Biblioteca Pe. Moreau

Início » Novas Aquisições » Para Professores » Para Professores – Indicações

Para Professores – Indicações

OUTUBRO / 2015

Neurociência e educação : como o cérebro aprende – Ramon M. Cosenza e Leonor B. Guerra – Artmed
download52Resumo: O cérebro é responsável pela forma como processamos as informações, armazenamos o conhecimento. Dessa forma, compreender o seu funcionamento e as estratégias que favorecem o seu desenvolvimento é do interesse dos educadores, aí se incluindo professores, pais e todos os envolvidos no desenvolvimento de outras pessoas. No entanto, nem sempre há familiaridade dos educadores com os fundamentos na Neurociência, um campo do conhecimento em fantástica evolução. Com uma linguagem clara e uma abordagem esclarecedora, Neurociência e Educação é uma fonte segura dos fundamentos neurocientíficos do processo de ensino-aprendizagem que podem auxiliar todos os envolvidos nessa atividade a entender o sucesso ou o fracasso de muitas estratégias pedagógicas.
1000 obras-primas da pintura – WMF Martins Fontes
1000 obras-primas da pinturaResumo: Dos primórdios da Renascença até o Cubismo, o Surrealismo e a Pop Art, passando pelo Barroco e pelo Romantismo, estas obras canônicas da pintura ocidental cobrem um período de oito séculos e retratam uma ampla gama de temas. São pinturas que sintetizaram os sentimentos de uma era e outras que anunciaram a chegada de novos tempos. Todas, porém, resistiram à prova do tempo. Em seu conjunto, estas 1000 obras-primas da pintura lançam luz sobre as preocupações e intuições de nossos predecessores e nos convidam a meditar sobre quais pinturas de nossa época poderão enfim juntar-se a este seleto grupo.
Arte bizantina – Sueli Lemos e Edna Ande – Callis
Arte bizantinaResumo: O livro apresenta uma arte majestosa e de caráter ostensivo. Em ‘Arte bizantina’, o leitor pode encontrar imagens que divinizam os imperadores, unindo-os ao sagrado como expressão de sua mais absoluta autoridade.
Arte gótica – Edna Ande e Sueli Lemos – Callis
Arte góticaResumo: A arte gótica, grandiosa em seu estilo, trouxe um novo espírito que marcou a trajetória da arte ocidental. Se os vitrais conferem leveza e exercem fascínio por si só, as iluminuras, por outro lado, fazem questão de registrar as catástrofes que marcaram o período. O leitor contemplará, ainda, as mais altas torres, arcos ogivais e abóbadas das catedrais da época; e verá de perto a ‘monstruosidade’ das gárgulas da Catedral de Notre-Dame. E mais – observará o estilo próprio das catedrais inglesas, aqui representadas pela Catedral de Canterbury – verdadeira joia em meio a um imenso gramado.
Corridas: atletismo I – Sara Quenzer Matthiesen – Odysseus
Corridas - Atletismo IResumo:  Sara Quenzer Matthiesen mostra neste livro que as corridas estão ao alcance de todos. A autora apresenta as corridas, uma modalidade fundamental dentro das provas esportivas de atletismo, revelando as histórias, as técnicas e os tipos de treinamentos de cada uma, seus principais corredores, regras e recordes. Mas também explica com muitos detalhes como alguém pode se preparar para as corridas e incluí-las em seu cotidiano, obtendo, assim, mais saúde, energia, alegria e prazer de viver.
Excelência humana na formação do jovem – Organização de Claudino Gilz e Cornélio Schwambach – Vozes
Excelência humana na formação do jovemResumo: O objetivo desta obra é contribuir para que a excelência humana esteja presente na formação do jovem. Para isso, os autores propõem a reflexão de alguns temas que envolvem o dia a dia dos jovens, tais como: excelência humana, métodos de estudo, sexual idade, pluralidade cultural, preconceito, bullying, pilares do caráter e meio ambiente, entre outros, divididos em dois volumes. No livro do estudante, a proposta metodológica consiste em oportunizar a aprendizagem de um conjunto de aspectos sobre cada tema, de maneira contextualizada e interativa.
Lavoisier – o estabelecimento da química moderna – Carlos A. L. Filgueiras – Odysseus
LavoisierResumo:  Se fosse possível resumir o conhecimento científico atual em uma única frase, ela seria: “o aspecto fundamental da Natureza é a transformação”. O aspecto mais importante da obra de Lavoisier é uma profunda revisão da compreensão das transformações materiais que ocorrem no mundo. Lavoisier é um exemplo perfeito de grande cientista: extremamente meticuloso na execução de seus experimentos, criativo em suas ideias, independente e corajoso em seu pensamento, e correto com seus colegas e colaboradores. Lavoisier não passou a vida isolado num laboratório e teve uma influente atuação social e política. Carlos Filgueiras dá vida à ciência e à pessoa de Lavoisier mediante explicações cientificas claras e acessíveis e, ao mesmo tempo, explora sua importância no contexto histórico em que originaram.
Conversando é que a gente se entende: dicionário de expressões coloquiais brasileiras – Nélson Cunha Mello – Leya
Conversando é que a gente se entendeResumo: Um dicionário de expressões brasileiras. Reunindo mais de 10 mil dessas palavras, casos, ditos populares, gírias e bordões comuns a todas as regiões do Brasil, o livro Conversando é que a gente se entende – Dicionário de expressões coloquiais brasileiras, de Nélson Cunha Mello, é o resultado de 10 anos de pesquisa do autor. Além dos significados das palavras, ele contém trechos dedicados à compreensão de figuras e elementos de linguagem que contribuem para a criação desse vocabulário coloquial.

 

 

 

 

________________________________________________________________

SETEMBRO / 2015

Literatura infantil: Teoria, análise, didática – Nelly Novaes Coelho – Moderna
LI-analise-didaticaResumo: Amplo painel das possíveis abordagens, leituras ou análises da literatura infantil e juvenil, este volume se organiza em torno da necessidade de conhecimento, reflexão e crítica dos principais problemas suscitados hoje por essa importante produção literária. Compreendida em suas relações com a cultura cada época, a literatura infantil e juvenil é aqui analisada em processo evolutivo: em que consiste sua natureza específica? Qual sua intencionalidade? Que valores transmite? Qual a situação desta criação literária no Brasil atual?
Mundo contemporâneo – Nelson Bacic Olic – Moderna
Mundo contemporâneoEsta obra é uma seleção de artigos produzidos pelo autor. Alguns desses artigos foram reproduzidos integralmente. São abordados no livro assuntos relacionados às questões geopolíticas, ambientais, econômicas e culturais do mundo e do Brasil. A intenção é de que o leitor possa compreender melhor a teia de relações do mundo contemporâneo.
ABC da MPB – Jorge Fernando dos Santos – Paulus
ABC da MPBResumo: A música popular brasileira é uma das mais ricas do mundo. É admirada em vários países, mas nem sempre valorizada no Brasil. Como toda arte, a MPB deve ser respeitada, preservada e divulgada como um dos principais elementos da nossa cultura. O objetivo deste livro e do CD que o acompanha é levar aos leitores e ouvintes – e também às salas de aula – um pouco da história dos principais ritmos, gêneros musicais, compositores e intérpretes nacionais. O disco reúne dez canções originais, cujas letras cifradas estão incluídas no livro. Cada uma delas exemplifica um dos gêneros abordados pelo autor.

 

A semana de 22: a aventura modernista no Brasil – Francisco Alambert – Scipione
A semana de 22Resumo: Esse tema polêmico e importante da história do Brasil é analisado de modo original e realista nesse livro, para estimular a reflexão e o senso crítico dos estudantes.

 

 

 

 

Ágape – Padre Marcelo Rossi – Globo
ÁgapeResumo: Os dicionários definem a palavra ‘ágape’ como a refeição promovida pelos cristãos a fim de celebrar o rito eucarístico. O rito confraternizava as pessoas em torno de ideais como amizade, caridade, amor. Neste livro, padre Marcelo Rossi pretende retomar e ampliar o sentido do conceito, apresentando trechos selecionados do Evangelho de São João e os reinterpretando à luz do significado do amor divino. Madre Teresa de Calcutá e Zilda Arns são alguns exemplos oferecidos para ilustrar as manifestações do ágape. Cada capítulo se encerra com uma oração envolvendo os temas examinados pelo autor.
Como se faz escola aberta? – Júlio Gomes Almeida – Paulus
Como se faz escola abertaResumo: Um dos argumentos utilizados para justificar a abertura da escola são os dados levantados por pesquisa da UNESCO, segundo os quais há redução do número de mortes de jovens nos bairros onde as escolas ficam abertas nos finais de semana para que estes possam desenvolver atividades esportivas e culturais. Contudo, embora abri-las no finais de semana seja um passo importante, na experiência relatada neste livro discutem-se seus núcleos internos de poder. Pouco adianta abrir os portões nos finais de semana e no dia-a-dia continuar alimentando os mecanismos simbólicos de exclusão que se articulam no currículo e organizam as vivência cotidianas.
Convivendo em grupo – Leusa Araujo – Moderna
Convivendo em grupoResumo: Já somos mais de sete bilhões de seres humanos no planeta. Agora “globalizados”, ficou mais fácil encontrar pessoas e se relacionar com elas? Parece que não. Com toda a tecnologia disponível e os imensos progressos da ciência, conviver em sociedade e respeitar as diferenças individuais ainda parece ser um dos maiores desafios da humanidade. É das “dores e delícias” da convivência em grupo que fala a autora. Com muito humor e reflexões que mexem com nossas convicções, ela pergunta: “O que é que está faltando para se viver melhor em grupo?”. E nos oferece caminhos e questões que servirão para rever nosso modo de ser e agir, transformando o nosso entorno num lugar melhor para se viver. Está mais do que na hora de colocarmos em pauta “uma nova cidadania”, como propõe este livro. E podemos principiar com a regra básica e fundamental de convivência: colocar-se no lugar do outro.

 

Escola de oração: A vida interior e a elevação da alma – Bento XVI – Eccleciae
Escola de oraçãoResumo: Neste volume estão reunidas as catequeses do Papa Emérito Bento XVI sobre a oração, prática que se tornou uma característica marcante da vida interior ensinada pela Igreja Católica, e que tem como fonte e fundamento a Sagrada Escritura, a Tradição, a Liturgia e, sobretudo, a santidade e os ensinamentos dos grandes mestres de espiritualidade. Bento XVI nos guia, portanto, numa verdadeira escola de oração, onde a Igreja, em toda a sua história, sempre ensinou a elevarmos as almas para vivermos intensa e profundamente a nossa relação com o Senhor.
O século do vento – Eduardo Galeano – L & PM Pocket
O século do ventoResumo: O século do vento encerra a trilogia Memória do fogo. Neste trabalho poético, histórico, épico, fantástico, Eduardo Galeano – o autor de As veias abertas da América LatinaO livro dos abraçosPalavras andantes, entre outros – traça um painel vivo e emocionante da história latino-americana nos últimos quinhentos anos.Escritos com maestria, os três livros que compõem esta Memória do fogo formam um inventário apaixonante da saga americana. Personagens, mitos, lendas, batalhas, vencedores e vencidos desfilam diante dos leitores em flashes carregados de lirismo e emoção.Os nascimentos abrange os séculos XV, XVI e XVII, As caras e as máscaras, os séculos XVIII e XIX, e O século do vento, o século XX.
Tiempo final: humor y reflexión – Fernando Barrial
Tiempo finalResumo: Livro de ilustrações para reflexões sobre a devastação do meio ambiente, aquecimento global, falta de água, acúmulo de lixo, etc. E como esses fatores poderão afetar o futuro do Planeta Terra.
Manual de observação psicomotora: significação psiconeurológica dos fatores psicomotores – Vitor da Fonseca – Wak
download (5)Resumo: O ‘Manual de Observação Psicomotora’ busca apresentar e descrever os procedimentos da Bateria Psicomotora (BPM) de Vitor da Fonseca, além de expor a fundamentação psico neurológica dos módulos ou dos fatores psicomotores da tonicidade, da equilibração, da lateralidade, da noção do corpo, da estruturação espaço-temporal, da praxia global e da praxia fina, tendo como referência o modelo neuropsicológico do funcionamento mental de A. R. Luria de elevado consenso em termos mundiais.

 

 

 

 

Políticas de currículo em múltiplos contextos – Organização de Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo – Cortez
6836007G1Resumo: Este livro reúne artigos que, em diferentes enfoques e perspectivas teórico-metodológicas, apresentam resultados de pesquisas sobre políticas de currículo contemporâneas.

 

 

 

 

Educação ambiental: utopia e práxis – Organização de Marcos Reigota e Bárbara Heliodora Soares do Prado – Cortez
6836119G1Resumo: Educação Ambiental: Utopia e Práxis é um livro de encontros e deslocamentos na vida cotidiana. Os protagonistas desse processo são professores do Rio Grande do Sul e extensionistas rurais do Amapá, que narram seus cotidianos, seus limites e engajamento na construção de uma sociedade justa, democrática e sustentável. Esse movimento político e pedagógico encontrou no ´Grupo de pesquisa – perspectivas Ecologista de educação da Universidade de Sorocaba´ espaço para aprofundamento teórico sobre os ´sujeitos da história´, em locais muito diferentes entre si, e permitiu a elaboração da noção de biografia. As biografias organizadas têm origem em processos de formação e de elaboração de políticas públicas de educação ambiental na qual os narradores traçam suas relações pessoais, profissionais, existenciais, culturais e políticas com o meio ambiente.

 

 

 

Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico – Cipriano Carlos Luckesi – Cortez
ArquivoExibirResumo: Aos que se preparam para atuar profissionalmente como educadores nas instituições escolares de nosso país e do exterior, assim como aos que já trabalham como educadores, o presente livro oferece subsídios para melhor compreender o ato de avaliar a aprendizagem dos nossos educados e, dessa forma, orientar uma prática mais adequada às suas finalidades. No decorrer de suas páginas há um movimento constante entre a denúncia de uma situação inadequada e o anúncio de novas possibilidades, uma dialética entre a desconstrução e a reconstrução de conceitos e modos de agir. O desejo implícito, presente neste texto, é de que nós, educadores e futuros educadores, nos aproximemos cada vez mais da possibilidade de fazer da avaliação nossa aliada na busca do sucesso na arte de ensinar e de aprender. Necessitamos dela nessa condição.

 

 

 

Cotidiano escolar, formação de professores(as) e currículo – Organização de Carlos Eduardo Ferraço – Cortez
imagemResumo: As autoras e autores dos textos que compõem o livro buscaram estabelecer diálogos com os leitores e leitoras na tentativa de problematizar algumas idéias que têm transitado na área de educação. Idéias que vão surgindo por todos os lados, compartilhadas que são de diferentes formas e intensidades pelas pessoas. Por essa razão são, ao mesmo tempo, idéias de todos e de ninguém. Não há autores únicos; são idéias da vida cotidiana e, no caso deste texto, da vida cotidiana das escolas. O livro traz os seguintes assuntos – Currículo, formação continuada de professores e cotidiano escolar; fragmentos de complexidade das redes vividas; Criação curricular, autoformação e formação continuada no cotidiano escolar; Formação de professores/as e os desafi os para a (re)invenção da escola; Pensando o currículo escolar a partir do outro que está em mim; Photografias, escritas cotidiano e currículos deformação; O currículo e o exercício profissional docente face aos desafios sociais desta transição de século; A presença das tecnologias; Arquivos institucionais e o cotidiano da escola.
Arcadismo / Barroco / Parnasianismo / Simbolismo – Harbra
A coleção Clássicos da Literatura Brasileira apresenta, inicialmente em doze volumes, as obras-primas dos grandes mestres da literatura nacional, abrangendo a maior parte dos movimentos literários. Destaque é dado aos movimentos Barroco, Arcadismo, Parnasianismo e Simbolismo: esses volumes apresentam antologias dos autores mais representativos. Para enriquecer a leitura, sempre que necessário, foram incluídos resumos e comentários a respeito dos textos selecionados.

Arcadismo Barroco Parnasianismo Simbolismo

Bendita humildade : o estilo simples de Joseph Ratzinger – Andrea Monda – Paulinas
Bendita humildadeResumo: Bendita humildade é uma obra que apresenta duas caractrerísticas significativas para o momento atual – originalidade e atualidade. Originalidade, porque trata de um aspecto da vida de Bento XVI, que passou despercebido para a maioria das pessoas – sua humildade e sua simplicidade; atualidade, porque acabamos de testemunhar sua humildade e coragem ao apresentar sua decisão de renunciar à missão de sucessor do apóstolo Pedro, na direção da Igreja Católica. A ideia do autor, Andrea Monda, de escrever esta obra surgiu da constatação de que a humildade e o humor são “o segredo da vida”, sobretudo para um católico; e de que ambos estão fortemente relacionados e presentes na pessoa, na vida e na obra de Joseph Ratzinger-Bento XVI. Ao querer aprofundar o mistério da pessoa de Joseph-Bento XVI, o autor penetra no mistério da humildade, a mais misteriosa de todas as virtudes, e evidencia alguns aspectos particulares do homem que dirigiu os caminhos da Igreja Católica neste tempo conturbado e em constante transformação.

____________________________________________________________

 

AGOSTO / 2015 

Em busca de sentido : um psicólogo no campo de concentração – Viktor E. Frankl – Sinodal
15011104Resumo: O fundador da Logoterapia pretende mostrar neste livro como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Busca apresentar também, numa segunda parte, os conceitos tidos como básicos da logoterapia.
Educação Digital: a tecnologia a favor da inclusão – Luiza E. L. Ribeiro do Valle, Maria J. V. Marinho de Mattos, José Wilson da Costa – Penso
42120310Resumo: Como podemos utilizar as novas tecnologias para  promover a inclusão? Nesta obra, profissionais brasileiros de diferentes áreas – Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, entre outras – que trabalham com tecnologias da informação e comunicação (TICs) discutem essa questão em uma perspectiva educacional. O termo inclusão, nesse contexto, abrange a inclusão digital, a inclusão escolar e os direitos à formação profissional, fatores diretamente relacionados à promoção da inclusão social.
Anarquia e arte: da Comuna de Paris à queda do Muro de Berlin – Allan Antliff – Madras
6964243GGResumo: Allan Antliff interroga momentos de engajamento quando artistas, poetas, filósofos e críticos confrontaram acontecimentos-chave desde o século 19. Ao explorar o potencial da arte como veículo para mudanças sociais significativas de uma perspectiva anarquista, ele elucida o que significa ser radical. “Um livro muito agradável de se ler que une teoria e filosofia com arte, música, história, economia e política. Desde a crítica de arte proudhoniana e a Comuna de Paris até o marxismo mecanicista do teatro construtivista na Rússia pós-revolucionária, até as linogravuras de Richard Mock abordando os horrores da primeira Guerra do Golfo, Antliff é convincente em sua habilidade de ligar temas artísticos e anarquistas para escrever uma nova história que traz à vida muitos aspectos esquecidos ou obscuros de ambos esses mundos.

 

 

