Biblioteca Pe. Moreau

Início » Aulas de Biblioteca » Atividades na Biblioteca em tempos de pandemia

Atividades na Biblioteca em tempos de pandemia

O ano de 2020 revirou a vida de todo o mundo. Seja na escola, no trabalho ou na vida pessoal todas as rotinas precisaram ser alteradas, adaptadas e reinventadas! Como toda mudança na vida, seja ela boa ou ruim, traz consigo inúmeros aprendizados, e essa não foi diferente.

Agora em 2021 estamos vivendo mais uma nova realidade nas escolas: o ensino presencial e remoto acontecendo mutuamente. Com o retorno parcial das aulas presenciais, foram estabelecidos rodízios entre as turmas para que pudéssemos receber os estudantes de acordo com as regras de porcentagem do Plano São Paulo, além disso, foi dada às famílias a oportunidade de escolha entre o ensino parcial presencial ou totalmente remoto.

Diante desse cenário, o planejamento das aulas precisou ser revisto, assim como, as estratégias a serem utilizadas para atender da melhor forma todos os estudantes, independente da modalidade de estudo escolhida.

Aulas de Biblioteca

As aulas de Biblioteca continuaram acontecendo presencialmente, com número reduzido de alunos e seguindo todos os protocolos de segurança. É visível a felicidade das crianças em poderem frequentar a biblioteca novamente, assistir as encenações ao vivo e participar das contações de histórias.

Para os alunos do ensino remoto, as aulas de Biblioteca precisaram ser adaptadas e vídeos passaram a ser enviados aos estudantes com contações de histórias e atividades.

Lives de Biblioteca

Já para a Educação Infantil e 1º ano, a falta das aulas de Biblioteca se mostraram ainda maiores devido ao processo de alfabetização e desenvolvimento das crianças dessa faixa etária. Desse modo, a Biblioteca passou a realizar lives para as crianças que estão no ensino totalmente remoto para que eles pudessem interagir como as crianças do presencial.

As estratégias adotadas precisaram ser adaptadas para que eles utilizassem os recursos que possuem em casa, como por exemplo, as crianças interpretaram personagens com as fantasias que tinham em casa, as famílias foram convidadas a interagir durante as brincadeiras e até os ursinhos de pelúcia dos pequenos participaram da live quando foram entrevistados pela mediadora da biblioteca.

Lives com autores

As turmas estão participando também, assim como no ano passado, das lives com autores dos livros adotados. A primeira live desse ano aconteceu com o autor indígena Olívio Jekupé, que respondeu às perguntas dos alunos e contou um pouco sobre sua experiência de vida e costumes de onde vive – a aldeia Krukutu.

Atendimento drive-thru

Além disso, para que os estudantes não fiquem sem empréstimos a Biblioteca está realizando atendimento por drive-thru. As famílias agendam o atendimento através do APP Escola e o material é entregue em frente à biblioteca. Uma forma segura e rápida para que nossos estudantes não fiquem sem leitura em casa!

Confiram algumas de nossas contações de histórias disponíveis no nosso canal do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCAQjZTjaKUZsyEDIxqfNAgQ/videos


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: