Biblioteca Pe. Moreau

Início » Aulas de Biblioteca » 4º ano – “O ceguinho e seu tesouro”

4º ano – “O ceguinho e seu tesouro”

Contos do arco-da-velhaO livro “Contos do arco-da-velha” reúne quatro histórias portuguesas adaptadas para crianças. Em versos rimados, elas falam de pessoas espertas e trapaceiras. Dentre estas histórias está o conto “O ceguinho e seu tesouro”, no qual um velho cego engana o vizinho que pretende roubar seu dinheiro juntado durante toda a vida.
O conto foi apresentado aos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental em forma de “teatro mudo”, utilizando como recurso apenas algumas “nuvens” com pensamentos para ajudar no entendimento da história.
Após a encenação, alguns alunos fizeram uma narrativa oral do que tinham compreendido da história. O objetivo era fazê-los observar as ações dos personagens, criar uma história própria com o que estavam visualizando, estimular a imaginação e exercitar a oralidade, utilizando os conectivos coretos para que pudessem compor uma narrativa com começo, meio e fim.
Confiram o resultado dessa atividade assistindo ao vídeo:

 

 


1 Comentário

  1. Muito bom! Obrigada por compartilhar esses momentos, assim podemos conversar com nossos filhos e deixar mais rico nosso convívio.

    Curtir

Deixe um comentário