratas – Mario Pasqualotto – Fundamento
Sinopse: Jim, Anton, Ondina, Bombordo e Estibordo têm em comum a vontade de se tornar piratas. Mas realizar esse sonho não é tarefa fácil! Depois de semanas navegando com o ilustre Capitão Maca, a turma foi largada à própria sorte no Recife das Medusas para ter sua primeira lição: descobrir uma trilha para chegar à Escola dos Piratas! As únicas ferramentas que eles têm à disposição são estranhos objetos guardados dentro de um cofre. Mas será que isso é suficiente? E o pior de tudo é que eles precisam chegar à escola antes do pôr do sol ou sua inscrição não será aceita! Em meio a placas confusas, macacos saltitantes e precipícios de arrepiar, talvez a melhor estratégia seja relembrar uma dica valiosa: nunca confie nas palavras de um pirata! Acompanhe a aventura desses aspirantes a piratas e descubra se eles conseguirão completar sua primeira grande lição!
Tollins: histórias explosivas para crianças – Conn Iggulden – Galerinha Record
Em “Como explodir tollins”, uma fábrica de fogos de artifício chega à cidade de Bosque dos Livres, e logo percebe que tollins dão excelente matéria-prima. Ser catapultado no céu noturno ou girar por aí em uma serpentina definitivamente não é tão divertido quanto parece… Então, caberá ao jovem tollin Fagulha salvar seu povo do terrível destino de se tornar ingrediente de uma fórmula industrial! Em “Fagulha e a Morte Roxa”, nosso herói enfrenta a execução de frente. Ainda bem que a máscara do carrasco está ao contrário! No último, mas não menos divertido, “Sacos de vento e os tollins das trevas”, a sociedade tollin defronta-se com uma ameaça vinda do interior de Dorset, o que, novamente, é muito mais assustador e dramático do que parece. 

TollinsTollins 2

Coleção Clássicos em Cordel – Nova Alexandria
Sinopse: Grandes clássicos da literatura brasileira e universal em premiadas recriações numa coleção que reúne alguns dos maiores nomes do Cordel contemporâneo. As obras são acompanhadas por um paratexto sobre a época retratada na história, fazendo uma ponte entre o texto original e o Cordel.