Outras terras, outros sons – M. Berenice de Almeida, Magda Dourado Pucci – Callis
Outras terras, outros sonsResumo: O livro Outras terras, outros sons escrito pela educadora musical Maria Berenice Simões e pela musicista e pesquisadora, Magda Pucci aborda as três principais etnias que formaram a identidade brasileira: a indígena, a portuguesa e a africana. Concebido para ser uma ferramenta de trabalho para professores de Ed. Artística, este trabalho tem como objetivo despertar o encantamento e o respeito por outras realidades e culturas e ampliar o mundo sonoro das crianças através do contato com sonoridades de outros povos. Outras terras, outros sons apresenta textos de reflexão para o professor, informações sobre cada etnia e suas particularidades musicais; sugestões de atividades para cada etapa do processo de aprendizado; partituras com comentários e um CD de apoio com gravações de canções indígenas, portuguesas e africanas interpretadas pelo grupo Mawaca, Meninos do Morumbi, Cupuaçu, Tião Carvalho, Índios Guarani, Xavante e outros.
Você sabe estudar?: quem sabe, estuda menos e aprende mais – Claudio de Moura Castro – Penso
5174020Resumo: Você precisa aprender de forma mais eficaz? Tem problemas de concentração? Aprende e depois não lembra? Não consegue administrar seu tempo de estudo? Claudio de Moura Castro, reconhecido especialista em educação, apresenta técnicas para desenvolver bons hábitos de estudo e conquistar uma aprendizagem duradoura. O autor vasculha o funcionamento da mente humana para ensinar o leitor a usar a memória a seu favor com o método de estudo ativo e mostra que estudar é coisa que se aprende. Com este livro, você aprenderá: – Como obter melhores resultados em testes, provas e trabalhos – Como entender melhor assuntos difíceis – Como não esquecer o conteúdo estudado – Como fazer anotações, resumos e mapas mentais – Como administrar melhor o seu tempo – Como ler um livro
A Comuna de Paris – Leon Trotski – Portal
9047545Resumo: Em 1871 uma insurreição levou os operários ao poder – era a Comuna de Paris. Esta obra apresenta um texto de Leon Trotski que procura tirar lições estratégicas da Comuna de Paris que podem auxiliar na luta da classe trabalhadora pelo poder revolucionário.
Congo, a guerra mundial africana : conflitos armados, construção do estado e alternativas para a paz – Igor Castellano da Silva – Leitura XXI
42752150Resumo: A República Democrática do Congo tem sofrido, nos último 20 anos, os momentos mais trágicos de sua história. O país foi palco da Primeira e da Segunda Guerra do Congo – esta também chamada de “Guerra Mundial Africana”, conflito armado que mais matou desde a Segunda Guerra Mundial. Contudo, mesmo após o fim formal das conflagrações, o país vive um “estado de violência”, no qual milhões de pessoas já morreram e outras centenas de milhares estão deslocadas, refugiadas ou têm sido vítimas de violência sexual. O autor questiona as razões para a continuidade dos conflitos armados nesse riquíssimo país africano, trazendo respostas instigantes, relacionadas ao processo de construção dos Estados africanos.
Introdução à teologia da missão : convocar e enviar: servos e testemunhas do reino – Paulo Suess – Vozes
IntroTMResumo: Este livro nos introduz à Teologia da Missão, que nasce no coração de uma Igreja essencialmente missionária a serviço dos pobres e dos outros. Essa Igreja não tem pátria, cultura ou é dona de verdades. Mas ela tem rumo. Ela é serva, peregrina, hóspede, instrumento, sinal. Ela abraça as pátrias dos pobres e as culturas dos outros. Pobres sinais marcam a trajetória da comunidade missionária: o vazio, a abertura, a partilha, a ruptura, a caminhada, a cruz e a hóstia sagrada. Esta “Teologia da Missão”, que é ao mesmo tempo um “Curso de Missiologia Fundamental”, se dirige às comunidades que estão vivendo, descobrindo ou aprofundando a sua natureza missionária, aos agentes de pastoral e aos estudantes de teologia. A missão, com seus dois movimentos do envio e da convocação, do envio à periferia do mundo e da convocação, a partir dessa periferia, para a libertação do centro, é o coração da Igreja. Sob a senha do Reino, propõe um mundo sem periferia e sem centro.
A hora da verdade – Jan Carlzon – Sextante
A hora da verdadeResumo:Lançado originalmente nos anos 1980, ‘A hora da verdade’ é um clássico da administração e um dos mais importantes livros de negócios de todos os tempos. Ele apresenta o relato da extraordinária experiência de Jan Carlzon – então presidente executivo da companhia de aviação escandinava SAS -, que criou um modelo inédito de administração, mudando os rumos da gestão empresarial e revolucionando o conceito de liderança. Carlzon inverteu a tradicional pirâmide hierárquica e delegou poder a todas as pessoas na linha de frente do atendimento. Assim, conseguiu superar uma das maiores crises da história da SAS, conquistando o prêmio “Empresa Aérea do Ano” em 1983. O que o autor chamou de “a hora da verdade” é o momento em que o cliente entra em contato com o pessoal da linha de frente; é nessas ocasiões que ele forma sua imagem da empresa e é essa experiência que o faz voltar ou não a procurar os seus serviços. Com seu estilo acessível e contando boas histórias, Carlzon apresenta em detalhes sua ousada abordagem – depois copiada por inúmeras empresas – para prosperar numa economia voltada para os clientes – como definir uma estratégia, como estruturar uma organização para que as necessidades dos clientes tenham prioridade, como motivar e se comunicar com a equipe da linha de frente.

 

Paradidáticos de Matemática – Coleção: A Descoberta da Matemática
Autores: Carlos Marcondes, Cláudio Xavier da Silva, Ernesto Rosa, Fernando M. Louzada e Luzia Faraco Ramos
Aplicação: Fazer com que os alunos percebam a importância da Matemática em nosso cotidiano é um grande desafio. Para vencê-lo, a coleção A Descoberta da Matemática mistura ficção, diversão e, claro, conceitos matemáticos. Narrativas criativas, sempre protagonizadas por adolescentes, introduzem gradativamente assuntos como frações e sistemas de medidas, ensinando matemática de forma agradável e mostrando como ela faz parte do dia a dia.

