Biblioteca Pe. Moreau

Início » Novas Aquisições » Biblioteca Infantil » BI Aquisições – Arquivo

BI Aquisições – Arquivo

OUTUBRO / 2016

Ambrósio sumiu! – Graziela Hetzel – DCL
ambrosio-sumiuSinopse: Ambrósio Sumiu e parece que todo mundo tem um palpite de onde ele está… Mas, afinal de contas, onde será que ele foi parar e o que será que anda aprontando? Explorando um mundo em que quase tudo é possível, Ambrósio Sumiu é uma história acumulativa que fará você entrar, de forma muito bem-humorada e divertida, nessa realidade à parte que é a imaginação das crianças.
 Baleia Keelut – Rosaria Zago – Callis
baleia-keelutSinopse: A baleia Keelut adorava nadar e brincar com seus amigos polares, mas um dia apareceu um baleeiro disposto a caçá-la. Repleto de ilustrações de adorável simplicidade, o livro enche os olhos dos pequenos de imediato. Mas não para por aí; a história ainda apresenta às crianças um assunto bem atual. Baleia Keelut aborda de forma fácil e lúdica o tema da preservação dos animais, além de mostrar os perigos da caça predatória – prática que ainda ocorre hoje em dia. Para divertir e conscientizar.
Como se comportar nas férias – Núria Rosa – Escala Educacional
como-se-comportar-nas-feriasSinopse: Em tempo de férias, os personagens desta história ensinam os jovens leitores que os bons hábitos e a boa educação devem ser constantes!
O Verão chegou! O sol brilha, faz calor e Pedro e Sara vão passar uns dias em um acampamento com seus pais. Pedro está agitado, procurando o que pretende levar, que vai trombando com tudo o que é móvel e porta da casa. Sua irmã morre de rir vendo-o correr para cima e para baixo, até que ele derruba a mesinha e…lá vai o jarro de flores pelo chão! É melhor que ele se acalme do contrário acabará se machucando…
Como se comportar nas festas – Arianna Candell – Escala Educacional
como-se-comportar-nas-festasSinopse: Este livro reflete as pequenas dificuldades cotidianas que meninos e meninas passam quando vão participar de uma festa.
Um copo d’água – Lalau – Scipione
Sinopse: Um copo de água parece pouco, mas pode ser muito! Para um passarinho em um dia de sol, é refresco. Para o menino que quer fazer bolinhas de sabão, é diversão. Para um peixe que escapou do rio, é a salvação. Assim como, para uma flor que murcha, um copo de água é a vida de volta.
De manhã – Taline Schubach – Callis
de-manhaSinopse: Sofia já não é tão mais tão pequenina: é hora de se arrumar sozinha para ir a escola. Colocar o uniforme, fazer xixi, tomar o leite com chocolate, se pentear, escovar os dentes… O problema é acordar cedo. Não está sendo fácil e algumas pequenas confusões começam a acontecer! O que é que Sofia vai fazer com essa moleza que aparece todo dia de manhã?Sofia já não é tão mais tão pequenina: é hora de se arrumar sozinha para ir a escola. Colocar o uniforme, fazer xixi, tomar o leite com chocolate, se pentear, escovar os dentes… O problema é acordar cedo. Não está sendo fácil e algumas pequenas confusões começam a acontecer! O que é que Sofia vai fazer com essa moleza que aparece todo dia de manhã?
Dois passarinhos – Dipacho – Pulo do gato
dois-passarinhosSinopse:Era uma vez dois passarinhos… que se envolveram em uma estranha competição: começaram a adquirir tantas e tantas coisas que o confortável local onde viviam acabou pequeno para tanta tralha… Dois passarinhos é uma divertida e dinâmica narrativa de imagens que logo introduz o leitor no ritmo frenético da sequência de ações dos dois simpáticos pássaros. A cada dupla de páginas o olhar percorre a cena para descobrir os elementos que são introduzidos no quebra-cabeças narrativo, culminando num desfecho inesperado.
Então quem é? – Christina Dias – FTD
entao-quem-eSinopse: Este conto de adivinhação lembra crianças brincando de adivinhas. Em primeira pessoa, o narrador se dirige ao leitor propondo adivinhas e sempre terminando com a pergunta “É o lobo?”. No decorrer da história, são os animais de estimação do narrador que aparecem: o cachorro Godofredo, o gato Jeremias, a tartaruga Ernestina e o peixe Claudionor. As ilustrações participam deste jogo de adivinhações, criando situações ora amedrontadoras, ora divertidas.
Estamos no livro errado! – Richard Byrne – Panda Books
estamos-no-livro-erradoSinopse: Nesta nova aventura, Bella e Beto saem à procura de Bolota, que desapareceu do livro. A cada página, a dupla entra em um livro diferente, como livro de quadrinhos, de instruções, de erros. Até eles encontrarem o Bolota, irão passar por várias e divertidas emoções. 
Este é o lobo – Alexandre Rampazo – DCL
este-e-o-loboSinopse: Quem já viu histórias com o lobo? Quem já viu histórias sobre o lobo? Em “Este é o lobo” descobrimos uma das faces desta figura que tanto já causou medo em muitas histórias. Aqui, ele aparece como personagem principal e revela mais sobre nós mesmos do que dele. Um livro com ilustrações delicadas e sensíveis que surpreende e provoca reflexões!
Foi o Coelho – Taline Schubach – Callis
foi-o-coelhoSinopse: Tem um coelho no telhado do vizinho! Nem a mãe nem o pai deram muita atenção ao que Sofia estava dizendo. A menina não se conformava; as vezes, é duro ser criança e saber de coisas importantes que gente grande não se interessa em saber. Mas o que será que acontece quando algumas coisinhas começam a sumir dentro de casa? É tudo culpa do coelho!
Meu pai é uma girafa! – Stephen Michael King – Brinque-Book
meu-pai-uma-girafaSinopse: Meu pai é grande e alto, gentil e divertido… meu pai é uma girafa! Valendo-se da visão de uma criança, o premiado autor e ilustrador australiano Stephen Michael King cria este divertido e afetuoso livro, no qual as qualidades de um pai são vistas de forma inusitada por seu filho.
Mil e uma estrelas – Marilda Castanha – Edições SM
mil-e-uma-estrelasSinopse: Uma menininha apaixonada por histórias e estrelas topa certa noite com o céu pelado, sem estrela alguma. Quem estaria por trás desse sumiço? Talvez o Ogro Gigante, único ser capaz de alcançar a Lua. E não é que chegando à gruta do monstro a menininha encontra mesmo as estrelas? Dá então uma de valente e ordena a devolução. Mas o ogro, apesar de gigante, é covarde: tem medo do escuro. Compadecida, a menina arruma então uma maneira de acalmar o amigo, povoando de histórias seu céu interior.
Monstro amor – Rachel Bright – Girassol
monstro-amorSinopse: Todo mundo adora coisas lindas e fofas. Você sabe, coisas como gatinhos, coelhinhos ou filhotinhos. Mas ninguém ama um monstro peludo, com olhos um tanto quanto esbugalhados. Ou será que ama?
No fundo do mar: animais das profundezas do oceano – Sally  Morgan – Ciranda Cultural
animais-das-profundezas-do-oceanoSinopse: Quão profundo é o oceano? Por quanto tempo um cachalote pode prender a respiração? Que peixe usa sua luz brilhante para atrair uma presa? Qual caranguejo tem patas que medem mais de 2 metros de comprimento? Repleto de fatos surpreendentes do oceano!Fotografias fantásticas levam você para dentro do mundo submarino. O que está esperando? Mergulhe!
No fundo do mar: animais de águas rasas – Sally  Morgan – Ciranda Cultural
animais-de-agua-rasaSinopse: Onde vivem os caranguejos-ermitões? Por que crescem braços extras na estrela-do-mar? Como os polvos se movimentam? Os cavalos-marinhos são peixes? Repleto de fatos surpreendentes do oceano. Fotografias fantásticas levam você para dentro do mundo submarino! O que você está esperando? Mergulhe!
O plano de Celeste – Telma Guimarães – Editora do Brasil
Capa o plano de Celeste.inddSinopse: Em uma nova aventura, a espevitada Celeste se vê diante de outro problema, mas dessa vez ela utiliza sua criatividade e perspicácia para enfrentá-lo de uma maneira diferente: com seu caderninho de anotações e muita imaginação, ela inventará um super plano. Quer saber qual? Nesta história, Telma Guimarães traz novamente a cativante personagem Celeste e suas artimanhas para abordar a importância dos livros e dos espaços destinados a eles.
Que cara é essa? – Nicola Smee – Caramelo
que-cara-e-essaSinopse:As crianças vão adorar imitar todas as expressões apresentadas neste livro. Vire a última página para se ver no espelho surpresa! Um livro interativo superdivertido, ótima sugestão para instigar o hábito da leitura nos pequenos.
O que é que te diverte? – Eliardo França – Caramelo
o-que-e-que-te-diverteSinopse: Histórias que conhecemos de trás para a frente e de frente para trás ganham nova vida com estas imagens fascinantes, acompanhando textos bem construídos, poéticos e cheios de humor. Uma leitura deliciosa!
Tá tudo bem, neném! – Emmanuelle Houdart – Edições SM
ta-tudo-bem-nenemSinopse: Estranhos seres se escondem nos lugares preferidos do neném e alteram sua rotina: somem com sua mamadeira, brincam com seus cubos, sentam no seu penico e na sua poltrona, tomam banho na sua banheira, dormem no seu carrinho e na sua cama… Mas ele vai descobrir que não precisa ter medo deles: mais do que incômodos, são todos muito simpáticos e amistosos.
Tchim! – Virgine Morgand – Edições SM
tchimSinopse: Um espirro forte faz com que as orelhas do urso saiam voando. A raposa confunde as bolinhas azuis com jabuticabas, mas então espirra e são as suas orelhas que saem voando. O coelho as vê e pensa que são cenouras, mas agora é sua vez de espirrar e perder as suas! Essa epidemia de espirros que se espalha rapidamente pela floresta inicia um jogo de trocas de partes do corpo com a qual os pequenos poderão aprender sobre formas e cores. Neste belo livro de estreia, a jovem e multitalentosa Virginie Morgand recria uma floresta inteira utilizando apenas formas geométricas simples e cores vibrantes. A partir de um enredo inteligente e intrigante, ela estimula a criatividade dos pequenos leitores, convidando-os a participar de um jogo simples e ao mesmo tempo sofisticado de composição, reforçado no final pela sugestão de que tudo vai recomeçar com um novo espirro do urso.
O urso corajoso – Nick Bland – Brinque-Book
o-urso-corajosoSinopse: Na Floresta Encantada, à beira de um pântano lamacento, um encontro inesperado entre o Urso Rabugento e Bóris Búfalo faz ambos embarcarem numa inusitada batalha de coragem — subindo em árvores, se balançando em cipós e caçando porcos-espinho. Será que há algo na floresta que essa dupla não conseguirá enfrentar?
O urso quer contar uma história – Philip C. Stead – Edições SM
o-urso-quer-contar-uma-historiaSinopse: Será que alguém quer ouvir uma história? Urso está com muita vontade de contar a sua, mas a chegada do inverno causa um rebuliço geral na floresta: Rato precisa recolher sementes, Pato vai voar em direção ao sul e Sapo precisa arrumar um bom lugar para dormir. O mais importante agora, Urso se dá conta, talvez seja ajudar os amigos. Uma singela narrativa que evidencia a importância do respeito à amizade e à passagem do tempo.
Você sabe tudo sobre insetos? – Lila Prap – Biruta
voce-sabe-tudo-sobre-insetosSinopse: Por que os vaga-lumes brilham à noite? Por que as vespas picam? Por que as moscas gostam de sentar no cocô? Neste livro, você vai encontrar respostas para estas e muitas outras perguntas sobre estas criaturas peculiares que estão sempre ao nosso redor, voando, se rastejando e fazendo vários barulhos diferentes.
O vovô é… o vovô! – Lilli Messina – Saber e Ler
o-vovo-e-o-vovoSinopse: O vovô come papinha. O vovô anda de patinete. O vovô faz travessuras. Pedro tem certeza: o vovô é um bebê! Mas a mãe dele sabe que não é verdade. Um livro sobre Pedro, seu avô, sua mãe e sobre pessoas jovens e idosas.
Coleção “O que não cabe no meu mundo” – Fabio Gonçalves Ferreira – Cedic
Sinopse: A coleção possui 10 livros com histórias de “desvalores”, direcionadas a crianças de 3 a 7 anos de idade. A coleção pretende ensiná-las os valores mais importantes, além de mostrar como é fundamental aprender a evitar maus comportamentos na sociedade e a ser uma pessoa boa e gentil. Os livros são totalmente ilustrados e têm uma carta, ao final de cada história, escrita por um renomado psicólogo.

o-que-nao-cabe-no-meu-mundo-egoismo o-que-nao-cabe-no-meu-mundo-bagunca o-que-nao-cabe-no-meu-mundo-crueldade o-que-nao-cabe-no-meu-mundo-gula o-que-nao-cabe-no-meu-mundo-impaciencia o-que-nao-cabe-no-meu-mundo-inveja o-que-nao-cabe-no-meu-mundo-mentira o-que-nao-cabe-no-meu-mundo-preconceito o-que-nao-cabe-no-meu-mundo-preguica o-que-nao-cabe-no-meu-mundo-teimosia

________________________________________________________________

SETEMBRO / 2016

Os bichos e seus caprichos – Tatiana Paiva – Melhoramentos
os-bichos-e-seus-caprichosSinopse: A obra explora o imaginário das crianças. Revela as vontades e os hobbies ocultos da bicharada, possíveis de manifestar apenas naquelas horas em que todo mundo está dormindo.
Fabiano Onça brinca com deliciosos versos que discorrem sobre a vida noturna dos animais, como o gatinho escritor de cachecol ou a coruja sabida de olhos psicodélicos, que mais parecem um pirulito. O livro é um convite para o leitor fechar os olhos e soltar a imaginação: a próxima tarefa é desenhar o bicho maluco que ele viu no escuro ao final da obra, em uma página especialmente reservada para o leitor.
O pequeno rei – Taro Miura – Berlendis & Vertecchia
Sinopse: O pequeno rei parecia ter de tudo: um grande castelo, uma mesa enorme, um cavalo gigante e uma imensa fonte; tudo exceto alguém com quem pudesse compartilhar. Mas um dia o pequeno rei descobre qual é a verdadeira grandeza.
O carteiro chegou – Janet e Allan Ahlberg – Companhia das Letrinhas
o-carteiro-chegouSinopse: Assim como todo mundo, os contos de fadas gostam de mandar e receber cartas. João, por exemplo, mal tem tempo de agradecer o gigante pelas ótimas férias que sua galinha de ovos de ouro lhe proporcionou. Cachinhos Dourados aproveita para se desculpar com a família Urso por ter causado confusão na casa. E o que seria da bruxa sem o catálogo de ofertas do Empório da Bruxaria, que esse mês oferece uma promoção especial de mistura para torta Menino Fofo? Por isso, quando o carteiro chega é sempre uma festa, e todo mundo o convida para entrar. Mas às vezes — especialmente em caso de Lobo Mau — ele prefere recusar o chazinho e dar no pé o mais rápido possível. O livro, que é todo contado em rimas, vem cheio de cartas de verdade, postais, livrinhos e convites, com envelope e tudo.
Estela, rainha da neve – Marie-Louise Gay – Brinque-Book
estela-rainha-da-neveSinopse: Estela e seu irmãozinho, Marcos, estão de volta! Dessa vez, Marcos vivencia sua primeira nevasca e, como sempre, tem um monte de perguntas a fazer. Estela recorre a toda sua experiência e imaginação para dar todas as repostas. Onde dormem os bonecos de neve? A gente pode comer os flocos de neve? Os bonecos de neve cantam? Descubra as delícias de um lindo dia de neve!
Marco queria dormir – Gabriela Keselman – Companhia das Letrinhas
Sinopse: À noite, parece que tudo se transforma: o que é pequeno fica grande, o que é concreto vira abstrato e as coisas são engolidas pela escuridão. Era por isso que Marco não conseguia dormir. Para ajudá-lo, sua mãe tenta de tudo: cria um traje antimosquitos, escreve uma carta à Lua, arranja um bastão de escalada para manter o filho firme na cama… Mas será que Marco precisava mesmo de tudo isso? Às vezes, o que está faltando para uma noite tranquila é algo mais simples, que não tem forma nem cor, mas muda alguma coisa dentro da gente.
Amigos estrelares – Tracey Corderoy – Ciranda Cultural
amigos-estrelaresSinopse: Em um lugar muito, muito distante, no planeta Telugo, vive Hugo-Dugo. Ele é tímido, doce e muito organizado. Então, em uma manhã, ele encontra Bugo em seu jardim e fica muito assustado! Mas Bugo não é assustador, ele é um pequeno e engraçado alienígena que se torna o melhor amigo de Hugo-Dugo, e isso muda sua vida para sempre… 
Aprendendo a voar – Claire Freedman – Ciranda Cultural
aprendendo-a-voarSinopse: Humberto está praticando seu voo. – Vruuum! – ele exclama, enquanto decola e mergulha nas folhas vermelhas e douradas que dançam com a brisa. – Olhem para mim! Um ganso voando manso! – ele diz. Mas seus amigos estão muito ocupados para prestar atenção nele: estão todos guardando comida ou fazendo seus confortáveis ninhos, preparando-se para o inverno. Será que o pequeno Humberto não deveria estar se preparando para os dias de neve também?
A árvore contente – Telma Guimarães Castro de Andrade – Editora do Brasil
a-arvore-contenteSinopse: Era o dia de fazer a árvore genealógica na escola e a professora pediu que a turma caprichasse. Mas em que galhos acomodar a nova esposa do papai e o irmão que acabou de nascer, mas não é filho da mamãe? As crianças ficaram em dúvida, mas logo deu-se um jeito. Afinal, as famílias são diferentes, mas nelas há espaço de sobra para o amor, o carinho e a compreensão. Uma árvore assim, toda misturada, só poderia ficar assim: bem contente!
Branca de Neve e os sete sapos venenosos – Gemma Cary – Ciranda Cultural
Branca de neve e sete saposSinopse: Nesta divertida versão deste clássico conto de fadas, você vai encontar: Um sapo chamado Babalu; Uma jovem engenhosa; Um rei que pratica ioga; Um superaspirador de pó; Uma ideia brilhante. Misture tudo isso e tenha uma fabulosa história sobre amizade, lealdade dos bichinhos de estimação e, acima de tudo, a grandeza de uma ideia engenhosa.
Conte uma história, Estela – Marie-Louise Gay – Brinque-Book
conte-uma-historia-estelaSinopse: Nesta adorável história assinada por Marie-Louise Gay, Marcos está mais ocupado do que nunca, e Estela está, como quase sempre, com o nariz em meio a livros. Ainda assim, a menina encontra tempo para ajudar o irmão em seu projeto, além de compartilhar com ele os prazeres da leitura com um entusiasmo único e contagiante. Estela lê para Marcos balançando-se numa rede, caminhando perto da lagoa ou pendurada de ponta-cabeça num galho, como um morcego. Os dois examinam libélulas, ensinam o cachorro Fred a empinar pipa e espiam nuvens em formato de coelho no céu. As cativantes ilustrações em aquarela e o texto engraçado de Marie-Louise criam um mundo em que a leitura enriquece a beleza e a fantasia de um dia perfeito.
Eu absolutamente preciso muito usar óculos – Lauren Child – Ática
eu-absolutamente-preciso-muito-usar-oculosSinopse: Lola não está nem um pouco animada para fazer um exame de vista. Mas tudo muda quando ela vê Mini usando uns óculos floridos especialmente legais na escola. Agora Lola quer muito usar óculos. Será que a oftalmologista vai concordar com ela?
Os incomodados que se mudem – Márcia Leite – Pulo do gato
os-incomodados-que-se-mudemSinopse: Um elefante incomoda muita gente, dois elefantes incomodam muito mais… Mas, será que os elefantes nunca se sentem incomodados? A conhecida cantiga cumulativa sofre uma inesperada subversão ao apresentar uma situação em que os elefantes começam a se sentir incomodados com a presença de inúmeros e curiosos ratinhos.
João e o pé de feijão malvado – Gemma Cary – Ciranda Cultural
joao-e-o-pe-de-feijao-malvadoSinopse: Para dar uma boa sacudida em um conto clássico, você vai precisar de: Um garoto decepcionado; Um gigante solitário; Alguns paraquedas feitos com cuecas; Uma mãe não muito cheirosa; Um pé de feijão malvado. Misture todos os ingredientes e tenha uma deliciosa história sobre amizade, gentileza e, acima de tudo, felicidade!
Meu livrão de historinhas – Usborne
meu-livrao-de-historinhasSinopse: Uma maravilhosa coleção de histórias adaptadas para os mais novinhos, com texto simples, curto e muito divertido. Traz contos clássicos e contemporâneos recontados para estimular a leitura. Estimula o prazer e hábito da leitura desde a primeira infância. É um belo livro cheio de histórias curtas e doces, perfeitas para dividir com os pequeninos na hora de dormir. As lindas ilustrações encantarão toda a família.
Na barriga da minha mãe – Júlia Rosemberg – Equador
na-barriga-da-minha-maeSinopse: Com texto sensível e delicado, o livro “Na barriga da minha mãe” recupera o começo, bem lá no começo, a existência da menina Antônia – conhecida por todos como Totó. Totó, antes mesmo de nascer, foi sonhada: uma menina curiosa, capaz de inventar peripécias e aventuras, e que já estava ali, desde que era um grãozinho de feijão, muito viva e desejante, embora não tivesse certeza de como tudo aconteceu. E não poder lembrar de tudo, como ela lamenta, é justamente o que permite ao outro – à mãe ou a quem se ocupa de nós nos nossos começos – emprestar histórias, verdadeiras, imaginadas, inventadas, desconhecidas ou enigmáticas, às vezes assustadoras, que podem ser contadas, traduzidas e ilustradas lindamente.
O monstro do fundo do mar – Fábio Yabu – Panda Books
o-monstro-do-fundo-do-marSinopse: Draco está nadando com seus amigos no Reino Abissal quando, de repente, surge um terrível monstro de um olho e duas cabeças. Apavorado, Draco procura sua amiga Bia, a Princesa Abissal. Bia acha aquela história muito estranha e resolve investigar; mas o que a deixa mais preocupada é que naquele dia, Polvina, a Princesa dos Polvos, iria visitá-la. Estaria sua amiga correndo perigo?
Quando me sinto amado – Trace Moroney – Ciranda Cultural
quando-me-sinto-amadoSinopse: O amor é um sentimento grande e maravilhoso. Ele faz você se sentir seguro amado, querido e especial. Aprenda sobre sentimento do amor com este coelhinho fofo. Um livro com orientações importantes para os pais.
Quando me sinto feliz – Trace Moroney – Ciranda Cultural
quando-me-sinto-felizSinopse: Muitas coisas podem fazer você feliz, como brincar com os amigos ganhar um presente especial ou receber um grande abraço de alguem de quem você gosta muito. Aprenda sobre o sentimento especial da felicidade com este coelhinho fofo. Um livro com orientações importantes para os pais.
Quando me sinto triste – Trace Moroney – Ciranda Cultural
quando-me-sinto-tristeSinopse: Todos nós sentimos tristeza de vez em quando. Este é um sentimento solitario e silencioso.Falar com alguém sobre a nossa tristeza pode nos ajudar a sentir melhor.
O que Ana sabe sobre… Esportes – Simeon Marinkovic – Volta e Meia
o-que-ana-sabe-sobre-esportesSinopse: Em ano de Jogos Olímpicos, nada melhor do que começar a praticar esportes. Ana e seus amigos já praticam vários deles e nos mostram o quanto é gratificante e saudável para todos.
Sr. Vareta – Julia Donaldson – Fundamento
sr-varetaOnde está o senhor Vareta? Ninguém sabe, ninguém viu! É tudo culpa de um cachorro travesso que confundiu o senhor Vareta com um galho e o levou para longe… muito longe! E as coisas ficam ainda pior: a correnteza do rio e as ondas do mar deixam o senhor Vareta perdido e sem rumo, tentando desesperadamente voltar para casa a tempo da ceia de Natal. Mas, quando tudo parece perdido, eis que o inesperado acontece: o senhor Vareta encontra o Papai Noel! E aí… a maior aventura acontece!
Elefantes não dançam! – Mo Willems – Alfaguara
elefantes-nao-dancamSinopse: Quem disse que elefantes não sabem dançar? Às vezes, o que parece uma derrota pode se tornar uma grande vitória. O elefante Geraldo estava muito triste porque não sabia dançar. Mas a Porquinha, que é sua melhor amiga, resolveu ajudá-lo. E quando até mesmo ela achou que Geraldo realmente não levava jeito para a dança, algo surpreendente acontece. Mais uma vez, Mo Willems expressa as questões do universo infantil de um jeito inteligente e alegre. Elefantes não dançam fala sobre superação de limites e valorização da individualidade.
Estamos em um livro! – Mo Willems – Alfaguara
estamos-em-um-livroSinopse: O Elefante e a Porquinha são melhores amigos. Um dia, percebem que não estão sozinhos — tem alguém olhando para eles! Quem será? Um monstro? Não… é você, leitor! Em Estamos em um livro!, o elefante Geraldo e a Porquinha descobrem a alegria de serem lidos. Mas o que vai acontecer quando o livro acabar? Uma história interativa, em que os adoráveis personagens de Mo Willems conversam diretamente com o leitor e aprontam muitas maluquices.
Estela, estrela-do-mar – Marie-Louise Gay – Brinque-Book
Estela, estrela-do-mar – Marie-Louise Gay – Brinque-Book
estela-estrela-do-marSinopse: Este texto típico de uma criança curiosa vem ilustrado por delicadas aquarelas que servem de cenário, como um palco para estes dois personagens: uma irmã mais velha que cuida e é responsável pelo caçula perguntador. Este, em vez de desfrutar das delícias do mar, fica só olhando e querendo saber, sem ter coragem de conhecê-lo de verdade. Será que ele entra no mar?
Estela, fada da floresta – Marie-Louise Gay – Brinque-Book
estela-fada-da-florestaSinopse: Um vasto céu luminoso, o Sol, as estrelas e a Lua que, ao surgir, forma o pano de fundo de uma expedição noturna em Estela, Princesa do Céu. Nessa história engraçada e meiga, Estela explica para seu irmão mais novo que lobos não coaxam e que guaxinins usam máscaras, mas não são ladrões, apenas estão indo a uma festa a fantasia. A criatividade de Estela alia-se perfeitamente à curiosidade de Marcos, fazendo do livro uma interessante aventura pela noite e seus encantos.
Estela, princesa do céu – Marie-Louise Gay – Brinque-Book
estela-princesa-do-ceuSinopse: Um vasto céu luminoso, o Sol, as estrelas e a Lua que, ao surgir, forma o pano de fundo de uma expedição noturna em Estela, Princesa do Céu. Nessa história engraçada e meiga, Estela explica para seu irmão mais novo que lobos não coaxam e que guaxinins usam máscaras, mas não são ladrões, apenas estão indo a uma festa a fantasia. A criatividade de Estela alia-se perfeitamente à curiosidade de Marcos, fazendo do livro uma interessante aventura pela noite e seus encantos.
Gabriel, já para o banho – Ilan Brenman – Brinque-Book
gabriel-ja-para-o-banhoSinopse: Todo dia é a mesma história: chega a hora do banho e cadê Gabriel? Ele some. Não quer tomar banho de jeito nenhum. É aquela luta para encontrá-lo e colocá-lo debaixo do chuveiro. Depois de quinze minutos, começa outra “novela”: Gabriel se recusa a sair do banho… O que será que o pai, a mãe e até a irmã de Gabriel têm de fazer para que ele saia do banho? Depois de Gabriel e Clara, Gabriel, já para o banho! traz mais uma história bem-humorada mostrando situações do cotidiano dos irmãos Gabriel e Clara e seus pais.
Gigantossauro – Jonny Duddle – Brinque-Book
gigantossauroSinopse: Cabeçudo, Zinho, Bolão e Miúdo são pequenos dinossauros que estão em busca de diversão pela floresta. Antes de partirem para mais uma aventura, suas mães aconselham: “Cuidado com o GIGANTOSSAURO, ele é feroz e irado! Seus pés fazem TUM! Sua boca faz TCHUM! E aí, bem ligeiro, ele engole você por inteiro”! Será que os quatro amigos estarão atentos aos sinais de uma possível aproximação do GIGANTOSSAURO?
Gildo e os amigos na escola – Silvana Rando – Brinque-Book
gildo-e-os-amigos-na-escolaSinopse: Em Gildo e os amigos na escola, o carismático elefantinho anda de ônibus, brinca no parquinho, toma lanche e tira uma soneca, sempre em boa companhia, ao lado do passarinho Paulo, da charmosa hipopótamo Verinha, do macaco João e da girafa Catarina.
Isso não é brinquedo! – Ilan Brenman – Scipione
isso-nao-e-brinquedoSinopse: Para as crianças pequenas, tudo pode ser brinquedo: balde de água, coador, panelas, o sapato do papai, o batom da mamãe… É claro que elas sabem que não são brinquedos de verdade, mas, para essas crianças, o que realmente importa é a diversão proporcionada pelas brincadeiras. Esse texto aborda de forma singular o valor da imaginação infantil.
O livro secreto das princesas que soltam pum – Ilan Brenman – Brinque-Book
o-livro-secreto-das-princesas-que-soltam-pumSinopse: Muitas coisas no mundo crescem: unhas, cabelos, pés, braços… Laura também cresceu. E quando crescemos, muitas vezes, nos esquecemos de coisas que aconteceram no passado. Ela se reencontrará com o famoso LIVRO SECRETO DAS PRINCESAS, lembranças e novas descobertas mudarão para sempre seu olhar a respeito dos vilões dos contos de fada.
O lobo, a cabra e os sete cabritinhos – Geofrroy de Pennart – Brinque-Book
o-lobo-a-cabra-e-os-sete-cabritinhosSinopse: – Hoje vai ser um dia inesquecível! – Afirmou Ígor, o lobo, ao sair de casa. E, com um sorriso nos lábios, foi para a cidade. Parou no armazém, na sapataria Belapata, depois na butique da Viviane. E, por fim, na perfumaria do Raimundo. Mas o que ele preparou para esse tão extraordinário?
Lulu adora a biblioteca – Anna McQuinn – Pallas
lulu-adora-a-bibliotecaSinopse: Se você está lendo estas palavras, é provável que goste das mesmas coisas que Lulu, a personagem deste livro. É que ela adora livros e ama visitar a biblioteca do bairro para descobrir novas histórias. Lá ela descobriu também que as bibliotecas são lugarem divertidos e aconchegantes, onde ela pode fazer novas amizades! O que falta para você procurar a biblioteca mais perto da sua casa?
Meu amigo está triste – Mo Willems – Companhia das Letrinhas
meu-amigo-esta-tristeSinopse: O elefante Geraldo está muito triste. A Porquinha não sabe o porquê, mas resolve fazer alguma coisa para ajudá-lo. Quem sabe arrumar uma fantasia bem divertida com os personagens que seu melhor amigo mais gosta não ajudaria? Ela tenta um robô, um palhaço, um caubói… e nada.
Quando a Porquinha não sabe mais o que inventar, algo inesperado acontece. A solução para a tristeza de Geraldo vai fazer até os elefantes mais pessimistas sorrirem.
Olívia e o mau humor – Tor Freeman – Brinque-Book
olivia-e-o-mau-humorSinopse: Acontece com todo mundo: às vezes o mau humor derruba as pessoas sem uma boa razão. Quando Olívia percebe que este não é um bom dia, ela não se importa em dividir os sentimentos com todos os amigos que encontra: ela não quer brincar com Malu, acha o chapéu de Dudu “molenga como uma panqueca”, grita com Zeca e ignora Lola. E assim é, até Olívia dar de cara com uma loja de doces. Com um saco de “minhocas” de jujuba em mãos, Olívia fica mais doce. Quanto mais balas come, melhor ela se sente. Logo, ela cumprimenta alegremente seus amigos, que agora estão chateados. . . Será que as jujubas terão o poder de animá-los também?
Papai é meu! – Ilan Brenman – Moderna
papai-e-meuSinopse: O que será que acontece quando duas irmãs puxam, uma de cada lado, os braços de seu pai? Papai é meu! nasceu de um fato real na vida do autor. Ficção e realidade se misturam nessa maluca história de ciúme e amor entre duas irmãs e seu pai.
Posso brincar também? – Mo Willems – Alfaguara
posso-brincar-tambemSinopse: Geraldo e a Porquinha estão brincando de jogar e pegar a bola quando aparece uma nova amiga para participar do jogo: a cobrinha. Mas cobras não têm braços! Como ela poderá brincar com eles? Nossa dupla de amigos mostra que sabe tudo sobre o real valor da amizade quando tenta encontrar uma maneira de incluir sua nova amiga na brincadeira. Mas a cobra também tem algo muito importante para ensinar a eles: que não podemos desistir facilmente diante das dificuldades.
Preparado para brincar lá fora? – Mo Willems – Alfaguara
preparado-para-brincar-la-foraSinopse: A Porquinha mal pode esperar para sair e brincar ao sol. Mas ela não contava com uma coisa: a mudança de tempo. Será que a chuva atrapalhará toda a diversão? Em Preparado para brincar lá fora?, o elefante Geraldo e a Porquinha mostram como a amizade é importante e pode nos ensinar muitas coisas novas.
Um presente incrível – Guido van Genechten – Brinque-Book
um-presente-incrivelSinopse: O pequeno elefante recebe um presente muito especial, mas não sabe bem o que fazer com o objeto. Seus pais logo explicam: trata-se de um “penico-para-xixi-e-cocô”. Mas o elefantinho não entende logo de cara o que aquilo significa. Com criatividade e uma boa dose de imaginação, ele experimenta usar o penico de diversas maneiras. Será que ele conseguirá desvendar o mistério por trás daquele objeto?
Quero nascer de novo! – Ilan Brenman – Saber e ler
quero-nascer-de-novoSinopse: Sofia olhava desconfiada para o barrigão da mamãe. Como podia uma criança morar lá dentro? Todos em volta de Sofia só falavam daquele bebê… Que sentimentos a menina vai enfrentar com esse nascimento? O livro abre portas para a discussão de fantasias infantis diante da chegada de um irmão ou uma irmã.
Será que eu divido meu sorvete? – Mo Willems – Companhia das Letrinhas
sera-que-eu-divido-meu-sorveteSinopse: O elefante Geraldo adora sorvete! Será que ele deve saborear sozinho seu doce predileto ou fazer uma surpresa para a Porquinha, dividindo com ela sua guloseima? Bem, talvez a Porquinha não goste daquele sabor… Por outro lado, um sorvete certamente vai deixá-la muito contente.
Geraldo tem que tomar logo uma decisão, antes que o sorvete derreta!
Mais uma divertida história para os pequenos leitores sobre a amizade, em que as ilustrações e o texto de Mo Willems se complementam, criando uma narrativa repleta de possibilidades de interpretação. 
Tem um pássaro na sua cabeça! – Mo Willems – Alfaguara
tem-um-passaro-na-sua-cabecaSinopse: Será que existe algo mais esquisito do que ter um pássaro morando na sua cabeça? E se forem dois pássaros? Ainda bem que a Porquinha é muito esperta. Em Tem um pássaro na sua cabeça!, ela ajudará o elefante Geraldo a encontrar uma saída bem simples para o que parece ser um problema bem grande.
A tiara da Clara – Ilan Breman – Brinque-Book
a-tiara-da-claraSinopse: “Tudo começou no dia em que Clara ganhou sua primeira tiara. Foi amor à primeira vista”. Na verdade, foi adoração à primeira vista, pois amor mesmo é o que Clara sentiu ao colocar os olhos na tiara azul de plástico, repleta de lantejoulas e com um enorme laço, presente de seu irmão Gabriel. O fascínio é tanto que Clara não tira mais a tiara da cabeça, nem para ir ao cabeleireiro, ao dentista ou à aula de natação. E para dormir, será que a menina tira a tiara?
Vamos ajudar o Gildo? – Silvana Rando – Brinque-Book
vamos-ajudar-o-gildoSinopse: Amanheceu um lindo dia, e Gildo tem um monte de atividades pela frente. Mas o simpático elefantinho ainda é muito pequeno para fazer algumas coisas sozinho. Gildo quer se divertir no balanço, brincar de esconde-esconde com os amigos, desenhar e pintar ao lado de Paulo, tomar um banho caprichado, ajudar o papai na cozinha, ouvir uma bela história contada pela mamãe e, é claro, descansar no final do dia para repor as energias! Vamos ajudá-lo?
Coleção “Sentimentos” – Fabio Gonçalves Ferreira – Cedic
Sinopse: A coleção Sentimentos possui livros com histórias sobre os sentimentos que estão presentes no dia a dia das pessoas. Direcionados para crianças de 3 a 7 anos de idade, os livros pretendem ensinar às crianças a lidar com esses diferentes sentimentos em diversas situações. Os livros são totalmente ilustrados e têm uma carta escrita, ao final de cada história, por um renomado psicólogo.

alegria ansiedade ciume medo raiva saudade solidao tristeza vergonha

Coleção “Sara e sua turma” – Gisele Gama Andrade – Abaquar
Sinopse: Os livros da coleção Sara e sua turma utilizam a linguagem, os sentimentos e os contextos infantis para transmitir mensagens poderosas às crianças. Por terem sido escritos por uma especialista, além de divertidos, ajudam a educar. Tudo isso é alinhado à construção do hábito de leitura, a fim de contribuir para o desenvolvimento da criança.

vo-zoe a-cilada tem-um-fantasma-aqui-em-casa sara-vai-ao-japao sara-vai-a-praia os-nerds os-cabelos-de-sara o-saci-na-horta o-pequeno-campeao o-gatinho-de-sara a-nova-escola-de-sara a-menina-que-gostava-de-saber a-grande-confusao a-familia-de-sara

Coleção “O que cabe no meu mundo” – Cedic
Sinopse: A coleção contém 20 volumes que correspondem aos valores que o ser humano deve aprender desde pequeno. Ajude o seu filho a aprender sobre valores e virtudes com histórias divertidas. No final do livro, você encontrará orientações importantes escritas por um psicólogo.

amizade dedicacao fraternidade generosidade gentileza gratidao otimismo solidariedade serenidade sensibilidade responsabilidade respeito prudencia perdao

________________________________________________________________

Abril / 2016

Bibi e a natureza – Alejandro Rosas – Scipione
Bibi e a naturezaSinopse: Bibi vai ao parque com os pais e o primo Artur, em um domingo de sol. Lá eles têm a sensação de que estão no campo, mesmo passeando bem no centro da cidade. Depois da descoberta de que o ar e a água são muito importantes para os seres vivos, Bibi e Artur tomam uma importante decisão!
Cada um é como é – Cosell Lenzi, Fanny Espírito Santo – Positivo
WebDesignerSinopse: Este livro apresenta, de forma lúdica, situações do cotidiano que possibilitam a reflexão por parte do leitor, mesmo que ele esteja no estágio inicial de letramento. Cada grupo social tem regras próprias para o bom convívio, que todos seus integrantes devem seguir. No entanto, essas regras podem ser re-elaboradas por meio de ideias e ações de seus integrantes. Assim, este livro sugere ações e atitudes adequadas a uma boa convivência em grupo, contribuindo para a formação cidadã dos leitores.
Charlie e Lola : Estou muito, muito concentrada – Lauren Child – Ática
Charlie e Lola - estou muito, muito concentradaSinopse: O Dia de Esporte na escola está chegando. Lola vai participar da corrida do ovo na colher e não quer derrubar o ovo de jeito nenhum. Mas tanto equilíbrio faz com que ela corra um pouco devagar.
Charlie e Lola : Opostos – Lauren Child – Ática
Charlie e Lola - opostosSinopse: Em cima/embaixo, muito/pouco, seco/molhado… Neste livro, os irmãos Charlie e Lola ensinam esses e outros opostos de forma muito divertida.
O Charlie está quebrado – Lauren Child – Ática
O Charlie está quebradoSinopse: O Charlie quebrou o braço. Lola, então, resolve ser a enfermeira do irmão, dando a ele cereal e leite cor-de-rosa. Com todo esse cuidado, será que fica “consertado” logo?
Ernesto – Blandina Franco – Companhia das Letrinhas
ErnestoSinopse: Dizem que este livro é esquisito, que ele tem a capa feia e que é melhor você não ler. Dizem que essa história é mentirosa, e que seu protagonista não é grande coisa. Eu não li ainda, mas todo mundo está falando coisas deste livro, então não vou ler e acho melhor você ficar longe dele também. O que você acha? Às vezes as pessoas dizem coisas sobre as outras sem nem saber direito o que estão dizendo. É o que acontece na vida do Ernesto: ninguém gosta dele, só porque ele não é igual a todo mundo. Nesta história você vai ver o que faz dele tão diferente e pensar: será que ele merece mesmo toda essa solidão?
Eu não consigo parar de soluçar! – Lauren Child – Ática
Eu não consigo parar de soluçarSinopse: Lola e sua amiga Lotta vão cantar no concerto da escola. O problema é que Lola não para de soluçar! Ela vai tentar de tudo para não perder o espetáculo!
Eu quero ir pra casa só um pouquinho – Lauren Child – Ática
Eu quero ir pra casaSinopse: Lola vai dormir fora, na casa de sua amiga Lotta. Quando chega lá, as duas brincam e se divertem, mas Lola percebe que na casa de Lotta tudo é um pouco diferente…
Eu sou muito pequena para a escola – Lauren Child – Ática
Eu sou muito pequena para a escolaSinopse: Não há criança que não fique insegura quando chega a hora de ir à escola pela primeira vez. Ainda bem que existem os argumentos criativos do Charlie para convencer Lola de que ir à escola é muito útil e superdivertido.
A inacreditável história de 2 crianças perdidas – Jean-Claude R. Alphen – Companhia das Letrinhas
A inacreditável história de 2 crianças perdidasSinopse: Gilda vivia aprisionada por um Ogro horrível. Era sempre muito obediente, porque não queria ser devorada. Godofredo também estava preso com uma Bruxa horrorosa. Ele tinha que fazer tudo que ela pedia e não tinha sossego nunca. Os dois não aguentam mais, vão ter que bolar um plano e juntar coragem para sair dessa situação, ou melhor, fugir!
Plic Plic : um barulho da chuva – Liliana Iacocca – Ática
Plic plicSinopse: As nuvens ficam escuras até não poder mais. Com trovões e relâmpagos, a chuva começa, fazendo muito barulho!
SSSSSSS : um barulho da mata – Liliana Iacocca – Ática
SssssssSinopse: Dois amigos se aventuram na mata e acabam descobrindo muitos sons diferentes. Para achar o caminho de volta, eles vão precisar da ajuda do barulho do rio.
Senhor Cavalo-Marinho – Eric Carle – Callis
Senhor Cavalo-marinhoSinopse: O Senhor Cavalo-Marinho está com a sua esposa, a Senhora Cavalo-Marinho, quando ela percebe que está chegando a hora de por seus ovinhos. A obra procura ensinar os pequenos leitores sobre este momento importante.
Triiimm – Liliana Iacocca – Ática
TriiimmmSinopse: Triiim!… O telefone tocando pode ser a vovó avisando que vai chegar… Craaaaas! Ai, o Tomás acaba de quebrar o vidro da janela!
Turma da Mônica : Folclore brasileiro – Mauricio de Souza – Girassol
Turma da Mônica - folclore brasileiroSinopse: Cantigas, adivinhas, trava-línguas e muitas brincadeiras! Neste livro, os personagens da Turma da Mônica apresentam o rico e diversificado folclore brasileiro. São cantigas de roda, parlendas, pegadinhas, trava-línguas, músicas, adivinhas, provérbios, crendices, trovas, acalantos e brincadeiras que atravessaram gerações e gerações e até hoje encantam as crianças. E agora com o manual do educador!

_________________________________________________________________

Janeiro-Março / 2016

Uma abelha muito gulosa – Steve Smallman – Ciranda Cultural
Sinopse: Uma abelha muito gulosa não dividia seu néctar com ninguém. Enquanto todas as outras abelhas trabalhavam duro, a abelha gulosa passava o dia todo comendo mel e se empanturrando de néctar. Mas, um dia, a abelha comeu um pouco além da conta… Uma divertida e doce história sobre a importância de dividir. 
Os animais do mundinho – Ingrid Biesemeyer Bellinghausen – DCL
Os animais dos mundinhoSinopse: Nesse livro, a autora e ilustradora apresenta os animais da terra e da água, contando um pouco sobre suas diferenças e modo de viver. Acompanhados de recortes, colagens e cores, os animais são ilustrados com tangram, quebra-cabeça chinês que diverte e desenvolve o raciocínio lógico. Ao final do livro, Ingrid Bellinghausen conta a lenda do tangram e ensina como montar um.
A bruxinha medrosa – Layn Marlow – Ciranda Cultural
Sinopse: Mila é uma bruxinha muito medrosa. Até uma pequenina aranha é capaz de assustá-la. As outras bruxas zombam dela, e até seu querido gatinho, Kiko, está ficando incomodado… Um dia, Mila está no meio de uma mágica quando vê um rato. Oh, não! A bruxinha fica com medo, o feitiço sai errado e Mila e Kiko têm um grande problema!
A cabra, o burro e o grande acampamento – Simon Puttock – Ciranda Cultural
A cabra, o burro e o grande acampamentoSinopse: Certa manhã, a cabra acorda com muita vontade de explorar novos lugares. Ela já tem a barraca, porém não sabe para onde ir. Mas com a ajuda do seu grande amigo, a cabra descobre que o melhor lugar para passar as férias pode estar bem perto… e se o burro estiver junto, é perfeito!
O cachorro peludo e a terrível coceira – David Bedford – Ciranda Cultural
O cachorro peludo e a terrível coceiraSinopse: O cachorro peludo está com uma terrível coceira. Ele se coça, mas a coceira nunca vai embora. Ele pede ajuda a Mimi, a poodle. – Eca! Coçar suas costas? Não, obrigada. – Por sorte, a fazendeira Guta e Maneco, dono do Café da esquina, ajudam-no, mas ainda assim a coceira persiste. Desesperado, o cachorro peludo corre até o salão dos poodles à procura de um bom banho… 
As cores malucas do camaleão – Nicola Grant – Ciranda Cultural
As Cores Malucas do CamaleãoSinopse: Socorro! O camaleão está em uma terrível trapalhada de cores. Elas Simplesmente não funcionan, e ele não pode se esconder sem sua camuflagem. Se o leão vier rondando e rosnando, ele vai ver o camaleão e Devorá-lo! Mas Olhe! O Macaco e o suricate estão vindo para ajudá-lo…
A dor de dente de Tito – Linda Jennings – Ciranda Cultural
Sinopse: O bode Tito está com uma terrível dor de dente e todos os animais da fazenda querem ajudá-lo. O problema é que Tito não gostou da idéia de ter seu dente arrancado, puxado, bicado ou arranhado até sair, então, ele correu para todos os lados resmugando e reclamando. Mas ele encontrou a galinha Cida, que lhe deu a resposta para seu problema. Oh não, o veterinário!
As famílias do mundinho – Ingrid Biesemeyer Bellinghausen – DCL
As famílias do mundinhoSinopse: Todas as famílias são iguais? E as pessoas quecompõem as famílias? Com recortes, papéiscoloridos e barbantes, Ingrid Bellinghausen apresenta as diferenças, os gostos de cada um e o amor que existe em cada família. Ao final do livro, o leitor poderá montar sua linha do tempo e a árvore genealógica de sua família. 
A jornada do pequeno senhor tartaruga – Inge Bergh – Pulo do gato
A jornada do pequeno senhor tartarugaSinopse: O pequeno Yomi vive em uma aldeia simples. Um dia ele adoece gravemente e precisa ser examinado num hospital que fica em uma cidade distante. Com o filho nos braços, a mãe de Yomi inicia a longa. Para distrair e encorajar o filho, ela conta a história do pequeno senhor tartaruga. Com as cores fortes que caracterizam a coragem do continente africano, este é um relato terno e comovente, ricamente ilustrado.
Não tenha pressa! – Layn Marlow – Ciranda Cultural
Não tenha pressaSinopse: A lebre está sempre agitada. Ela passa o dia todo correndo, enquanto a tartaruga se esforça para se manter tranquila. Mas quando a lebre se prepara para ouvir a história da tartaruga, já não quer mais se apressar. Ela adora observar com calma cada figura. Afinal, algumas coisas não devem ser feitas com pressa! 
A ovelha distraída – Caroline Jayne Church – Ciranda Cultural
A ovelha distraídaUma ovelhinha na fazenda está sempre atrasada, é sempre a última em tudo e anda muito mal-arrumada! Mas será que ela poderá ajudar uma pequenina galinha com um grande problema?
Ovelhas – Camila de la Bédoère – Ciranda Cultural
OvelhasOnde a ovelha dorme? Qual é o tamanho de uma ovelha recém-nascida? O que as ovelhas comem? Você está pronto para fazer novos amigos da fazenda?
A perseguição à noz maluca – Kathryn White – Ciranda Cultural
Sinopse: POP! Uma brilhante noz marrom, de repente, apareceu no chão. Ela bamboleou e sacudiu, tremeu e se mexeu, depois ficou ali quietinha, parecendo estar deliciosa. A noz parece tão deliciosa que todos querem comê-la. O texuco decide organizar uma corrida em que o vencedor ficará com a noz. Mas a corrida não é tão simples assim, e acaba se tornando uma perseguição à noz! 
Poderia ter sido pior… – H. Benjamin – Ciranda Cultural
Poderia ter sido piorSinopse: O ratinho está a caminho de casa, quando tropeça e cai. Porém, alguns detalhes o fazem perceber que poderia ter sido muito pior.
A preguiça dorminhoca – Andrew Murray – Ciranda Cultural
A preguiça dorminhocaSinopse: Na floresta, bem cedinho, os animais estão se exercitando bastante, menos a preguiça. Ela está em sua rede, treinando sua soneca. Já não é hora de ela se levantar e fazer alguma coisa? Os outros animais com certeza pensam assim. E quando resolvem falar com ela, a diversão na selva começa!
Você me faz sorrir – Layn Marlow – Ciranda Cultural
Você me faz sorrirSinopse: Encante-se com a história de uma garotinha que adora brincar na neve. Com este lindo livro, você poderá compartilhar a magia de cada momento com quem você mais ama.

 

 

Abcdinos – Celina Bodemüller – Peirópolis
AbcdinosSinopse: Este abecedário poético, concebido por um paleontólogo entusiasmado, uma escritora estreante e uma ilustradora convicta, traz 26 poemas e uma pílula informativa sobre dinossauros que habitaram diversas partes do planeta. No final do livro há um mapa que indica os locais onde seus fósseis foram encontrados. Essa valiosa herança, deixada há milhões de anos, conta-nos hoje como eram os dinossauros, onde e como viviam, o que comiam e muito mais. 
Azul e vermelho – Mireya Tabuas – Peirópolis
Azul e vermelhoSinopse: Azul e vermelho é um pequeno livro-objeto para ser lido por crianças e adultos. Aparentemente, trata de cores e formas, mas, no virar das páginas, alguma coisa acontece no coração do leitor, e na sua consciência. Idealizado e produzido no mercado editorial independente da Venezuela, reflete a necessidade de conciliação e respeito às diferentes posições, preferências e convicções políticas e ideológicas dos indivíduos. Trata de convivência e das relações entre os diferentes. E da mágica que o amor é capaz de produzir, oferecendo aos diferentes a amálgama da curiosidade e do respeito, e revelando a esperança que reside intacta no coração dos que vivem em ambientes aparentemente irreconciliáveis. Em momentos de exaltação política e de radicalização de posições, este livro tem muito a nos ensinar.
A história da Páscoa – Katherine Sully – Astral Cultural
A história da páscoaSinopse: A obra conta como Jesus foi preso e crucificado no alto da colina Calvário. A autora ainda apresenta a ressureição de Cristo e a lição de perdão e arrependimento que ele ensina a seus discípulos.
Um livro em tamanho real – Jorge Doneiger – Mundo Mirim
Um livro em tamanho realSinopse: Tudo o que você vai ver nestas páginas está do tamanho que tem de verdade. Numa das páginas, por exemplo, o pé de um elefante surge ao lado de um ratinho, e as imagens dos dois estão em tamanho real. Um livro que ensina, brincando, os tamanhos e as proporções das coisas.
O que é, o que é? – vol. 1 e 2 – Ruth Rocha – Salamandra
O que é, o que é - vol. 3O que é, o que é - vol. 2
Sinopse: O que é, o que é?: um livro bem maluco cheio de adivinhas pra lá de engraçadas? Confira em cada tirinha uma charada diferente para você se divertir e treinar o pensamento rápido!
Aproveite para ler com os amigos e com toda a família!
Sonho da Lua – Sílvia Bragança – Kapulana
Sonho da LuaSinopse: Nesta preciosa obra, Sonho da Lua, a artista Sílvia Bragança, com vasta e profunda vivência em Moçambique, nos oferece dez poemas infantis sobre o universo. As ilustrações da brasileira Amanda de Azevedo enriquecem ainda mais as pequenas joias poéticas de Silvia sobre a lua, o vento, a chuva, o elefante, a aranha, as flores e outros elementos da natureza.
Tudo bem cometer erros – Todd Parr – Panda Books
Tudo bem cometer errosSinopse: O aprendizado com o erro é a mais nova obra de Todd Parr. O livro ensina como lidar com os erros e aborda de forma simples e educativa que mesmo depois de adulto os erros cometidos tornam aprendizados necessários para a pessoa.
Amo você cada dia mais! – Suzanne Chiew – Ciranda Cultural
Amo você cada dia maisSinopse: Cada dia é mais radiante e alegre, cada dia traz sempre uma novidade. E todos os dias são mágicos, pois com você compartilho minha felicidade. Este lindo livro rimado é uma emocionante celebração do amor entre mãe e filho.
O aniversário dos três porquinhos – Índigo – Dedo de prosa
O aniversário dos três porquinhosSinopse: Arthur e dois amigos vão comemorar seu aniversário no sítio. O pai do Arthur prepara uma surpresa para o trio. Cada um ganhará sua própria casinha. Eles vão viver, na pele, as aventuras dos três porquinhos.
O aniversário dos homenzinhos – Índigo – Dedo de prosa
O aniversário dos homenzinhosSinopse: Arthur e dois amigos vão comemorar seu aniversário no sítio. O pai do Arthur prepara uma surpresa para o trio. Cada um ganhará sua própria casinha. Eles vão viver, na pele, as aventuras dos três porquinhos.
O astronauta do mar – Alexandre Azevedo – Dash
O astronauta do marSinopse: Toda criança (ou quase toda) sonha em ser astronauta, não é mesmo? Mas quando ela cresce, na maioria das vezes, vira advogado, enfermeira, médico, engenheiro, professora, economista, essas e outras profissões. E o sonho de ser astronauta acaba indo pelos ares, se é que você me entende! Conhecer o espaço, com sua lua, astros e estrelas, fica para os livros filmes, não é assim? Mas tem gente que não consegue ser astronauta e não desiste de conhecer o céu, a lua, os astros e as estrelas pessoalmente… Mas como? Você deve estar se perguntando, não está? Pois eu respondo: tornando-se escafandrista! É isso mesmo, uma espécie de astronauta do mar…E o mar é um verdadeiro céu marinho! Lá tem lua, como peixe-lua; lá tem estrelas, como as estrelas do mar…Tem até o sol, sabia? O peixe sol, que quando se encontra com o peixe-lua tem-se um eclipse “lumar”!
Uma aventura de primavera – Anita Loughrey – Ciranda Cultural
Uma aventura de primaveraSinopse: Pule com o coelhinho e explore a beleza da primavera. O coelhinho deixa sua toca e descobre que os dias frios do inverno acabaram. A floresta transborda vida: há narcisos amarelos colorindo a grama e girinos na lagoa. O que mais o coelhinho encontrará?
Capitão Flinn e os dinossauros piratas – Giles Andreae – Fundamento

Capitão Flinn e os dinossauros piratasCapitão Flinn e os dinossauros piratas – A praia dos contrabandistas

Sinopse: Encontrar um pirata escondido em um armário na escola não é algo comum, mas foi exatamente isso o que aconteceu com o Flinn! E quando o capitão Barba Rala disse que precisava de ajuda para achar Bolota, seu navio que tinha sido roubado, não restou dúvida: o Flinn e seus amigos se ofereceram para ajudá-lo! Mas como um grupo de crianças pode recuperar um navio que está nas mãos de… dinossauros piratas?
A classe de Dona Raposa adota o verde – Eileen Spinelli – Todolivro
A classe de dona raposa adota o verdeSinopse: Quando Dona Raposa aparece na escola andando em sua bicicleta, Camundongo pergunta, ‘O pneu de seu carro esvaziou?’ ‘Não’, diz Dona Raposa à sua aluna. ‘Estou ADOTANDO O VERDE!’ Em breve, todos da classe estão trabalhando para manter a Terra saudável. Camundongo toma banhos de chuveiro mais curtos, Coelho leva uma sacola de pano ao supermercado e Gambá desliga as luzes quando sai de um quarto. E o ato simples de Dona Raposa agita até além do círculo de seus alunos. Eileen Spinelli e Anne Kennedy combinaram seus talentos para tornar um assunto sério algo divertido e inspirador.
A corujinha branca – Tracey Corderoy – Ciranda Cultural
A corujinha brancaSinopse: Certo dia, a corujinha branca saiu voando para conhecer o mundo. Quando encontrou algumas corujas lindas e coloridas, ela não pôde esperar para começar a contar suas belas histórias. Mas as corujas não queriam ser amigas de uma coruja branca e sem-graça como ela… Uma história tocante que celebra as diferenças e a beleza que existe dentro de cada um de nós.
A cueca de super-herói de Charlie – Paul Bright – Ciranda Cultural
A cueca e super-herói de CharlieSinopse: Em um dia de ventania, todas as roupas foram levadas pelo vento. Meias, camisas, uma touca de lã e – muito pior que tudo isso – a cueca de super-herói de Charlie. Que desastre. Charlie, então, iniciou uma jornada pelo mundo para encontra-la. Ele descobriu uma raposa francesa usando as meias de sua irmã e duas lhamas usando pijamas.Mas quem será que pegou sua cueca de super-herói.
A verdadeira história de Cinderela e suas irmãs feias – Liz Pichon – Ciranda Cultural
A verdadeira história de Cinderela e suas irmãs feiasSinopse: Cinderela podia ser bela, mas era uma mocinha muito emburrada! Quando o padrinho mágico de Cinderela a manda para o baile, ela fica MUITO mal-humorada. Ela pisa no pé do príncipe e come TODA a comida. Mas Cinderela logo terá uma grande surpresa…
Zeus, brinca comigo? – Lô Carvalho – Bamboozinho
Zeus, brinca comigoSinopse: No alto das montanhas, estão todos reunidos: Zeus, Poseidon, Hades, Hera, Ártemis, Apolo, Hermes, Atena, Ares, Hefesto, Afrodite, Deméter, Dionísio e até Cronos. O que eles estão fazendo? O que eles querem? O que será que vai acontecer? Entre um personagem e outro da Mitologia Grega, as crianças vão se diverti r com o final desta história escrita especialmente para tornar a leitura um grande prazer.
Pezinhos travessos – Ann Bonwill – Ciranda Cultural
Pezinhos travessosSinopse: Teresa e Belinda eram irmãs, mas elas não poderiam ser mais diferentes! Belinda era uma excelente bailarina e a estrela da aula de dança da senhora Mina. Já Teresa, para a senhora Mina, tinha “pezinhos travessos”. Somente o senhor Tomás, o pianista,reconhecia o talento de Teresa. Com a ajuda dele, ela encontrou o caminho certo para alcançar seus sonhos. Uma linda história sobre autoconfiança para brilhar, pois há um pouquinho de Teresa em cada um de nós!