_______________________________________________________________

OUTUBRO / 2016

O bom gigante amigo – Roald Dahl – Editora 34
bom-gigante-amigoSinopse: Ao acordar, Sofia dá de cara com o ser humano mais alto que já vira. O que ela não sabia é que ninguém pode ver um gigante sem se tornar seu prisioneiro. Ela vai parar na Terra dos Gigantes, sob os cuidados do Bom Gigante Amigo. Lá, conhece gigantes assustadores e, com a ajuda do BGA e da rainha da Inglaterra, inventará um plano para enfrentá-los.
Charlie e o grande elevador de vidro – Roald Dahl – Martins Fontes
charlie-e-o-grande-elevador-de-vidroSinopse: Charlie ganhou! A famosa Fábrica de Chocolate do sr. Wonka agora pertencia ao menino. O sr. e a sra. Bucket, que eram seus pais, seus três avós que viviam na cama e o agitado Vovô José iam tomar posse da fábrica. Ricos e felizes, estavam no Grande Elevador de Vidro, outra engenhoca maravilhosa inventada pelo sr. Wonka.
As surpresas do pequeno Nicolau – René Goscinny e Jean-Jacques Sempé – Rocco
as-surpresas-nicolauSinopse: O livro aborda a forma engraçada como Nicolau encara os acontecimentos do cotidiano, elevando os eventos mais triviais a algo espantoso e deslumbrante. O menino esperto e bagunceiro – mas de uma ingenuidade comovente – surpreende e encanta os pais, amigos e vizinhos com sua espontaneidade, fazendo da obra uma verdadeira caixinha de surpresas
A diversão do pequeno Nicolau – René Goscinny e Jean-Jacques Sempé – Rocco
diversao_nicolauSinopse: No novo livro, Nicolau e seus amigos reservam aos leitores muitas aventuras, trapalhadas e risadas. Seja na escola, sempre vigiados de perto pelo inspetor Sopa, no terreno baldio do bairro, onde aprontam mil e uma traquinagens, na piscina pública ou numa excursão a uma fábrica de chocolates, os personagens vivem cada momento com a intensidade que só conhece quem é ou já foi criança de verdade.
Emil e a grande fuga – Astrid Lindgren – Companhia das Letrinhas
emil-e-a-grande-fugaSinopse: Era uma vez um garotinho de cinco anos de idade, loiro, de olhos azuis e bochechas redondas – a imagem de um perfeito anjinho. Mas, se fosse assim tão bem-comportado, um livro sobre sua vida seria um pouco… chato. Acontece que Emil é exatamente o contrário: se não faz suas próprias travessuras, alguma coisa sempre acontece com ele. Emil mora em uma fazenda chamada Katthult, na Suécia, com os pais, Alma e Anton, a irmã mais nova, Ida, e dois empregados, Alfred e Lina. Os cinco são as grandes vítimas do menino, pois Emil não para quieto: belisca a irmã, corre atrás do gato, derruba o creme do café, engole uma moeda, come a árvore de Natal… E, quando faz das suas, vai direto para o depósito de ferramentas, onde deveria pensar no que aprontou. Mas, cada vez que fica lá Emil aproveita para entalhar um boneco de madeira, e ele já está no boneco número cinquenta e cinco… Em Emil e a grande fuga, os leitores vão acompanhar três dias na vida do menino e descobrir como ele ficou preso numa sopeira, içou a irmãzinha no mastro da bandeira, comeu toda a comida dos convidados de sua mãe e roubou uma velha égua da fazenda para ir a uma festa.
O fantástico Senhor Raposo – Roald Dahl – Martins Fontes
o-fantastico-senhor-raposoSinopse: Num vale havia três fazendas, que pertenciam a três fazendeiros mesquinhos: Boque, Bunco e Bino. Na colina, acima do vale, moravam Seu Raposo, Dona Raposa e suas quatro Raposinhas. Todos os dias Seu Raposo perguntava para Dona Raposa: “Então, querida, o que vamos comer esta noite? Uma galinha bem gorda do Boque? Um pato ou um ganso do Bunco? Ou, quem sabe, um belo peru do Bino?” Esta é a história de como o Seu Raposo enfrentou as pás, os tratores e as espingardas dos três fazendeiros para continuar alimentando sua família.
Você conhece Píppi Meialonga? – Astrid Lindgren – Companhia das Letrinhas
pippi-meialongaSinopse: Quando Píppi Meialonga chega na Vila Vilekula, os irmãos Tom e Aninha ficam bastante felizes, pois queriam muito uma nova amiga. E eles têm uma grande surpresa ao descobrir que Píppi é uma menina diferente de qualquer outra: ela é tão forte que consegue carregar um cavalo sozinha e tão habilidosa que, ao mesmo tempo em que faz tranças no cabelo, amarra os sapatos — e, quando vai ao circo, ainda se equilibra em um arame na frente de todos! É claro que, com tanto talento, os três vão viver as mais divertidas aventuras.
O vigário de Mastigassílabas – Roald Dahl – Editora 34
o-vigario-de-mastigassilabasSinopse: Neste pequeno e engraçadíssimo livro, um jovem pastor, ao assumir sua nova paróquia, é acometido por uma estranha forma de dislexia, que o faz trocar de forma maluca as palavras quando fala aos fiéis. Dahl (ele próprio um disléxico famoso) e o ilustrador Quentin Blake doaram todos os direitos do livro ao instituto Dyslexia Action.
A bela ou a fera – Ana Flora – FTD
a-bela-ou-a-feraSinopse: E se, na história clássica, a Bela quisesse viver um dia de Fera? A renomada escritora Anna Flora brinca com estereótipos nesta história de uma menina que se recusa a aceitar o papel feminino que lhe cabe por convenção. Com isso, desmonta os padrões de comportamento que o senso comum espera. Narrada em primeira pessoa, A bela ou a fera ilustra como esses conflitos batem no coração de uma personagem de 10 anos. Com muito humor e sensibilidade, Anna Flora instiga os leitores de todas as idades a reverem falsos valores.
Biomas : conhecer para proteger – Fernando Carraro – FTD
biomasSinopse: Marina se empolga com o concurso sobre biomas promovido na escola: o vencedor apresentará seu trabalho na Semana do Meio Ambiente. Como um dos meios de pesquisa, troca informações e fotos com colegas que moram em regiões de outros biomas e faz descobertas incríveis sobre a flora, a fauna e a vida das populações. Acompanhe Marina nessa viagem pelo Brasil e aprenda com ela a valorizar e a preservar as nossas riquezas naturais.
101 coisas que você deveria saber sobre animais aquáticos – Niko Domínguez
Sinopse: Mergulhe no fundo do mar para conhecer os peixes e tubarões que vivem lá. Descubra quais animais dependem do meio aquático para sobreviver: nos rios e pântanos, nas regiões polares e nos diversos oceanos do planeta. Desde os peixes diferentes até os tubarões ferozes e as impressionantes baleias… Todas as coisas que você deveria saber sobre os animais aquáticos em um único livro!
O abacateiro bagunceiro – Jonas Ribeiro – Callis
o-abacateiro-bagunceiroSinopse: O fazendeiro Raimundo já desconfiava que algo muito estranho estava acontecendo em suas terras. Um dia, o abacateiro murchou de repente; em outro, amanheceu com peixes pendurados em seus galhos. Resolveu, então, vigiar a árvore durante a noite… e descobriu algo surpreendente.
A bruxa tá a solta! – José Carlos Aragão – Dimensão
a-bruxa-ta-a-soltaSinopse: Madame Elke é uma bruxa errante, sem eira nem beira, que vive viajando pelos quatro cantos do mundo. Um tanto atrapalhada e cheia de truques, é uma ameaça constante. Nesta aventura, ela planeja sequestrar os bichos das histórias mais apreciadas pelas crianças.
Caça ao tesouro – A. J. Wood – Brinque-Book
caca-ao-tesouroSinopse: Partir em busca de um tesouro é uma aventura que povoa a imaginação de todos nós. Quem gosta de dar asas à imaginação pode começar a viver esta aventura de verdade. Caça ao Tesouro é um livro, é um jogo, é uma viagem. Acompanhando a tripulação do navio ‘Roedor dos Mares’, composta de sete destemidos camundongos, o leitor vai decifrar enigmas e pistas secretas, caminhar por labirintos e mares bravios e finalmente encontrará o tesouro. Mas o final pode ser surpreendente…
Enciclopédia do corpo humano – Ciranda Cultural
enciclopedia-do-corpo-humanoSinopse: Descubra tudo sobre o seu corpo como ele é, como funciona, com este livro, repleto de fantásticas fotografias que revelam o que acontece dentro e fora do nosso corpo. A encilopédia é bastante interativa com as seções Jogo Rápido e Torne-se um especialista em, seções que interligam um assunto a outro.
A guerra de Troia em versos de cordel – Mauricio de Sousa e Fábio Sombra – Melhoramentos
a-guerra-de-troia-em-versos-de-cordelSinopse: Nesta nova parceria, Mauricio de Sousa e Fábio Sombra, trazem aos seus leitores a antiga história sobre o cerco a Troia e o combate dos corajosos guerreiros gregos e troianos. O bravo Aquiles, o forte Heitor, Homero, a bela Helena, estão nas páginas lindamente ilustradas. Os personagens da Turma da Mônica Jovem fazem o papel dos heróis e heroínas que contam a história em rimas e versos de cordel.
O homem que roubava horas – Daniel Munduruku – Brinque-Book
o-homem-que-roubava-horasSinopse: “Eu roubo as horas para lhes dar tempo. Tempo de aprender a usar o tempo. Quem tem hora não tem tempo: tempo de olhar o tempo.” O novo livro de Daniel Munduruku conta a história de um homem sem nome, sem casa, cuja família era composta por um monte de cachorros. Ele tinha uma personalidade tão peculiar que mudou a forma das pessoas se relacionarem com o tempo e consigo mesmas.
João e os 10 pés de feijão – José Roberto Torero – Alfaguara
joao-e-os-10-pes-de-feijaoSinopse: O conto de fadas “João e o pé de feijão” é de origem inglesa e foi publicado pela primeira vez no início do século XIX. Desde então, ganhou inúmeras versões e adaptações. Neste livro, há todo tipo de feijão mágico. Rosinha, roxinho, preto, bolinha, vermelho… Mas não é só isso. Dependendo da qualidade do feijão, os destinos de João, sua mãe e o gigante tomam rumos bem diferentes. Um parque de diversões, um casamento inusitado, um besouro gigante, sete vaquinhas coloridas e até um desfecho triste, mas muito triste, compõem essas criativas reinterpretações da clássica história infantil. Você só tem que escolher seu feijão predileto para saber aonde essa aventura vai te levar.
Letras de carvão – Irene Vasco – Pulo do Gato
letras-de-carvaoSinopse: Na pequena cidade de Palenque quase ninguém sabia ler. Com o propósito de ajudar a irmã a decifrar as cartas que recebia, e contando com a ajuda do dono da mercearia, a menina começa a descobrir o que as letras e as palavras significam, e não demora muito para que um mundo novo de possibilidades se abra para ela e para todos os habitantes de seu povoado. Essa é a história que a mãe conta ao filho ao se lembrar da própria infância e de como aprendeu a ler e a escrever.
A magia dos biomas – Fernando Carraro – FTD
a-magia-dos-biomasSinopse: É o mês do Meio Ambiente. Para comemorar, a professora de Vítor prepara uma série de aulas sobre os sete biomas brasileiros. Há muito para conhecer: os animais, a vegetação, a população local e a comida típica de cada um. Venha descobrir com Vítor as riquezas dos biomas e a importância de lutar por sua preservação.
Menina Nina – Ziraldo – Melhoramentos
menina-ninaSinopse: Este livro é, sem dúvida, o mais comovente de todos os que Ziraldo já escreveu para crianças. Com uma enternecedora força poética, o autor sonda os mistérios da vida e da morte e, numa linguagem cuidada e simples, consegue falar da dor de um modo delicado e cheio de esperança. É, claro, uma conversa difícil para se ter com crianças, mas aqui está o segredo de quem sabe falar para elas com precisão e sensibilidade.
O menino e o monstro – Henrique Sitchin – Panda Books
o-menino-e-o-monstroSinopse: Uma inusitada amizade entre um menino e um monstro mostra às crianças que não tem problema em ser diferente. A história explora, de forma sutil, pequenos dramas infantis como a timidez, se sentir diferente, o medo de sofrer bullying e a dificuldade em lidar com a despedida.
A mentira da verdade – Joaquim de Almeida – Edições SM
Sinopse: Adaptação para linguagem de HQ de uma narrativa africana sobre a criação do mundo, com ênfase nos opostos e na relatividade das coisas. Reza a lenda que Olofi, uma das três divindades supremas do panteão iorubá, decidiu criar o mundo a partir dos contrários- A Terra e o Mar; a Ordem e o Caos; o Silêncio e o Batuque; o Medo e a Coragem… Por último, criou a Verdade e a Mentira. Para a primeira, deu como atributos a força e a beleza; já para a segunda, fraqueza e feiura. Para compensar a desvantagem, Olofi a presenteou com uma afiada arma branca. Tudo vai bem até que a Inveja entra em cena para incutir na Mentira a mais profunda cobiça. A partir daí, ela deflagrará guerra à Verdade, dando início a uma terrível peleja entre as duas, cujos ecos ouvem-se até hoje.
Minha família é colorida – Georgina Martins – Edições SM
minha-familia-e-coloridaSinopse: Ângelo tem um irmão de cabelos lisos, uma mãe de cabelos ondulados, uma avó negra…Todos são diferentes e fazem parte da mesma família. Como isso é possível? Com as indagações do protagonista da história, o leitor vai perceber que somos feitos da mistura de etnias, hábitos e tradições.
Paúra : 20 coisas de que você morre de medo e como encarar todas elas – Sérgio Franco – Matrix
pauraSinopse: Você tem medo de dentista? De barata? De ladrão? De palhaço? De fantasmas? Saiba que esses e outros medos podem não ser apenas medinhos…Eles podem ser paúra! Páura é aquele medo de fazer tremerem as pernas. Até os adultos sentem. Mas agora você pode ficar mais tranquilo, pois este livro o ensina a lidar com esse pavor todo.
Polegarzinha – Hans Christian Andersen – Edições SM
polegarzinhaSinopse: Um botão de flor se abre. Dentro dele há uma menina delicada e graciosa, do tamanho de um polegar. Ela vive uma vida tranquila e feliz até ser raptada por uma sapa, que pretende casá-la com seu filho. O pequeno mundo que Polegarzinha conhece fica para trás, e ela será obrigada a enfrentar grandes desafios para encontrar seu verdadeiro lugar. Texto integral da história clássica de Andersen.
A rainha das rãs não pode molhar os pés – Davide Cali – Pulo do Gato
a-rainha-das-ras-nao-pode-molhar-os-pesSinopse: Era uma vez um lago onde viviam rãs que faziam coisas de rãs: saltavam e apanhavam moscas, cochilavam, brincavam com as libélulas. Até que a tranquila rotina é subitamente quebrada por um objeto caído do céu. O imprevisto altera completamente o cotidiano do lago assim que uma das rãs torna-se rainha. E o que faz a rainha das rãs além de não molhar os pés e dar ordens às súditas? 
O rei dos animais – Miguel Tanco – SM
o-rei-dos-animaisSinopse: Determinado dia o leão resolve dar um fim em todas as coisas que o incomodavam. Afinal, ele é ou não o poderoso rei da savana? Então que os outros que tratem de se submeter à sua vontade: os macacos que se calem, os hipopótamos que se lavem, os elefantes que emagreçam… E assim vai promulgando uma série de leis ao seu bel-prazer. Mas será que os animais vão se acostumar com essa situação? Uma fábula bem-humorada sobre o poder e a responsabilidade nele implicada.
O rouxinol e o imperador – Adaptação de Muriel Molhant – Edições SM
o-rouxinol-e-o-imperadorSinopse: Adaptação do célebre conto de Andersen sobre o imperador chinês que, após sucumbir à beleza do rouxinol que gorjeia em seus jardins, substitui em seu coração a melodia viva da lendária ave por um rouxinol mecânico, de ouro, prata e pedras preciosas. Mas pode o artíficio humano competir com o canto vivo em voo cheio?
Um tesouro de histórias clássicas – Girassol
um-tesouro-de-historias-classicasSinopse: Os clássicos da literatura para as novas gerações. Nesta coleção você encontra os personagens mais queridos: de Alice e o Coelho Branco e Dorothy e o Mágico de Oz, de Oliver Twist a Heidi e aos piratas da Ilha do Tesouro. Histórias adequadas para serem lidas às crianças, ou por elas próprias, com linguagem acessível e clara. Para adultos e crianças se deliciarem com a riqueza dos seus temas e se encantarem com as belas ilustrações.
Terra, nossa casa! : saneamento básico, direito de todos – Fernando Carraro – FTD
terra-nossa-casaSinopse: Donato é um menino de 10 anos que cursa o 5.º ano. Ele mora em uma comunidade pobre não atendida por serviços importantes como saneamento básico. Na escola onde ele estuda, todo ano realiza-se a distribuição de presentes doados por um empresário. Assim, Donato ganha um livro com depoimentos de pessoas que lutam em defesa do meio ambiente, com um capítulo sobre o saneamento básico. E a leitura desse livro muda a vida de Donato.
Uala, o amor – Frei Beto – FTD
uala-o-amorSinopse: Quanto vale a vida? Quanto vale a vida de um rio? “Junto à cabeceira, homens brancos instalam máquinas, arrancam árvores, ferem o solo, sujam minhas águas e ameaçam meus peixes”, queixa-se o rio, que se descontrola, enche, alaga e depois seca. O indígena Uala tenta salvar seu amigo.Frei Betto escreveu Uala, o amor quando foi preso político, na década de 1970, numa época em que pouco se falava de ecologia, muito menos de sustentabilidade. Seu engajamento com os indígenas não é menor: conviveu com os Apurinã, na fronteira do Acre com o Amazonas e foi amigo de um cacique Xavante.Educador, escritor e teólogo reconhecido internacionalmente, Frei Betto entrelaça nesta narrativa tocante a linguagem altamente poética e o olhar agudo diante das ameaças à justiça, à paz e aos direitos humanos.
Viagens de um pãozinho – Sérgio Meurer – Cortez
viagens-de-um-paozinhoSinopse: Quem conhece a trajetória desse alimento tão presente nas nossas mesas? Resgatando um elemento que faz parte do cotidiano de nossas famílias, o autor traz a figura de um simpático pãozinho, capaz de nos cativar não apenas pelo sabor, mas também pela personalidade de uma história que vai além das padarias… Um “prato feito” para que os educadores trabalhem com as crianças as tradições, os hábitos alimentares, os sentidos, além da importância do pão na vida de todos.

 

De noite no bosque – Ana Maria Machado – Ática
Sinopse: Na casa de Felipe e Gabi, todos os dias, o pai ou a mãe preparam o jantar e depois um dos dois conta histórias para os filhos dormirem. Mas, um dia, os pais chegam exaustos do trabalho e mandam as crianças para a cama. Felipe, então, tem uma ideia: naquela noite, serão eles que contarão histórias para os pais adormecerem.
A vida acidentada de um vampirinho e outras aventuras de Draculinha – Carlos Queiroz Telles – FTD
a-vida-acidentada-de-um-vampirinho-e-outras-aventuras-de-draculinhaSinopse: Os Morcegal são uma família muito estranha… de vampiros assustadores! Tem o pai, Draculão, sempre preocupado com as contas. Tem a mãe, Draculeta, que enche os filhos de mimos. Tem a irmã mais velha, Dracunilda, que se acha meio incompreendida. E tem, claro, Draculinha, o caçula, que vive armando as maiores confusões. Eles moram em Transilvânia City, sonham em passar as férias na Draculândia e adoram ver filmes produzidos em Hollyblood. A clássica coleção de Carlos Queiroz Telles e Eneas Carlos Pereira em um único volume.
Xingu : os contos do tamoin – Cláudio Villas Bôas, Orlando Villas Bôas – FTD
xinguSinopse: Entre 1943 e 1949, os irmãos Cláudio Villas Bôas e Orlando Villas Bôas participaram da Expedição Roncador-Xingu, em que fizeram o primeiro contato com vários povos indígenas do Centro-Oeste brasileiro. Essa expedição foi a semente do Parque Indígena do Xingu, criado em 1961.Inspirados na convivência com indígenas de vários povos, os irmãos Villas Bôas inventaram neste livro conversas de um menino da cidade com meninos indígenas que convivem no Xingu. O personagem que conduz o contato com os indígenas é o menino Villinha (Orlando Villas Bôas Filho). Nessas conversas, o garoto aprende como é o dia a dia dos indígenas, seus mitos e rituais, além de escutar as encantadoras histórias do tamoin (avô). Uma obra para ser lida muitas vezes, pois é fonte de conhecimento e de valorização do inestimável patrimônio cultural dos povos indígenas do Brasil.
Coleção “Nanny Piggins” – R. A. Spratt – Fundamento
Sinopse: O que pode acontecer quando uma porquinha divertida e apaixonada por doces vira babá? Uniformes de escola pintados à mão, um dia inteiro de extravagâncias no parque de diversões, um concurso de arte em que suínos são expressamente proibidos de participar… Um passeio de carro que acaba em tentativa de assalto. Uma babá concorrente presa como ladra de maçanetas. E um tesouro escondido e finalmente revelado! Tudo recheado com muito, muito chocolate. Venha conhecer a fabulosa Nanny Piggins e suas três crianças, Derrick, Samantha e Michael, e viver com elas as mais malucas aventuras.

as-aventuras-de-nanny-piggins nanny-piggins-e-a-fuga nanny-piggins-e-a-mudanca-inesperada nanny-piggins-e-a-volta-do-mestre-de-cerimonias nanny-piggins-e-o-plano-surpreendente-do-sr-green

Coleção “A quase honrosa liga de piratas” – Caroline Carlson – Companhia das Letras
Sinopse: Há muitos anos, quando objetos mágicos eram tão comuns quanto panelas nos lares de Augusta, a magia era controlada por uma feiticeira muito poderosa: a Encantadora das Terras do Norte. Certo dia, cansada de sofrer ataques de cidadãos que queriam usar os poderes de maneira ilícita, ela resolveu se vingar: recolheu a maioria dos itens mágicos do reino e desapareceu, deixando os cidadãos sem notícias de seu paradeiro nem desse magnífico tesouro. Anos depois, quando Hilary Westfield decidiu que queria ser pirata, nem imaginava que estava prestes a participar da caça ao maior tesouro de todos os tempos. Afinal, tudo o que a preocupava era fugir da Escola da Senhorita Pimm para Damas Delicadas, onde as jovens da alta sociedade aprendiam a valsar, desmaiar e se comportar à mesa. Hilary não via utilidade nenhuma naquelas lições e queria se juntar à Quase Honrosa Liga de Piratas. Qualificações não lhe faltavam, mas a Liga não admitia garotas em sua equipe de algozes e pilantras. Decidida a partir para alto-mar a qualquer custo, Hilary responde ao anúncio de um pirata autônomo em busca de membros para sua tripulação. De repente, ela se vê no meio de uma aventura marítima em busca do tesouro mais valioso do reino: o tesouro da Encantadora. Para encontrá-lo, ela contará com um mapa sem X e precisará enfrentar o vilão mais traiçoeiro – e surpreendente – de todos os mares.

13313_gg 13314_gg 13315_gg

Série “Só perguntas erradas” – Lemony Snicket – Seguinte
Sinopse: Em uma cidade decadente, onde se criam polvos para a produção de tinta, onde há uma floresta de algas marinhas e onde um dia funcionou uma redação de jornal em um farol, um jovem Lemony Snicket começa o seu aprendizado em uma organização misteriosa. Ele vai atender seu primeiro cliente e tentar solucionar o seu primeiro crime, aos comandos de uma tutora que chama carro de “esportivo” e assina bilhetes secretos. Lá, ele vai cair na árvore errada, vai entrar no portão errado, destruir a biblioteca errada, e encontrar as respostas erradas para as perguntas erradas – que nunca deveriam ter passado pela cabeça dele. Ele escreveu um relato sobre tudo o que se passou, que não deveria ser publicado, em quatro volumes que não deveriam ser lidos.

so-perguntas-erradas1 so-perguntas-erradas2 so-perguntas-erradas3 so-perguntas-erradas4

Série “The 39 Clues” – Ática
Sinopse: Série de livros de aventura composta de dez livros sobre as aventuras dos irmãos Amy Cahill e Dan Cahill tentando frustrar os outros Cahills para obter as 39 pistas, o que o tornará “a pessoa mais poderosa e influente em todo o planeta “. Amy e Dan concordam com o desafio em que a sua avó Grace Cahill propôs a eles e outros membros da família durante seu testamento, e vão a procura de 39 pistas espalhadas pelo mundo.

o_labirinto_dos_ossos_1258894476p the-39-clues2 the-39-clues3 the-39-clues4 the-39-clues5 the-39-clues7

Coleção “Star Wars” – Ed. Seguinte
Sinopse: Nesta série, você encontrará aventuras inéditas de seus personagens favoritos, além de algumas caras novas. Mas leia com atenção! Há pistas escondidas nas páginas dos livros, que dão dicas preciosas sobre os episódios.

star-wars-antes-do-despertar star-wars-alvo-em-movimento-uma-aventura-da-princesa-leia star-wars-a-missao-do-contrabandista-uma-aventura-de-han-solo-e-chewbacca star-wars-a-arma-de-um-jedi-uma-aventura-de-luke-skywalker

__________________________________________________________________

SETEMBRO / 2016

O Brasil no papel em poesia de cordel – Mauricio de Sousa e Fábio Sombra – Melhoramentos
o-brasil-no-papel-em-poesia-de-cordelSinopse: Após o sucesso do livro A Peleja do Violeiro Chico Bento com o Rabequeiro Zé Lelé, também publicado pela Melhoramentos, Mauricio de Sousa e Fábio Sombra estão juntos em outra afinada parceria: O Brasil no Papel em Poesia de Cordel. Nomeada em 2008 Embaixadora do Turismo no Brasil, Mônica levou a sério sua missão: em companhia de seus amigos, viajou por todos os estados brasileiros e foi anotando e fotografando o que via. Eis aqui o resultado: uma viagem pela diversidade e pelas belezas do Brasil, narrada em versos de cordel e com lindas fotos e ilustrações.
A bruxa da montanha – Gloria Cecilia Díaz – Edições SM
a-bruxa-da-montanhaSinopse: Alina é uma bruxa desastrada. Toda vez que voa em sua vassoura, ela se espatifa em uma árvore na hora da aterrissagem. Decidida a acabar com esse problema, Alina planeja derrubar todas as árvores da montanha onde mora. Mas os animais não querem que isso aconteça, e para impedir o desastre sabem que precisarão de toda a ajuda possível.
Uma cama para três – Yolanda Reyes – Edições SM
uma-cama-para-tresSinopse: André tem muito medo do dragão que aparece em seu quarto, invadindo seus sonhos. Por conta disso, adia o quanto pode a hora de dormir: demora para escovar os dentes e vestir o pijama, pede à mãe que lhe conte histórias e mais histórias, o que a deixa exausta e muito, muito zangada… Quando finalmente dorme, passa um tempinho e ele já acorda sobressaltado com o pesadelo do dragão. Daí para a cama dos pais é um pulo. Mas, como em cama de dois não cabem três, ele é sempre mandado de volta a seu quarto. Até que numa noite fria de tempestade os pais cedem e André descobre que medo não tem idade.
O menino e o vento – Regina Machado – Companhia das Letrinhas
o-menino-e-o-ventoSinopse: O maior sonho do menino era sair com o pai para pescar, o que ele só poderia fazer quando completasse oito anos. Mas a vontade era tanta que, na véspera do grande dia, um vento forte o carregou até um barco, para uma longa viagem. Ele conheceu cavalos coloridos e falantes, um castelo, um velho misterioso e muitas histórias para ouvir e contar. Até que, no final da aventura, se deu conta de que o mar ia muito além da linha do horizonte.
Chuvinha é tudo de bom! – Patrícia Engel Secco –Melhoramentos
chuvinha-e-tudo-de-bomSinopse: Duda adora falar com as sementes, as plantas e os bichinhos do jardim. Até que um dia, para sua enorme surpresa, Dona Semente lhe diz que chuvinha é tudo de bom. Dona Semente resolve quebrar o silêncio para reclamar da poluição da terra, da água e do ar. Os pequenos leitores podem acompanhar este bate-papo e descobrir o que Duda fez para ajudar a diminuir a quantidade de lixo no planeta.
Contos para meninos Vol. 1 – Girassol
contos-para-meninosSinopse: Elaborados especialmente para os meninos, os livros desta coleção apresentam quatro histórias azuis especialmente selecionadas, que vão deixá-los fascinados. E eles, com certeza, vão adorar ouvi-las, além de se divertir com os desenhos.
Entrar em forma pode ser divertido! – J. S. Jackson – Paulus
entrar-em-forma-pode-ser-divertidoSinopse: As pessoas têm formas e tamanhos variados. Isso reflete a maneira como Deus as criou., afinal seria muito sem graça se todas tivessem a mesma aparência. Algumas dessas características, entretanto, nós não podemos mudar, como a altura e a cor dos olhos. Outras, sim, como o jeito de tratarmos as pessoas ou cuidarmos do nosso corpo. Este livro vai nos orientar a tratarmos dos nossos corpos da melhor maneira possível, para que possam funcionar com mais saúde e disposição.
Esperando mamãe – Lee Tae-jun – Comboio de corda
esperando-mamaeSinopse: Um garotinho coreano espera por sua mãe em um ponto de parada do bonde. Bondes vêm e vão, pessoas sobem e descem, e nada dela. Ele pergunta aos motoristas, que parecem não lhe dar muita atenção. O tempo passa e ele ali à espera, aguardando pacientemente o retorno materno. Uma história comovente em que nada é explícito, apenas sugerido, e as imagens funcionam como chave do texto, reservando um final surpreendente.
As fabulosas fábulas de Iauaretê – Kaka Werá Jecupé – Kaká Werá Jecupé
Sinopse: ‘As Fabulosas Fábulas de Iauaretê’ (a onça que virou guerreiro kamaiurá, casou com Kamakuã, a bela, que gerou Iauaretê-mirim, que perseguiu o pássaro Acauã para conseguir a pena mágica e voar até Jacy-Tatá, a mulher-estrela, senhora do segredo dos poderes dos pajés) conta os melhores momentos de uma das mais divertidas lendas do ideário Guarani: as aventuras da onça Iauaretê, que virou gente, e de seus filhos, Juruá e Iauaretê-mirim. As fábulas aqui selecionadas falam de medo, coragem, dúvida, amor, morte, paz, oportunidade, erros e acertos que enfrentamos na vida – divertem e emocionam adultos e crianças.
Os fantasmas da igreja – Caio Riter – Melhoramentos
os-fantasmas-da-igrejaSinopse: Shaila, Pedro e Cadu estão de férias do colégio. Depois da confusão que viveram no livro O Invisível Sugador de Sangue, agora eles querem descansar e, principalmente, se afastar de problemas. Mas para Os Sinistros querer não é poder. Pedro vai visitar seu tio em Porto Alegre e fica sabendo de uma estranha lenda local envolvendo uma antiga igreja, um escravo e um roubo de esmeraldas. Decide, então, chamar seus amigos para ajudá-lo a resolver mais esse caso.
A garota Gotic e o fantasma de um rato – Chris Ridell – Galera Record
a-garota-gotic-e-o-fantasma-de-um-ratoSinopse: Ada Gotic é a filha única de Lorde Gotic. Eles moram no enorme Palácio Sinistro. Lorde Gotic está sempre ocupado com seus eventos e convidados, então nunca pode dar atenção à filha. Ele acredita que crianças devem ser ouvidas e não vistas, portanto, Ada é obrigada a usar botas gigantescas para que seu pai possa sempre ouvi-la chegando. Tudo isso torna difícil encontrar novas amizades, e a garota se sente muito sozinha.
Quando William e Emily Cabbage se hospedam no castelo, Ada percebe que tem algo de muito suspeito sobre Malavesso, o guarda-caça interno. Com a ajuda dos hóspedes e de um rato-fantasma chamado Ishmael, Ada decide investigar. Mas será que ela vai conseguir convencer o pai de que suas suspeitas são verdadeiras antes que seja tarde demais?
garota gotic e o festival mais assustador que a morte – Chris Ridell – Galera Record
a-garota-gotic-e-o-festival-mais-assustador-que-a-morteSinopse: Um conto deliciosamente gótico do premiado autor da série Otolina e continuação de Garota Gotic e o fantasma de um rato.
Nesta nova aventura, o Festival da Lua Cheia e a competição gastronômica Grande Mão na Massa estão consumindo o tempo dos habitantes do Palácio Sinistro. Cozinheiros-celebridade chegam à mansão para o grande evento, e o guarda-caças Malavesso está agindo de forma suspeita. Além disso, a evasiva camareira de Ada tem um segredo surpreendente. E todo mundo parece ter se esquecido do aniversário da garota Gotic!
A história da formiguinha que queria mover montanhas – Michaël Escoffier – Berlendis & Vertecchia
a-historia-da-formiguinha-que-queria-mover-montanhasSinopse: Por que minha mãe insiste em contar histórias fofinhas? Eu quero histórias assustadoras, com dragões cuspindo fogo, crocodilos perigosos e mamutes… não com uma doce formiguinha como heroína. Será que uma formiguinha pode salvar a noite?
Histórias russas – Ana Maria Machado – FTD
historias-russasSinopse: Neste livro, você conhece quatro contos: em O Pássaro de Fogo, o Fabuloso Arqueiro e o Cavalo Mágico, um arqueiro dá de presente ao rei uma pena dourada e se envolve em muitos perigos. Em O lobo cinzento, Ivan, filho caçula do tsar, conta com a ajuda de um lobo cinzento para realizar tarefas muito difíceis. Em O belo falcão Finist, a filha de um camponês pede ao pai, quando este vai ao mercado, uma pena do falcão Finist. E em O Velho do Mar, começa a faltar peixe em uma aldeia à beira-mar e os habitantes não têm o que comer – até que um deles vai pedir ajuda ao Velho do Mar.
Juca Brasileiro – descobrindo o Brasil – Patrícia Engel Secco – Melhoramentos
juca-brasileiroSinopse: Juca Brasileiro e seus amigos Zé Golfinho, Lica Recicla e Edu Guará gostam de fazer caminhadas pelas matas e parques. Nessas aventuras percebem como a natureza está sendo destruída pelo homem. Neste belo livro essa turma mostra como preservar o meio ambiente, combater o desmatamento e proteger os animais silvestres.
Seja um bom amigo – Christine A. Adams – Paulus
seja-um-bom-amigoSinopse: Todas as crianças precisam de amigos. Além disso, as crianças não nascem perfeitas, com suas capacidades sociais moldadas. Elas precisam aprender a fazer amigos, a escolhê-los e a conservá-los com inteligência. Seja um bom amigo mostra às crianças como cultivar uma amizade, discute comportamentos que fomentam amizades, bem como atitudes que fazem perder amigos. Apresenta armadilhas e pressões contrárias, e o que fazer quando você não consegue encontrar um amigo ou perdeu de vista aquele que você tanto amava. Seja um amigo atencioso: sente-se com a criança e partilhem juntos este livro.
A timidez não é um problema – J. S. Jackson – Paulus
a-timidez-nao-e-um-problemaSinopse: Algumas crianças são naturalmente expansivas e extrovertidas, enquanto outras encontram mais dificuldade para interagir no ambiente social. A passagem da timidez para uma convivência confortável e confiante junto a outras pessoas pode ser lenta e difícil, mas há técnicas que facilitam esse processo. Deixe que os elfos ajudem você e seu filho a superarem essa situação por vezes complicada. Vocês dois podem aplicar as dicas que este livro apresenta e traçarem um caminho que faça a criança se sentir mais à vontade. Lembretes que promovam a autoestima e as qualidades criativas de seu filho ou filha ajudarão a perceber que a timidez não é um problema!
Os três mosqueteiros – Alexandre Dumas – Ciranda Cultural
os-tres-mosqueteirosSinopse: D’Artagnan era um homem jovem, altivo e corajoso. Ele também era um excelente espadachim, rápido como um raio. Desde de sempre, so tinha um sonho: tornar-se um dos MOSQUETEIROS DO REI! Ao chegar a Paris, ele conheceu três desses soldados famosos: Athos, o discreto; Phortos, o bonachão; e Aramis, o calmo e ponderado. Como D’Artagnan, eles não temiam o perigo e gostavam de lutar duelos. Bem depressa, os quatro se tornaram amigos. – Um por todos, todos por um! – exclamavam quando enfrentavam seus rivais, os guardas do Cardeal de Richelieu.
A vida é um palco – Heloisa Prieto – SM
a-vida-e-um-palcoSinopse: André, Paula e Lucinha são três superamigos que estudam na mesma escola. Depois de muita bagunça, sempre vão parar na diretoria. Um dia, descobrem que podem transformar suas brincadeiras em arte e encenam uma comédia no palco de um teatro. Será que criança nunca para de brincar? Será que a vida imita a arte? Como dizia Shakespeare,um dos maiores escritores de todos os tempos, “a vida é um palco”.
25 contos da Vovozinha – Girassol
25-contos-da-vovozinhaSinopse: Toda criança adora ouvir histórias, adora momentos de carinho com a família e, mais ainda, adora os mimos das avós. Este livro proporciona tudo isso com a magia e o encanto de contos clássicos como Alice no país das maravilhas; O mágico de oz; Pinóquio; e João e Maria. Para manter viva a prática do reconto de histórias entre as famílias e criar na criança o prazer da leitura.

 

 

 

Bocão e os bichos – Ziraldo – Globo
bocao-e-os-bichosSinopse: A Turma do Menino Maluquinho vive situações muito engraçadas neste livro em que o tema são bichos e o respeito ao meio ambiente e às diferentes espécies de animais existentes no planeta. Até um “unicórnio”, animal da mitologia, aparece em uma das histórias em quadrinhos. Bocão e os bichos apresenta também informações curiosas sobre os animais que estão ameaçados de extinção, animais mitológicos, animais domésticos e de estimação, insetos como traças, aranhas, formigas, plânctons, aquela massa de amimais invisíveis a olho nu que vivem nos mares…. Tudo isso sob o comando do Bocão, o garoto que mais gosta de animais da Turma.

 

As 14 pérolas da mitologia grega – Ilan Brenman – Escarlate
as-14-perolas-da-mitologia-gregaSinopse: A mitologia grega faz parte do nosso cotidiano, sem mesmo nos darmos conta disso. Quando falamos de cronômetro (Titã Crono), de algo afrodisíaco (deusa Afrodite), de um presente de grego (Cavalo de Troia), ou de uma sensação de Pânico (Pã), são todos repertórios advindos da mitologia grega. Conhecê-los é compreender como nossa mente funciona e visualizar a beleza da criação humana. O livro ‘As 14 Pérolas da Mitologia Grega’ apresenta alguns contos desta cultura, que ressoam de forma única naqueles que os ouvem.
O camelo, o burro e a água – Merli – Melhoramentos
o-camelo-o-burro-e-a-aguaSinopse: Você sabe o que é um livro de imagem? É uma história sem texto, que pode ser facilmente entendida por crianças não alfabetizadas, mas que também agrada a leitores de todas as idades. O Camelo e o Burro, personagens desta fábula adorável, são apresentados lado a lado; então pode-se acompanhar o comportamento deles durante um dia sem fornecimento de água. O que acontecerá no final? Divirta-se com cenas curiosas e engraçadas e descubra o que você pode fazer para economizar água.
A cilada – Gisele Gama Andrade – Abaquar
a-ciladaSinopse: Este livro discute, em linguagem simples, os perigos do aliciamento de menores via web. Este livro foi escrito por Gisele Gama Andrade, doutora em Lingua Portuguesa e pós-doutora em avaliação, que ao longo da história tem coordenado avaliações em larga escala nacionais e internacionais e que tem comprometimento muito sério e efetivo a mais de vinte anos com a educação brasileira.
Direitos universais das crianças e dos jovens – Flavio de Souza – FTD
direitos-universais-das-criancas-e-dos-jovensSinopse: Toda criança tem direito a nome e sbrenome. E a ter um lar, comida, lazer e educação. Estes e outros direitos estão na Declaração dos Direitos da Criança, um documento internacional, escrito em 1959, pela Organização das Nações Unidas. Neste livro, o escritor, ator e diretor teatral Flavio de Souza apresenta esse documento de três formas: uma poética, “Devaneando devagar”; outra, explicando bem os dez princípios; e, para terminar, o documento oficial.
A democracia pode ser assim – Equipo Plantel – Boitatá
a-democracia-pode-ser-assimSinopse: A democracia pode ser assim é o primeiro volume da Coleção Livros para o Amanhã, pensada para crianças entre 8 e 10 anos de idade e que discute a maneira como as pessoas se relacionam em sociedade. Este livro apresenta o conceito de democracia a partir de imagens próximas do cotidiano das crianças, tomando como exemplos a hora do recreio e o jogo: atividades em que todos que participam têm de tomar decisões e assimilar suas regras. O texto se propõe a ser uma primeira abordagem à cidadania e a questões sociais, elucidando o que são as eleições, o papel dos partidos políticos e a importância do voto, dos direitos humanos e da informação para a manutenção das liberdades, tornando mais convidativos temas que de início podem intimidar crianças e adultos.
A ditadura é assim – Equipo Plantel – Boitatá
a-ditadura-e-assimSinopse: A ditadura é assim é o segundo volume da Coleção Livros para o Amanhã, pensada para crianças entre 8 e 10 anos de idade e que discute a maneira como as pessoas se relacionam em sociedade. O propósito deste livro é mostrar o funcionamento e os perigos da ditadura partindo de exemplos simples, a fim de que as crianças compreendam os problemas existentes em um sistema político que privilegia uma única corrente de pensamento em detrimento das outras. Pode haver liberdade ou justiça em uma ditadura? Para quem? Partindo de questões como essas, o texto guia o leitor à conclusão de que falta cidadania a um Estado que não respeita a diversidade do povo que representa.
O gato, o porco e a porcaria – Merli – Melhoramentos
o-gato-o-porco-e-a-porcariaSinopse: Você sabe o que é um livro de imagem? É uma história sem texto, que pode ser facilmente entendida por crianças não alfabetizadas, mas agrada também a leitores de todas as idades. “O Gato e o Porco”, personagens dessa fábula adorável, são apresentados lado a lado; então pode-se acompanhar como cada um cuida de seu lixo. O que acontecerá no final? Divirta-se com cenas curiosas e engraçadas e descubra o que você pode fazer para dar o melhor destino ao lixo.
A grande confusão – Gisele Gama Andrade – Abaquar
a-grande-confusaoSinopse: Este livro discute o gerenciamento de conflitos. Este livro foi escrito por Gisele Gama Andrade, doutora em Lingua Portuguesa e pós-doutora em avaliação, que ao longo da história tem coordenado avaliações em larga escala nacionais e internacionais e que tem comprometimento muito sério e efetivo a mais de vinte anos com a educação brasileira.
Helena e os ratos da noite – Crhistoph Marzi – Volta e Meia
helena-e-os-ratos-da-noiteSinopse: Helena se mudou com seus pais para uma nova cidade, mas algumas coisas parecem um pouco estranho para ela. As casas da cidade possuem telhados tortos e cercas brancas como dentes pontiagudos. Seus moradores contam histórias perturbadoras sobre os ratos que vivem na escuridão. Eles dizem que os ratos já se aproveitaram para dar sumiço em pequenas coisas, como jornais e outras quinquilharias, cães e gatos e… até mesmo pessoas que por acaso passaram perto deles. Helena já havia quase esquecido dos ratos, quando numa noite, Chico, o seu macaquinho de pelúcia, cai fora da janela no jardim, bem no meio das sombras. Então, a menina arma-se com toda a sua coragem e entra na escuridão para salvar seu amigo. Aí, ela começa a perceber que nem tudo é o que parece …
A história de amor de Pitá e Moroti – Marco Haurélio – Volta e Meia
a-historia-de-amor-de-pita-e-morotiSinopse: A lenda que você ler, recriada em cordel, era contada há muitas gerações pelo povo guarani, que vivia às margens do rio Paraná, do lado argentino. Boa parte na nação guarani sucumbiu a invasão de suas terras, pelos europeus, a partir do século XVI. Além de serem submetidos a trabalhos forçados e a outras formas de violências, muitos não resistiram às doenças trazidas pelo colonizador branco.
A menina que gostava de saber – Gisele Gama Andrade – Abaquar
a-menina-que-gostava-de-saberSinopse: Este é um livro que trata da curiosidade infantil. É direcionado para crianças da educação infantil e primeiras séries do ensino fundamental. É a história de uma menina muito especial.Este livro foi escrito por Gisele Gama Andrade, doutora em Lingua Portuguesa e pós-doutora em avaliação, que ao longo da história tem coordenado avaliações em larga escala nacionais e internacionais e que tem comprometimento muito sério e efetivo a mais de vinte anos com a educação brasileira. 
Os nerds – Gisele Gama Andrade – Abaquar
os-nerdsSinopse: Este livro trata da responsabilidade das crianças com os seus estudos e tarefas. Este livro foi escrito por Gisele Gama Andrade, doutora em Lingua Portuguesa e pós-doutora em avaliação, que ao longo da história tem coordenado avaliações em larga escala nacionais e internacionais e que tem comprometimento muito sério e efetivo a mais de vinte anos com a educação brasileira.
Nos bastidores da realeza – Giselda Laporta Nicolelis – FTD
nos-bastidores-da-realezaSinopse: O que era para ser apenas uma visita ao Museu de História com os colegas da escola tornou-se uma verdadeira aventura pelo período colonial brasileiro. Os alunos não faziam ideia de que os quadros expostos das pessoas que fizeram a nossa história contariam, eles mesmos, a versão dos fatos que conhecemos pelos livros. Assim, D.Carlota Joaquina narra a chegada da Família Real ao Brasil Colônial, em 1808. D. Pedro II relata sua versão do Grito da Independência. E, ainda, segredinhos são revelados por objetos bem fofoqueiros. É nesse tom de narrativa fantástica mesclada a fatos reais e a obras de arte presentes, por exemplo, no Museu Imperial que Giselda Laporta Nicolelis nos convida para um passeio intrigante e original pela nossa história.
O que são classes sociais? – Equipo Plantel – Boitatá
o-que-sao-classes-sociaisSinopse: Por que uns têm mais do que outros? Por que uns mandam mais do que outros? Por que uns vão para a universidade e outros param de estudar para trabalhar? O que são classes sociais? promove uma reflexão lúdica sobre o que torna as pessoas desiguais. A ideia é estimular o interesse dos pequenos leitores pelo assunto para que possam refletir e tirar suas próprias conclusões sobre os tópicos abordados.
Quem vai descobrir o segredo de Michelangelo? – Thomas Brezina – Ática
quem-vai-descobrir-o-segredo-de-michelangeloSinopse: Alguém roubou a recém-descoberta câmara secreta de Michelangelo e isso pode causar uma tragédia enorme. O personagem principal – o leitor – e o cachorrinho Pablo precisam descobrir o segredo que envolve o artista, antes que algo horrível aconteça. Eles se envolvem em uma trama cheia de suspense e são levados ao passado: no séc. XVI, conhecem o próprio Michelangelo, descobrem muitas coisas sobre sua vida e obra, e vivenciam as mais inusitadas aventuras em meio ao clima efervescente da Renascença italiana.
A roupa nova do rei ou O encontro de João Grilo com Pedro Malazarte – Marco Haurélio – Volta e Meia
a-roupa-nova-do-reiSinopse: Versão poética do clássico conto de Hans Christian Andersen, ‘A roupa nova do rei’ , recontada por Marco Haurélio, celebra o encontro de dois personagens clássicos do cordel nordestino, João Grilo e Pedro Malazarte. Na história, os dois espertalhões se fazem passar por alfaiates e prometem ao vaidoso rei D. Fernando a mais bela roupa já feita.
Tem um cabelo na minha terra : uma história de minhoca – Gary Larson – Companhia das Letrinhas
tem-um-cabelo-na-minha-terraSinopse: Essa história começa alguns centímetros abaixo do chão, quando um filhote de minhoca, durante um jantar normal com o pai e a mãe, encontra um cabelo em seu prato de terra. O Minhoquinho fica chateadíssimo – e não só com o cabelo na comida. Ele começa a achar que tudo é horroroso em sua vida de minhoca.
Uma torre para o Sol – Colin Thompson – Brinque-Book
uma-torre-para-o-ceuSinopse: Colin Thompson, em Uma Torre Para o Sol, nos fala de um avô que conta ao neto saudosas histórias de um mundo em que os raios de sol ainda aqueciam o corpo das pessoas. E o neto, incrédulo, pois nunca presenciou tal fato, busca, junto com o avô, uma forma de avistar tão importante astro. O livro nos surpreende falando de um mundo que pode se tornar realidade daqui a 60 ou 70 anos se as pessoas não cuidarem deste planeta, deixando apenas fotografias como recordação para as futuras gerações.
As 7 bolas de cristal (As aventuras de Tintim) – Hergé – Companhia das Letras
as-7-bolas-de-cristalSinopse: Querendo aprender um truque de mágica, o capitão Haddock leva Tintim a um show. Durante o espetáculo, a vidente anuncia a uma senhora da platéia que seu marido, um cineasta que voltava de uma expedição etnográfica à América do Sul, estava sofrendo de um mal misterioso, causado pela maldição do deus Sol. Dias depois, Tintim confirma a previsão pelos jornais. Em pouco tempo, seis dos sete membros da expedição que havia descoberto o túmulo do inca Rascar Capac, são encontrados num sono hipnótico, ao lado de misteriosos estilhaços de uma bola de cristal.  Os dois amigos e o professor Girassol resolvem então avisar o sétimo membro, ainda não atacado. Mas a confusão só aumenta… Como se não bastasse, no fim do livro Girassol é raptado e enviado ao Peru no cargueiro Pachacamac. Tintim, Milu e Haddock resolvem então ir atrás dele… 
O caso Girassol (As Aventuras de Tintim) – Hergé – Companhia das Letras
o-caso-girassolSinopse: Em O caso Girassol uma série de misteriosos acontecimentos assombra o castelo de Moulinsart. Vidraças se quebram de repente, espelhos se arrebentam, copos estouram, as preciosas louças da coleção do capitão se espatifam. Tudo que é de vidro vira caco. Para piorar, ouvem-se tiros no parque. Guiados por Milu, o capitão e Tintim encontram um homem ferido, caído numa moita. No meio da confusão, Girassol viaja para a Suíça, e depois da sua partida os vidros param de quebrar. Desconfiado, Tintim resolve dar uma espiada no laboratório do professor, onde topa com um mascarado. Mas o homem consegue escapar. Pressentindo que Girassol possa estar em perigo, nossos amigos partem para a Suíça. Mas não conseguem encontrar o professor a tempo. Escapando de mil atentados e ciladas, a pista de Girassol os leva até a Bordúria, dominada por um tirano com planos sinistros em mente…
Diário da Julieta – Ziraldo – Globo
diario-da-julietaSinopse: O livro é uma coletânea de quinze histórias em quadrinhos da Revista Julieta, nas quais os leitores vão saber, por exemplo, o que Juju sentiu quando ganhou o seu primeiro sutiã ou quando decidiu fazer uma tatuagem. Tem ainda muitas outras aventuras superdivertidas vividas com a Turma do Menino Maluquinho, criada pelo escritor e cartunista Ziraldo. Abra o Diário da Julieta, leia os seus maiores segredinhos e não conte pra ninguém!
A estrela misteriosa – Hergé – Eduardo Brandão
a-estrela-misteriosaSinopse: Fazia um calor insuportável aquela noite. Passeando com Milu, Tintim percebe que uma enorme estrela brilhava na constelação da Ursa Maior. A estrela misteriosa aumentava a cada instante, tornando mais forte o calorão. No Observatório, Tintim descobre que se tratava de um gigantesco meteorito vindo em direção à Terra: a colisão acarretaria o fim do mundo! Não, o mundo não termina, porque o meteorito passa raspando pela Terra. Mas um pedaço dele cai no oceano Ártico, gerando um ligeiro terremoto. E um astrônomo descobre no meteorito um metal desconhecido: o calistênio. Uma expedição científica, comandada pelo capitão Haddock, vai então atrás do precioso aerólito. Mas o interesse pela exploração econômica do calistênio leva também uns aventureiros sem escrúpulos a tentar se apossar dele. Tintim e seus amigos terão de enfrentá-los nessa corrida, em que seus inimigos usam de toda sorte de golpes baixos para chegar na frente.
Férias sob o vulcão – Mary Pope Osborne – Farol Literário
ferias-sob-o-vulcaoSinopse: Quem quer passar as próximas férias perto de um vulcão? João e Aninha vão viver essa aventura quando a Casa da Árvore Mágica levá-los para a época do Império Romano. Eles chegam a Pompeia exatamente no dia em que a cidade vai ser destruída. Agora João e Aninha têm de correr contra o tempo para encontrar uma biblioteca antiga antes que a cidade fique reduzida a cinzas!
História do mundo para as crianças – Monteiro Lobato – Globinho
historia-do-mundo-para-as-criancasSinopse: Um dia Dona Benta recebe pelo correio o clássico Child’s history of the world, de V. M. Hillyer. Depois de folhear o livro, decide contar aos netos a história do mundo, que, segundo ela, daria um verdadeiro romance. Com a turma toda reunida, começa a narrar os fatos de um jeito fácil de entender e encantador, que fazia todo mundo querer mais. É assim que Monteiro Lobato apresenta aos pequenos A História do mundo para crianças. A avó de Narizinho expõe os acontecimentos de forma cronológica. O surgimento do sistema solar, do nosso planeta e da vida na Terra. Depois, a evolução do homem, a Idade da Pedra, as primeiras civilizações e assim por diante, até chegar ao século XX. As crianças aprendem sobre povos antigos, períodos históricos, grandes navegações, descobrimento do novo mundo e, inclusive, guerras e revoluções. As intervenções de Pedrinho, Narizinho e Emília, as curiosidades relatadas por Dona Benta e a linguagem informal dão graça à narrativa.
A Ilha Negra (As aventuras de Tintim) – Hergé – Companhia das Letras
a-ilha-negraSinopse: Um avião faz um pouso forçado no campo e Tintim que passava por ali, decide oferecer ajuda. Mas é recebido com tiros, e vai parar no hospital. Sem esperar pela alta médica, ele resolve ir à Grã-Bretanha investigar o caso e, no caminho, é preso por engano pela própria polícia. A queda de um avião, uma mensagem cifrada e sacos de dinheiro levam Tintim a uma máfia perigosa, que o faz atravessar a Inglaterra e enfrentar um monstro terrível numa ilha dos mares gelado da Escócia.
O livro que não queria saber de rimas – Fernando Nuno – Companhia das Letrinhas
o-livro-que-nao-queria-saber-de-rimasSinopse: Este livro não quer saber de rimas. E nem de poesia! Ele deseja a liberdade – e, ao longo das suas páginas, conta sua história sem se preocupar com regras ou estilos. É assim que o leitor conhece este personagem pra lá de singular e todas as aventuras que ele vive ao lado das rimas, que insistem em aparecer. Ao final do livro, alguns elementos de poética são apresentados aos pequenos, como o verso livre, o ritmo, a métrica e a divisão em estrofes, entre outros.
A menina do avesso – Ilan Brenman – Melhoramentos
a-menina-do-avessoSinopse: Anaul é uma menina diferente das outras. Quando ela acorda, diz; ‘boa noite’. No café da manhã, come macarrão à bolonhesa com suco de acerola. Para descobrir como é a vida de uma menina do avesso, é só fechar os olhos e começar a ler!
O mês de abril – Monteiro Lobato – Globinho
o-mes-de-abrilSinopse: Abril é considerado o melhor mês de todos pela turma do Sítio do Picapau Amarelo. Foram os moradores desse sítio criado por Monteiro Lobato que inventaram um bom motivo para não fazer nada nesse período: as férias de lagarto! Trinta dias de puro descanso, sem nenhuma atividade ou agito. Nem pensar pode! Só vale ficar paradinho, cochilando, como um lagarto ao sol.Em O mês de abril, novo livro da Coleção Pirlimpimpim publicado pela Globinho, a agitada Emília percebe que 30 dias sem fazer nada é tempo demais para ela. A boneca é a primeira a querer sair da pasmaceira, “desenferrujar as pernas” e ir em busca de alguma coisa para fazer. E a pobre Tia Nastácia é que acaba tendo seu mês de repouso interrompido quando Emília a convoca para uma importante missão.
Sabix : o respeito ao outro – Alfredo Boulos Júnior – FTD
sabix-respeito-ao-outroSinopse: Sabix é um papagaio inteligente e o melhor amigo de Juninho. Nesta segunda aventura, Sabix, Juninho e sua família são convidados para um casamento em Angola, na África. No voo para Angola, Juninho conhece Alexandre, um cadeirante que está indo visitar o pai. Ele percebe, então, que, mesmo vivendo uma realidade diferente da sua, Alexandre pode ser um grande amigo. Em Angola, Juninho e sua família têm acesso a elementos da rica cultura angolana, como comidas e danças.
Tintim no país do ouro negro – Hergé – Companhia das Letras
Sinopse: Em Tintim no país do ouro negro, tudo o que usa gasolina como combustível explode em série. Investigando o caso, Tintim embarca num petroleiro rumo ao Oriente Médio. Dupont e Dupond seguem-no, disfarçados de marinheiros. Chegando ao destino, Tintim e Milu se perdem no deserto, sempre seguidos pelos dois detetives. Todos acabam se encontrando e, chegando à capital, Tintim descobre que o que estava em jogo era a exploração do petróleo do país, o “ouro negro”, que atraía a cobiça de poderosos interesses internacionais, representados pelo sinistro doutor Müller.
Tintim e os Pícaros – Hergé – Companhia das Letras
tintim-e-os-picarosSinopse: Capitão Haddock, professor Girassol e Tintim recebem uma informação inacreditável: a célebre cantora Bianca Castafiore, em turnê pela América do Sul, foi presa em San Teodoro, acusada de participar de um complô contra o regime do general Tapioca! Maior é a surpresa de nossos amigos ao saber que eles também são acusados de participar da trama. O capitão e o professor Girassol decidem ir a San Teodoro esclarecer o assunto. Mas Tintim, pressentindo uma armadilha do tenebroso Tapioca, se recusa a viajar com eles. Será que Tintim vai mesmo deixar os dois enfrentarem sozinhos o general?

 

A canção de Brisa – Tânia Alexandre Martinelli – Editora do Brasil
a-cancao-de-brisaSinopse: Brisa é uma jovem inconformada com as atitudes do prefeito de sua cidade. Ela adora música, mas o prefeito proíbe todos os moradores de cantar. O motivo? Ninguém sabe. O que se sabe é que, além de cantar, os moradores estão proibidos de entrar no bosque e de dançar no baile. No entanto, Brisa se enche de coragem e, determinada, toma uma atitude que pode mudar o rumo das coisas.
Chinelinhos brasileiros – Silmara Rascalho Casadei – Cortez
chinelinhos-brasileirosSinopse: A inquieta Chinelinha faz de tudo para arrumar um namorado. Até usar peruca rosa-choque e se equilibrar em salto alto ela tenta. Só que, em vez de namorado, o que ganha mesmo são bolhas nos pés. E ainda por cima sofre uma desilusão com o único candidato que aparece. Mas o que estará acontecendo? O que Chinelinha precisa fazer para encontrar seu tão sonhado amor?
Dandara, seus cachos e caracóis – Maíra Suertegaray – Mediação
dandara-seus-cachos-e-caracoisSinopse: Os cabelos da Dandara são lindos, com muitos cachos e também caracóis, mas ela queria que seus cabelos fossem lisos, como os das princesas dos contos de fada. Quem disse que cabelos lisos são mais bonitos, Dandara? – pergunta sua mãe. Os cachos e caracóis da Dandara contam a história de sua família, de seus avós e antepassados. Uma história narrada com sensibilidade e ilustrada com arte e imaginação. Um belo convite aos pequenos e grandes leitores para conhecerem sua própria história e darem valor a todas as pessoas em seus diferentes jeitos de ser e de viver!
De onde vêm os nomes? – Ilan Brenman – Companhia Editora Nacional
de-onde-vem-os-nomesSinopse: Toda vez que a gente descobre que alguém vai ter um filho, a primeira coisa que a gente pensa é: “Qual vai ser o nome?”. Muitas vezes, o nome é escolhido em homenagem a avós, tios, pessoas marcantes na vida do casal. Outras vezes, os pais dedicam um tempão para escolher um nome diferente, várias opiniões são ouvidas, livros lidos, até que finalmente nasce o pequeno bebê. O nome é a nossa entrada na comunidade humana, a partir dele é que seremos apresentados ao mundo. Já parou para pensar qual é a origem do seu nome? Com ilustrações belíssimas de Sergio Magno, Ilan Brenman nos mostra várias origens de vários nomes: da letra A até a letra Z. Pode escolher um!
Escola de príncipes encantados – Eliandro Rocha – Callis
escolas-de-principes-encantadosSinopse: Vida de príncipe não é nada fácil. Ainda mais se você tem que ir para a escola de príncipes encantados. Aulas de equitação, esgrima, boas maneiras, bravura… Tudo como manda a tradição. Mas Valentino era diferente, não queria ser mais um príncipe encantado qualquer, ele queria outra coisa. Nesse novo livro Eliandro Rocha quebra paradigmas e nos mostra que valentia mesmo é ter coragem de seguir o próprio coração.
Fadinha – George Sand – Bamboozinho
fadinhaSinopse: Amizade e solidariedade se misturam neste pequeno conto de fadas levando os jovens leitores ao universo mágico da literatura romântica do século XIX que influenciou autores como Marcel Proust e até hoje influencia escritores e roteiristas. Um clássico que traz uma história delicada sobre confiança e entrega, sobre amor e perda, mas também sobre recomeços.
Histórias de antigamente – Patricia Auerbach – Companhia das Letrinhas
historias-de-antigamenteSinopse: Toda família tem histórias que passam de uma geração para outra. Patricia Auerbach sempre gostou muito de saber sobre a vida de antigamente, e ficava pedindo para os avós e pais contarem histórias engraçadas e interessantes que aconteceram com eles.
Além de narrar seus divertidos causos familiares e falar sobre os costumes de outra época, a autora explica como e quando algumas engenhocas que revolucionaram o nosso jeito de viver – como a televisão, a geladeira, o carro, a privada e o telefone – foram inventadas. Quem sabe, por exemplo, como eram os sorvetes antes da invenção da geladeira? E como as pessoas acompanhavam os jogos de futebol sem televisão?
O lenço branco – Viorel Boldis – Zahar
o-lenco-brancoSinopse: Permeado por memórias da infância do narrador e de sua vida rural deixada para trás, O lenço branco expõe a angústia e a alegria do retorno às raízes. Um emocionante relato, do ponto de vista daqueles que emigram deixando para trás história, cultura e afetos.
Marangatu: dois mitos Guarani – Brígido Ibanhes – Cortez
marangatuSinopse: Marangatu: dois mitos Guarani revela-nos as lendas de Jasy Jatere e Kyvy Mirim. Em “Jasy Jatere, o filho da Lua”, conhecemos a origem do Saci-Pererê no folclore brasileiro; e, em “Kyvy Mirim, o curumim Pombero e o pé de tarumã”, assistimos à representação da alma guarani e seus extraordinários poderes, a força vital que se move pelas emoções, se apaixona, morre por amor e, da terra, renasce como árvore…
O menino que perdia as palavras – Lau Furquim e Flavio Capi – Bamboozinho
o-menino-que-perdia-as-palavrasSinopse: Você já percebeu como as palavras são importantes pra gente? São elas que nos ajudam a compreender e a comunicar tudo o que percebemos, pensamos e sentimos. Este livro conta a história do Cazé, um menino que adora falar! Ele é como a maioria das crianças, um tagarela. Acontece que, às vezes, Cazé acha difícil encontrar a palavra certa para falar. Parece até que ele perde as palavras… Um dia, Cazé se cansou de procurar pelas palavras que perdia e criou uma maneira muito especial de guardá-las. Quer saber como? Embarque nessa história com a gente! Este livro é acompanhado por um aplicativo gratuito por meio do qual os leitores têm acesso a dois games criados a partir do universo do Cazé, personagem principal dessa história.
Pai, quem inventou? – Ilan Brenman – Companhia das Letrinhas
pai-quem-inventouSinopse: Que criança não gosta de descobrir a origem das coisas? Neste livro, um pai conversa com sua filha, que, muito curiosa, quer saber quem foi o inventor do alfabeto, da guerra, do rock, do papel… E de muitas outras coisas! Juntos, eles dão um passeio pela história e descobrem curiosidades que nenhum dos dois poderia imaginar…
O planetário – Fernando Carraro – FTD
o-planetarioSinopse: As recordações da jovem astrofísica Gabriela são o pano de fundo para uma divertida aventura astronômica. Entre suas lembranças estão a construção de um planetário em sua cidade natal; um eclipse solar total, evento raro; a Semana de Astronomia e uma aventura no campo. Embarque com Gabriela numa viagem pelo Sistema Solar e conheça mais sobre planetas, estrelas, meteoros, cometas, constelações, eclipse solar e outros.
Quem vai solucionar o enigma de Rembrandt? – Thomas Brezina – Ática
quem-vai-solucionar-o-enigma-de-rembrandtSinopse: O Museu da Aventura vai de mal a pior e corre o risco de ser fechado: o senhor Tonatelli está afundado em dívidas. Será que um bazar pode ajudar? O dono do museu está apostando nisso quando organiza o evento. Mas eis que dentre os objetos à venda surge um baú com uma inscrição sinistra: ‘Só abra se conseguir solucionar o enigma de Rembrandt. Senão, a morte é certa!’. Assustados, todos os clientes vão embora. Você e o cachorrinho Pablo precisam ajudar Tonatelli a descobrir mais sobre o famoso pintor holandês e salvar o museu.
Terra costurada com água – Lúcia Hiratsuka – Edições SM
terra-costurada-com-aguaSinopse: Um dia, depois de se decepcionar, Laura é apresentada ao barro, terra mágica que a mão modela e a água costura… Ela achava que só se podia costurar com linha e agulha, mas descobre que água costura terra. E terra e água costuram também as amizades. Uma história singela sobre apego e generosidade, sobre a força dos vínculos e o poder restaurador do gesto criativo.
Todo Pererê, volume 2 – Ziraldo – Salamandra
todo-perere-volume-2Sinopse: A Turma do Pererê está de volta com suas divertidas histórias e personagens, que são figuras clássicas do folclore brasileiro. Estes quadrinhos foram publicados originalmente em revistas mensais, e agora estão sendo reeditados nesta coleção. 
Vida, direito de todos – Fernando Carraro – FTD
vida-direito-de-todosSinopse: Alexandre, o novo professor da escola de Luan e Lara, conquista a amizade de todos com sua generosidade e animação. Um dia, sugere aos alunos um trabalho voluntário em asilos, orfanatos e hospitais… Assim nasce o grupo Amigos da Vida. Esta experiência modificará para sempre a trajetória dos jovens que aceitaram valorizar a vida como direito humano, e sob todos os aspectos.
Coleção “Frank Einstein” – Jon Scieszka – Intrínseca
Sinopse: Frank Einstein é um menino de 10 anos que adora passar o tempo em seu laboratório na garagem do avô, onde pode misturar ciência e muita imaginação para criar inventos bem originais. Sua criação mais recente é o RobôGente, uma máquina capaz de pensar. Frank tem um plano mirabolante e só precisa de uma noite repleta de raios no céu para colocá-lo em prática.

capa-frank-einstein frank-einstein frank-einstein2

___________________________________________________________________

Abril / 2016

Os Bandeira-Pirata e o galeão assombrado – Jonny Duddle – Escarlate
Sinopse: Nos velhos tempos, o capitão Barba-Encaracolada e seus homens eram considerados o flagelo dos sete mares. Não havia quem não temesse a bandeira do navio pirata Rato Preto. Cansado da constante ameaça de saques, o rei da pequena cidade de Mar-Nublado executa uma emboscada. O velho Barba-Encaracolada e sua tripulação lutam até o fim, mas acabam pagando o preço por tanta coisa ruim.
Betina – Nilma Lino Gomes – Mazza
BetinaSinopse: A lição do penteado, Betina aprendeu da amorosa avó e a avó aprendeu com a mãe dela que aprendeu com outra mãe que tinha aprendido com uma tia. Só que Betina foi além e espalhou a lição para filhas e filhos, mães e avós que não eram os dela. Ela abriu um salão de beleza diferente e ficou conhecida em vários lugares do país. Mas Nilma Lino Gomes tem muitos detalhes deliciosos dessa linda história.
Filosofia brincante – Marcia Tiburi – Galerinha Record
Filosofia brincanteSinopse: O que é filosofia? É um jeito de pensar. Mas alguém pode brincar de pensar? Este é um livro que mostra a brincadeira do pensar e apresenta aos pequenos leitores o pensamento filosófico.
As gueledés : a festa das máscaras – Raul Lody – Pallas
As gueledésSinopse: Prepare-se: nesse livro você vai embarcar em uma aventura para desvendar um grande mistério e conhecerá mulheres que se transformam em ratos, pássaros e até mesmo em morcegos! Tudo é magia na transformação de pessoas em animais. São histórias de um tempo longínquo sobre o poder de luta da mulher africana presente até os nossos dias nas mulheres afrodescendentes. Conheça essas grandes mães africanas representadas nas máscaras e descubra como elas podem ser notadas no nosso dia a dia. Essa presença está nas palavras que usamos para conversar, na música que escutamos e cantamos, na dança, nas religiões que nos cercam, no artesanato que admiramos e, especialmente, na comida que comemos. Depois de se divertir nessa viagem, você poderá ler mais sobre o país e a nação de origem das Senhoras da Noite, sobre suas tradições, sua cultura e sua sociedade.
A horrível história de Horroroldo – Luiz Roberto Guedes – Scipione
A horrível história de HorroroldoSinopse: No Bosque das Corujas, à beira do lago, vivia um ogro chamado Horroroldo. Como todos de sua espécie, não tinha uma aparência das melhores: sua pele era verde, tinha cara de susto, dentões… Na verdade, ele era medonho! Tão feio que se assustava com a própria imagem. Mas Horroroldo era um inconformado: não aceitava ser horroroso para sempre. Seu grande sonho era tornar-se um príncipe formoso e conquistar o amor de uma bela princesa.
A mãe que chovia – José Luís Peixoto – Companhia das Letrinhas
A mãe que choviaSinopse: O menino desta história é filho da chuva. E, com uma mãe tão necessária a todos, tem de aprender, a duras penas, a partilhar com o mundo todo o seu cuidado e dedicação. Através do seu percurso, ele dá aos leitores uma lição de generosidade e perseverança – e acaba por descobrir uma das forças mais poderosas da natureza: o amor incondicional das mães.
Martin e Rosa – Martin Luther King e Rosa Parks, unidos pela igualdade – Raphaële Frier – Pequena Zahar
arte_MartinERosa_f.inddSinopse: Com um texto cativante e belamente ilustrado, Martin e Rosa narra a história de Rosa Parks, que ousa desafiar a segregação que os negros sofrem no sul dos Estados Unidos em meados dos anos 1950; e também a história de Martin Luther King que, pregando a não violência, expande o protesto pela igualdade. Ao lado de milhares de insurgentes, Rosa e Martin caminham, denunciam e conseguem modificar a lei que separava negros e brancos nos ônibus.
Minha primeira mensagem – Eugene H. Peterson – BV Films
Minha primeira mensagemSinopse: Como pais, queremos que nossos filhos descubram o valor da Palavra de Deus, não é mesmo? Contudo, a leitura bíblica pode ser desafiadora, repleta de conceitos e linguagens difíceis que soam de maneira confusa aos ouvidos dos nossos pequeninos. Determinada a proporcionar um material de qualidade específico para este público, a BV Books traz Minha Primeira Mensagem, uma bíblia única que transforma os devocionais da família em uma experiência interativa e divertida.
A princesinha – Frances Hodqson Burnett – Salamandra
A princesinhaSinopse: Quando Sara Crewe chegou, acompanhada pelo pai, ao Seleto Seminário para Senhoritas de Miss Minchin parecia mesmo uma princesa. Era rica, usava roupas refinadas e logo passou a gozar de privilégios que as outras alunas não tinham. Apesar de ter apenas sete anos, Sara também era educada e madura. Mas o que tinha de mais especial era sua capacidade de sonhar. As histórias que conhecia dos livros que lia ou de quando havia vivido na Índia com seu pai encantavam a maior parte das meninas da escola. Mas a vida prega peças nas pessoas, muitas vezes para testar sua integridade. E Sara precisou de toda a sua imaginação para continuar se sentindo uma princesa em meio à solidão, ao frio e à fome do velho sótão onde, de repente, foi obrigada a viver; de toda a bondade para não deixar endurecer o coração; e de toda a capacidade de acreditar na Mágica para salvar a si mesma e a outras pessoas que viviam ao seu lado. Como em O jardim secreto, Frances Hodgson Burnett demonstra aqui o amor que sentia pelos seres humanos – especialmente as crianças – e a admiração por sua capacidade de buscar forças dentro de si para superar a dor e o sofrimento.
Bem Te Vitor – Ana Claudia Marques – Mais que palavras
Bem-te-VitorSinopse: Bem-Te-Vitor é um bem-te-vi com uma capacidade especial. Mas para poder ser feliz, terá que revelar ao mundo do que é capaz. Acompanhe Bem-Te-Vitor nesta história!

 

 

 

 

____________________________________________________________________

Janeiro – Março / 2016

Van Gogh: Paula e Vicent são amigos – Anna Obiols – Ciranda Cultural
Van Gogh Paula e Vicent São AmigosSinopse: Vincent se mudou há pouco tempo para a cidadezinha de Arles, onde conheceu Paula. Ela nos fala sobre este grande pintor que adorava retratar seu jardim e belas paisagens. Leia uma história emocionante enquanto conhece as principais pinturas e obras de Vincent Van Gogh.

 

 
Dr. De Soto – William Steig – Companhia das Letrinhas
Dr. De SotoSinopse: O dr. De Soto trata dos dentes de bichos grandes e pequenos. Ele é tão bom que seus pacientes nunca sentem dor nenhuma. Mas, por ser um rato, se recusa a atender animais com um certo apetite por roedores, como gatos ou outros bichos perigosos. Porém, um dia, apareceu em seu consultório um raposo uivando de tanta dor. Como o bondoso dentista podia se recusar a tratá-lo? Por outro lado, como teria certeza de que não seria devorado depois que curasse seu feroz paciente? O dr. De Soto é esperto e descobrirá um jeito.
 
Alfabético, o almanaque do alfabeto poético – Jonas Ribeiro – Editora do Brasil
Alfabético, o almanaque do alfabeto poéticoSinopse: O que podemos fazer com as 26 letras do nosso alfabeto? Com todas elas juntas, contamos muitas histórias e fazemos muitas brincadeiras, mas sozinhas elas podem fazer muita coisa também. Falam sobre o amor, o Antônio e a Aline, sobre a brincadeira de bola, o extraterrestre Enzo, o florista Floriano e mais… Elas nos mostram como nosso vocabulário é rico e como podemos nos divertir com ele. Um livro colorido e divertido que nasceu para ser uma referência para quem quer ler e sonhar com as possibilidades infinitas que cada letra do alfabeto proporciona.
A contradição humana – Afonso Cruz – Peirópolis
A contradição humanaSinopse: ‘A Contradição Humana’ apresenta bravos domadores de leão que não domam o próprio medo de micróbios, pessoas solitárias cercadas de amigos, entre outras incoerências de um mundo em que, contraditoriamente, todas as coisas estão ao avesso, embora permaneçam em seus lugares. Seriamente humorístico, o livro é obra de um dos mais interessantes ilustradores portugueses, cuja resolução plástica se revela inovadora e impressionante ao folhear de uma página a outra. Por essas e por outras, o novo livro de Afonso Cruz é a leitura para leitores inquietos e curiosos a respeito de um mundo contraditório, onde nada que se espera é o que parece ser.
De onde vem o Português? – Susana Ventura – Peirópolis
De onde vem o portuguêsSinopse: Quem nunca se perguntou de onde vem o Português, a quinta língua mais falada no mundo? Neste livro de Susana Ventura, o pequeno leitor é convidado a navegar pelas origens da Língua Portuguesa, dos castelos medievais na Península Ibérica às terras além-mar. ‘De onde vem o Português?’ traz à tona as mudanças pelas quais a nossa língua-mãe passou até tornar-se o idioma adotado por você e por mim, exercitado com suas diferenças em nove países e compartilhado por cerca de 250 milhões de pessoas.
Kiese: história de um africano no Brasil – Ricardo Dreguer – Moderna
KieseSinopse: O livro narra a trajetória de Kiese, um menino que foi capturado ainda na infância em sua aldeia, na África, e trazido para o Brasil para ser escravizado. É também a história de muitos africanos que foram tirados de seu território, separados de seus familiares e amigos e trazidos para o Brasil ao longo do tempo que durou o regime escravista em nosso país. A história de Kiese é a história de um brasileiro que lutou para conquistar um lugar para ser feliz com sua família, seus amigos e sua gente. Sua história se confunde com a própria formação do Brasil.
Mônica é daltônica? – Mauricio de Sousa – Companhia das Letrinhas
Mônica é daltônicaSinopse: Será que a Mônica enxerga as cores de um jeito diferente e escondeu isso de todo mundo? Ou esse é só mais um plano infalível dos meninos contra a garota mais forte do bairro? Quem conhece essa turma pelo menos um pouquinho já deve ter imaginado a resposta. Nesta história, a primeira publicada na revista Mônica, em 1970, o Zé Luís – e não o Cebolinha, acredite se quiser -, inaugura a tradição dos planos mirabolantes para tentar acabar com as temidas coelhadas da dona da rua. E o Titi, o Cascão, o Cebolinha, junto com o líder do grupo, executam passo a passo o combinado, até que… Além de descobrir o fim da aventura, você vai conhecer curiosidades sobre a turma e as ilustrações de Odilon Moraes, artista plástico e fã de carteirinha de todos os personagens do bairro do Limoeiro, que reinterpreta um clássico de Mauricio de Sousa.