MEDIR_E_COMPARAR_1356914246B 3082249 3128426 3060614

 

623819 623817 54591 54426

________________________________________________________________________

JUNHO / 2015

Brasil: uma biografia – Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling – Companhia das Letras
Layout 1Resumo: Aliando texto acessível, vasta documentação original e rica iconografia, Lilia Moritz Schwarcz e Heloísa Starling propõem uma nova (e pouco convencional) história do Brasil. Nessa travessia de mais de quinhentos anos, se debruçam não somente sobre a ‘grande história’ mas também sobre o cotidiano, a expressão artística e a cultura, as minorias, os ciclos econômicos e os conflitos sociais (muitas vezes subvertendo as datas e eventos consagrados pela tradição). No fundo da cena, mantêm ainda diálogo constante com aqueles autores que, antes delas, se lançaram na difícil empreitada de tentar interpretar ou, pelo menos, entender o Brasil. A história que surge dessas páginas é a de um longo processo de embates e avanços sociais inconclusos, em que a construção falhada da cidadania, a herança contraditória da mestiçagem e a violência aparecem como traços persistentes. Diverso e plural como o Brasil, o livro tem dez capas com diferentes combinações de cor.

 

 

Os dias e os livros: divagações sobre a hospitalidade da leitura – Daniel Goldin – Pulo do Gato
30132818Resumo: Daniel Goldin transita pela história da literatura infantil e da infância e pela indústria dos livros; discorre também sobre o papel do editor e, por que não, sobre a paternidade, fugindo sempre do discurso pronto – e quase sempre sem respostas ou medidas efetivas -, que outorga à leitura um papel determinante na formação de cidadãos. Os textos aqui reunidos convidam ao pensamento crítico, à reflexão mediada pela teoria e ilustrada pela prática, à ação responsável por parte daqueles que estão compromissados com o fomento à leitura.
O direito de ler e de escrever – Silvia Castrillón – Pulo do Gato
22996819Resumo: Esta obra reúne cinco textos extraídos de conferências internacionais sobre leitura, escrita, papel do bibliotecário, educação e democracia, políticas públicas e participação social. O principal critério dos títulos dessa coleção consiste em promover reflexões sobre a considerada importância da leitura e incentivar ações que favoreçam a formação de leitores literários, particularmente entre crianças e jovens.
Eu sou trezentos: Mário de Andrade vida e obra – Eduardo Jardim – Edições de Janeiro
42864499Resumo: Nos 70 anos da morte de Mário de Andrade, o grande poeta modernista é homenageado em um ensaio biográfico que articula sua vida e obra, mostrando a contribuição do escritor para a formulação de uma nova interpretação do Brasil. Fruto de uma vida de dedicação aos estudos do modernismo, ‘Eu sou trezentos – Mário de Andrade – vida e obra’ examina a personalidade de um dos principais intelectuais do país a partir de seus poemas, contos, romances, ensaios, entre outras iniciativas do paulistano, nascido em 1893. O autor do clássico ‘Macunaíma’ e um dos principais expoentes do movimento modernista tem sua vida dividida em dois momentos na obra – antes e depois de 1937, quando Mário deixa o departamento de cultura de São Paulo e vai para o Rio de Janeiro, onde vive um momento de grande prostração. O autor dedicou-se às fontes documentais para ler cartas e inéditos, além de apresentar cerca de 50 imagens do acervo de Mário do Instituto de Estudos Brasileiros.
O cérebro de alta performance – Luiz Fernando Garcia – Gente Editora
42150477Resumo: Todos os dias você toma decisões, e todas elas têm algum nível de importância e poder de definir seu sucesso ou seu fracasso. Entretanto, quanto dessas decisões é consciente e racional? Quantas vezes perdemos o controle das situações e acabamos agindo por impulso, causando impressões erradas sem perceber? Você tem certeza de que sua percepção está alinhada com a realidade e que consegue usufruir do melhor das oportunidades? A alta performance da mente pode mudar o resultado de seus projetos e planos, e ela só depende de treinamento para ser alcançada. O segredo para usar o potencial total do aparelho mental está no treino das capacidades atribuídas ao nosso cérebro, e principalmente ao córtex pré-frontal, no qual o processo de julgamento de nossas decisões acontece. Ao controlar o juiz de nossas atitudes, somos donos de nossas percepções – e também das impressões que causamos nos outros, seja em uma apresentação, em um primeiro encontro ou em uma reunião decisiva.
A cidade como negócio – Ana Fani Alessandri Carlos, Danilo Volochko, Isabel Pinto Alvarez (orgs.) – Contexto
A CIDADE COMO NEGOCIO_CAPA.inddResumo: A urbanização e a produção do espaço urbano são entendidas, na maioria das vezes, como simples resultantes do desenvolvimento econômico nas cidades. Nesta obra, o espaço é entendido não mais apenas como matéria-prima e meio de produção, mas como mercadoria que se valoriza segundo dinâmicas propriamente urbanas/espaciais e financeiras. Obra voltada para profissionais, professores e estudantes de Geografia, Arquitetura e Urbanismo e áreas afins.