_______________________________________________________

OUTUBRO / 2015

Achado não é roubado? – Luiz Gesini – Mundo Mirim
Achado não é roubadoResumo: Bola achada é bola roubada? Essa questão deixa Luíza em dúvida. O que fazer? Afinal, a bola estava perdida. Mas quem seria o dono? Bem, é melhor dar uma olhada e ver como nossa amiga sai dessa.
A bela adormecida (Coleção meu teatro) – Vale das Letras
A bela adormecidaResumo: Uma linda princesa, um belo príncipe e uma maldição de sono lançada por uma fada má… Um clássico conto de fadas ganha vida neste incrível livro interativo. Vire as páginas do livro para encontrar um palco dobrável, lindos cenários, figuras interativas destacáveis e suportes. Acompanhe a história e faça sua própria encenação de ‘A Bela Adormecida’.  
Bondade – Jenny Feely – Ciranda Cultural
BondadeResumo: Divirta-se aprendendo a ser gentil, confiante, honesto e persistente. São valores que lhe ajudam a ter um bom relacionamento com os outros, a executar tarefas e ter novas experiências. Ter boas maneiras significa ser educado e isso é bom! Dizer palavrinhas especiais no momento adequado demonstra como você tem boas maneiras e se preocupa com isso. 
Cachinhos dourados e os três ursinhos de pelúcia – Gemma Cary – Ciranda Cultural
Cachinhos dourados e os três ursinhos de pelúciaResumo: Nesta divertida versão deste clássico conto de fadas, você vai encontrar: Três ursinhos de pelúcia sujos; Uma criança determinada; Uma mamãe cansada; Uma cadeira sem perna; Deliciosas amoras. Misture tudo isso e tenha uma adorável sobre brinquedos leais e a importância da imaginação.
Castelos de poesia – Henriqueta Evangeline – Paulinas
Castelo de poesiaResumo: ‘Henriqueta tem como fonte de inspiração a paisagem urbana da Praia Grande, no centro histórico de São Luís (MA), onde vive e de onde vê árvores, aves, flores e sereias…’ Poemas cuja temática em sua maioria falam da natureza, principalmente do mar e seus encantamentos, o surpreendente é a precocidade da autora, confirmando que a criança quando em contato com a leitura é um manancial de inspirações para as belas letras. Versos com métrica livre, Henriqueta sabe usar os recursos da língua para desenhar com as palavras, assim como nos versos: Nos teus olhos que vão amanhecer. O arco-íris dos meus lábios. 
Denteliques – Tatiana Belinky – Rideel
DenteliquesResumo: Na tradição de seus limeriques, Tatiana Belinky escreveu estes saborosos denteliques, em que os dentes discutem, em verso, enquanto a atenção do leitor é chamada para a importância do autocuidado, em especial da higiene bucal. 
Já pra cama, monstrinho! – Mario Ramos – Berlendis & Vertecchia
Já para cama, monstrinhoResumo: O livro que aborda o tema “hora de dormir”, é recheado de ilustrações divertidas e auto-explicativas, e trata, com humor, de uma cena muitas vezes vivida pelos pais e que nesse livro se torna uma verdadeira aventura. Um pai que tem a difícil tarefa de colocar seu filho para dormir, mas, como a maioria das crianças, o “monstrinho” encontra diversas desculpas para evitar ou atrasar o sono.
Nian: conto da tradição oral chinesa – Recontado por Kety Chen – Larousse
NianResumo: Esta é uma lenda muito, muito antiga e que conta a história do monstro Nian – palavra que em chinês também significa ano – e ele deve ser afugentado quando aparece faminto na pequena vila chinesa. A poética dessa cultura milenar é recontada por Kety Chen, que ouvia essa história quando pequena e que agora a compartilha conosco.  
O inverno dos animaizinhos – Xanna Chown – Ciranda Cultural
O inverno dos animaizinhosResumo: Quinze contos encantadores sobre a magia do inverno e suas manhãs frias, bonecos de neve, passeios de trenó, patinação no gelo…
Os textos e as ilustrações com belas cenas cobertas de neve irão divertir e aquecer o coração das crianças de todos os lugares.
A primeira Bíblia das crianças – Kenneth N. Taylor – Globo
A primeira bíblia das criançasResumo: Com uma abordagem inspirada, este livro reconta 125 famosas histórias bíblicas de um modo estimulante e acessível. Textos claros e de fácil compreensão, complementados por lindas ilustrações. O consagrado tradutor bíblico Kenneth N. Taylor dá vida a histórias repletas de emoção.
A princesa e a ervilha (Coleção meu teatro) – Vale dos livros
A princesa e a ervilhaResumo: Um belo príncipe, uma noite de tempestade e uma viajante cansada que pode vir a passar no teste definitivo de princesa… Um Clássico conto de fadas ganha vida neste incrível livro interativo. Vire as páginas do livro para encontrar um palco dobrável, lindos cenários, figuras interativas destacáveis e suportes. Acompanhe a história e faça sua própria encenação de ‘A Princesa e a Ervilha’.
Quem mexeu na minha floresta? – Adalberto Cornavaca – Paulus
Quem mexeu na minha florestaResumo: As lindas imagens do título representam um convite para que cada criança participe da história, exercite a sua criatividade e encontre o seu próprio caminho. Além disso, o autor dedica a obra a todas as crianças que amam e protegem o meio ambiente.
O que não cabe no meu mundo: 10 histórias sobre a essência dos valores humanos – Fabio Gonçalves Ferreira – Cedic
O que não cabe no meu mundoResumo: Estão reunidos todos os títulos da coleção O que não cabe no meu mundo. Ao final de cada história, você encontrará uma carta escrita por um renomado psicólogo, direcionada aos pais e educadores.
O sonho de Karin – Verushka Guerra – Paulus
O sonho de KarinResumo: Karin é uma menina sonhadora, capaz de se sensibilizar com as coisas mais simples da vida. Ao utilizar a sua curiosidade e imaginação a garota consegue mudar a sua vida, indo em busca de seu sonho. A cidade onde se desenvolve a história é baseada em uma cidade fictícia marroquina.
Valores para a vida toda: Honestidade – Cristina Klein – Blu
Valores para a vida toda - HonestidadeResumo: Ser honesto está entre as características mais valorosas de qualquer pessoa. Quanto maior o grau de honestidade de um grupo social, maior é a sua capacidade de respeitar e de se respeitar, de não se desviar do bom caminho, de não delinquir nem assumir posturas corruptíveis em algum momento da vida.
Valores para a vida toda: Prudência – Cristina Klein – Blu
Valores para a vida toda - PrudênciaResumo: Prudência é a capacidade de discernir, nas diversas circunstâncias, o melhor modo de agir, de se comportar ou falar. É a percepção do momento, a medida certa para a situação em que se vive, que pode proteger contra um perigo ou impedir um mal – entendido. Ser prudente também é se prevenir, desviando-se de consequências desagradáveis, usando sagacidade e sabedoria na hora de tomar decisões.
O vovô urso não consegue escalar – Heidi Howarth – Ciranda Cultural
O vovô urso não consegue escalarResumo: O ursinho teve que passar alguns dias com seus avós. Para ele, os dois são velhos e chatos – não conseguem escalar árvores nem correr pelos campos. Esta é uma história sobre a sabedoria adquirida com o passar dos anos e como o ursinho começa entender que seus avós também já foram jovens e que agora, podem ensinar-lhe algumas coisas sobre a vida.
Bebê Dino – Mark Sperring – Carochinha
Bebê dinoResumo: Não é nada fácil ser irmã mais velha, principalmente quando o irmão mais novo, que é um bebê, não passa de um dinossaurinho que só dá trabalho! É um tal de ‘Não faça barulho!’, ‘Tome cuidado com o bebê!’, ‘Divida as coisas com ele’, que não dá para aguentar. Depois de um tempo, porém, a irmã mais velha começa a gostar de ensinar ao pequerrucho as coisas de gente grande que ela já sabe. Num instante, a vida na família dos dinos volta a ser divertida e caótica como sempre. 
Como ser um bom cachorro – Gail Page – Brinque-Book
Como ser um bom cachorroResumo: Ringo é um simpático – porém atrapalhado – cachorro, que tenta ser um bom animal de estimação. Mas, às vezes, isso pode ser muito difícil, não? Quando Ringo fica muito levado, Dona Curió o manda direto para sua casinha no quintal. Sempre que isso acontece, sua amiga Gata fica muito solitária. Ela então decide ajudar Ringo e acaba o treinando com auxílio de um livro de boas maneiras para cães. Comandos como dar a patinha, pegar algo no ar, sentar, deitar e rolar são repetidos à exaustão. Mas será que o treinamento foi suficiente? Dona Curió ficará feliz com o resultado? Leia e descubra!
Como ser um bom gato – Gail Page – Brinque-Book
Como ser um bom gatoResumo: O senhor Soluço, vizinho de Dona Curió, pergunta se alguém pode tomar conta de Bituco, seu gatinho. Ringo logo se oferece para a tarefa, mas acaba descobrindo que terá muito trabalho pela frente! O pequeno felino é levado demais – ele gosta de subir nas cortinas, visitar os peixinhos do aquário, miar até conseguir o que quer, arranhar o sofá… Era hora de agir! Ringo acha que pode ensinar o gato a ser bonzinho e tenta então todos os comandos que sabia. Mas os comandos para cães servem igualmente para gatos?
Contos de espantar meninos – Vol. 1 e 2 – Regina Chamlian – Ática
Contos de espantar meninosResumo: Os livros desta coleção são de deixar qualquer um de cabelo em pé. Regina Chamlian resgata personagens do nosso folclore e as transporta para a atualidade. Helena Alexandrino é uma das ilustradoras mais premiadas do país e já foi indicada ao prêmio Hans Christian Andersen pelo conjunto de sua obra. 
O despertar monstruoso – Sabine Lipan – Saber e Ler
O despertar monstruosoResumo: Apenas um prédio. Um prédio bem normal, numa agradável e pacífica manhã. Porém, de repente…
Os monstros mais medrosos do mundo – Paula Browne – Rocco
Os monstros mais medrosos do mundoResumo: Ugo Pedregulho é um monstrinho criativo e sonhador que vive numa cidade em que todos os monstros têm medo de monstros. Para acabar com tanto medo, Ugo tem uma ideia superdivertida. Será que vai dar certo?
O nascimento de Jesus – Katherine Sully – Astral Cultural
O nascimento de JesusResumo: A obra conta desde como Maria descobriu que daria a luz ao filho de Deus até sua viagem a Nazaré, onde Jesus nasceu em um estábulo. A autora também narra a viagem dos três reis magos para conhecer o bebê que viria a mudar o mundo.
Pet, o dragão e o mistério das pegadas – Maya Reyes-Ricon – Moderna
Pet, o dragão e o mistério das pegadasResumo: Pet, o Dragão e o Mistério das Pegadas apresenta às crianças o conceito de pegada ecológica, um indicador mundialmente reconhecido usado para medir o impacto da ação do homem sobre a natureza por meio da extração e do uso indiscriminado de recursos não renováveis, do consumo e desperdício exagerados e do descarte inadequado de resíduos. Cada passo dessa cadeia é examinado e explorado pela história e pelos personagens de modo alegórico, mas bastante consistente. A série Pet, o Dragão mistura elementos dos contos de fada e das histórias de fantasia com a linguagem ágil dos quadrinhos, apresentando conteúdos das ciências ambientais em uma linguagem dinâmica, atraente e divertida.
Pocotó – Silvana Rando – Compor
PocotóResumo: O livro conta a história do forte cavalo Trovão e de seu sonho de trabalhar na guarda real.Todos os anos, o Rei Bigodudo selecionava dez cavalos para trabalharem no reino. Trovão sempre ficava de fora, até que um dia ele foi o único escolhido. Para quê? Para brincar com a princesa Pipoca, que o chamava de Pocotó, exagerava nos mimos.. e nas brincadeiras. Ufa! Uma noite, tudo mudou. Houve um incêndio no palácio! Pocotó reuniu todas as forças, salvou a princesa, o rei, a rainha e tudo que podia. E assim passou a ter mais uma função no reino. Leia e descobrirá.
Poemas problemas – Renato Bueno – Editora do Brasil
Poemas problemasResumo: Um texto divertido, cheio de rimas e… problemas! Os poemas deste livro vão brincar com a Matemática, propondo charadas, trazendo enigmas e fazendo contas, visando transformar os problemas em poemas e vice-versa.

 

 

 

______________________________________________

SETEMBRO / 2015

Aí vem o crocodilo – Kathryn White – Ciranda Cultural
Aí vem o crocodiloResumo: Aí vem o crocodilo… Ele está impaciente, ele não está contente. E quando ele aparece todo mundo estremece! E agora, o que faremos quando ele aparecer? Ele está com muita fome! Nós temos de correr! 
Amigos da neve – Christina Butler – Ciranda Cultural
Amigos da neveResumo: Quando o ursinho acorda mais cedo do seu sono de inverno tem a mais incrível das surpresas – NEVE! Ele cambaleia e escorrega, sapateia e dança. Mas logo percebe que a neve não e tão divertida se não há ninguém com quem brincar. Então, ele decide fazer um boneco de neve e a aventura começa e com ela surgem novos amigos.
A árvore de Cíntia – Renata Costa Zanin Malek – Ciranda Cultural
A árvore de CíntiaResumo: Cíntia cultivou diferentes sementes e ganhou uma linda surpresa! Leia a história e descubra como ela colheu muito amor e carinho.
Bino, o urso malcheiroso – Mark Chambers – Ciranda Cultural
Bino, o urso malcheirosoResumo: Bino é um urso muito sujinho, mas ele não se importa nem um pouquinho! Como os animais farão para deixar Bino bem limpinho? É hora de bolar um plano para se livrar dessa sujeira de uma vez por todas!
Bóris fica dodói – Carrie Weston – Ciranda Cultural
Bóris fica dodóiResumo: No dia em que o senhor Guto, o fazendeiro, visita a turma da professora Cocó, um desastre acontece! Primeiro Bóris e, depois, todos os outros animais ficam com bolinhas vermelhas. Depois de mandar todos para casa, a professora Cocó sente-se sozinha… mas, para manter-se ocupada, ela decide preparar algo até que todos voltem para aproveitar a surpresa! 
Braço e abraço – Renata Costa Zanin Malek – Ciranda Cultural
Braço e abraçoResumo: Os braços servem para um monte de coisa! Principalmente para abraçar as pessoas que amamos. Uma linda história recheada de afeto! 
Buu! – Tracey Corderoy – Ciranda Cultural
BuuResumo: Rulabalu adora brincar de buu! Mas quando ele pula para surpreender seus amigos, acaba causando muita confusão: o esquilo cai em uma poça de água. O ouriço leva um tombo. E o pobre ratinho Timo cai no choro! – Chega de buus! – Todos exclamam. E agora, o que Rulabalu vai fazer?
O cachecol laranja do mocho – Tatyana Feeney – Ciranda Cultural
O cachecol laranja do mochoResumo: O mocho sabe muito bem do que gosta e do que não gosta. É um mocho de muita personalidade. Ele ganhou um cachecol laranja. Será que ele vai gostar?  
Cadê a mosca? – Renata Bueno – Jujuba
Cadê a moscaResumo: Em cada poema há uma charada. E a resposta está escondida na ilustração. Partindo de um carimbo, a autora cria um desenho que camufla este carimbo, desafindo o leitor a decifrar o poema e encontrá-lo. A partir dessa estrutura, a criança é convidada a criar outros poemas e imagens.
Cadê o cavalo? – Renata Bueno – Jujuba
Cadê o cavaloResumo: Em cada poema há uma charada. E a resposta está escondida na ilustração. Partindo de um carimbo, a autora cria um desenho que camufla este carimbo, desafindo o leitor a decifrar o poema e encontrá-lo. A partir dessa estrutura, a criança é convidada a criar  outros poemas e imagens.
Cadê o peixe? – Renata Bueno – Jujuba
Cadê o peixeResumo:Em cada poema há uma charada. E a resposta está escondida na ilustração. Partindo de um carimbo, a autora cria um desenho que camufla este carimbo, desafindo o leitor a decifrar o poema e encontrá-lo. A partir dessa estrutura, a criança é convidada a criar outros poemas e imagens. 
O carneirinho perdido – Ciranda Cultural – David Bedford
O carneirinho perdidoResumo: O carneirinho adora o carinho de sua mãe, mas ao saltar, pular e mergulhar, ele acaba se perdendo dela. Será que ele vai reencontrar a mamãe ovelha? Será que os outros animais vão ajudá-lo?
O carneirinho que veio para o jantar – Steve Smallman – Ciranda Cultural
O carneirinho que veio para o jantarResumo:Quando um lobo faminto recebe a visita inesperada de um carneirinho, Logo começa a planejar um delicioso ensopado. Mas o carneirinho não quer se o jantar do lobo, quer ser amigo dele…
Uma coelhinha esquentadinha – Christina Butler – Ciranda Cultural
Uma coelhinha esquentadinhaResumo: A coelhinha Naná adora a touca de lã que a vovó lhe deu. A mamãe diz que a primavera está chegando, e logo os dias estarão quentes demais para usar toucas de lã. As Naná está decidida. Quem precisa da primavera? Ela vai usar sua touca favorita sempre!
Coisa de gente grande – Patricia Auerbach – Cosac Naify
Coisa de gente grandeResumo: Em um delicado poema ilustrado, Patricia Auerbach combina coisas de gente grande – bagagem, lugares, vitórias, tropeços, destinos – a imagens que representam situações próprias da infância. A bagagem, por exemplo, se faz presente na vida das crianças na mochila escolar. Novos lugares estão por toda parte, e nem é preciso sair de casa para descobri-los – basta embarcar na viagem em uma caixa de papelão. E vitórias podem ser alcançadas com a ajuda do brinquedo preferido. Um livro que mostra como pode ser simples crescer, mesmo quando os adultos tentam complicar.
O corajoso Pinguim – Tracey Corderoy – Ciranda Cultural
O corajoso PinguimResumo: Quando Pipo perde seu brinquedo favorito, parece ser o fim do mundo. Então, ele corre para encontrá-lo. Mas o que acontecerá com o pequeno pinguim em meio a uma tempestade de neve?
A corujinha – Caroline Pitcher – Ciranda Cultural
A corujinhaResumo: Dentro do salgueiro, a última corujinha nasce. Ela é muito pequena, uma bola branca felpuda. Enquanto as outras corujas crescem e aprendem a voar, a corujinha fica para trás. Não importa o quanto ela tente, não consegue voar. – Eu vou conseguir – ela diz. – Esperem e vocês verão! Então, uma noite, uma tempestade obriga as corujas a saírem de casa. A corujinha será capaz de voar para se salvar?
O crocodilo está de volta – Kathryn White – Ciranda Cultural
O crocodilo está de voltaResumo: Trema de medo, o crocodilo voltou. Ele está ali, com um brilho no olhar, astutamente disfarçado de tronco, pronto para devorá-lo no jantar. Ai, não. O crocodilo está com muita fome. Ele fica rondando silenciosamente, apenas esperando para atacar. O que será que os animais vão fazer para ele não os devorar?
Degas: Marie e Edgar são amigos – Anna Obiols – Ciranda Cultural
DegasResumo: Marie apresenta seu amigo Edgar, um talentoso pintor que retrata o dia a dia das bailarinas, os ensaios e o dia da grande apresentação Leia uma história emocionante enquanto conhece as principais pinturas e obras de Edgar Degas.
Diacuí: o peixinho teimoso – João Luiz do Couto – Giostrinho
Diacuí - o peixinho teimosoResumo: Diacuí é um peixinho sonhador, que explora todas as possibilidades no rio e que tem sua mãe como a figura de superproteção. Trata-se de uma história que, através da ludicidade da narrativa, pode possibilitar aos pais e educadores trabalharem o dinamismo da criança.
Um dia chuvoso – Christina Butler – Ciranda Cultural
Um dia chuvosoResumo: O ouriço fica maravilhado quando acorda e descobre que está chovendo. Ele veste sua capa de chuva nova, seu chapéu, calça as botas e pega seu lindo guarda-chuva brilhante. Mas a chuva fica mais intensa e o vento começa a soprar mais forte, e o dia de brincar na chuva do ouriço se torna uma grande aventura.
É minha vez! – David Bedford – Ciranda Cultural
É minha vezResumo: Oscar e Tina encontraram um parquinho, mas ela não deixa o amigo brincar em lugar algum. Tina sente tonturas no gira-gira. – É minha vez! – grita Oscar. Ele se diverte muito, e agora é ela que precisa esperar sua vez. Até que Oscar resolve brincar na gangorra…
Eu grande, você pequenininho – Lilli L’Arronge – Companhia das Letrinhas
Eu grande, você pequenininhoResumo: Este livro conta a história da relação carinhosa de um pai e seu filhinho. “Filhinho” porque é assim que o pai o vê: seu pequenininho.
Claro que adultos e crianças têm diferenças que vão além do tamanho. Afinal, gente grande sempre tem muitas responsabilidades, e os pequenos só têm mesmo que se preocupar com as brincadeiras. Às vezes os pais chegam em casa cansados e só querem dormir, mas os filhos estão a todo vapor! Dessa diversão toda, porém, não sobra só a bagunça para os adultos. Eles também aprendem muito com as crianças.
Com divertidas ilustrações e pouco texto, os leitores vão perceber junto com esses dois que não importa se se é grande ou pequeno, o carinho é sempre imenso.
Frederico e o ovinho – Julia Rawlinson – Ciranda Cultural
Frederico e o ovinhoResumo: Frederico quer chocar um ovo. Então, ele sai solitário em busca de seu próprio ovinho. E não demorou até ele encontrar um pequenino ovo marrom que precisa de um urso como Frederico para cuidar dele. Mas ursos não têm ovos, ou têm? – Este urso tem! – diz Frederico, todo orgulhoso. Mas será que ele realmente tem? O ursinho Frederico aprende tudo sobre cuidado e carinho nesta história delicada e bem-humorada.
O gato e o rato que saiu da toca – Christyan e Diane Fox – Ciranda Cultural
O gato e o rato que saiu da tocaResumo: De sua aconchegante toca, o rato está espiando. Lá fora, o gato está descansando. O rato quer o queijo, mas o gato quer pegar o rato. Será que o rato vai conseguir despistar o gato nesta emocionante perseguição?
Gauguin: Jotepha e Paul são amigos – Anna Obiols – Ciranda Cultural
GauguinResumo: A tribo dos Maoris recebeu um visitante especial. Jotepha conheceu Paul, e descobriu um mundo novo por meio das pinturas que seu novo amigo fez. Leia uma história emocionante enquanto conhece as principais pinturas e obras de Paul Gauguin…
O grande lobo mau – Nick Ward – Ciranda Cultural
O grande lobo mauResumo: Mau-mau era o maior, o mais malvado, o mais peludo e o mais assustador lobo de toda a cidade. Ele adorava assustar as pessoas! Porém, um dia, depois de alegremente assustar crianças, adultos e até mesmo alguns trabalhadores, mau-mau voltou para casa e percebeu que havia perdido seu ursinho de pelúcia. Oh, não! Ele precisa tê-lo de volta! 
Heitor descobre suas patas – Catherine Rayner – Ciranda Cultural
Heitor descobre suas patasResumo: Heitor era muito pequeno e tinha patas muito grandes. – Por que eu tenho estas patas enormes, vovô? – Heitor lamentava. O vovô mostra a Heitor que ele pode pular o topo das montanhas e correr bem rápido. Heitor não somente aprende sobre o mundo ao seu redor, mas também sobre a importância de descobrir suas próprias patas… Uma bela e inesquecível história sobre a jornada de um pequenino em busca de sua independência.
Íris e Isaque – Catherine Rayner – Ciranda Cultural
Iris e isaqueResumo: Íris e Isaque não são mais amigos. Cada um segue um caminho, com seus grandes passos de ursos, para bem longe um do outro. Conforme vão caminhando, vêem coisas engraçadas, estranhas e maravilhosas. Se estivessem juntos para compartilhá-las… Uma comovente história sobre a amizade e a importância de compartilhar.
O jardim curioso – Peter Brown – WMF Martins Fontes
O jardim curiosoResumo: Numa época em que se buscam soluções para tornar as cidades mais humanas e melhorar sua qualidade de vida, nada melhor do que conhecer a história de uma velha ferrovia que se tornou um belíssimo jardim, no coração de uma grande cidade. Este livro narra a busca de um menino por um mundo mais verde, um único e grande jardim.
Lara Lua – Elizabeth Baguley – Ciranda Cultural
Lara LuaResumo: Gustavo e Hugo passam o tempo todo no quintal. Ninguém se atreve a entrar lá; aquele é o espaço deles. Até que um dia alguém chega querendo brincar. E, o pior de tudo, é uma garota! Mas quando Lara monta um carro de corrida fantástico e um navio pirata incrível, eles acabam admitindo que ela tem ideias brilhantes.
Longe-Perto – Vera Lúcia Dias – Elementar
Longe-PertoResumo: Malu e Neném! Onde estão? Quarto, sala, cozinha, banheiro ou jardim? Longe ou perto? Quente ou frio?
Meu amiguinho – Katie Cook – Ciranda Cultural
Meu amiguinhoResumo: Laura encontra um patinho ferido e sozinho e o leva para casa, deixando-o bem quentinho. Dia após dia, ela ajuda o patinho a crescer e a ficar mais forte, e os dois se tornam amigos. Mas, certo dia, o patinho ouve o chamado de outros patos selvagens e Laura sabe que ela deve ensinar seu amiguinho a voar. 

 

Meu papai! – Steve Smallman – Ciranda Cultural
Meu papaiPapais podem ser espertos. Papais podem ser valentes. Papais podem ser divertidos. Cada papai é diferente, mas nenhum é tão especial quanto o seu.

 

Meu vovô – Marta Altés – Ciranda Cultural
Meu vovôResumo: O vovô está ficando mais velho. Esse é o jeito dele, e é por isso que eu o amo!

 

Monet: Philippe e Claude são amigos – Anna Obiols – Ciranda Cultural
MonetResumo: Philippe foi passar alguns dias na casa de sua tia, onde conheceu Claude, um incrível pintor que se preocupava em capturar a luz e as cores e transformá-las em lindos quadros. Leia uma história emocionante enquanto conhece as principais pinturas e obras de Claude Monet.
Não há monstros no seu quarto! – Steve Smallman – Ciranda Cultural
Não há monstros no seu quartoResumo: O Ursinho está tão feliz! Ele vai dormir em seu próprio quarto pela primeira vez! Mas sem seu irmão mais velho lá, o quarto do Ursinho parece assustador. Ele está cheio de sombras e barulhos estranhos, e ele tem certeza de que há um monstro que quer devorá-lo! – Ursinho bobo – ri seu irmão mais velho. Afinal de contas, não há nenhum monstro aí… ou há? 
O ogro e os três carneiros – Bob Hartman – Ciranda Cultural
O ogro e os três carneirosResumo: Quando o carneirinho vai para a nova escola, ele tem uma grande surpresa. Ninguém havia lhe contado sobre o ogro brigão. No entanto, o ogro também não tinha ouvido falar sobre os três carneiros irmãos. Uma divertida e surpreendente história que ensina uma grande lição: Brigar? É melhor não! 
O pequeno esquilo e o grande mistério – Rachel Rivett – Ciranda Cultural
O Pequeno Esquilo E O Grande MisterioResumo: O pequeno esquilo é muito curioso. Ele reúne o que dizem a gralha, o riacho, a árvore e a lua; cada um deles conta o que sabe sobre o mundo, e o Pequeno Esquilo retorna para casa com um profundo enteindimento do grande amor que o acompanha e cerca cada um de nós.
O que é mais assustador do que um tubarão? – Paul Bright – Ciranda Cultural
O que é mais assustador do que um tubarãoResumo: O que é mais assustador do que um tubarão? Dois tubarões. O tubarão realmente assustador. A lagosta é a única criatura no mar que não tem medo dele. Até que aparece Sara. Tão grande e assustadora quanto um tubarão, ela é deslumbrante. Ela faz o tubarão parecer um boboca e o deixa perdidamente apaixonado. Agora, ele não pode fazer nada para conter seu coração de tubarão. Mas como ele mudará seus modos assustadores?
Pancho – Julie Sykes – Ciranda Cultural
PanchoResumo: Pancho está brincando no jardim com seus dois amigos, Ricota e Dudu, quando PLOC! Um pingo de chuva cai sem seu focinho. A porta de casa está fechada. E agora, onde Pancho poderá ir para não se molhar? Ele é um cãozinho cheio de ideias, mas, uma a uma, todas dão errado!
Papai e Cláudio – Mira Lobe – Ciranda Cultural
Papai e CláudioResumo: Cláudio sabe muito bem brincar sozinho porém, acha mais divertido brincar com sua amiga Irma. Mas, o que ele gosta, é de passar o tempo com seu pai.
O patinho grudento – Steve Smallman – Ciranda Cultural
O Patinho GrudentoResumo: Um dia, o senhor Coelho encontrou na floresta um objeto tão delicado, tão pequeno e perfeito que tratou de levá-lo para sua toca limpa e arrumada. Mas esse objeto que parecia perfeito não era o que ele pensava… De repente, saiu de dentro dele um patinho todo melecado! CRECK! O senhor Coelho não queria nada pegajoso e grudento em sua adorável toca, mas este patinho tinha outras ideias… 
Pegue a bola, gatinha – Nicola Parsons – Ciranda Cultural
Pegue a bola, gatinhaA gatinha adora brincar com sua bola de lã vermelha. Ela não quer dividi-la com ninguém! Mas ela logo aprende que brincar sozinha pode ser tedioso.
Descubra o que acontece com a gatinha nesta linda história sobre aprender a compartilhar.
Preste atenção, cãozinho! – Steve Smallamn – Ciranda Cultural
Preste atenção, cãozinhoResumo: Tico é um cachorro muito felizaté um novo cãozinho aparecer! Tico decide ensinar-lhe algumas lições e logo aprende que, no fim, ter um filhote por perto não é tão ruim assim.

 

Quem está aí? – Isobel Gamble – Ciranda Cultural
Quem está aíResumo: A cachorrinha Meiga está se sentindo muito cansada. Ela precisa de uma boa noite de sono, então, volta para sua confortável casinha. Mas que surpresa! Ela descobre que alguém chegou lá primeiro! E agora, quem será que está na casinha de Meiga?

 

O rato, a toupeira e a estrela cadente – H. Benjamin – Ciranda Cultural
O rato, a toupeira e a estrela cadenteResumo: O rato e a toupeira são melhores amigos. Eles compartilham tudo, de brinquedos e piqueniques até segredos e sonhos – até o desejo de encontrar uma estrela cadente mágica! Então, quando a estrela cruza o céu, eles ficam determinados a encontrá-la. Mas desejam tanto ficar com a estrela que perdem a confiança que têm um no outro! Será o fim de uma grande amizade? Um conto emocionante sobre grandes amigos.
O sapo Tidalik – Anne Faundez – Ciranda Cultural
Sapo TidalikResumo: O sapo Tidalik bebeu toda a água da Austrália. Os outros animais estão muito preocupados. Como terão a água de volta? Talvez a pequena enguia tenha a resposta.

 

Se você está contente – Jan Ormerod – Ciranda Cultural
Se você está contenteResumo: Se você está contente bata palmas… ou abane o rabinho, estale o bico e pule bem alto! Uma festa animal baseada na popular rima infantil que é fantástica para ler bem alto e começar a diversão!
Sorria, jacaré, sorria! – An Vrombaut – Ciranda Cultural
Sorria, jacaré, sorriaResumo: Rubi, Léo, Max e Zuzu são amigos que moram na Casa da Mangueira junto com a jacaré Clarabela. De manhã, todos escovam os dentes para ir brincar, mas Clarabela tem dentes demais, e não tem tempo para fazer mais nada. Assim, seus amigos precisam ajudá-la nesta tarefa.
Todos merecem brincar – Brigitte Weninger – Ciranda Cultural
Todos merecem brincarResumo: Saber dividir promove amizade e comunhão. Portanto, uma bola basta para todos, afinal, juntos somos muito mais fortes.
Os três porquinhos e o lobo barrigudo – Silvana de Menezes – Elementar
os três porquinhos e o lobo barrigudoResumo: Era uma vez três porquinhos bem-humorados e um lobo barrigudo. O leitor poderá acompanhar os personagens e divertir-se com o desfecho da história.
Você não consegue dormir, Tina? – Tim Warnes – Ciranda Cultural
Você não consegue dormir, TinaResumo: Tina não conseguia dormir. Ela tentou abraçar o pinguim, dormir de cabeça para baixo, mas nada adiantou. Os uivos de Tina logo acordaram todo mundo! O que cada um de seus amigos poderia fazer para ajudar Tina a pegar no sono?
A vovó que morava em um sapato – Kate Toms – Ciranda Cultural
A vovó que morava em um sapatoResumo: ‘Era uma vez uma vovó que morava em um sapato’ com várias crianças, e com elas a vovó fez um trato. Descubra o que acontece nesta encantadora adaptação de um adorável conto. Como será o dia a dia das crianças com a vovó? Rimas e ilustrações divertidas vão contar para você!
Chega de degradação do solo! – Josep Palau – Ciranda Cultural
Chega de degradação do soloResumo: Entender a natureza é a melhor maneira de aprender a respeitá-la. Você sabia que a terra em que pisa é essencial para a vida no planeta? O urso Ginkgo sabe muito a respeito disso e mostra que com o solo pobre, sujo e infértil muitos animais e árvores não conseguem viver, e até os seres humanos não podem se alimentar e nem apreciar as lindas paisagens do nosso planeta. A poluição, o desperdício e a exploração das fontes naturais prejudicam muito o solo. Precisamos Acabar com toda essa destruição!
A folha mágica – Heidi Howarth – Ciranda Cultural
A folha mágicaResumo: O ursinho está esperando a última folha cair porque pretende fazer um desejo. Ele conseguirá pegar a folha? O desejo dele se tornará realidade? Lindamente ilustrado, este livro incentiva o prazer de ler e contar histórias. Apresenta ainda dicas para os pais e professores explorarem o texto.
No final do arco-íris – H. Benjamin – Ciranda Cultural
No final do arco-írisResumo: Há um tesouro no final do arco-íris! O texugo e a raposa sairão para encontrá-lo. Com a ajuda do esquilo, da mamãe pata e do lebrão, eles realmente encontrarão o tesouro de um jeito muito especial.

 

Parem o desmatamento! – Josep Palau – Ciranda Cultural
Parem o desmatamentoResumo: Entender a natureza é a melhor maneira de aprender a respeitá-la. Existem diferentes florestas ao redor do mundo e o urso panda Ginkgo vai mostrar várias delas: suas cores, formas, os animais que nelas vivem e ainda as ameaças que as rodeiam. Em muitos lugares do mundo, as pessoas não cuidam das árvores e as exploram sem controle algum. Conheça os tesouros escondidos nas florestas e a importância de cuidar delas e de parar com os desmatamentos.

 

 

_______________________________________________________________

AGOSTO / 2015

O cão robô – Mark Oliver – Ciranda Cultural
O cão robôResumo: Em uma fábrica no alto de uma montanha, uma enorme máquina construía cães robôs. Eles saíam da fábrica e eram entregues aos seus donos, que os amavam, brincavam e cuidavam deles. Mas um desses cães, quando estava na esteira transportadora, ficou com uma orelha amassada e acabou sendo enviado para o ferro-velho. O nome dele é Sucata. Ele gostava do pátio e fez amizade com os outros cães que encontrou por lá. Mas todos os cães, mesmo os cães robôs, querem ter um dono. O que Sucata poderá fazer?

 

O cobertor azul do coelhinho – Tatyana Feeney – Ciranda Cultural
O cobertor azul do coelhinhoResumo: Quando a mamãe decide que o cobertor azul precisa ser lavado, o coelhinho fica preocupado. Será que o cobertor continuará igual? Será que o coelhinho se sentirá o mesmo? São as pequenas coisas que amamos que fazem uma grande diferença em nossas vidas.

 

Edgar e o cãozinho – Alison Brown – Ciranda Cultural
Edgar e o cãozinhoResumo: Edgar sempre quis conhecer lugares distantes e fazer coisas extraordinárias. Então ele conhece o cãozinho, e a diversão começa!
O elefante que estava com medo – Rachel Elliot – Ciranda Cultural
O elefante que estava com medoResumo: Quando o pequeno elefante não consegue mais encontrar sua mãe, a selva se torna um ligar assustador. Entre barulhos horripilantes e formas escuras, ele conhece um filhote de leopardo perdido. Como o atemorizado par encontrará o caminho para casa?
Em busca da sabedoria – Aleix Cabrera – Ciranda Cultural
Em busca da sabedoriaResumo: Pessoas raramente eram vistas no caminho rochoso que levava até a montanha em forma de chifre, onde ficava o Templo da Sabedoria. Mas, desta vez, três crianças de diferentes aldeias encontraram-se naquele caminho e elas queriam atingir o mesmo objetivo: receber o conhecimento do homem mais sábio. Os chefes de cada aldeia estavam muito idosos e logo alguém teria de assumir o posto deles. Então, eles escolheram os jovens mais inteligentes para receberem o conhecimento do homem mais sábio.
Escondido na neve – Barbara Taylor – Ciranda Cultural
Escondido na neveResumo: De enormes ursos-polares a fofas raposas brancas, conheça fascinantes truques de diferentes animais. Saiba como eles aprenderam a sobreviver nas regiões mais frias e nevadas do mundo.
A festa secreta da princesa – Hilary Robinson – Ciranda Cultural
A festa secreta da princesaResumo: Você consegue guardar um segredo? Você quer saber como é dormir em um palácio? Ou o que as princesas fazem em festas do pijama? Se sim, você vai adorar ler as cartas da princesa Isabela para a sua amiga Luci, nas quais revela todos os segredos de sua festa do pijama. Mas shhh! Não conte para ninguém.
Hora de dormir, pequeninos! – Claire Freedman – Ciranda Cultural
Hora de dormir, pequeninosResumo: Junte-se a esses amigos sonolentos enquanto se preparam para dormir. Compartilhe as doces rimas e encontre o pequeno esquilo que está se escondendo de sua mamãe, o coelho que perdeu seu ursinho e o ratinho que caiu no sono na hora do jantar!
Não acorde o urso, Lebre! – Steve Smallman – Ciranda Cultural
Não acorde o urso, LebreResumo: Era a festa da primavera, o melhor dia do ano, então por que os animais estavam assustados? Havia ruídos estranhos na velha árvore oca. Lá dentro estava um urso, dormindo sossegado!

 

O peixinho bobinho – John Bush – Ciranda Cultural
O peixinho bobinhoResumo: Nas profundezas do oceano vive um peixinho cujos desejos se realizam. Mas ele é bastante inocente e um dia fez um pedido que desejaria nunca ter feito.

 

Quando o mundo se prepara para dormir – Gillian Shields – Ciranda Cultural
Quando o mundo se prepara para dormirResumo: Quando o mundo se prepara para dormir, o céu escurece e o sol começa a partir. É hora de dormir, e todos estão se preparando para deitar. Assim como os pássaros e as flores, que começam a ficar sonolentos, uma família de adoráveis coelhinhos se prepara para uma boa noite de descanso – escovando os dentes, fechando as cortinas e contando uma história. Com lindas ilustrções e um texto tão suave quanto uma canção de ninar, este livro vai encantar sua hora da história.
O que o coelhinho ouviu… – Sheryl Webster – Ciranda Cultural
O que o coelhinho ouviuResumo: O coelhinho achou que estava ventando muito para ir passear. Mas sua irmã mais velha o levou lá para fora mesmo assim. Porém, toda vez que sua irmã lhe diz algo, o coelhinho entende outra coisa por causa do barulho do vento, se divertindo com a confusão toda.

 

O ratinho animado – Jan Ormerod – Ciranda Cultural
O ratinho animadoResumo: Sou um ratinho que não gosta de ficar parado. Venha comigo e acompanhe o meu gingado! Os corvos, as girafas e os coalas também vão dançar. É hora de cantar, brincar e muito se alegrar! 
Sempre perto – Stéphane Servant – Scipione
Sempre pertoResumo: Aqui estamos mergulhados no coração de uma criança cuja mãe acaba de voar para longe, num dia de grande vento. Mas o pequeno herói atravessa a cidade tentando relembrá-la e ao mesmo tempo descobri-la pelos detalhes que lhe vêm à memória. Sempre perto é um livro que ajuda os pequenos leitores a compreender a idéia da separação e da ausência, tão assustadoras como uma tempestade.

 

Sob a luz da lua – Sheridan Cain – Ciranda Cultural
Sob o a luz da luaResumo: A lua brilhava no céu enquanto a mamãe rata cuidava do seu fiilhote. Lá no alto, um cobertor de estrelas emitia um brilho prateado. O ratinho está prestes a adormecer quando o senhor toupeira diz à mamãe rata que aquele ninho não é seguro. Ela tem que encontrar outra cama para seu filhote, mas onde? 

 

Teobaldo e a bicicleta – Charlotte Middleton – Ciranda Cultural
Teobaldo e a bicicletaResumo: Teobaldo adora sua bicicleta reciclada. Ela foi consertada e enfeitada cuidadosamente pelos pais dele e está linda. Agora, ele se tornou o porquinho-da-índia mais preocupado com o meio ambiente. E está pronto para resgatar o lixo da Vila Amarela e transformá-lo em cosas novas, nessa história cheia de pedaladas.

 

Teobaldo e os dentes-de-leão – Charlotte Middleton – Ciranda Cultural
Teobaldo e os dentes de leãoResumo: Os porquinhos-da-índia que vivem na Vila Amarela gostam tanto de comer folhas de dente-de-leão que lentamente essas plantinhas começam a desaparecer da cidade. Mas Teobaldo sabe que um momento decisivo surge quando resta apenas um dente-de-leão. Será que esse porquinho-da-índia está com a flor que tem o poder de salvar o dia?
Teobaldo e as lagartas – Charlotte Middleton – Ciranda Cultural
Teobaldo e as lagartasResumo: Teobaldo e sua amiga Clarice estão criando seis lagartas como bichinhos de estimação. Eles cuidam atentamente das pequeninas, mas, certo dia, elas desaparecem! Nossos porquinhos-da-índia jardineiros se tornam os detetives da Vila Amarela e, com a ajuda do senhor Natanael, resolvem o mistério das criaturinhas neste colorido conto.
O aniversário de Teddy – Anne Faundez – Ciranda Cultural
O aniversário de TeddyResumo: Teddy está muito animado com o dia de seu aniversário. Mas antes de começar a festa, é preciso enfeitar o quarto, então ele chama seus amigos para auxiliá-lo na tarefa.

 

Aos poucos – Amber Stewart – Ciranda Cultural
Aos poucosResumo: Léo era uma lontra que não sabia nadar. Aos poucos, porém, ele fica mais confiante na água, até conseguir mergulhar e brincar com seus amiguinhos. Este livro procura incentivar os pequenos leitores a aprenderem novas habilidades.

 

Bete, a patinha – Claire Freedman – Ciranda Cultural
Bete, a patinhaResumo: A patinha Bete está se refrescando na lagoa quando o vento leva uma de suas penas fofinhas! – Parem aquela pena! – ela grita, enquanto corre atrás dela. Mas a pena voa cada vez mais longe. Será que Bete conseguirá resgatá-la? Acompanhe a pequena Bete enquanto ela persegue sua pena e divirta-se! 
Boa-noite, Sofia! – Claire Freedman – Ciranda Cultural
Boa noite, sofiaResumo: Está na hora de dormir, mas Sofia não consegue encontrar seu urso favorito, Ted. Sem ele, Sofia não dorme. Talvez com o patinho Quá Quá ou com o gatinho Peludo ela consiga…
Cadê o medo? – Gisleine C. Franklin – Ciranda Cultural
Cade o medoResumo: De maneira divertida, este livro narra um dia na vida de um garoto que tinha medo de hospital e como isso mudou quando ele conheceu uma psicóloga. A história também nos mostra como podemos enganar o medo e preparar os pequenos pacientes, para situações como consultas, exames e internações.
A coisa mais assustadora de todas – Debi Gliori – Ciranda Cultural
A coisa mais assustadora de todasResumo: Tudo em Pepê era pequeno, menos a lista de coisas das quais ele tinha medo. Ela era ENORME! Mas então, uma noite em que Pepê se viu sozinho na floresta escura, ele descobriu que a Coisa Mais Assustadora de Todas não era tão assustadora quanto ele imaginava. Uma linda e encorajadora história sobre um pequeno coelho com uma grande imaginação. 

 

O cowboy Teddy e o quarto de brinquedos bagunçado – Joane Partis – Ciranda Cultural
O cowboy Teddy e o quarto de brinquedos bagunçadoResumo: É hora de arrumar o quarto de brinquedos. Há um pouco de mau humor, algum contratempo. Mas há também um turbulento e bagunçado final feliz.

 

Debaixo da cama – Paul Bright – Ciranda Cultural
Debaixo da camaResumo: Debaixo da cama, há insetos e feras. Um dragão, um crocodilo, realmente uma grande galera. Mas, debaixo da cama, há algo mais…
E o que será que essa criatura faz? Ela é mais que um chafariz. É peluda e tem verrugas no nariz. Você não acreditará no que seus olhos irão ver. Debaixo da cama, uma grande surpresa espera por você!
O desejo perfeito da princesa – Kirsty Neale – Ciranda Cultural
O desejo perfeito da princesaResumo: A princesa Sofia tem um medalhão mágico que faz todos os seus desejos se tornarem realidade. No começo, ela fica muito animada, mas logo percebe que realizar tudo o que quer nem sempre a deixa feliz. Acompanhe a princesa Sofia e suas amigas nesta encantadora história e descubra a verdadeira mágica dos desejos.

 

Dividir – Sally Anne Garland – Ciranda Cultural
DividirResumo: Quando a prima coelhinha vai visita-lo, ele faz uma bagunça sem igual, puxando e empurrando, saltando e pulando, bufando e gritando.
Eca! Ele não é um monstro! – Angela McAllister – Ciranda Cultural
Eca isso não é um monstroResumo: Quando os três ovos do senhor e da senhora Monstro se quebram, os primeiros dois monstros são o Assustador e a Terrível. O senhor e a senhora Monstro ficam muito felizes! Até que o terceiro monstro nasce: ele é fofinho, macio e cor-de-rosa! Ah, não!

 

Estou bem ao seu lado – Claire Freedman – Ciranda Cultural
Estou bem ao seu ladoResumo: O pequeno panda e sua mãe passam os dias juntos, explorando os topos das montanhas nevadas, refrescando-se em riachos de águas geladas e saboreando deliciosos bambus. Todas as noites, eles dormem abraçados, seguros e confortáveis, sob o brilho das estrelas. Mas, enquanto a primavera se transforma em verão, o pequeno panda cresce rapidamente, e chega a hora de sair e explorar o mundo sozinho…

 

Feliz aniversário, Tina! – Tim Warnes – Ciranda Cultural
Feliz Aniversario, TinaResumo: É o aniversário de Tina, mas onde estão todos os seus amigos? Quando ela vai procurá-los, encontra uma trilha de aniversário, cheia de presentes pelo caminho. Ela deverá seguir a trilha para descobrir a grande surpresa.

 

O gato dos sonhos – Ragnhild Scamell – Ciranda Cultural
O gato dos sonhosResumo: O sonho de Júlia era ter um gato. Um dia, ela fez um pedido para uma estrela cadente e Tom apareceu em sua janela! Tom, que estava dando um risinho torto, não era um filhote. Ele era um gato grande e estava todo sujo. Júlia não quis aquele gato, então o espantou dali – mas Tom estava decidido que deveria ser o gato que ela tinha pedido!
George e Silvia – Michael Coleman – Ciranda Cultural
George e SilviaResumo: George ama Silvia e Silvia ama George, mas nenhum dos dois consegue contar ao outro sobre esse sentimento. George acha que é grande e gordo demais para Silvia, e Silvia acha que é pequena e magra demais para o grande forte George. Então, os dois gorilas apaixonados decidem mudar de aparência… 

 

A mágica da fada do dente – Gabby Goldsack – Ciranda Cultural
A mágica da fada do denteResumo: Está faltando pó de fada na Terra das Fadas e a rainha Isabela não está contente com isso. Será que Luz, a fada do dente, e suas amigas fadas conseguirão ter uma ideia para fazer mais pó de fada e poder continuar a fazer mágica? O pequeno leitor poderá acompanhar a aventura de Luz e suas amigas fabulosas na Floresta das Fadas!
Mamãe Rata e seus filhotes – Brigitte Weninger – Ciranda Cultural
Mamãe Rata e seus filhotesResumo: Os dois sapinhos estão sem seus pais. O que acontecerá com eles?  A passarinha, a toupeira e o ouriço não sabem o que fazer. Mas, por sorte, a mamãe rata tem uma solução.

 

Marcos e Mili – Tracey Corderoy – Ciranda Cultural
Marcos e MiliResumo: Tudo que Marcos faz, Mili faz também. Ela estraga tudo! Marcos está cansado. – Eu desejo que você se transforme em um sapo cheio de verrugas e depois desapareça! – ele gritou. Cazim! Cazam! Cazum! De repente, ele não encontrou mais a sua irmã. Oh não! Será que Marcos fez Mili realmente desaparecer?

 

Não! – Tracey Corderoy – Ciranda Cultural
NãoResumo: Rafi era adorável. Todos diziam isso. Até que, um dia, ele aprendeu uma nova palavra… NÃO!

 

Uma noite agitada – Thomas Taylor – Ciranda Cultural
Uma noite agitadaResumo: O sol está se pondo, é hora de dormir, mas Clóvis está sem sono. Ele brinca com os vaga-lumes a noite toda. Então, quando o novo dia surge, Clóvis é o tigre mais cansado da floresta.
Onde está Sansão? – Sam Usher – Ciranda Cultural
Onde está sansãoResumo: Este livro apresenta Sansão, que gosta de se esconder. O pequeno leitor pode ler os versos desta obra enquanto tenta descobrir onde ele está.

 

O pequeno pirata em uma grande confusão – Julie Sykes – Ciranda Cultural
download (35)Resumo: O pequeno pirata tem uma grande ideia para deixar o Entulho do Mar parecendo um verdadeiro navio – uma liquidação no deque. O problema é que ele vende tudo, até mesmo a preciosa papagaia do capitão, e agora está enrascado. O capitão disse que se não a trouxer de volta até o anoitecer, será jogado aos tubarões.

 

O pequeno sabiá perdido – Elizabeth Baguley – Ciranda Cultural
O pequeno sabiá perdidoResumo: Em uma grande floresta, vive um velho lebrão. Todos os dias, ele vai visitar seu amigo, o pequeno sabiá, para ouvir suas alegres canções.
Mas, certa noite, quando uma terrível tempestade arranca as árvores do chão, o sabiá desaparece. O lebrão tem certeza de que o pequeno pássaro se perdeu para sempre…

 

Salvem as espécies em extinção! – Josep Palau i Orta – Ciranda Cultural
Salvem as espécies em extinçãoResumo: Entender a natureza é a melhor maneira de aprender a respeitá-la. Você sabia que milhares de espécies de plantas e animais vivem em nosso planeta? A terra possui uma grande biodiversidade: flores de todas as cores, árvores de diferentes tamanhos, plantas que se adaptam a condições diversas e animais espetaculares. Mas você também sabia que essas espécies estão correndo risco de serem extintas? O urso panda Ginkgo vai mostrar diversos animais e plantas que estão em perigo. A conservação dessas espécies deve ser uma prioridade! Afinal, elas são um imenso tesouro que precisa ser protegido.

 

O sapinho faminto – Joanne Partis – Ciranda Cultural
O sapinho famintoResumo: O sapinho mal pode esperar para conseguir seu almoço, mas encontrar algo para comer não será tão fácil quanto ele imagina. A libélula é muito rápida e o caracol é esperto demais para ele. Então, quando o sapinho está para desistir e voltar para casa, ele vê algo que parece perfeito…

 

Super-heróis! – Steve Smallman – Ciranda Cultural
Super-heróisResumo: Super-Rose em ação! Quando a pequena Rose ganha super calcinhas de presente de Natal, ela fica muito feliz! E quando o papai ganha um traje combinando com o presente da pequenina, ela sabe que terá um longo dia… 
Eu não tenho medo – Dan Crisp – Ciranda Cultural
Eu não tenho medoResumo: Eu não tenho medo de monstros. Podem gritar e rolar de lá para cá. Nem mesmo aqueles com olhos assustadores; eu os convidaria para tomar um chá! Conheça o gato mais destemido de todos. Ele não tem medo de monstros ou qualquer criatura assustadora…

 

 

 

________________________________________________________________

JULHO / 2015

Abigail – Catherine Rayner – Ciranda Cultural
AbigailResumo: Abigail adora contar. É seu passatempo preferido. Mas quando ela resolve contar listras da zebra e as manchas do leopardo, eles simplesmente não ficam parados. O que Abigail vai fazer? 

 

Achados e perdidos – Nye Ribeiro – Roda & Cia
Achados e perdidosResumo: Quem é que nunca achou ou perdeu alguma coisa? Uma história simples, para pequenos leitores, com texto curto e em letra bastão. Com imagens bonitas e divertidas, o livro passa a ideia de que cada um deve ter como seu o que realmente lhe pertence.
Agitar, abanar, remexer – Amanda Leslie – Ciranda Cultural
Agitar, abanar, remexerResumo: Este adorável livro apresenta vários animais multicoloridos que estão escondidos atrás das páginas divididas.
Ao ler a pista, a criança descobre qual animal será revelado.
Amin, o garoto perdido – Aleix Cabrera – Ciranda Cultural
Amin, o garoto perdidoResumo: Amin era um menino sonhador, brincalhão e um pouco distraído. Ele tinha muita sorte de poder se divertir com qualquer coisa e nunca ficava aborrecido. No entanto, depois de uma forte tempestade, Amin se vê sozinho e precisa encontrar sua família novamente. Divirta-se com esta bela história e aprenda mais sobre o princípio 3 dos Direitos das Crianças: A criança tem direito a um nome e a uma nacionalidade.
O amor é um barato – Paulo Netho – Ciranda Cultural
O amor é um baratoResumo: Esta história narra a trajetória amorosa de Tino e Norato, um casal que adorava ver a luz da lua encher um escuro buraco. Mas um dia, por conta da timidez dela e muito por causa do atrevimento dele, o casal brigou e cada um foi para um lado. Nesse instante, eles descobriram que a vida um sem o outro não tem a menor graça.

 

Avô de todo mundo – Nye Ribeiro – Roda & Cia
Avô de todo mundoResumo: Tem avô falante, que vive inventando história. Tem avô esquecido e avô de boa memória. Tem avô com jeito de velho, avô com jeito de menino… Que tipo de avô é o seu? Nesta história tem avô para todo mundo!
De forma poética, com muito humor e criatividade, autora e ilustradora inventam um avô especial para cada situação, e para diferentes lugares do mundo. 
Belas bananas – Elizabeth Laird – Ciranda Cultural
Belas bananasResumo: Beatriz está levando uma penca de belas bananas para seu avô, mas no caminho uma girafa a derruba no riacho – SPLASH! E agora, como Beatriz vai pegar as bananas de volta? Descubra o que ela fará e ainda conheça abelhas famintas, travessos macacos e até um elefante que espirra!

 

Boa noite, durma bem! – Claire Freedman – Ciranda Cultural
Boa noite, durma bemResumo: Artur não consegue dormir. A vovó prepara para ele um leite quente, mas ele não está com sono. Ela canta cantigas de ninar e conta histórias, mas isso não ajuda. Juntos, eles se acomodam e contam vagalumes. Isso é gostoso e aconchegante, mas Artur continua bem acordado. Será que a vovó encontrará uma maneira de ajudar o ursinho a adormecer?
Boi Zambu e o musquitim de direção – Nye Ribeiro – Roda & Cia
Boi ZambuResumo: Boi Zambu vivia muito distraído. Um dia, deu uma topada numa árvore, levou um tombo e encontrou o seu Musquitim de Direção. De forma lúdica e sutil a história traz uma reflexão sobre o autoconhecimento e a importância de nossas escolhas.
Bóris salva o dia – Carrie Weston – Ciranda Cultural
Bóris salva o diaResumo: A turma da professora Cocó está pronta para o espetáculo de final de ano. Mas os sapos e patos que estão a caminho para assistir ficaram presos na lama! Bóris precisa ser o urso mais rápido, mais forte, mais corajoso… para garantir que o espetáculo possa continuar.
Bóris vai para a escola – Carrie Weston – Ciranda Cultural
boris-vai-para-a-escola-carrie-weston-8538025457_300x300-PU6e7ec831_1Resumo: O dia em que a professora Cocó diz que um novo aluno chegará à sala, todos ficam animados. Então, quando Boris dá os seus primeiros passos marrons peludos e amedrontadores, todos os alunos ficam assustados. Boris só queria fazer amigos, então algo acontece que ajuda bóris a fazer exatamente isso.
Braquiossauro – um dinossauro grandalhão – Anna Obiols – Ciranda Cultural  
BraquiossauroResumo: Este livro propõe ao pequeno leitor uma história para se divertir e aprender ao mesmo tempo com a aventura de um garoto e seu amigo, um dinossauro. Ao fim do livro, informações sobre as características da criatura pré-histórica.
O bule de chá da bisa Marieta – Nye Ribeiro – Roda & Cia
O bule de chá da bisa MarietaResumo: O bule de chá da bisa Marieta é de ágata branca com elefantes azuis, combinando com as xícaras. As latas de biscoitos da bisa Marieta são tão velhinhas quanto ela! Ficam sempre no armário da cozinha, na prateleira de cima, bem no alto. E você nem tem ideia do que ela guarda nessas latas: rosquinhas, sequilhos, bolachinhas recheadas… Com muita imaginação e riqueza de detalhes, Alice vai juntando lembranças de um tempo bom, na casa da bisa.
A cabra, o burro e o barulho – Simon Puttock – Ciranda Cultural
A cabra, o burro e o barulhoResumo: Certa noite, depois da hora de ir para a cama, a cabra ainda está acordada, pois ouviu um barulho no andar de baixo. Ela tem certeza de que há ao menos um bandido lá. Então, quando a cabra vai ao quarto do burro e encontra a cama dele vazia, conclui que ele só pode ter sido sequestrado! A cabra sabe que precisa ser corajosa e descobrir quem está fazendo tanto barulho na cozinha. Ufa, que noite!
Camila – a fada dos doces – Tim Bugbird – Ciranda Cultural
Camila – a fada dos docesResumo: O sonho de Camila se torna realidade quando a Fada Rosa da Mensagem lhe entrega sua primeira varinha de condão. Ela mal consegue esperar para usá-la, mas logo descobre que ser uma Fada dos Doces é mais difícil do que imaginava. Tudo parece dar errado para Camila, até que a fadinha pede ajuda para suas amigas. Só então é que ela descobre o que essa varinha especial realmente pode fazer.
O castelo dos sorrisos – Aleix Cabrera – Ciranda Cultural
O castelo dos sorrisosResumo: Em um triste vale, vivia um ogro preguiçoso. Ele era tão preguiçoso e mesquinho que sempre tentava fazer as pessoas trabalharem para ele sem receberem nada em troca. No dia em que ele recebeu o maior de todos os seus trabalhos, resolveu enganar as pessoas dos vilarejos vizinhos e fazer todas as crianças trabalharem sem descansar. Isso aconteceu até que uma das crianças mudou as coisas ao fazer o ogro descobrir o poder do sorriso. A história é inspirada no princípio 9 dos Direitos das Crianças.
O ciclo da água e outras histórias – Sylvio Panza – Ciranda Cultural
O ciclo da água e outras históriasResumo: Pedro quer muito um cachorro! Ele sai à procura de um, mas o que acontece quando, em vez de um cãozinho, ele encontra um monstro?
A cor esquecida – Aleix Cabrera – Ciranda Cultural
A cor esquecidaResumo: As crianças da família Kandel vivem em um mundo sem cor. Quando veem o arco-íris em um dia chuvoso, começam a se perguntar por que o seu mundo é preto e branco, e decidem viajar ao redor do globo procurando pelas cores. No entanto, a resposta está muito mais perto do que eles podem imaginar. Este livro toma como base de sua história o sétimo princípio dos Direitos das Crianças – segundo o qual elas têm o direito de receber uma educação que propicie a cultura geral, a fim de que sejam capazes de se desenvolver perante a sociedade com as mesmas oportunidades das demais.
Corra, ratinho! – Shirley Isherwood – Ciranda Cultural
Corra, ratinhoResumo: Durante o dia, o ratinho é acordado por um estranho barulho, que fica cada vez mais alto… e vai direto em sua direção. Ele corre para salvar sua vida, mas há perigo por todos os lugares. Será que ele vai encontrar um novo lar seguro…? Essa aventura mostra a vida deste e de outros animaizinhos.
Em busca da sabedoria – Aleix Cabrera – Ciranda Cultural
Em busca da sabedoriaResumo: Pessoas raramente eram vistas no caminho rochoso que levava até a montanha em forma de chifre, onde ficava o Templo da Sabedoria. Mas, desta vez, três crianças de diferentes aldeias encontraram-se naquele caminho e elas queriam atingir o mesmo objetivo: receber o conhecimento do homem mais sábio. Os chefes de cada aldeia estavam muito idosos e logo alguém teria de assumir o posto deles. Então, eles escolheram os jovens mais inteligentes para receberem o conhecimento do homem mais sábio.
Descubra as borboletas – Alejandro Algarra – Ciranda Cultural
Descubra as borboletasResumo: Você já deve ter parado para apreciar o vôo de uma borboleta. Agora, acompanhe umas delas pelas páginas deste livro e descubra muitos segredos sobre a vida desses insetos maravilhosos. Você vai ver como vivem, como elas se alimentam e se reproduzem. Você ficará surpreso com a incrível transformação da lagarta em borboleta. Além disso, o livro também contém fatos interessantes sobre borboletas, e vai lhe ensinar sobre o importante papel que desempenham no ambiente, mostrando a relação entre as borboletas e os seres humanos.
O desejo especial do ursinho – Gillian Lobel – Ciranda Cultural
O desejo especial do ursinhoResumo: O ursinho tem um desejo muito especial. Ele quer encontrar o melhor presente de aniversário do mundo para sua mãe. Então, ele o vê – uma estrela brilhante e mágica. Perfeito! Mas como um ursinho pode pegar uma estrela do alto do céu e tornar real seumais belo desejo? Talvez, com a ajuda de seus amigos, ele consiga… Uma adorável história sobre a mágica da amizade e do amor.
Um dia especial – Christine Leeson – Ciranda Cultural
Um dia especialResumo: Dois pequenos ratos estão brincando na neve em uma manhã de Natal quando avistam uma criatura encantadora. Voando pelo céu, com o sol brilhando em suas asas, é uma visão mágica de tirar o fôlego. Mas, enquanto a admiram, a maravilhosa criatura cai direto no chão. Existe algo que os ratinhos possam fazer para ajudá-la antes que seja tarde?

 

Um dia mágico – Claire Freedman – Ciranda Cultural
Um dia mágicoResumo: Com o brilho dourado que surge as sombras da noite vão sumindo. É o despertar de um dia mágico, e o pequeno cervo ainda está dormindo. Os pequenos leitores podem acompanhar os animais enquanto acordam para um novo dia.
Um dinossauro muito, muito grande – Richard Byrne – Ciranda Cultural
Um dinossauro muito, muito grandeResumo: Quando um dinossauro grande e exibido aprende a dividir, ele descobre dois novos amigos muito, muito bons.
Dona Conceição e seu cão – Helga Bansch – Ciranda Cultural
Dona conceição e seu cãoResumo: Dona Conceição não gosta de sair de casa, pois, se sair, tem de cumprimentar os vizinhos e isso para ela é uma chateação. Para Bodó, seu cão, está tudo bem dessa forma, até que um dia seu coração fala mais alto. Um livro que aborda a felicidade e o amor de forma diferente, mostrando que esses sentimentos estão dentro de cada um de nós e precisam ser compartilhados.
Durma bem, gatinho – Adèle Geras – Ciranda Cultural
Durma bem gatinhoResumo: Acompanhe o gracioso gatinho enquanto ele busca um lugar confortável para descansar. A cadeira é muito dura, a caixa é muito pequena e o guarda-roupa está cheio de sapatos. Onde mais o gatinho poderá procurar? Será que ele encontrará o lugar perfeito.

 

Escondido na areia – Barbara Taylor – Ciranda Cultural
Escondido na areiaResumo: De camaleões que mudam de cor a caçadores das areias, conheça fascinantes truques de diferentes animais! Saiba como eles aprenderam a sobreviver nos desertos quentes e secos.

 

A estrela dos desejos – Christina Butler – Ciranda Cultural
A estrela dos desejosResumo: O Ratinho Cinzento e o Ratinho Castanho são os melhores amigos do mundo; estão sempre juntos e partilham tudo entre eles. Certa noite, vêem uma Estrela dos Desejos muito cintilante a cair na direcção do lago. Os dois amigos apressam-se, rio abaixo, para a encontrar. Mas há um grande, grande problema: há apenas uma estrela, e ambos os ratinhos querem pedir um desejo…
Eu e minha mamãe – Alison Ritchie – Ciranda Cultural
Eu e minha mamãeResumo: A mamãe da ursinha é muito esperta. Ela consegue fazer qualquer coisa. Sabe rugir, deslizar sobre o gelo, nadar muito bem e não tem medo de escuro. Mas o que ela faz de melhor é dar abraços apertados na ursinha.

 

Uma fadinha encantada – Julia Hubery – Ciranda Cultural
Uma fadinha encantadaResumo: Uma Fadinha Encantada – A ratinha adora sua nova roupa de fada. – Eu sou uma fada de verdade! – ela diz, enquanto gira e balança sai varinha cintilante. Fabi tenta voar, mas despenca no chão. Então, ela decide realizar desejos. Mas será que Fabi realmente consegue fazer alguma magia?
 Fred e Bete – Amanda Leslie – Ciranda Cultural
Fred e beteResumo: Levante as abas e veja como Fred e Bete passam um dia adorável no parque com seus amigos. Eles nadam, brincam na areia e comem guloseimas deliciosas. Eles se divertiram? Sim!
O garoto do algodão – Alex Cabrera – Ciranda Cultural
O garoto de algodãoResumo: Além de onde o sol se põe, havia um lugar chamado Terra do Algodão. Todos sabiam que o reino era branco, porque ele estava repleto de campos de algodão e de rebanhos de ovelhas. O destino do reino mudou com o nascimento do primeiro e único filho do rei. Ele era muito frágil, e precisava ser protegido. Divirta-se com esta bela história e aprenda mais sobre o princípio 2 dos Direitos das Crianças: “A criança deve se desenvolver em condições de liberdade e dignidade”.
Os guardados da vovó – Nye Ribeiro – Roda & Cia.
Os guardados da vovóResumo: A menina vai passar as férias na casa dos avós, que comemoram Bodas de Diamante. Convivendo mais de perto com eles, descobre o sentido do amor verdadeiro e o valor das lembranças, cartas e objetos antigos, guardados por tantos anos.
Guto vai à escola – Kate Petty – Ciranda Cultural
Guto vai à escolaResumo:  “Não fique entediado, Guto!” – gritavam Flora e Dora ao irem para a escola. As irmãs de Guto estavam muito ocupadas para pensar no que ele fazia em casa. Elas nem imaginavam que Guto tinha sua própria escola.
O homem caracol – Aleix Cabrera – Ciranda Cultural
O homem caracolResumo: O homem caracol é um viajante que vai de um lugar a outro levando consigo tudo que encontra pelo caminho. Ele viaja por prazer em um mundo em que os diferentes povos mal se falam. Sem perceber isso, ele dá objetos de outros lugares, com os quais as crianças conseguem solucionar seus problemas. Este livro toma como base de sua história o décimo princípio dos direitos das crianças – segundo o qual elas devem ser protegidas de práticas discriminatórias.
João Alberlino – Nye Ribeiro – Roda & Cia
João AlberlinoResumo: João Alberlino Fonseca, mais conhecido por Alberlino, ficava sempre escondido em algum canto. Nariz escorrendo, óculos grandes e grossos, como fundo de garrafa, Alberlino era ignorado por todos a sua volta. Muito tímido, preferia não ser notado. Não reclamava de nada, não sentia, não escutava, não reagia… até que um dia… O que será que aconteceu com esse menino?
Lá vem o circo – Nye Ribeiro – Roda & Cia
Lá vem o circoResumo: Quem é que nunca teve medo do palhaço, não tentou imitar o mágico, nem sentiu um friozinho na barriga ao ver o trapezista nas alturas? Há um pedacinho do circo na memória de cada um de nós. Venha conhecer e se deliciar com os personagens desta história!
Lorotas e fofocas – Nye Ribeiro – Roda Viva
Lorotas e fofocasResumo: Um dia, Dona Maroca encontra Dona Marieta. Lorota daqui, fofoca dali… Até que aparece Dona Sofia, espalhando amor e alegria”. Por meio de uma brincadeira com os nomes dos personagens, muito humor e imaginação, a história ressalta alguns valores humanos.

 

Macaquice – Nye Ribeiro – Roda & Cia
MacaquiceResumo: Na árvore dos passarinhos havia dez macaquinhos. De um em um, eles vão se distraindo com alguma coisa e saltando da árvore. Mas nada como uma gostosa surpresa no final da história! De forma poética e divertida, a autora e a ilustradora brincam com os numerais de um a dez.
A maior coisa do mundo – Kenneth Steven – Ciranda Cultural
A maior coisa do mundoResumo: Uma tocante história de amor, com uma surpresa guardada em uma página especial. 
Os mais fortes e os mais fracos – Camilla de la Bédoyère – Ciranda Cultural
Os mais fortes e os mais fracosResumo: Prepare-se para entrar no estranho e maravilhoso reino animal! De coelhos a rinocerontes, surpreenda-se com os opostos do mundo animal.
Uma manhã mágica – Claire Freedman – Ciranda Cultura
Uma manhã mágicaResumo: Em uma manhã de verão, caminhando em grama orvalhada de uma floresta sombria, mamãe ursa e ursinho vão ver o dia nascer. Quando a lua desaparece e as estrelas se vão, esquilos, ratos e outras criaturas da floresta aos poucos despertam. Esse livro rimado fala sobre uma manhã muito mágica.
Medo de quê? – Flávia Côrtes – DCL
Medo de quêResumo: A menina desta história tem tantos, mas tantos medos que se assusta com a própria sombra. Todo mundo tem medo de alguma coisa. Mas por quê? Flávia Côrtes, em ‘Medo de quê?’, não responde a essa pergunta, mas questiona a personagem medrosa e, consequentemente, o pequeno leitor. As ilustrações de Ivan Zigg combinam humor e fobia de maneira encantadora.

 

A menina e a chave – Nye Ribeiro – Roda & Cia
A menina e a chaveResumo: Heloísa tinha uma pequena caixa de madeira, forrada de veludo vermelho, onde guardava todos os seus segredos. Um dia, enquanto brincava no jardim, perdeu a chave da sua preciosa caixinha. Ao sair procurando seus segredos, a menina mergulha em um mundo encantado, onde se depara com incríveis personagens e acaba encontrando a chave preciosa – a que abre todas as portas.
Meu primeiro dicionário: cada palavra tem uma história – Richard Scarry – WMF Martins Fontes
Meu primeiro dicionárioResumo: Este não é um dicionário formal, com verbetes e explicações. Para cada de uma cena criada pelo grande ilustrador Richard Scarry, que marcou época com seus personagens adoráveis, desenvolve-se um texto curto, que conta uma história, faz uma pergunta ou descreve uma situação, destacando uma determinada palavra. A partir de figuras divertidas, sem se aborrecer, a criança é levada a refletir, adquire noções de leitura e de ordem alfabética.
Minha mãe é uma bruxa? – Liz Martinez – Farol
Minha mãe é uma bruxaResumo: Juca sempre desconfiava que sua mãe fosse uma bruxa e por isso passou a estudar todos os livros de magia que tratavam do assunto. Ainda na dúvida, ele começa a analisar o comportamento dela e acaba descobrindo que como ela, uma bruxa moderna, existem muitas outras e do bem.

 

Mirtilo andou aprontando – Sara Agostini – Ciranda Cultural
Mirtilo andou aprontandoResumo: Que coisa boa brincar pulando e correndo por toda a casa! Mas atenção: de repente se ouve CREC! Alguma coisa quebra. O que terá acontecido? Mirtilo andou aprontando e vai ter que explicar: ele vai aprender que, para se sair bem em uma situação dificíl, é muito melhor ser sincero.
Mirtilo deixa as fraldas – Sara Agostini – Ciranda Cultural
Mirtilo deixa as fraldasResumo: Para Mirtilo chegou a hora de tirar as fraldas: mamãe e papai compraram para ele um lindo troninho em forma de hipopótamo. O que vai acontecer? Mirtilo se sente mais livre, tanto que no começo se esquece de que não está usando fralda e se molha um pouco… Mas no fim, quando consegue fazer xixi, que satisfação! Agora ele vai dar a fralda para o ursinho Oreste.
Mirtilo faz birra – Sara Agostini – Ciranda Cultural
Mirtilo faz birraResumo: Mirtilo está aborrecido e nada dá certo para ele – faz birra por qualquer coisa e sua mãe não sabe mais como lidar com isso. O que vai acontecer? Depois de bufar e reclamar, Mirtilo descobre que há um jeito muito eficiente para fazer o nervosismo e o cansaço desaparecerem rapidamente.
Mirtilo não quer dormir – Sara Agostini – Ciranda Cultural
Mirtilo não quer dormirResumo: Está escuro no quarto e o pequeno Mirtilo não consegue dormir: ele acha que está vendo monstros… Que medo! O que será que Mirtilo viu em seu quarto? Com a ajuda da mamãe e do papai, ele vai descobrir que não há nada a temer, e que, ás vezes, o que parece um monstro nada mais é do que um pouco de bagunça.
Mirtilo, não tenha medo – Sara Agostini – Ciranda Cultural
Mirtilo, não tenha medoResumo: No parquinho, os outros filhotes pedalam depressa nas suas bicicletas sem rodinhas, mas Mirtilo ainda não tirou as rodinhas da sua. O que os amiguinhos vão pensar dele? Quando o papai tira as rodinhas da bicicleta de Mirtilo, o pequenino fica com muito medo, mas depois tenta pedalar. Com um pouco de paciência ele vai conseguir, e perceber que é uma brincadeira muito divertida.

 

Mirtilo vai para a escola – Sara Agostini – Ciranda Cultural
524585_mirtilo-vai-para-a-escola-693459_L1Resumo: Falta só um dia para as aulas começarem: como será? Haverá amigos para brincar? A professora vai ser simpática? Mirtilo vai começar uma nova e emocionante aventura, e assim descobrir que as mudanças que às vezes assustam podem se transformar em belas surpresas.
O monstro monstruoso da caverna cavernosa – Rosana Rios – DCL 
O monstro monstruoso da caverna cavernosaResumo: O monstro monstruoso da caverna cavernosavivia contente, devorando sorvetes e nãoprincesas, como era sua obrigação. Até queum dia recebe uma carta da Associação dosMonstros para cumprir seus deveres. Daí suavida muda completamente e ele descobre queé possível fazer o que realmente gosta.

 

 

 

Muito bem, Bóris! – Carrie Weston – Ciranda Cultural
Muito bem, BórisResumo: No dia em que a professora Cocó leva seus alunos para acampar, todos ficam muito animados. E Bóris é o maior, mais corajoso e mais prestativo campista de todos. Ele está pronto para entrar em ação sempre que seus pequenos colegas de classe estiverem com problemas.
A natureza e outras histórias – Sylvio Panza – Ciranda Cultural
A natureza e outras históriasResumo: Quem não gosta de rimas? E quem gosta da natureza? Juntando isso num só livro, o resultado é diversão, com certeza!

 

No quarto da Estelinha – Paulo Netho – Ciranda Cultural
No quarto da EstelinhaResumo: A Estelinha quer dormir, mas parece que justamente naquela noite, tudo quanto é tipo de inseto resolve visitá-la e outras coisinhas mais. Tal invasão a irrita muito e ela reclama de quase tudo. Será que a menina vai conseguir dormir em paz?

 

Olhos de ver – Nye Ribeiro – Roda & Cia.
Olhos de verResumo: Quando giramos um caleidoscópio, as imagens vão se formando e se transformando a cada instante. Tudo muda o tempo todo. Com linguagem poética, um pouco de mistério, brincadeira, humor, imagens atraentes e divertidas, este livro encanta “pequenos” e grandes leitores.
Os ovos de Dora – Julie Sykes – Ciranda Cultural
Os ovos de DoraResumo: A galinha Dora está orgulhosa de seus ovos e deseja mostrá-los às amigas. Mas a pata Paula está ensinando seus patinhos a nadar e a porca Pepa está brincando com seus porquinhos. Ao observar os filhotes dos outros animais, Dora não consegue deixar de achar que eles são muito mais lindos do que seus ovos marrons e lisos. Então ela volta para o galinheiro sentindo uma enorme tristeza.
A ovelha Rosa da dona Rosa – Donaldo Buchweitz – Ciranda Cultural
A ovelha rosa da dona rosaResumo: Somos todos importantes e todos nós temos características próprias que precisam ser respeitadas. Este livro nos estimula a viver em harmonia com todas as pessoas independente das diferenças.
Pedro quer um cachorro! – Ekaterina Trukhan – Ciranda Cultural
Pedro quer um cachorroResumo: Pedro que muito um cachorro! Ele sai à procura de um, mas o que acontece quando, em vez de um cãozinho, ele encontra um monstro?
O pequeno Pepe e o desejo do arco-íris – Elizabeth Baguley – Ciranda Cultural
O pequeno pepe e o desejo do arco irisResumo: Pepe é um ratinho muito tímido. Ele adoraria brincar com Milu e Sam, mas não sabe como dizer isso. Se ao menos ele tivesse algo para dar-lhes de presente…Assim eles poderiam tornar-se amigos. Então, um arco-íris estava muito longe e, por mais que tentasse, Pepe não conseguia alcançá-lo… Além de um inspirador conto de coragem e amizade, um lindo e brilhante arco-íris em cada página.
Os pequenos piratas – Aleix Cabrera – Ciranda Cultural
Os pequenos piratasResumo: Depois de tantos anos no mar, Pólvora Verde, um dos mais assustadores piratas, já não tem tanta facilidade para encontrar tesouros escondidos, por isso, quando ele toma conhecimento dos pequenos piratas, decide fazer um acordo com eles: procurarem o tesouro juntos. Mas quando conseguem encontrá-lo, o velho corsário resolve lançar as crianças para fora do barco. A história é inspirada no princípio 8 dos Direitos das Crianças, que afirmam que, em qualquer circunstância, as crianças precisam estar entre os primeiros a receber proteção e socorro.
Perdido na neve – Linda Jennings – Ciranda Cultural
Perdido na neveQuando Lulu vê a neve pela primeira vez, ele fica surpreso. É maravilhoso! Logo, o pequeno corre para fora para brincar com seus irmãos, mas um cachorro grande e assustador aparece e disperça os filhotes. Lulu corre muito, e quando finalmente para, percebe que está sozinho e perdido. Como ele encontrará o caminho de volta para sua casa quentinha e segura? 
Os pintinhos de Dora – Julie Sykes – Ciranda Cultural
Os pintinhos de DoraResumo: Chegou a hora de a galinha Dora alimentar seus seis pintinhos, mas ela não consegue encontrá-los. Então, ela sai para procurá-los. Quem é aquele seguindo os filhotes da porca Popys, e quem está prestes a pular no lago com os patinhos da pata Paty? Um por um, Dora resgata seus printinhos, mas ainda fica faltando um. Onde ele pode estar?
A pipa de Sam – Jonathan Emmett – Ciranda Cultural
A pipa de SamResumo: Sam e papai fizeram uma pipa. Ela era muito grande. Ela era muito ligeira. Sam não via a hora de vê-la voar, mas o papai diz que ele é pequeno demais para soltá-la. É preciso alguém maior!

 

Por que os animais fazem coisas engraçadas? – Ciranda Cultural
Por que os animais fazem coisas engraçadasResumo: Por que os ursos hibernam? Por que os gatos se lambem? Por que os gatos gostam de cantar? Por que os crocodilos abrem a boca? Por que as aranhas fazem teias? Este livro traz respostas para essas e outras perguntas que as crianças geralmente fazem sobre os animais.
Por que os animais têm corpos tão diferentes? – Ciranda Cultural
Por que os animais tem corpos tão diferentesResumo: ‘Por que as tartarugas têm cascos?’; ‘Por que as mamães cangurus têm um bolso na barriga?’; ‘Por que os elefantes têm um nariz tão comprido?’; ‘Por que os papais leões têm uma cabeleira tão engraçada?’. Este livro interativo busca responder estas e outras questões.
Prontos para ir dormir! – Jane Johnson – Ciranda Cultural
Pronto para ir dormirResumo: “Ah! Paz e silêncio, finalmente!” – Suspirou a mamãe coelha, colocando seus filhotes na cama. Mas isso não durou por muito tempo! Seu filhote ainda é um coelhinho agitado, saltitante e corredor. A mamãe coelha precisa usar todos os artifícios que ela conhece até ele dormir. Será que alguma coisa vai funcionar? 
Que barulho foi aquele? – Norbert Landa – Ciranda Cultural
Que barulho foi aqueleResumo: O grande urso come fazendo um barulho muito alto! Os coelhos que moram na vizinhança estão assustados. Que barulho terrível foi aquele? Será um monstro assutador? Mas o grande urso não é um monstro. Ele é gentil e amigável, e tudo o que deseja é ter um amigo…
O que cabe num livro? – Ilan Brenman – DCL
O que cabe num livroResumo: Esta obra busca colocar a criança em contato com as dimensões dos objetos e seres. O autor aborda sobre coisas grandes e pequenas, animadas ou sem vida, onde procura incentivar o pequeno leitor a descobrir histórias de dinossauros, aviões, insetos e brinquedos, além de desvendar as formas e cores por meio da leitura e do contato com o objeto livro.
O que me faz feliz? – Heidi Howarth – Ciranda Cultural
O que me faz felizResumo: As florestas estão diminuindo e o número de pandas que vive em seu habitat também. Acompanhe a história da pequena panda e veja como sua mãe a ensina a sobreviver e mostrar-lhe toda a beleza da floresta de bambu. As maravilhas da China e as lindas paisagens e sensações a deixam feliz como nunca. 
O que me faz ficar triste? – Heidi Howarth – Ciranda Cultural
o-que-me-faz-ficar-triste-heidi-howarth-8538035886_200x200-PU6e7ecc44_1Resumo: Os ursos polares passam muito tempo sobre o gelo. Mas com o derretimento das calotas polares e as grandes áreas oceânicas, é difícil encontrar alimento. Será que a mamãe ursa e seu filhote conseguirão fazer a travessia a tempo para conseguirem se alimentar? Às vezes, a vida pode ficar tão complicada que parece impossível encontrar uma forma de superar as dificuldades. Acompanhe essa família enquanto a luta pela sobrevivência é fortalecida pela única coisa que eles têm: o amor e a força da união.
O que me faz sentir medo? – Heidi Howarth – Ciranda Cultural
O que me faz sentir medoResumo: Ser um leopardo significa muitas coisas, como ser forte, valente e corajoso. Mas e se você fosse o único Leopardo um pouco medroso? Divirta-se com o pequeno Leopardo enquanto ele aprende que ter medo não faz dele um fraco, mas sim seguro. E que sua família pode não ser tão forte, valente e corajosa como ele imagina.

 

O que tem para o almoço? – Claire Freedman – Ciranda Cultural
O que tem para o almoçoResumo: – Socorro! – cacarejou a galinha. – O raposo da cidade está vindo nos comer! É a primeira vez que o raposo da cidade vai a fazenda, e ele está com muita fome! – O que tem para o almoço? – ele pergunta, lambendo os beiços. Com muito medo, os animais da fazenda armam um plano maluco para enganá-lo. Mas será que eles vão conseguir se livrar do raposo faminto? 
Quem é, quem é? Festa à fantasia – Anna Claudia Ramos – DCL         
Quem é, quem éResumo: Uma festa muito animada vai começar agora! Mas não é uma festa qualquer, ela é à fantasia. Todos são convidados para se divertir e brincar: Vamos adivinhar Quem é, Quem é? Escrito por Anna Claudia Ramos a partir de desenhos da ilustradora Anielizabeth, o livro resgata as antigas brincadeiras de adivinhações. As crianças vão adorar as adivinhas e seus pais relembrarão os bons momentos da infância.
Ricky e o novo mundo – Aleix Cabrera – Ciranda Cultural
Ricky e o novo mundoResumo: Ricky perdeu a visão e está assustado. Ele sente como se, de repente, o mundo tivesse ficado menor. Mas, aos poucos, percebe que ao seu redor há objetos, animais e pessoas que podem ajudá-lo a andar na escuridão. Juntos, eles restabelecem sua confiança e segurança e mostram que o mundo não tem limites quando não se deseja que tenha. A história é inspirada no princípio 5 dos Direitos das crianças, que afirma que as crianças com deficiência têm direito de receber tratamento, educação e cuidado.
Roda de letrinhas de A a Z – Nye Ribeiro – Roda & Cia
Roda de letrinhas de A a ZResumo: Em sua segunda edição, ”Roda de Letrinhas de A a Z” apresenta poemas com todas as letras do alfabeto. Brincando com as palavras, ideias, sons e rimas, este livro favorece a criação literária de seus pequenos leitores, ajudando-os a descobrir o mundo da leitura e da escrita.
Sissi e o pássaro – Catherine Rayner – Ciranda Cultural
Sissi e o pássaroResumo: Sissi é a única dragoa em todo o mundo, e é muito sozinha. Até que um dia ela encontra o Pássaro… minúsculo e extrovertido, bem diferente de uma enorme dragoa. Por alguma razão, ele muda a vida de Sissi para sempre.
O tesouro enterrado do capitão Tchibum – Peter Carter – Ciranda Cultural
O tesouro enterradoResumo: O capitão Tchibum é como qualquer outro pirata. Ele captura navios, faz seus inimigos andarem sobre a prancha e enterra tesouros por todo o mundo. Mas o capitão Tchibum tem três segredos…

 

Tiranossauro rex – Anna Obiols – Ciranda Cultural
Tiranossauro rexResumo: Junte-se a este simpático e criativo garoto e o seu grande companheiro: um dinossauro! Uma história encantadora para se divertir e aprender ao mesmo tempo!                                                                                                            

 

Torta de pombo, que estrondo! – Debbie Singleton – Ciranda Cultural
Torta de pombo, que estrondoResumo: Na fazenda do Bezerra, o espantalho foi destruído por um bode travesso, deixando o milharal desprotegido, na mira de cinco pombos famintos. Mas o pintinho tem um plano para botar todos eles para correr!

 

Tricerátopo – Anna Obiols – Ciranda Cultural
TricerátopoResumo: Junte-se a este simpático e criativo garoto e o seu grande companheiro: um dinossauro! Uma história encantadora para se divertir e aprender ao mesmo tempo!

 

Ursinho brincalhão diz amarelo – Ian Whybrow – Ciranda Cultural
Ursinho brincalhão diz amareloResumo: O Ursinho Brincalhão adora amarelo e adora dizer ‘amarelo’ também. Quando ele se prepara para dormir, vê uma toalha vermelha, um sabonete cor-de-rosa, uma pasta de dentes azul e uma porção de brinquedos coloridos, mas será que ele vai parar de dizer ‘amarelo’?

 

Ursinho brincalhão em um dia agitado – Ian Whybrow – Ciranda Cultural
Ursinho brincalhão em um dia agitadoResumo: Quando o Ursinho Brincalhão acorda, ele só pensa em passear. Anda pela cama do papai, vai até o rádio, ao parque, passa por uma poça e caminha com os patos. Será que ele ainda vai querer passear quando for hora de ir dormir?

 

O ursinho e a Lua sorridente – Gillian Lobel – Ciranda Cultural
O ursinho e a Lua sorridenteResumo: O ursinho Melado não consegue dormir. Pela janela, ele vê a lua brilhando forte, como se fosse dia. O ursinho Melado e seus dois amigos, Lili e Tico, descobrem um caminho brilhante e saem para tomar um chá com a lua. Mas o caminho se torna muito comprido, o vento mais frio e, de repente, fica tudo escuro. Para onde a lua terá ido?

 

Vote em mim! – A campanha de eleição dos animais – Martin Baltscheit – Ciranda Cultural
Vote em mimResumo: De quatro em quatro anos, os animais elegem um rei. O leão adora as eleições, pois todos sempre o elegem. Mas, desta vez foi diferente. Um ratinho cinza diz: ‘Para que serve uma eleição, se não temos opção? Você precisa de um adversário, do contrário, nada disso faz sentido! O leão concordou e, assim, começou a campanha eleitoral dos bichos! Mas não foi só o ratinho que quis ser rei…

 

 

 

____________________________________________________________

JUNHO / 2015

Uma amiga diferente – Márcia Honora – Ciranda Cultural
Uma amiga diferenteResumo: ‘Uma amiga diferente’ conta a história de um zangão filhote que conhece uma abelha diferente das outras e descobre neste contato uma amizade para toda a vida. Acompanha CD com histórias contada em LIBRAS, caracteres ampliados e livro narrado. 
Artes – Antonio Jonas Dias Filho – Ciranda Cultural
2Resumo: Teatro, cinema, televisão, música… muitas são as influências africanas em todas essas modalidades artísticas e culturais no Brasil. Convido você, neste livro, a conhecer mais sobre filmes, peças, canções e novelas tão populares no nosso país que tiveram a importante contribuição afrodescendente. 
Atualidades em africanidades – Antonio Jonas Dias Filho – Ciranda Cultural
8Resumo: Na política, na moeda, na educação, muitas são as conquistas da população brasileira nos últimos anos. Venha conhecer, neste livro, todas essas conquistas na vida diária dos afrodescendentes, além das muitas vitórias que enchem de orgulho nosso país. 
O canto de Bento – Márcia Honora – Ciranda Cultural
O canto de bentoResumo: ‘O canto de Bento’ conta a história de um maestro bem-te-vi que tinha o sonho de ter um filho que continuasse seu trabalho na jabuticabeira. As coisas vão ter que ser adaptadas quando descobrem que Bento, o filho do maestro, não sabia cantar como os outros pássaros. Acompanha CD com histórias contada em LIBRAS, caracteres ampliados e livro narrado.

 

Culinária afro-brasileira – Antonio Jonas Dias Filho – Ciranda Cultural
culináriaResumo: Você gosta de cuscuz? E de canjica? Hummm… Neste livro, você vai conhecer muitas coisas deliciosas que fazem parte dos nossos hábitos alimentares que são herança dos africanos que aqui chegaram, além de aprender a fazer uma deliciosa feijoada e cocada de sobremesa. Mãos à obra!
A descoberta de Leila – Márcia Honora – Ciranda Cultural
A descoberta de LeilaResumo: A descoberta de Leila – Conta a hotória de Leila, uma ovelha que tinha uma péssima mania de tratar as outras ovelhas com muito preconceito, reparando em todas as imperfeições dos outros. Mas será que Leila era perfeita?
A dieta de Jorge – Márcia Honora – Ciranda Cultural
A dieta de jorgeResumo: A dieta de Jorge – conta história de um jacaré que morava no zoológico. Ele adorava comer um pouco a mais e não gostava de fazer exercícios físicos. Toda aquela preguiça estava se acumulando na barriga de Jorge. O que será que teria de acontecer para que ele tomasse uma iniciativa? 
Dognaldo e sua nova situação – Márcia Honora – Ciranda Cultural
Dognaldo e sua Nova Situação‘Dognaldo e sua Nova Situação’ conta a história de um cachorro que sofre um acidente e fica numa cadeira de rodas. Como será que ele e sua família vão lidar com essa nova situação?

 

A esperança de Jubinha – Márcia Honora – Ciranda Cultural
A esperança JubinhaResumo: A esperança de Jubinha conta a história da família de Jubinha que estava passando por uma fase difícil, pois seu Peixoto passava da conta no Bar das Ostras. Todos estavam muito tristes. Será que Jubinha vai conseguir ajudar seu Peixoto nesta fase difícil? 
A escola da tia Maristela – Márcia Honora – Ciranda Cultural
A tia da escola da tia MaristelaResumo: “A Escola da Tia Maristela” conta a história de uma escola para ensinar golfinhos a participarem de espetáculos aquáticos. Certo dia, recebe uma nova aluna que não aprendia como os outros. Será que Sofia iria desistir de seus sonhos?
Os esquecimentos do vovô Bartolomeu – Márcia Honora – Ciranda Cultural
Os esquecimentos do vovô BartolomeuNos últimos tempos, vovô Bartolomeu estava se comportando de maneira estranha, tinha atitudes diferentes e esquecia muitas coisas. O que será que sua neta Manuela fez para ajudá-lo? 

 

A família Sol, Lá, Si… – Márcia Honora – Ciranda Cultural
A família Sol, lá, siResumo: “A Família Sol, Lá, Si” é um livro que conta a história de uma família de elefantes roqueiros, porém um de seus integrantes, Nando, nasce com uma deficiência. Será que arrumarão um jeito de incluir o elefantinho nesta banda?

 

Festas populares – Antonio Jonas Dias Filho – Ciranda Cultural
festasBumba meu boi, samba-enredo, maracatu… em toas as regiões do Brasil é possível reconhecer a herança nas nossas festas populares, que nos divertem tanto. Descubra, neste livro, a origem delas, crie um calendário e vamos festejar!

 

Uma formiga especial – Márcia Honora – Ciranda Cultural
Uma formiga especial‘Uma formiga especial’ conta a história de Danilo, uma formiga que nasce cega. Danilo tinha muita vontade de ajudar no sustento do formigueiro, mas como será que ele e sua família vão conseguir enfrentar essa dificuldade? Acompanha CD com histórias contada em LIBRAS, caracteres ampliados e livro narrado. 
A fragilidade de Rebeca – Márcia Honora – Ciranda Cultural
A fragilidade de RebecaResumo: Rebeca é uma rã que nasceu diferente das outras. Ela tinha uma fragilidade muito grande que fazia com que seus ossos se quebrassem ao mínimo toque. Como será que ela irá aprender a lidar com esta situação?
Fred, o papagaio cantor – Márcia Honora – Ciranda Cultural
Fred, o papagaio cantorResumo: Fred, o Papagaio Cantor faz parte da coleção Ciranda das Diferenças. Ao ganhar um bichinho de seu pai, Fernandinha não poderia imaginar as aventuras que ela viveria com Fred.
A história dos africanos no Brasil – Antonio Jonas Dias Filho – Ciranda Cultural
A história dos africanos no BrasilResumo: Neste livro, vamos fazer uma viagem no tempo e descobrir como aconteceu a chegada dos africanos no nosso país e quais as suas contribuições para a cultura brasileira, como a música, a religiosidade, a linguagem, as festas populares, as lendas, a culinária, entre outros. Rodas essas manifestações culturais são maravilhosas e vale a pena conhecê-las mais de perto!
A influência africana no nosso idioma – Antonio Jonas Dias Filho – Ciranda Cultural
1Resumo: Você gosta de samba? E de comer mocotó? Ah, eu adoro um cafuné! Você sabia que muitas palavras que usamos no dia a dia têm sua origem de outros lugares? Descubra neste livro várias palavras de origem africana que foram incorporadas ao nosso vocabulário, e que deixaram o nosso português cheio de gingado, gostoso e muito afetuoso!
Um jardim só para Matias – Márcia Honora – Ciranda Cultural
Um jardim só para matiasResumo: Matias é um beija-flor que tem diabetes. Como será que é a vida de um beija-flor diabético? Você conhece alguém que tem diabetes? Como é a vida dessa pessoa? 

 

Jogos, brincadeiras e cantigas – Antonio Jonas Dias Filho – Ciranda Cultural
10Resumo: Você sabe brincar de batata quente? E pular corda no ritmo do chicotinho-queimado? Muitos jogos e brincadeiras tão comuns no nosso cotidiano foram introduzidos pelos africanos quando chegaram ao Brasil. Aprenda com esses jogos a ser um estrategista de primeira jogando mancala, crie um chocalho para dar mais ritmo às brincadeiras e roda e corra o mais rápido que puder para não ser pego na barra-manteiga!
Uma lição de carinho – Márcia Honora – Ciranda Cultural
Uma lição de carinhoResumo: Uma lição de carinho – conta a história de Tião, um porco-espinho que não recebia carinho e acabava não sabendo dar carinho também. Mas a vida de Tião muda no dia em que ele conhece Ernesto. O que será que este novo amigo tem para lhe ensinar? 

 

O meu primeiro livro – Pedro Reisinho – Leya
O meu primeiro livroResumo: Pedro conhece o mundo da leitura. Seu livro é o seu melhor amigo. Companheiro para todas as horas. O menino conta todas as aventuras com o seu primeiro livro e ainda a sua primeira visita a uma livraria.

 

Uma missão possível – Márcia Honora – Ciranda Cultural
Uma missão possívelNesta história, Geraldo vai pela primeira vez à escola, mas as coisas não saíram como ele estava imaginando. O que será que aconteceu com Geraldo?

 

O mundo de Leonardo – Márcia Honora – Ciranda Cultural
O mundo de LeonardoResumo: No mundo de Leonardo as coisas são diferentes do que para os outros leões da savana: Leonardo prefere ficar sozinho, não brinca com os irmãoes e sua mãe.O que será que está acontecendo com Leonardo?

 

Nem todas as girafas são iguais – Márcia Honora – Ciranda Cultural
Nem todas as girafas são iguaisResumo: ‘Nem todas as girafas são iguais’ trata da história de uma girafa que não tinha a mesma altura que as outras, mas mesmo assim, tinha o sonho de ser uma jogadora de basquete. Será que ela vai arrumar uma forma de participar do tão esperado campeonato da escola? Acompanha CD com histórias contada em LIBRAS, caracteres ampliados e livro narrado.
Onde acaba o arco-íris? – Ana Vicente – Leya
Onde acaba o arco-írisResumo: Era um dia cinzento. O vermelho, o azul e o amarelo já não saíam para brincar havia muito tempo e não sabiam o que tinham de fazer. Até que se sentaram à volta de uma mesa para ver se tinham uma ideia… Será que descobriram alguma coisa para se divertir?

 

Os passos de Luana – Márcia Honora – Ciranda Cultural
Os passos de LuanaResumo: Luana é um esquilo que nasceu com um probleminha em sua coluna e agora precisará passar por um processo de reabilitação. Como será que Luana vai se sair no tratamento?
Personalidades e personagens – Antonio Jonas Dias Filho – Ciranda Cultural
persoResumo: Muitos são os afrodescendentes que contribuíram com o desenvolvimento da nossa política, cultura, direito, finanças, música e artes. Neste livro, eu o convido a conhecer algumas das personalidades negras mais importantes, que ajudaram a formar a nossa história. Vamos lá?
As preferências de Rubinho – Márcia Honora – Ciranda Cultural
As preferencias de RubinhoResumo: Rubinho era um macaco especial, ele não se comunicava da mesma forma que os outros macacos. Será que existiria um jeito diferente para ele se comunicar? 

 

Um presente de meus pais – Márcia Honora – Ciranda Cultural
Um presente de meus paisResumo: Um presente de meus pais – conta a história de um porquinho chamado Cassandro. Ao descobrir que sua mãe, dona Sandra, está grávida, fica muito preocupado em perder a carinho de seus pais. o que será que vai acontecer quando o novo bebê chegar?

 

O problema da centopeia Zilá – Márcia Honora – Ciranda Cultural
O problema da centopeia ziláResumo: ‘O problema da centopéia Zilá’ conta a história de uma centopéia que tinha uma de suas perninhas mais curta que as outras. Quando resolve diminuir a diferença entre suas pernas recebe uma grande surpresa da vida. Acompanha CD com histórias contada em LIBRAS, caracteres ampliados e livro narrado. 
Religião africana no Brasil – Antonio Jonas Dias Filho – Ciranda Cultural
9Resumo: Aprenda, neste livro, um pouco sobre a religiosidade que faz parte da cultura afro-brasileira. Como ela chegou aqui, as influências portuguesas e indígenas, as tradições e importância da oralidade estão aqui escritos para que você conheça mais sobre as religiões africanas.
São Rio – Cadão Volpato – Leya
São RioResumo: Imagine duas cidades tão lindas quanto o seu pensamento. Agora, que tal misturar essas duas cidades para criar uma terceira que será a rainha da beleza? O resultado é um novo lugar que nasce da união de duas grandes cidades brasileira – São Paulo e Rio de Janeiro. Este livro é um convite para o leitor conhecer São Rio e inventar uma cidade só sua.
Um senhor amigo – Márcia Honora – Ciranda Cultural
Um senhor amigoResumo: O livro conta história que aborda diferentes situações da vida. No final, há um texto escrito por uma psicóloga, explicando o tema abordado. Acompanha CD com histórias contadas em Libras, caracteres ampliados, livro narrado e cantigas.
Tecendo o amor – Márcia Honora – Ciranda Cultural
Tecendo o amorResumo: Tecendo o Amor conta a história de dona Filomena, uma aranha que se sentia dividida entre as ocupações do trabalho e o cuidado de seus filhotes. Como será que ela vai conseguir resolver essa situação? Se você fosse a dona Filomena o que iria fazer?

 

A vida tem dessas coisas – Márcia Honora – Ciranda Cultural
A vida tem dessas coisasResumo: A vida tem dessas coisas – conta a história de uma gatinha chamada Ágata, que um dia descobre o sentido da palavra SEPARAÇÃO. Como será que ela vai reagir a essas mudanças que estão acontecendo?

 

Uma zebra legal – Márcia Honora – Ciranda Cultural
Uma zebra legalResumo: Heloísa é uma zebra muito simpática, mas todos estão desconfiados que algo não vai bem com ela. Será que encontraram um médico na savana que possa ajudá-la?

 

 

 

_______________________________________________________________

MAIO / 2015

O mar e outras coisas de que também me lembro – Mónica Gutiérrez Serna – Pulo do gato
20_iResumo: Um relato comovente da singular relação entre uma neta e seu avô: o senhor Jaime fala apenas o essencial mas é ele quem ensina à menina as coisas essenciais da vida, como ler as palavras e as imagens, as cores, a natureza, os afetos e até mesmo o silêncio, num processo de aprendizagem instigante e amoroso. As imagens, quase todas pinturas, traduzem a poesia do texto verbal. O mar e a memória estão presentes no azul intenso das pinceladas, nos desenhos, nas sobreposições e no contraste com outras cores.
Um é pouco? – Carmen Lucia Campos – Panda Books
9682Resumo: No livro infantil Um é pouco?, de Carmen Lucia Campos, a autora coloca o leitor em diferentes situações, usando o ditado popular para mostrar que as respostas nem sempre precisam ser iguais. Cheio de alusões que passeiam por questões do dia a dia das crianças, como: amizade, férias, tristeza, carinho e doces, a obra conta com as belas ilustrações de Tatiana Paiva, que fazem o pequeno leitor mergulhar num universo colorido e rico em detalhes. O que pode ser pouco? E o que pode ser muito? Para os amantes de doces e guloseimas, por exemplo, um brigadeiro só é pouco, mas três bolos inteiros já é demais! Mas, e se trocarmos a temática? Um amigo só é pouco, mas ter três amigos inseparáveis nunca será demais!
ABC da água – Selma Maria – Panda Books
download (5)Resumo: Bolha de sabão, chuva, gelo, lágrima, orvalho, suor, vapor… a água é muito brincalhona e está presente em vários lugares e de diferentes formas. Você já pensou por que a água corrente nunca fica presa? E o que o mar tanto conversa dia e noite com a areia? Neste livro você irá conhecer as várias faces da água em pequenos verbetes-pensamentos cheios de poesia.
Contos do arco-da-velha – Maria Teresa dos Santos Silva – Companhia das Letrinhas
40462_gResumo: Contos do arco-da-velha reúne quatro histórias portuguesas, ligeiramente adaptadas para que “os miúdos” pudessem compreendê-las. Em versos rimados, elas falam de pessoas espertas e trapaceiras: um velho cego engana o vizinho que pretende roubar seu dinheiro juntado durante toda a vida; um frade sabido se utiliza de uma pedra para ganhar do povo uma refeição; um frei desleixado é desafiado pelo rei a responder duas questões difíceis e aproveita da esperteza do amigo moleiro para se safar; e um caçador convida o abade para jantar, mas esquece da mulher, que, astuta como só, planeja uma bela vingança.
365 histórias da fazenda – Valérie Videau – Ciranda Cultural
365 histórias da fazendaResumo: A cada noite, encontre neste livro lindamente ilustrado, todos os seus amigos da fazenda! Ao longo das páginas e das estações do ano, esses pequenos heróis conduzirão você para as mais belas e doces aventuras. São 365 histórias para ouvir antes de dormir, ou para qualquer hora, juntinho de quem você gosta: o papai, a mamãe, o vovô, a vovó…
Achados e perdidos – Oliver Jeffers – Salamandra
Achados e perdidosResumo: Este livro conta a história de um garoto que, certo dia, encontrou um pinguim na porta de sua casa. Inicia-se, então, uma aventura mágica entre eles, que viajam rumo ao Pólo Sul, à procura do lar e descobrindo o sentido da amizade.
Coleção Amigos da fazenda – Camilla de la Bédoyère – Ciranda Cultural
Resumo: Das brincadeiras no campo, até a hora de comer, descubra tudo sobre o dia a dia dos animais da fazenda.

Cavalos e pôneis Galinhas Porcos Vacas

A arca de Noé – Katherine Sully – Ciranda Cultural
A arca de NoéResumo: Por que Noé construiu uma arca? Leia a história do valente Noé e de sua arca repleta de animais.
As coisas que eu amo na hora de brincar – Trace Moroney – Ciranda Cultural
As coisas que eu amo na hora de brincarResumo: Há muitas coisas para mar na hora de brincar. Ler, conversar, sonhar… A coleção ‘As Coisas que Eu Amo’ celebra situações cotidianas que são a base das experiências da nossa infância. Passar algum tempo com nossas crianças, dando a elas amor e atenção, ajuda – as a compeeender quem são, e lhes dá resistência e boa autoestima. No final do livro, há ainda algumas dicas importantes para pais e cuidadores. 
As coisas que eu amo na hora de dormir – Trace Moroney – Ciranda Cultural
As coisas que eu amo na hora de dormirResumo: A coleção ‘As coisas que Eu Amo’ celebra situações cotidianas que são a base das experiências da nossa infância. Passar algum tempo com nossas crianças, dando a elas amor e atenção, ajuda-as a compreender quem são, e lhes dá resistência e boa autoestima. No final do livro, há ainda algumas dicas importantes para pais e cuidadores.
As coisas que eu amo nos amigos – Trace Moroney – Ciranda Cultural
As coisas que eu amo nos amigosResumo: Há muitas coisas que eu amo nos amigos. Compartilhar idéias, interesses, sentimentos e momentos divertidos – além de aprender como ser um bom amigo.
Daniel e os leões – Katherine Sully – Ciranda Cultural
Daniel e os leõesResumo: Será que Daniel sobreviverá após uma noite junto aos leões? Conheça a história de Daniel, que desobedeceu a uma lei do rei e foi parar na cova dos leões!
Davi e Golias – Katherine Sully – Ciranda Cultural
Davi e GoliasResumo: Poderá o jovem Davi vencer um gigante? Leia a história de pastor Davi, que luta contra o poderoso gigante Golias.
Especialmente para você! – Christine Leeson – Ciranda Cultural
Especialmente para você!Resumo: Quando os ratinhos quebram o presente de aniversário da mamãe, precisam encontrar outro para substituí-lo – e rápido, antes que ela acorde! Mas todas as vezes que eles encontram algo que seria perfeito para ela, aparece alguém que precisa daquilo ainda mais…
Estegossauro – o dinossauro mais amigável – Anna Obiols – Ciranda Cultural
EstegossauroResumo: Junte-se a este simpático e criativo garoto e o seu grande companheiro: um dinossauro! Uma história encantadora para se divertir e aprender ao mesmo tempo!
A grande surpresa do tubarão – H. Benjamin e Bill Bolton – Ciranda Cultural