_______________________________________________________________________________________

MAIO / 2015

A orientação educacional : conflito de paradigmas e alternativas para a escola – Mírian P. S. Zippin Grinspun – Cortez
educacionalResumo: Este livro possui dois objetivos: 1º) Analisar a formação do Orientador Educacional, em nível de graduação, e, em nível de pós-graduação; 2º) Destacar, o porque da Orientação Educacional nas escolas e sua colaboração como articuladora, transformadora, comprometida com a formação do cidadão.
Ensinar e aprender brincando : mais de 750 atividades para educação infantil – Pam Schiller, Joan Rossano – Artmed
download (9)Resumo: ‘Ensinar e Aprender Brincando’ é um recurso único para professores da educação infantil com atividades individuais e grupais para todas as áreas do currículo, incluindo linguagem e alfabetização, matemática, ciências, artes plásticas e dramáticas, música e movimento. Trata-se de material valioso para fortalecer as diversas habilidades das crianças.
Ensinando ciências na educação infantil / Alessandra Arce, Debora A. S. M. da Silva e Michele Varotto – Alínea
cienciasResumo: Esta obra afirma que a criança pequena que está a iniciar sua jornada se encanta com tudo. O mundo, para ela, é todo novidade e sua curiosidade é a vontade de compreender, de conhecer o que a cerca. Assim, este livro procura formar o professor para que compreenda e entenda, de forma mais detalhada, o que representa ensinar ciências para os processos de formação da criança pequena, e o que sua ausência pode gerar.
Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade – Josette Jolibert – Penguin
alémResumo: Neste livro está a pesquisa-ação de cinco anos executada por um grupo de professores de três escolas municipais chilenas. A partir de um enfoque comunicativo, construtivista e textual e das vivências dos autores, o livro apresenta propostas de atividades concretas e coerentes, com fundamentos teóricos explícitos.
Ensino de ciências – Hellen Ward, Judith Roden, Claire Hewlett e Julie Foreman – Artmed
ensinoResumo: Ensino de ciências enfoca a prática de ensinar essa disciplina no ensino fundamental. Os exemplos e os estudos de caso são atuais e criados para auxiliar os professores a tornar o estudo de ciências ativo e criativo.
Multiletramentos na escola – Organização de Roxane Rojo, Eduardo Moura – Parábola
letramentoResumo: Este livro aborda tópicos como – Pedagogia dos multiletramentos – diversidade cultural e de linguagens na escola; Blog nos anos iniciais do fundamental I – a reconstrução de sentido de um clássico infantil; Chapeuzinho vermelho na cibercultura – por uma educação linguística com multiletramentos; Hipercontos multissemióticos – para a promoção dos multiletramentos; Gêneros poéticos em interface com gêneros multimodais, entre outros.
Psicologia e educação : professor, ensino e aprendizagem – Organização de Geraldina Porto Witter – Alínea
psicologiaResumo: O livro enfoca aspectos relevantes da relação Psicologia-Educação destacando os seus principais atores, professores e alunos, no contexto do processo ensino-aprendizagem. Entretanto, não ficou esquecida a relação com a família. É resultado do esforço de um grupo de jovens pesquisadores que se voltaram para a formação do professor e diversos aspectos da aprendizagem, tais como: autoestima, escrita, estimulação precoce, educação física, dentre outros.
A ética é possível num mundo de consumidores? – Zygmunt Bauman – Zahar
consumidoresResumo: Essa coletânea reúne seis conferências proferidas pelo autor no Instituto de Ciências Humanas de Viena, em 2008. A preocupação com uma atitude ética perpassa cada um dos textos. Bauman sugere que é necessário uma nova lógica que permita a leitura da realidade contemporânea e apresenta uma tentativa de captar um mundo em movimento. Dialogando com pensadores como Hanna Arendt, Theodor Adorno, Jacques Derrida, Norbert Elias e Jurgen Habermas, Bauman reflete sobre o papel da arte no mundo líquido moderno; o dilema da Europa frente aos estrangeiros; a banalização da ideia do Holocausto; a impossibilidade de se falar sobre liberdade num mundo marcado pelo medo e pela insegurança; a educação e o desenvolvimento de uma atitude ética, num mundo dominado por forças antagônicas, como a globalização e as políticas locais.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: